quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dia nublado ...

Ontem la fiz a entrevista. Gostei de falar com as pessoas. Eram todos Irlandeses. Creio que a entrevista ate correu bem. Mas, não sei que feedback terei. Tive cerca de 3 horas de perguntas técnicas. A parte de Mixed Signal poderia ter corrido melhor. A parte de RF acho que ate correu razoável. Dai que, acho que possa cair para ambos os lados.
As 2 da tarde estava no táxi para o aeroporto. A viagem para Heathrow correu bem. A parte da TAP, com os atrasos do costume. Cheguei a Lisboa uma hora depois do previsto. Tinha o meu carro no Parque 5. Antes das onze da noite, já estava a caminho de casa.
All in all, acho que foi uma experiência positiva, mesmo que de em nada. La prometeram a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Tem uma pessoa nessas condições a trabalhar a partir da Polónia. As perspectivas são boas mas, falta o feedback ...

Ainda ficou mais nublado ... Recebi o feedback da S3 e parece que apesar das minhas skills serem muito boas na parte de RF, na parte Analogue não chegou para os impressionar.Os meus receios confirmaram-se. A conversa inicial não me correu muito bem com o gajo do Analogue. Mas, respondi a imensas questões. Parece que não chegou. Ainda não foi desta que trabalho a partir de casa ... Que chatice !!!

De momento, não tenho nada no horizonte. Logo, parece que as ferias se irão prolongar por mais uns tempinhos.

14h00m - O céu abriu um pouco. Agora tenho um solinho para animar. Os telefonemas continuam. O pessoal da Glotel propos-me um contrato para a Suécia. De inicio disse logo que não mas, depois de receber o feedback da S3, reconsiderei. Estive a ver os voos para Estocolmo e afinal não são maus de todo. Pensei que fosse muito difícil viajar para la mas afinal não é. Seria para começar em Janeiro. Claro que os impostos la são o que são.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Em "Rolha" (Cork) na Irlanda.

Cá estou na Irlanda em Cork, véspera da entrevista. Como não tem aparecido nada que valha a pena sequer considerar, esta parece ser a hipótese mais solida, de momento. So que, não vejo mesmo isto acontecer. É que se forem pelas perguntas teóricas ... será muito fácil falhar e comprometer. Mesmo assim, desta vez, revi conceitos teóricos.
A S3 pagou a viagem e o alojamento em Cork. Not bad. Tinha sugerido um plano de viagem a chegar a Cork hoje as 23. Mas, eles sugeriram sair logo de manha e chegar por volta das 3 da tarde. Acabou por resultar. É que cheguei aqui ainda era de dia. Cheguei ao quarto, assentei as coisas e arranquei a pé para o centro da cidade. Andei bastante mas acabei por dar com aquilo. O centro é animado. Encontrei um BK e la comi o DW do costume. Mais carote que em PT ... Depois, passeei mais um pouco. Na volta, encontrei uma loja de desporto com roupa Regatta. Acabei por comprar uma parka com um preço espectacular. 70 Euros. O preço daquilo em PT seria mais de 200. A cor é cinzenta. Já a irei usar amanha com as calcas pretas. Depois, tem um polar como forro que pode ser usado separadamente. Semelhante a que comprei ha séculos, na Holanda. Há mais de 10 anos, nessa altura paguei 120 Euros. Não estava a espera de vir fazer compras em Cork ... eheheh ...
Quanto a viagem, correu bem. Cheguei algo deprimido. De facto, andei deprimido o dia todo. Apanhei um táxi do aeroporto de Cork ate aqui ao hotel. O taxista era falador e la disse que as coisas por aqui não estão nada boas. Parece que o governo esta a pedir muitos impostos ao pessoal. Tinha ideia que a recuperação da Irlanda não esta a passar por ai mas ... Acho que eles estão a incentivar a economia promovendo a recuperação do emprego, com benefícios fiscais. Mas deverei estar enganado.
O quarto do hotel é grande. Tem uma cama de casal e outra de solteiro. O calor esta ligado. Tenho internet grátis. Estou a ver o Real a perder em casa com o Dortmund. Grande bronca para o Mourinho.
A ida ao centro da cidade animou-me os ânimos. Mesmo assim, não estou com fé nenhuma nisto amanha. Viajar para aqui é complicado. Consegue ser pior do que viajar para Estugarda. O ordenado será sempre muito curto. A única coisa que parece ser bom seria o trabalho em si. Seria muito semelhante ao que fazia na ChipIdea. Mas enfim, estou com muitas duvidas pois a parte teórica será muito complicada. Apesar de ter estudado, poderá ter ficado muito por estudar. Amanha terei cerca de 3 horas de entrevista com pessoal técnico. Por outro lado, quem sabe (?!) poderia correr bem como correu a entrevista que fiz em Berlim. Mas nessa altura, estava na NXP e as coisas ate corriam bem. Fui lá quase por desporto. Pena que a oferta que me fizeram na altura não ter sido feita agora. Talvez aceitasse ...
As esperanças são muito poucas mas logo se verá, como corre o dia de amanha :-(

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Troubled waters

Dias agitados com montes de telefonemas de agentes ... Bom sinal mas também, sinal de que a boa vida não irá durar sempre. Já começo a notar sinais de preocupação na Manela. Quarta-feira tive uma entrevista com os tipos da S3. Fiquei com a ideia que eles tinham achado que a minha experiência na área de CMOS não seria assim muita mas afinal, parece que querem um follow-up. Fiz a entrevista apenas ontem de manha mas parece que foi já a semana passada. Isto seria para um lugar permanente na Irlanda em Cork. No mesmo dia recebi algo muito interessante: uma proposta para Düsseldorf. Aqui sim, um contrato para ir para a Toshiba. Marcaram entrevista para a próxima segunda-feira. O agente já acertou o valor hora e tudo. Não consegui pedir muito. Iria fazer o mesmo valor por hora que na NXP mas, seria óptimo. Viajar de e para Düsseldorf parece relativamente fácil. A cidade tem 2 aeroportos e mais o de Colónia, que é relativamente perto. Tudo com voos directos. Já la estivemos os 4, da ultima vez que viajamos para a Alemanha. Iria trabalhar na área da industria automóvel. O agente disse-me que eventualmente, na entrevista, poderiam testar os meus conhecimentos de alemão. Embora também tivesse dito que não seriam essenciais. Cá por mim, ate poderiam exigir. Seria da maneira que iria continuar os meus estudos de alemão. O agente parece convencido que está no papo. Ate já me mandou um contrato para eu ver. Enfim, seria muito bom se eles decidissem logo na entrevista de segunda-feira. Tenho a certeza que os poderei impressionar. Depois, no local de trabalho, conseguiria de certeza arranjar maneira de ficar. O meu período de adaptação aos locais de trabalho costuma ser muito curto. Agora, não seria diferente. Ir continuar a ganhar umas lecas boas também seria muito bom :-) Está visto que o meu entusiasmo por esta hipótese, é muito maior do que a hipótese da Irlanda. Mas, para já, não passam disso mesmo ... Hipóteses! Tenho jogado com elas por forma a pressionar os agentes para se despacharem com as minhas candidaturas. Ambos perceberam que irei na primeira que aparecer. Dai que, estão a tentar apressar os processos. Quem sabe, para a semana já poderei ter dados mais concretos.
Entretanto, continuo a apreciar os dias calmos em casa. Ontem medi a minha tensão arterial. Estava com 115/89 e com 48 pulsações. Lembro-me quando era pequeno, o Fred mediu-me as pulsações. O comentário dele foi: Estás morto !!! Logo, tenho andado calminho da vida :-) Estava mesmo a precisar duma interrupção destas. Se tivesse coragem para só trabalhar 9 meses por ano?! Isso sim é que seria bom! Assim teria tempo para fazer as minhas ferias e as ferias da família.
Ontem fui finalmente buscar as minhas analises. Os resultados não são óptimos. Mas também nada de alarmante. O colesterol está a 211. Devia estar a 200. Parece estar controlado. Depois, só os triglissemios é que estão fora dos parâmetros mas também nada demais. Portanto, boas noticias também. Em relação ao colesterol, há tempos fui a farmácia e fiz uma analise rápida. Testei o colesterol total. Estava com 190. Qualquer dia passo por lá para testar de novo. É que ando em regime de dieta. Assim, gostaria de saber se o colesterol melhora com esta historia dos batido da Herbalife. A Manela também anda a tomar. Quanto ao meu peso, anda pelos 95 e muitos. A ver se consigo, com esta nova rodada de batidos, baixar claramente dos 95. Seria muito bom.
Quanto ao tempo, tem chovido imenso. Chuva torrencial misturada com relâmpagos. Esta chuva será boa para as barragens e para os rios. Termos mais seca seria mau. Já basta a situação económica e financeira do pais ...
Há 2 dias que não pego no meu Arraiolos. Tenho andado "ocupado" a ver episódios do Dexter. Já vou na 3a temporada. A gata tem feito companhia, nas horas em que estou sozinho em casa. É uma "sombra". Anda sempre atrás de mim. Para onde vou ... ela vai atrás. A nossa Bery também era assim.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

... e continua a chover ...

Desliguei a rega. É que chove imenso. O tempo está mesmo triste.
Ontem lá fui falar com o "meu velhote". Ele já esta com 83 anos. Mas esperto como sempre. A vinda para cá, apanhei fila na ponte. Havia um carro avariado. Era para apanhar a Sofia mas ela saiu mais cedo. Parece que não teve uma aula.
Hoje, já mandei uma mensagem para o Laith da Glotel. Parece que a Freescale precisa de um Characterization Eng. Ora eu detesto medida. Sou um Designer e não um Test Eng. Mas, a necessidade faz o homem e, quem sabe (?!), pode ser que aprenda umas coisas. Tive que arranjar o CV de forma a mostrar as minhas testing skills. Este job seria para a Freescale em Munique. Parece que querem montar lá uma equipa. Preferia trabalhar em Toulouse :-( Enfim ... Como não queria ficar de fora logo a partida, atirei um valor hora baixo (50 e tal Euros por hora). Muito mau mas, que fazer? Por outro lado, gostaria de ter a Freescale no meu CV. O projecto parece ser muito interessante. Seria para trabalhar em circuitos para detectores de proximidade nos Cruise Control de automóveis. Ainda não trabalhei na industria auto. Portanto, apesar do rate ser baixo e ser teste, tudo o resto parece interessante. De modo que decidi perseguir isto. Vamos ver o que poderá dar. Se der em nada, não ficarei muito aborrecido. Ficaria de fosse para fazer design e o rate estivesse nos 60. Isso sim, seria uma pena.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Finalmente chove ...

Parece que o Outono esta ai. Esta um dia triste.
A Sofia ja saiu para a sua Escola. Parece que aquilo esta a andar bem. Tenho-a levado todas as manhas para o comboio nos Foros. Hoje, como saiu mais tarde, foi com a Manela. A tarde, como irei a Lisboa falar com o meu velhote, depois passo pela Escola para a apanhar.
Profissionalmente, tem sido um "radio-sillence" enorme. Mesmo assim, tenho uma entrevista marcada para dia 24 as 10 da manha. Novamente nada muito interessante. Mas, pelo menos, dará para estar activo. Desta vez, irei estudar os conceitos teóricos de alguns circuitos. Tenho que reavivar tudo aquilo na ponta da língua. Senão, espalho-me de novo. Desta vez e para a S3, em Cork. Esta empresa tem um "design center" aqui em Portugal (acho que aquilo e na faculdade do António ate ...). Pelo que sei do Daniel (que conhece os managers), são umas cobras autenticas. Ontem andei a descarregar da net uns apoios teóricos. Fiquei satisfeito com a pesquisa. Agora terei que ler aquilo atentamente.
Para alem desta hipótese, tenho a aplicação no EPO e duas na ESA. No EPO, será mesmo para esquecer pois o meu nível de alemão não chega. Mas na ESA, se me chamassem, talvez ate tivesse unhas para aquilo. Ja trabalhei com eles no passado. Quem sabe. Os meus locais de eleição para trabalhar, não falando em Portugal, claro, seriam mesmo o EPO e depois a ESA. Já la fui em tempos para uma entrevista. Mas, não tinha experiência. Nessa altura, não sabia nada de radiações. Agora, ate já fiz dois projectos para a ESA. Logo, sei que tipo de documentação requerem e a complicação que aquilo é. Se conseguisse passar a fase inicial de screanning, acho que poderia ter uma boa hipótese.
Entretanto, tenho andado de volta do meu Arraiolos. Com a gata ao pé, é um espanto. Ela quer apanhar e morder as linhas todas. A gata tem feito imensa companhia. Apercebo-me que gosto de estar sozinho em casa. Preciso de momentos de privacidade durante o dia. Mas a gatinha ... não chateia nadinha :-) De vez em quando, temos "guerras". Ela adora andar atrás dum fio e morder os meus dedos. Claro que, tenho os pulsos todos arranhados ...

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dia de jogo

Hoje joga a Rússia contra Portugal. A coisa esta complicada, para já. Perdemos ao intervalo por 1-0.
Entretanto, recebi um teaser do Daniel para me candidatar ao EPO. Ora, a parte curiosa da questão é que ... já o fiz. Mas, claro, com o nível de alemão que tenho, sei que as hipóteses são muito escacas. Ainda por cima, faço só 50 ainda este ano. Logo, já estou no limite de idade. Mesmo assim, como tenho experiência de trabalhar na Alemanha e na Holanda, pode ser que isso conte.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O regresso ao meu Arraiolos

Não pegava no meu tapete de Arraiolos desde que sai da DEV em Fredberg. Hoje foi dia de pegar naquilo de novo. Claro que, com a menina Andromeda-BiBi ao lado, não foi possível. Num instante ela estava com um novelo na boca a rosnar por todo o lado. Tive que a ir meter na garagem.
Ja regressei a casa dos 95 quilos :-) . A custa dos batidos, la consegui. E que, aqui em casa, e difícil ficar longe de comer pão e afins. Mesmo assim, perdi peso. Nada mau. E agora para os manter ??? Complicado !!!
Quanto a vida, tem decorrido bem calma. Hoje choveu. Mas, logo o sol apareceu. Fui tomar o pequeno-almoço com a Manela. Regressei a pé para casa. Ela foi directa para a ginástica dela. Tenho aproveitado bem o descanso.
O almoço foi batido para mim e para ela. Ao jantar irei beber mais outro ...
O jantar acabou por ser leite com bolachinha !!!
22h30m - Durante a tarde e por piada, mandei o meu CV para os States. Andei a procura de RF Power jobs. Vai na volta, recebi agora uma chamada dum agente do lado de la. Ele diz que tem montes de contactos e que existe muita procura neste campo. Falou numa serie de empresas com quem trabalhei ja no passado, com os dispositivos deles.
Seria um salto enorme ... Teria que ligar o turbo ao Grasshopper, para saltar o Atlântico ...

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Os Profetas do dia de ontem ...

No facebook, deixei um post que, realçava o fato de haver por ai muita gente a fazer dinheiro a falar dos dias de ontem. Neste caso, um Economista muito galardoado, falava das opcoes erradas que o governo tomou. Mas sugestoes para o futuro imediato ??? NADA !!!
Realmente, é muito fácil dizer que uma medida não funciona quando a mesma foi tomada no passado. Logo, esta corja de "very clevers", passa o tempo a "adivinhar" o que se passou ontem. Mais interessante, em vez de realçarem o que de mal foi feito pelos outros, seria eles sugerirem como se deveria fazer. Mas, como se calcula, falar do passado é uma coisa. Sugerir para o futuro, isso sim, é arriscado. Arriscado porque, em vez de serem Profetas dos Dias de Ontem, passariam a ser, eventualmente, pessoas que poderiam realmente contribuir para um futuro melhor. Mas, repito, isso é muito arriscado. É que, se as sugestões deles não funcionassem, arriscavam-se a serem criticados por outros colegas que como eles, ganham o dia a serem Profetas dos Dias de Ontem. 
Assim, fique-mo-nos por falar do passado. É muito menos difícil e erra-se muito menos. Mais, ainda se corre o risco de se ser confundido com os corajosos e arrojados que por ai ainda vão aparecendo e que, com muita bravura, vão se arriscando a dar palpites para que, eventualmente, se possa ter um futuro melhor.

Nem acreditava ...

Chegar a sábado e não ter que fazer check-in. Vir o domingo e ficar por aqui ate ao final do dia. Passar a noite de domingo por aqui. Enfim, estou mesmo a precisar disto por uns tempos. Um pequeno problema subsistirá ... a INCERTEZA ... Espero que isto não estrague o tempo que preciso de ter por cá. Será difícil, especialmente se isto durar muito tempo. Espero ter estofo para aguentar.
Entretanto, o fim de semana foi excelente. Calmo ... Deu para tomar os pequenos-almoços com a Manela, ir ate a Costa da Caparica, fazer um longo passeio junto ao mar. O Sofia dormiu, o António, andou nas festas. Uma delas ate foram os dois. Ele foi correr a mini-maratona da ponte Vasco da Gama com o Bruno. Veio com a mochila cheia de Poweraids ...
Quanto a esta semana que entra, vamos ver se receberei alguns telefonemas. Parece-me tudo muito parado :-(
16h00m - Muitos telefonemas hoje. De manha, la fui com a Manela a Lisboa. Trouxe o meu certificado medico. Deixei la 100 Euros só por causa de um papel. Quase me saltava a tampa. Enfim. Depois fui tentar buscar os resultados dos meus exames. Pelos vistos, tinha que ter feito um requerimento para os ter. Que idiotice. Não me informaram disto anteriormente. Agora terei que la voltar qualquer dia, para então ter os exames.
Depois fomos buscar as analises da Manela. A seguir almoço no Fórum. Entretanto, comecei a receber telefonemas. Ja recebi algum 6 ou 7. Muita actividade mas muito pouca uva. Nada de interessante realmente. Haja paciência. E entretanto, vou aproveitando o solinho ...

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mensagem de abertura

Há uns dias, o MvW chamou-me ... Jay, The Job-Hopper. Fez-me um certo sentido. Não tenho parado muito nos meus últimos trabalhos, desde que saí da ChipIdea, em 2008. Faz hoje precisamente 4 anos.
Por curiosidade, o gafanhoto (Grasshopper em Inglês), é um ser vivo com uma filosofia de vida com a qual me identifico. O nome em Inglês, é muito mais sugestivo. Hopper quer dizer saltador. Isto é: nunca para muito tempo no mesmo sítio. Quando devidamente sugestionado, pode saltar de tal forma que, acaba por transformar o salto num voo. Voo esse que, a favor dos ventos, pode estender-se por longas paisagens. Identifico-me bastante com esta parte aventureira do "Grasshopper". Mas, também considero ter um local para onde gosto de voltar. Cada vez mais. Com a vivência, o gosto de sentir o vento na face, duma forma frequente, vai-se esfumando. Mas não só ... O redescobrimento das relações interpessoais na família, promovem o ancorar das vontades marinheiras.
Sinto-me cada vez mais marido e cada vez mais pai !
Vivo, neste momento, esta sensação ... como um processo continuo. Esperemos que ... evolutivo :-)