domingo, 28 de setembro de 2014

PPL-A com a GAIR

Na terça-feira irei buscar o meu Certificado Médico ao INAC. Depois, irei investigar da possibilidade de ter algumas equivalências da parte teórica. A seguir, irei ter com a Susana ao Aeródromo de Cascais para lhe levar fotografias, Certificado de Habilitações etc.. Enfim, a documentação necessária para ela poder registar-me no INAC como aluno do Curso de PPL-A, creio. Por acaso tem piada mas até acho que o Cartão de Aluno deveria vir lá de fora. Isto porque a parte teórica virá lá de fora do UK. Não tenho a certeza. Poderei esclarecer isso com a Susana (o raio da mulher é feia que nem uma bota da tropa) digamos que ... amanha. É que aqui, neste momento, já é segunda-feira.

A caminho da Holanda

18h30m = Estou no T2 do Aeroporto de Lisboa. Impera o granel ... O avião está atrasado. Desta vez irei voar com a Transavia. Mas o atraso não será coisa que me preocupe pois o destinado será ficar no aeroporto até às 5 da manha.
29-09-2014 = 00h00m =
A viagem correu bem. E foi bem rápida. Acabamos por chegar por volta das 23h30m. neste momento, já estou sentado do lado de fora do lounge da KLM, ligado à net. A password deles continua a mesma KLM seguido da data do dia.
Às 5 da manha irei lá para baixo, compro o bilhete do comboio para o centro de Amesterdão. Terei que ir buscar o carro lá. Ontem em casa, descarreguei mapas do GPS para o meu telemóvel. Assim, quando for para sair dali e ir para Nijmegen, terei uma ideia por onde ir. Tenho que carregar o telemóvel para chegar lá com 100% na bateria. Já sei que com o gps ligado, a bateria vai-se num instante.
E agora, até às 5 da manha, tenho umas séries para ver :-) O tempo passará num instante.
04h45m = Já carreguei o telemóvel. Está 100%. Assim já poderei usar o GPS. Estive a ver umas séries e quase adormecia no meio duma. Para carregar o PC e o telemóvel, tive que sair do sitio onde estava e agora voltei. É que aqui, não tinha nenhuma ficha. No lugar onde as tinha, ficava já longe do Lounge. Não conseguia apanhar a net.
Este aeroporto está incrível. Está cheio de gente durante a noite toda. A agitação é total. Daqui a pouco, desço para comprar o bilhete para Amsterdam Amstel. O comboio irá sair às 05h27m. Tenho o horário numa foto que fiz no telemóvel. Chegarei lá ao destino cerca das 6 da manha. Depois ainda tenho que andar um bom bocado. Cerca de 2 quilómetros. Deverei levar cerca de 30 minutos pois nem sei bem o caminho. Tenho outra foto do caminho no telemóvel. A SIX (empresa onde tenho o carro reservado) irá abrir às 06h30m. Espero chegar a Nijmegen lá para as 08h30m. Com uma hora de antecedência em relação à primeira entrevista.
Vamos lá ver como diabo isto irá correr. Confesso que fé ... NADA !!!
11h50m = A primeira entrevista técnica terá corrido bem ... acho eu. a entrevista com a menina do HR foi quase uma perda de tempo. Foi para encher chouriços. Às 12h15m terei mais uma entrevista técnica. Vamos lá ver como corre.
Para já o feeling é positivo. Ainda não tive algo que me dissesse "nem vale a pena continuar". Mas, há sempre a possibilidade dos colegas que me entrevistaram de manha acharem que o meu perfil não se adequa muito bem ao que pretendem. Falaram de System Engeneering. Eu sou um homem de blocos. Tenho conhecimento do sistema mas não posso dizer que seja uma área onde sou forte. Logo, pequenas coisas como estas podem comprometer o resultado final.
16h35m = Finalmente estou no aeroporto, no mesmo sitio onde ontem passei parte da noite. O GPS do telemóvel funcionou às mil maravilhas. Trouxe-me direitinho para a procedência. Atestei o carro e entreguei o Kia Picanto. Afinal, poderia ter entregue o carro no aeroporto e levantado lá também. De manha, comprei o bilhete para o comboio. Depois, para ir a pé até à SIXT foi um sarilho. Isto até ligar o GPS e perceber onde estava. Como tinha também uma foto do Google Maps, consegui orientar-me. Assim que me fiz no caminho, cheguei lá num instante. Só que, tive que esperar 45 minutos. Aquela bodega, em vez de abrir às 06h30m como dizia no site, abriu apenas às 7. O caminho até Nijmegen, o GPS também fez maravilhas. O pior foram os últimos 5 kms. Levei meia hora para os fazer. Haviam trabalhos na estrada. mesmo assim, cheguei bem a tempo. Ainda tive que esperar.
Para baixo, aconteceu-me uma coisa curiosa. Como já disse, facilmente dei com o caminho de volta. Não tive qualquer problema de transito. Foi sempre a andar. Depois de entregar o carro, fui a pé para a estação. De dia, foi facílimo dar com o caminho de volta. Comprei o bilhete de volta. Fui para Duiventrech e depois troquei de comboio para apanhar o direto para Schiphol. Mas, estava tao cansado que, só acordei na ultima paragem do raio do comboio. Tive que apanhar o comboio de volta. Nunca me tinha acontecido adormecer assim no comboio e perder a paragem aqui na Holanda. Uma vez aconteceu-me em Portugal e fui parar à estação do Fogueteiro.
Depois, como não tinha o cartão de embarque, tive que ir para as filas do check-in.
Quanto ao resto da entrevista, os dois últimos colegas pediram-me que desenhasse circuitos. Ora eu para sacar esquemáticos de cabeça sou uma lástima. Mesmo assim, lá consegui e até acho que me saí bem. Eles aprecem estar cheios de projetos e precisam de 3 Engs. Daí que, também espero que não sejam muito esquisitos e me aceitem de volta. Claro que não tenho certezas absolutamente nenhumas. Tenho apenas uma esperança. Vamos ver ...
Foi fixe, nos intervalos das entrevistas, estive no hall. Passaram montes de pessoas conhecidas que me cumprimentaram e dissera, WELCOME BACK. Claro que eu disse que apenas estava a fazer uma entrevista e que não tinha certezas de nada.
Amanha, o dia também estará bem cheio. Mas desta vez será com coisas agradáveis :-)= PPL-A !!!
Só para encerrar isto, alugar o carro foi uma parvoíce tremenda. esqueci-me que iria passar a noite sem dormir. Então, a viagem para baixo foi um suplicio. Foi difícil manter a concentração. Deveria ter ido de comboio e certamente que teria dormido no caminho. Teria chegado muito mais fresco à NXP. Claro que o carro acabou por ser mais prático. Como entrei com estatuto de visitante, levei o carro até lá dentro. Se tivesse vindo de autocarro teria que ter dado a volta inteira à NXP e depois descer desde a entrada até ao edifício BZ. Uma bela duma horita para fazer este caminho todo. De carro acabou por ser muito mais simples. Se tivesse então apanhado o carro no aeroporto e entregue aqui também, ainda teria sido mais simples. Quem sabe para a próxima :-) ... Se houver próximas :-(

sábado, 27 de setembro de 2014

Brevet de Piloto Privado de aviões :-)

Parece que, finalmente, irei concretizar o meu sonho de criança, na sua plenitude. Irei fazer o Curso de Piloto Privado de Avião (PPA). Claro que o de ultraleves estará quase concluído. Mas, seria sempre uma "aproximação" e nunca uma "Sorte Grande". Agora, finalmente, a Escola GAIR irá lançar o primeiro Curso de Piloto Privado de Avião em sistema de E-Learning. Era para ter arrancado em Agosto mas, só agora conseguiram todas as certificações necessárias para o arranque do Curso. Hoje, fui a Ponte de Sor para assistir a uma sessão de esclarecimento do Curso e ver as instalações da Escola. São incríveis ... Tudo aquilo é enorme e foram lá gasto uns milhões de Euros valentes. Os hangares são enormes. Fazem também manutenção de aeronaves.
O Curso deverá começar dentro de duas semanas. Será necessário ir lá aos fins de semana para atender às aulas presenciais. Serão aulas de revisões. O resto será em sistema de E-Learning, durante a semana. Haverão também aulas práticas. Eu queria despachar primeiro a parte teórica. Depois então fazer a parte prática. Serão uns fins de semana muito intensos, daqui até ao final do ano.
Finalmente poderei começar a olhar para os Rutans e para os Socata TB-10. Esse foi o primeiro avião que gostei. As linhas são incríveis e ... tem 4 lugares.
.
Este está à venda por 35 mil Euros :-(

Deixo aqui uma foto fantástica deste avião: um Socata TB10 com look Tiger. É uma máquina lindíssima :-) E agora, já poderei começar a olhar para elas com intenção de, eventualmente, poder comprar uma :-)


Aqui um Rutan Long EZ. Esta uma máquina apenas para gozar o voo. Mas com outro tipo de beleza. esta seria para voar rápido e gastar muito pouco :-)

Qualquer uma delas, passa a estar no meu radar. De certeza que os Ultraleves irão passar para segundo plano!

28-09-2014

11h00m = Acabo de fazer a transferência do meu banco alemão para o pagamento da primeira tranche para o Curso de PPL-A na GAIR. Vamos lá ver se não me arrependo.
Fiquei realmente impressionado com as instalações da Escola. Pena que a nível de PR eles sejam realmente amadores. Espero que no resto, estejam à altura.
Esta primeira turma é composta mais pelo pessoal lá deles que outra coisa. De fora deverão ser 2 pessoas para já. Parece que os gestores lá da Escola irão aproveitar e vão todos fazer o Curso. Ficarão todos habilitados a pilotar avionetas. Até faz um certo sentido.
Vamos lá ver se isto corre bem :-(

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Novidades da GAIR

Parece que estes tipos voltaram à superfície. Recebi um convite para ir no sábado a Ponte de Sor para assistir a uma apresentação dos cursos que eles têm. O João Mendes inscreveu-se noutra escola. Irá começar o curso agora em Outubro. Quanto a mim, se quiser ter a licença de PA, não terei outro remédio senão engolir o sapo e ver onde sopram os ventos nesta Escola da GAIR. A forma como eles nos trataram não terá sido a melhor. Hoje, às duas da manha, troquei uns emails com uma Susana lá da GAIR. Diz o o Curso de E-Learning levou muito tempo a ser aprovado mas parece que agora está tudo pronto para o arranque. Estarei interessado em ver como aquilo se irá processar.
09h10m = Já recebi da tal Susana a confirmação da inscrição. Então está confirmado. Irei até Ponte Sor para assistir à apresentação deles. O caminho até lá serão cerca de duas horas. É como se fosse para Benavente só que depois, será mais para Norte ainda, cerca de 45 minutos mais. De casa até lá serão cerca de 138 quilómetros. Deverá dar para fazer um uma hora e 15 minutos.

Aproveito e crio uma nova etiqueta no meu blog: PPL-A. Espero fazer muitos posts nesta nova categoria. Seria muito bom sinal :-)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

"Férias ..."

Férias ?! nem tanto. Aqui é mais um eufemismo para ... DESEMPREGADO. Mas pelo menos poderei descansar um pouco. Vamos ver por quanto tempo. O meu período de descanso começara oficialmente dentro de 01h45m :-)
Desta vez, em vez de estar a ver o voo TP782 estou antes a ver o IB3684. Tem saída prevista de Madrid para as 11h05m. A chegada a Arlanda será às 14h50m. Creio que estará já atrasado. Mas, terei imenso tempo. esta viajem será um conjunto de secas. Como irei sair daqui às 12, deverei ter que esperar no aeroporto umas 3 horas pelo menos. Depois, outras tantas em Madrid. Terei a chegada prevista a Lisboa às 23 locais. Isto é, exatamente 12 horas depois de sair daqui da Huawei em Kista. Espero que o avião para Lisboa não se atrase por causa do estacionamento. Está reservado até à meia-noite apenas. Por falar nisso, já nem me lembrava onde estava o cartão de estacionamento. estava algures num dos imensos compartimentos da mochila. Já o passei para a minha carteira. Assim está mais acessível. Chegarei de noite ao estacionamento e andar à procura daquilo no escuro poderia ser um problema.
O raio do voo da Ibéria Madrid-Estocolmo ainda não tem informação de saída. Todos os outros à volta já têm e estão "on time". Faltam 30 minutos para as 11h05m. Já deveriam estar a embarcar os passageiros.
13h45m = Desisto ... não conseguirei mesmo viajar hoje. Na entrada para o RX o homem disse-me que o bilhete seria para amanha. Só nessa altura reparei que tinha cometido um erro enorme na reserva. Estive na Internet a tentar reservar um bilhete para hoje mas está tudo cheio. Que porcaria de país este. Toda a gente quer sair daqui pelos vistos. Até numa quinta-feira. Se fosse sexta ainda percebia. Agora numa Quinta ?
Assim, serão 24 horas aqui à seca. Ainda não sei se vou à procura dum hotel aqui perto. Já vi e os preços são horríveis. Fico aqui tipo "Tom Hanks" a viver 24 horas :-(
14h45m = T - 26 hours until departure :-(
Falei com a Manela e pelo menos o assunto do carro parece resolvido. Segundo as informações que lhe deram será apenas meter o cartão que tenho e pagar mais 5 euros. Parece fácil demais mas veremos amanha.
Já mandei um email ao Tonito1 para desmarcar a aula. Nem poderei voar no fim de semana pois só poderei ir buscar o certificado médico na segunda de manha.
17h00m = T - 23 hours until departure.
Vim cá abaixo comer algo. Estava lá em cima e uma "senhora" pediu-me para ficar com as bagagens dela 5 minutos. Acabei por ficar quase 10. Já estava a preparar-me para sair dali. Nunca se sabe hoje em dia ... Podia estar uma bomba ou montes de droga nas bagagens. Depois a senhora lá apareceu e eu aproveitei para vir cá abaixo aos hambúrgueres.
19h30m = T - 20,5 hours until departure.
A noite está a cair. Encontrei um local cá fora do aeroporto do lado de cá do RX. Tem um sofá fixe e fixa para o cabo de alimentação. Acho que a noite será confortável.
22h00 = T - 17 Hours
Vai ser uma noite calma. Estou sozinho aqui no sofá. Ficarei aqui até às 9 ou coisa assim. Depois irei lá para dentro esperar. Estar aqui ou lá dentro será quase a mesma coisa. De qualquer modo, acho que a partir da 6 já poderei entrar lá para dentro.
26-09-2014 Sexta-feira
04h30m = T - 10,5 Hours
O aeroporto já está uma loucura. Aqui no sofá, não tive um momento sozinho. Estava a pensar ter alguma privacidade mas, nem nada !!! Isto está uma loucura. Passei parte da noite a ver os show de Talento. Vi coisas realmente incríveis. O tempo acabou por passar num instante. Espero entao dormir mais tarde já no avião ...
06h00m = T - 9 Hours
Já estou dentro do aeroporto. Vim para a zona dos portões 1 a 10. Os Ibérias saem dos portões F. Será do outro lado do terminal. Só irei para esse lado depois d 1 da tarde. Nessa altura já terei metido outro hambúrguer para a barriga. Daqui a pouco talvez vá comer uma sandes e um sumo de laranja. Ainda há pouco, lá no sofá, adormeci durante um episódio inteiro do JAG. Ainda bem :-) Ao menos descansei um pouco.
09h00m = T - 6 Hours
Já tomei o pequeno-almoço. Uma sandes e um sumo. Já aguento muito bem até à uma da tarde :-). Vim até à zona F do aeroporto. Arranjei uma cadeira bem confortável. Mas vou precisar de ir descarregar o sumo rapidamente :-(
11h00m = T - 4 Hours.
Não estava a pensar em comprar um "recuerdo" aqui da Suécia. Mas, vi uma canela incrível. Tem a forma dum corno estilizado claro. Comprei para a coleção. A ver se não a parto até chegar a casa.
19h30m = Em BARAJAS MADRID =
O voo foi impecável. Até chegou 10 minutos antes da hora. Ainda tentei ir ao balcão da Ibéria para ir no voo das 19h50m O voo já está fechado logo aguento até às 11 da noite :-(

Finalmente o ultimo dia.

Ontem, saí daqui depois das 5. Fiquei mais uma hora devido ao almoço com o JiFeng. Dei boleia ao James. Estava muita chuva e frio. Fiz o check-in às 2 da manha. Esqueci-me de o fazer durante a tarde. Esqueci-me também de anular o forward dos meus emails da conta do gmail para a minha conta da Huawei. Será a primeira coisa a fazer assim que tiver net no aeroporto. Fiz uns downloads dumas séries novas que começaram agora. Depois, como estava cansado, acabei por adormecer. À uma da manha acordei e depois foi um sarilho para dormir. Fui para a Internet. Entretanto telefonou a Manela e lembrei-me de fazer o check-in. mesmo assim fiquei com os lugares 6A em ambos os voos. Not bad. Ainda recebi uma chamada dum tipo da IC-Resources. Novamente a Freescale. Desta vez parecem ter uma posição para Layout. Será mesmo ??? Disse-lhe que tinha um face 2 face com a NXP em Nijmegen. Segundo ele, o meu CV terá sido enviado ainda ontem. Espero receber noticias sobre isto, novamente segundo o agente, ainda hoje. Já tenho tudo tratado para a viagem à Holanda. Já vi que para ir buscar o carro, terei que apanhar o comboio para o centro de Amesterdão. Aluguei o carro para evitar andar a apanhar comboios. No fim ... Vai ser uma aventura. Como irei a Nijmegen, tenho que mandar um email ao Wilfred. Certamente que não terei tempo para o ver mas pelo menos digo-lhe.
Ainda ontem, passei pelo casal iraniano quando ia a entrar. Estavam a jantar. Ele estava ao telemóvel creio que a falar com um candidato a alugar-lhe o quarto. depois, ele veio ter comigo ao quarto e lá me deu os tais 2000 SEK como tínhamos combinado. Foi cordial comigo. despedimo-nos com um aperto de mão.
All in all, este contrato até me correu bem fora do campo profissional. Consegui minimizar as despesas de estadia alugando o quarto com a ajuda preciosa do JiFeng. Acabei por nunca ter tido problemas com o estacionamento dos carros que tive. Fiz dois companheiros aqui na empresa, pude almoçar várias vezes com o JiFeng. Foi bom revê-lo. Sei que nos iremos encontrar no futuro. Espero que ele venha a Portugal. Espero também que o James e o Richard venham visitar Portugal. Ficou prometida uma ida à pesca ... eheheheh ... Pude ter o prazer de conduzir grandes carros. Os dois XC90 e os dois Focus ST talvez tenham sido os mais impressionantes :-). Profissionalmente também aprendi algo. Não muito mas o suficiente para ter valido a pena. Consolidei muitos conhecimentos em relação a DPAs. Inventei um circuito completamente novo que, pelo menos, funcionou no papel. Não tive tempo suficiente para o comprovar no LAB. Quem sabe um dia volte a ele.
Se tudo corresse bem com esta hipótese da NXP, certamente daqui a um mês, estaria a juntar as mãos ao céu a agradecer pela sorte que tive. Mas, para isso acontecer, faltarão algumas "eternidades".

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Pipistrel Virus de 2007 - 599 horas, 80 cv e ... 47k Euros.

Mais um Pipistrel Virus à venda. Este é realmente o meu avião ultraleve de escolha. Se tivesse guito que chegasse, ainda pensaria nele. Precisaria também de já ter um contrato assinado com a NXP de 1 ano. Cruzar os céus a mais de 200 km/h com consumos abaixo dos 10 litros/h seria um sonho ...
Seria de certeza uma boa compra. Poderia baixar o preço para os 45. Se for para a NXP ainda falo com este gajo. Acho que quando isso acontecer o aparelho já terá sido vendido. O preço está realmente "agradável" para um maquinão destes.

Depois do jantar de despedida.

O Richard organizou o tal jantar de despedida num restaurante chique e caro até dizer chega. Mas o opinião dos portugas foi unânime. Foi a melhor carne que alguma vez comemos. A quantidade não era muita. Escolhemos T-Bones. O preço do prato era de 50 Euros. A dividir por duas pessoas. O vinho correu. Até bebemos um Douro muito bom. Tivemos um vinho argentino que era uma bodega, e um vinho francês que era razoável. O português foi claramente o melhor. Encerramos a refeição com um Porto de 10 anos. Foi servido fresco. Era razoável. Mas, vinho do Porto com menos de 20 anos ... parecem todos comprados no Lidl. Tentei não beber muito. Decidi levar o carro para baixo e acabou por ser uma boa escolha. Apesar de ter levado 1 hora para fazer 20 quilómetros, consegui estacionar a 100 metros do restaurante. À saída, levei um certo tempo para dar com a rua e com o sentido certo para voltar. Eles ainda foram beber para um bar. A maioria dos portugas regressaram ao hotel. Foi bom puder conversar um pouco com eles. Fiquei a conhecer a malta e a apreciar o humor deles. O professor Pedro (da minha idade) é viajado e tem uma cultura que o torna interessante pois pode conversar de tudo. O Oleg e o Frances acabaram por não ir. Ainda bem. O ambiente esteve excelente e ninguém sentiu a falta deles. Hoje, os portugas voltam a Portugal no voo da TAP. Irei monitorizar o voo TP782 para lhes dizer a que horas irá chegar a Arlanda. Eventualmente, será com a horita de atraso do costume.
De resto, vim nas calmas para cima. Já passava das 8 da noite. Estivemos a jantar desde as 5 até mesmo às 8. Cheguei ao quarto, descarreguei umas séries novas e estive a vê-las. Hoje será a minha ultima noite no quarto.
Já no restaurante, recebi uma chamada do agente da Quanta. O feedback da entrevista para a NXP é positivo e querem que eu lá vá ASAP para a segunda entrevista. Queriam que eu lá fosse hoje. Impossível. Irei para a semana. Estive a ver voos. Uma possibilidade seria ir na Transavia bem à noite. Passa-la no aeroporto e depois alugar um carro de manha. Poderia estar no dia 30 de manha na NXP. Depois iria regressar às 17h15m. Usaria a Transavia. Do aeroporto a Nijmegen são 122kms. O Google Maps dá indicação de 01h24m de viagem. Logo, conseguiria estar lá às 9 da manha nas calmas. Certamente com algum sono. Já conheço bem o aeroporto de Amesterdão à noite. Passei lá poucas ?!!! No total, a viagem poderá custar, já com carro e gasolina, cerca de 250 Euros. Podia ser pior. Encontrei um site fixe (http://www.kayak.co.uk). Curiosidade é que se escolher o mesmo carro mas através do site http://www.kayak.pt, custaria mais 13 Euros. Enfim, conseguiria alugar um Smart por um dia por cerca de 35 Euros. Ora o bilhete de comboio ida e volta seriam 38 mais depois o autocarro. Assim, acho que alugar o carrito seria/será a opção a seguir. Ficará mais caro porque ainda terei a gasolina mas valerá bem a pena pois irei muito mais confortável. Espero não apanhar muito transito. Ainda tentei ver voos para sair no domingo à noite mas, seriam muito caros. A viagem já ultrapassaria os 350 Euros. Assim, o mais certo é fazer mesmo a entrevista na terça-feira. Ainda será em Setembro.
O agente telefonou agora. Quis mais um slot para a entrevista. Disse-lhe quarta-feira de manha. Se eles por lá escolherem esta data, lá terei que pagar mais 100 euros. Uma gaita !!! Pelos vistos, querem que fale com 4 pessoas. Ridículo ... Haja paciência ... Tanta gente torna-se dificil de conseguir que todos tenham a terça de manha disponível ...
Hoje irei almoçar com o JiFeng. Será o nosso almoço de despedida. Se for para a NXP, quase não iria sentir a falta dele pois teria lá muita malta amiga ...
Hoje é dia de fruta. A ver se vou lá buscar algo para comer.
13h00m = Os portugas já foram embora. estava a almoçar no refeitório quando os táxis chegaram. Tive a companhia do JiFeng. Lá nos queixamos dos nosso PLs :-) Ele também parece ter lá um problema bicudo com um Designer que não sabe lá muito bem o que anda a fazer. Continua a chuva miúda que é tão típica destas latitudes. Assim, o meu amigo chinês veio de carro até aqui. Espero voltar a vê-lo quando ele for a Portugal de férias.
13h50m = recebo mais uma chamada do agente. Parece que a entrevista na terça não é possível.  Na segunda é. Só que o custo da viagem fica logo mais 100 Euros. Logo, não estou interessado. Disse ao agente que preferia marcar para quinta-feira mas aí já nem me comprometeria a 100% pois "teria" a Freescale para analisar ... Claro que esta ultima parte é treta mas, negociar é mesmo assim. Bluffing ... Assim, parece que a Hays se compromete a pagar 50% da viagem se vier no domingo. A parte chata é que o avião chega a Schipol uma hora mais cedo. Logo, será mais uma hora a secar no aeroporto à espera a noite toda até às 7 da manha, altura em que poderei pegar no carro para vir para baixo. Depois, segundo ele, terei 3 entrevistas durante a manha toda, desde as 9 da manha até às 12h30m. 3.5 horas ??? Vai ser uma perda de tempo e de dinheiro de certeza ... Só me apetece mesmo é mandar esta merd... toda às urtigas. Então estes idiotas na NXP andaram a fazer perguntas a meu respeito para quê ? As referencias foram para quê ? E parece que isto, mesmo antes de começar, já cheira mal ... PUXA !!! Ando mesmo com azar ... Entretanto, serei entrevistado por pessoas cujas funções não conheço, não sei o conteúdo das entrevistas ... nem sei o nome completo das pessoas ...
15h10m = Já paguei a viagem (272 Euros), o car rental (35 Euros) e o estacionamento do meu carro no aeroporto (10 Euros). Do agente, recebi um papel para fazer o pedido de reembolso de despesas na NXP.  Aquilo dá para colocar as despesas todas. Assim, irei colocar estas 3 pois já os tenho recibos originais para agregar a referida folha de despesas. Quem sabe eles paguem metade de tudo e não apenas metade da viagem de avião. O valor da gasolina para meter no carro, só saberei depois. Logo, esses cerca de 50 euros irão sair unicamente do meu bolso. O tosco do agente ficou de me enviar os detalhes das pessoas que me irão entrevistar bem como o conteúdo das entrevistas.
QUE CAGADA !!!

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Véspera do meu ultimo check-in.

O céu está completamente limpo. Mas de noite terá chovido. A temperatura quando saí eram de 3 graus. DAMN ... aqui o Inverno já começou. O Equinócio do Outono terá sido no dia 21 de Setembro. Pelo menos o Verão já se despediu.
Ontem vi umas séries e dormi. Cheguei ao quarto já depois das 7 da noite. Ainda vi um pouco das noticias. Lisboa ontem estava a braços com uma inundação, devido a chuvadas intensas. Vi vídeos da baixa, especialmente da zona do Coliseu onde a agua corria tipo rio. Chegou a estar pelo joelho. Os restaurantes da Rua das Portas de Santo Antão estavam todos inundados. Os que tinham cave então ...
As imagens foram impressionantes. Depois ainda joguei um monopólio. Entretanto adormeci. A Manela telefonou às duas da manha. Depois para adormecer foi um sarilho enorme. Até liguei o PC às 3 da manha e estive na net um pouco. Logo, estou um pouco cansado.
Hoje ao final do dia teremos o jantar aqui do grupo mais os portugas de Aveiro. Aquilo será um restaurante de Grill. Logo, poderemos regalar-nos com belas postas de carne. I'm looking forward ...
08h20m = Já estive a fazer uns printes de mapas para saber chegar ao restaurante hoje à tarde. A reserva foi feita entre as 5 e as 8 da tarde. Ainda bem. Assim despacho-me rápido. Decidi levar o carro. Não será fácil estacionar mas, estive a ver que por ali, a partir das 5pm já se pode deixar o carro. Espero encontrar um lugar perto do restaurante. Podia ir com o pessoal de comboio mas, tenho o carro, ainda por cima um bomba ... tenho mais é que usufruir dele :-). estive a ver a caminho também com o Google Street View. Como irei chegar lá ainda de dia, espero encontrar as referencias que estive a tentar identificar. O caminho é semelhante ao que levei quando estivemos no centro, eu e a Manela. O problema será sair da E4 e entrar corretamente na E20 :-(
08h45m = Creio que o chefe já terá passado os olhos no meu relatório. Isto porque andava tão simpático e ontem nem me falou e hoje de manha o mesmo. Ótimo ... quer dizer que tive o efeito que pretendia. Se estou de saída deve-se em parte à falta de apoio dele e até Bad Managment da parte dele. Ele sabe e daí ter arranjado esta história da "minha lentidão". Assim, fica ele desculpado de toda esta embrulhada.
Ontem deixei uma mensagem no tal tipo que me sugeriu uma possibilidade em Setúbal para Senior Electronic Eng. no ramo automóvel. Acho que o meu CV não se adapta minimamente a uma coisa destas. Quanto mais não fosse porque certamente que as pessoas que me iriam entrevistar seriam menos experientes que eu. Seria de certeza uma ameaça. De qualquer modo, sinto uma certa curiosidade. O tipo queria (de acordo com a sua ultima mensagem) falar comigo no telefone. Disse-lhe para me mandar as suas disponibilidades. Mas, não recebi resposta. Se calhar, quando mandei a resposta, ele já teria saído. Vamos ver o que se passará hoje de manha.
09h00m = Já consegui sacar o Job Spec para o tal lugar de Senior Ele. Eng. Parece que a Visteon anda à procura uma pessoa. O meu perfil encaixa e muitas coisas que eles querem mas ... aquilo é Analogue Mixed Signal. Pelo menos parece interessante e gostaria de falar com as pessoas. do site tirei isto:
" Visteon Portuguesa is looking for Junior, 5 to 10 years of experience and Senior Electronics Design Engineers with proven experience in core electrical engineering design who will be responsible for development of best in class hardware products for top automotive manufacturers."
Pelos vistos, consideram uma pessoa JÚNIOR desde que tenha menos de 10 anos de experiência. PUXA !!! Segundo o Linkedin, este anuncio já tem 20 dias e já concorreram 28 candidatos.
Estive a fazer um calculo dos impostos em Portugal. Para ter um ordenado de 2000 Euros líquidos, teria que ganhar 50 mil ano. COMPLETAMENTE IMPOSSÍVEL de arranjar algo assim ...mesmo que conseguisse, com 2000 Euros líquidos, seria impossível colocar dinheiro de lado. Seria como regressar aos tempos em que dava aulas. O dinheiro mal chegava para os custos que tínhamos. Horrível ...
10h20m =  recebo uma chamada do tipo da Quantas. A entrevista com o pessoal da NXP será hoje ao meio dia. Pelos vistos querem acelerar o processo. Sabem que eu tenho (TRETA - CLARO) uma entrevista hoje com a Freescale. Logo, segundo o agente, eles querem inclusive tomar uma decisão rapidamente. Se já falaram com o Joos e com o Marcel ... se as referencias foram boas, a entrevista hoje poderia ser apenas para acertar pormenores. Mas, nunca fiando. Se quiserem fazer uma entrevista técnica posso certamente escorregar facilmente em perguntas muito especificas. às 11h30m o agente diz que me fará mais uma chamada para prepararmos a entrevista. Por mim tudo bem. Até carreguei o telemóvel hoje, embora não estivesse à espera da confirmação da entrevista ser assim tão rápida. Assinar um contrato de 12 meses seria muito fixe. Vamos ver se consigo novamente torcer os maus olhados últimos a meu favor ... Pelo menos já tenho o sangue a ferver de novo. Ao meio dia é uma hora calma por aqui. O agente prevê uma conversa de 60 minutos. Não creio que tal venha a acontecer. Estive a ver o perfil da pessoa que me irá entrevistar. Ele já está na NXP desde 1999. Logo, quando eu lá estive da primeira vez ele já lá trabalhava. Via a foto dele no LinkedIn mas não o reconheci. Espero que ele não me conheça também. Segundo o agente, apenas irei falar com o Manager. Estranho. Geralmente eles metem sempre um designer do grupo para questões mais técnicas. A não ser que sejam favas contadas ?! :-) DUVIDO !
11h45m = Já falei com o agente. A ideia dele era prepararmos a entrevista. Deu-me umas pistas. Fez-me umas perguntas e gostou das respostas. Agora é só esperar pelo tipo da NXP.
12h45m = Assim já gosto mais do Frances ... mais previsível. Já passou por mim várias vezes e ainda nem me deu os bons dias :-)
Acabei a entrevista com o tipo da NXP. Correu muito bem mas ... a decisão final será apenas tomada depois dum face 2 face. Isso quererá dizer mais uma semana pelo meio até começar com uma viagem pelo meio a Nijmegen. Devo dizer que isto não é nada interessante. Preferia que tomassem a decisão sem este middle step. De fato, nas duas vezes anteriores que fui para lá as decisões foram baseadas com entrevistas telefónicas. Neste caso, ele até tem referencias de 2 team leaders ... Deveria bastar. Mas parece que não. Este face 2 face seria com outras pessoas pois este tipo irá entrar de férias por 3 semanas. Assim, seria começar tudo de novo.
Resumindo: a conversa correu bem mas o feedback inicial não é lá muito interessante pois mesmo que seja aceite, será não para assinar contrato mas para e apenas outro round até à decisão final :-(
14h15m = Os meus colegas têm andado o dia todo sem internet nos computadores. Até os chinas :-) para mim tem sido um dia de navegação pura. Até ver, nunca tive qualquer tipo de interrupção :-).

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Ultima segunda-feira.

O dia está sombrio. E frio. Cheguei algo tarde ao aeroporto. O avião atrasou cerca de meia-hora. Isto apesar de ter saído a horas. Por curiosidade fui ver a que horas chegou o avião da TAP. Aterrou às 15h10m (saiu às 16h20m - 80 minutos atrasado). Mesmo assim, depois de nós. Assim, cheguei aqui às 15h45m, num Ford Focus ST SW. Novamente um ST de 225 cv mas, SW ??? Enfim ... será o meu ultimo carro aqui. pelo menos o interior é bem sporty. Não percebo é a bagageira ... Quem compra um carro deste ?
Claro que, não recebi qualquer input relativamente ao meu relatório. É da maneira que será mesmo roçar-me pelas paredes até 5a feira.
No avião de Madrid para cá, vi um ep. do Hell on Wheels e outro da Outlander. Foi o casamento da Claire Bitchum com o Jamie. Foi muito bonito e fui às lágrimas várias vezes :-( Faltará apenas mais um ep para acabar a primeira série. Depois, vi mais uns quantos do JAG.
Entretanto, o meu apito entre as orelhas voltou. Esteve fora uns tempos e voltou agora. Como já estou habituado a isto, paciência ...
17h45m = Amanha parece que haverá um jantar de despedida dos portugas que irão sair na quarta feira. Turns out ... eu também irei sair. Logo fica de despedida também para mim. Já sei que o espanhol não vai. AINDA BEM :-) O Richard é que está a organizar. Convidou-me ... Eu claro que iria com ou sem espanhol ... ehehehe ... mas confesso que assim fica bem melhor. Parece que o Richard irá usar o dinheiro que a Huawei tem para estes efeitos de representação. Assim será free meal num restaurante very fancy no centro de Estocolmo. Espero que não hajam requisitos de formalidade na vestimenta. Desta vez nem uma camisa trouxe. Apenas tenho polos :-)
18h30m = Recebi um convite no LinkedIn dum tal Nuno Pratas. está a recrutar Eng. Eletrónica para uma empresa do ramo automóvel em Setúbal. Aceitei o convite dele e iremos falar pelo telefone talvez amanha ou depois.
Recebi também uma chamada do gajo da Quantas referente à NXP. Parece que o Hiring Manager da NXP já tem o meu CV e quer agora falar com o Marcel ou o Jos por causa das referencias. Assim que falar com eles, poderá então pensar em agendar uma entrevista. Amanhã poderei ter updates disto. A ser verdade ...

Um fim de semana bem cheio.

Fizemos de tudo. Só não voei. E terá sido por pouco pois até consegui um slot.
A minha ultima viagem TAP de regresso, apesar de atrasada, correu muito bem. Cheguei cá e rapidamente estava na estação do Pragal. A Manela apanhou-me lá. No sábado, começou a faina. De manhã fomos levar o António à exposição no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa. Correu-lhe muito bem. Fizemos um brunch no Vasco da Gama. Voltamos para o carro. e fomos para casa. Nessa altura recebo a noticia que o CS-USB está de novo no chão. Desta vez foi o pneu da frente furado ... Logo, acabei por não voar como estava marcado para as 15 horas. O tempo até nem estava mau. Ficou marcado para esta sexta. Depois, à tarde, saímos de casa para passar de novo na Expo e apanhar o António. Rumamos para os Capelos. A Sofia também foi mas no carro dela. No domingo ia direta para o trabalho. Jantamos ... Não consegui comer grande coisa. Sentia-me algo cheio. Petisquei apenas. Depois do jantar e das velas do bolo sopradas (o Hugo fez anos na sexta-feira) fomos para as festas da Sr. da Conceição. Atuavam os Expensive Sold. O grupo português já com 15 anos, com uma sonoridade que ... não me interessava nada. Não era o único. Estavam montes de pessoas. A Manela quase teve um ataque de pânico. Entretanto, começou a minha provação do fim de semana. Estava com vontade de ir à casa de banho. Logicamente teria que esperar para chegar a casa. Comecei a fazer um esforço enorme para conter a vontade. Comecei a suar em bica. Depois da meia-noite, lá rumamos para casa dos Capelos. Demos uma volta enorme para evitar o transito a sair da aldeia. No caminho, nem sentia as pernas. Até tive problemas para acelerar e travar o carro. Lá chegamos, fui diretamente para a casa de banho. Tive uma diarreia enorme e rápida. Os suores continuaram. Acabei por perceber que teria comido no Vasco da Gama um bolo de bolacha que não estaria em boas condições. Assim, tive uma espécie de intoxicação alimentar ligeira. O suficiente para me tramar a noite toda. Depois fomos dormir para casa dos pais da Anabela. O António também lá estava. Dormimos seriam quase 3 da manha. Às 7 estava a pé. Fui para casa da Anabela de novo. Novamente na casa de banho, consegui livrar-me dos restos de "resíduos tóxicos" que ainda tinha nos intestinos. Finalmente, acabei com as piscinas para a casa de banho. Consegui estar com o Hugo a tomar o pequeno-almoço. Ele saiu muito cedo pois tinha um jogo de futebol. Depois a Sofia e a Manela chegaram, Aí até consegui comer algo. A Sofia foi trabalhar. Eu e a Manela fomos dar um passeio a pé de cerca de 1 hora. A seguir, foi chegar e despedimo-nos do pessoal. Fomos para casa com passagem pela bomba de gasolina. Ainda verifiquei a pressão dos pneus. De tarde em casa, dormi um pouco para recuperar da noite anterior. Ainda vi muito futebol. Os resultados foram excelentes. O Chelsea lidera isolado a Premier League e o Benfica o Campeonato Português :-)
Já hoje, tinha o despertador para as 05h00m. Acabei por acordar mais cedo. Tomei duche e saí de fininho para não incomodar ninguém. A Manela nem acordou ...
Cheguei ao P5 do aeroporto de Lisboa num instante. Antes das 6 estava já dentro do aeroporto.
O avião da Ibéria saiu com 5 minutos de atraso. Nada demais portanto.
10h15m = Já estou em Madrid, depois de um pequeno-almoço rápido no Mc. A viagem correu bem. Chegamos 5 minutos depois da hora aos portões M. Logo, para chegar aos HJK, tive que apanhar um comboio e depois passar por um RX. Ainda consegui dormir um pouco. Not bad !!!
Estou no portão H21. O embarque já começou. A saída é para as 10h50m. Parecia que o avião teria poucas pessoas mas, agora que o embarque começou, o pessoal juntou-se todo aqui. Estou sentado no lugar 15. Algo para trás. Gostaria de estar um pouco mais para a frente. Para sair em Estocolmo, terei que esperar. Nem sei bem em que terminal irei sair. No cartão de embarque, o terminal de chegada está omisso.
11h30m = Afinal o avião vai semi-vazio. Então, pude mudar de lugar. Estou na fila de emergência, cheio de espaço. Dá para escrever no PC e tudo. Acabei por comer bem em no aeroporto de Madrid. Assim, aguentarei bem as 4 horas de voo até lá acima sem comer. Depois, logo como uns corn-flakes no escritório. No quarto, tenho sumo de laranja e um iogurte. Será o meu jantar.
Com este problema que tive no fim de semana, espero ter perdido um quilo :-). Agora, durante o voo, tenho dois Eps para ver das series que ando a acompanhar.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Quase ...

Mais umas horas e estarei de saída. 
Quanto ao fim de semana que aí vem, será passado com os Capelos. Hoje o puto faz anos. Logo, amanha será festa. Depois, parece que há mais festas por lá na aldeia. De modo que devemos ter uma  "rave" ... Com isto tudo, passarei mais um fim de semana sem ir voar com o Tonito 1 :-(
É tempo de começar a ver se o avião já saiu de Lisboa .... brbrbrbrrrrr ...Para já, está com 30 minutos de atraso. ETD 09h30m ... BOA !!!
O TP782 partiu com 1 hora de atraso. Todos os aviões da TAP partiram esta manha com atrasos. Do que eram para partir às 9 este foi o ultimo. Para a semana voo com a Ibéria. O panorama não deverá ser muito diferente. Mas ... estou curioso !!!
Com este atraso poderia ficar aqui mais 30 minutos. mas ... não deverei ter pachorra para isso de certeza :-)
Marcamos uma aula de voo para sábado às 3 da tarde. Assim poderíamos sair da Aroeira, ir lá e depois ir diretos para os Capelos. Mas creio que o tempo não irá ajudar. Ainda por cima, o vento estará de sul. Logo, pista 15. Novidade quase ... :-(
14h00m = Já estou no portão 14A, à espera do BUS. Ainda está com a saída marcada para as 15h30m. Duvido ...

No news ...

Ontem foi mais uma noite calma. Houveram equipas portuguesas a jogar na UEFA. Mas a coisa correu mal. Nem vi os jogos. Estive a ver JAGs.
Fiz a reserva para o parque P5 no aeroporto de Lisboa, para a semana que vem. Irei voar com a Ibéria. O avião sai mais cedo. Assim, terei que estar no parque por volta das 05h30m da manha. O regresso para apanhar o carro está previsto para quinta-feira, depois das 23h30m.
Já tenho a situação aqui na Suécia completamente resolvida. Aqui na empresa, com a agência e com a Umbrella Company e até com o iraniano. Já temos a coisa acertada para ele me dar as 2000 SEK na quarta-feira que vem à noite.
Esperava ter noticias da agente para a NXP. Ela disse que iria tentar saber algo ontem ou mesmo na quarta-feira. Parece que nada saiu. Não sei se não terei pedido demais no rate por hora. Quando saí de lá da NXP sei que a Hays estava disposta a pagar 65 Euros. Nada demais. Não sei se entretanto as coisas não se terão alterado. O único feedback que tenho é que realmente falaram com o Joos e as referencias que ele deu foram boas.
Aguentemos :-(
07h15m = A Escócia irá permanecer no UK. E parece que a vitória do NÃO à independência será folgada. Isso é que é estranho. Esperava que fosse bastante mais apertado. Parece que os indecisos, à boca das urnas, decidiram-se pela segurança. Espero que com estas noticias, as bolsas europeias abram e depois fechem bem no verde :-)
08h25m = Acabou-se o sossego. Está aí a chinesada ... É tipo invasão. Chegam todos ao mesmo tempo :-( Bem vistas as coisas, o invasor sou eu ... Esta empresa é deles ...
09h30m = Já tenho o relatório completo. Espero ter dado dicas suficientes para que eles decidam deixar isto para trás. Ainda tenho esperança de um dia pegar neste conceito e leva-lo a bom porto. Nunca se sabe. Isto daria de certeza uma excelente tese de PhD. Nesta área de investigação, as limitações industriais não existem. Logo, problemas como a Largura de Banda podem ser facilmente contornado. O que interessa é mesmo provar o conceito. Até a tendência do maldito transístor para oscilar. Desde que consiga fazer duas ou 3 medidas (e isso já consegui e bem) com ele estável ... está feito ...
Os portugas irão estar por cá até quarta-feira. Ora isso deverá querer dizer que o Frances estará bem ocupado com eles. Arranjar tempo para se sentar uma hora comigo e eventualmente com o Ulrik para a semana, deverá ser muito complicado. Parece-me que ele queria que eu fizesse mais medidas. Já lhe disse que este PCB está comprometido pois a linha de saída do Main Amp está partida. É preciso fazer outro PCB. O Zheng, também está muito ocupado com os portugas. Logo, acho que o meu trabalho aqui acabou ;-)
O PSI20 arrancou bem hoje, assim como os outros índices europeus. Deverá ter sido devido ao resultado do referendo escocês.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Assim já é mais Suécia.

Hoje esta um nevoeiro daqueles. Até nem estava muito frio mas está um tempo mais triste.
Ontem, saí daqui às 4PM. No quarto, vi uns JAGs. Às 8PM fui ao carro num as horas do disco de estacionamento. Depois voltei. Vi parte do jogo do Chelsea. A coisa também não correu lá muito de feição. O Mourinho terá pensado que eram favas contadas. Poupou os seus melhores jogadores e acabou por pagar com um empate 1-1. Depois ... dormi ... Nem consegui acordar para falar com a Manela.
Hoje, temos o referendo para a independência da Escócia.  Pessoalmente, penso tal e qual como os escoceses que acabarão por decidir a desfecho final desta história: O coração diz-me que gostaria de ver uma Escócia independente; a cabeça diz-me que se isso acontecesse seria mau para a economia europeia. Por isso, acho que o NÃO irá ganhar. Acho que ficarei desiludido/aliviado. Amanha de manha já se saberão os resultados. Espera-se que a contagem acabe por volta das 7 da manha.
09h15m = Os chineses estão ao rubro. À bocado a gritaria era tal que mal me conseguia concentrar para escrever o relatório.
O nevoeiro continua ... Creio que o pessoal de Aveiro estará por cá ainda. A ver se vão todos para reunião para poder ter aqui mais calma.
10h00m = O Jarek bem tenta mas ... Este é um agente com quem tenho falado desde os tempos das Alcatel. Acabou de me telefonar com uma proposta para a Bélgica. Deverá ser a mesma que o Richard da Ic Resources me mandou. As duas propostas não são interessantes. Uma era para PLLs e a outra para ADCs. Esta ultima tinha também Amplificadores class AB. Mas com um rate de 55 Euros ... declinei imediatamente. Ainda lhe disse que se esta possibilidade para a NXP que tenho em mãos não funcionasse, poderia então considerar a oferta dele. Mas ele quer uma resposta ainda esta semana e como tal, não posso dar-lha já. Paciência Jarek ... Ainda não foi desta :-)
O Ulrik passou por aqui agora e deu-me o OK para sair na próxima semana :-) FIXE !!! Esta já é uma boa noticia. Agora poderei ir descansar uns tempos para casa e lamber as "feridas".
11h00m = Como já tenho a certeza do dia de saída daqui, falei com o Richard que iria sair no final da próxima semana. Combinamos tomar umas cervejas na próxima quarta-feira. Nesse dia tenho também um almoço combinado com o Jifeng.
12h00m = Já informei o pessoal da Consol Partners e da Global que irei terminar mais cedo o meu contrato. Tudo bem da parte deles, segundo os emails que recebi e até um telefonema do Met da Consol. Para a semana alinharemos algumas empresas para eles poderem lançar o meu CV por lá.
O meu relatório final vai andando ao passo de um caracol. Quero ter uma versão draft fechada para entrega na 3a feira.
13h30m = Falei com o Geoff. Ele é o guru das manhas fiscais da empresa que me contratou para trabalhar aqui. As coisas correram bem e gostaria de continuar a trabalhar com eles fosse eu para onde fosse. Como há esta hipótese de um dia voltar á Holanda, quis saber se poderia continuar a trabalhar com eles lá.  Por eles tudo bem. O problema será a HAYS. Eu acho que se fosse para a NXP teria que ser através da Hays. Ao que parece, eles têm Umbrella Companies com quem costumam trabalhar. A Global Consulting BV não estará entre elas.
Enfim ... daqui até lá, ainda falta muito tempo. Espero receber noticias hoje ao final da tarde da senhora da agência que colocou o meu CV na NXP. Ela ontem disse que tentou saber noticias acerca duma eventual marcação da entrevista mas, não terá conseguido saber algo. Esperemos por hoje à tarde. O mais natural é esta droga prolongar-se até ao inicio da semana que vem. Isso deverá querer dizer mais uma fim de semana "na ponta dos pés" ... DAMN !!!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Devo ser bruxo :-)

Há uns tempos, em conversa com o António, disse-lhe que faltaria muito pouco para vermos equipas portuguesas de futebol serem adquiridas por investidores Árabes, Russos, Chineses ou lá o que fossem. Estrangeiros ...  Alguns, eventualmente com boas intenções, outros apenas para lavar dinheiro ...
A noticia em baixo que tirei do DN Desporto de hoje ... confirma a minha visão :-)
====================================
Vários investidores estrangeiros, de China, Irão, Brasil e Itália, estão a entrar no futebol português e a "apoderarem-se" de clubes de menor nomeada. Joaquim Evangelista alerta para os perigos.

O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) disse nesta terça-feira estar a par do incumprimento no Atlético, da II Liga, e salientou que a falta de liquidez não pode servir de desculpa à entrada de investidores.
"Os clubes que permitem a entrada destes investidores têm de ter maior cuidado, no sentido de saber quem são estas pessoas, qual a idoneidade, as responsabilidades financeiras, o seu currículo. A falta de liquidez no futebol português não pode servir de desculpa para tudo", referiu Joaquim Evangelista, em declarações à agência Lusa. 
O responsável do SJPF lembrou que à semelhança do que acontece no Atlético, com um investidor chinês, o mesmo aconteceu no Beira-Mar, com um investidor iraniano, no CD Fátima, com um brasileiro, e no Olhanense, com um italiano, entre outros.  
"Estes fenómenos começam a ser recorrentes no futebol português", salientou Evangelista.  
Em relação à situação concreta do Atlético, da II Liga, que ainda não terá liquidado salários desde o início da temporada, o presidente do SJPF reconheceu que a situação tem causado "uma grande instabilidade, uma insegurança e, sobretudo, constrangimentos", que foram denunciados. 
"Temos procurado dar aos jogadores as condições necessárias para fazerem a vida normal e junto do clube procurar perceber porque é que o pagamento atempado da remuneração não está a ser feito", acrescentou. 
Os jogadores do Atlético, segundo Evangelista, ainda não recorreram ao fundo de garantia salarial, na medida em que "há uma expetativa do grupo no sentido de se perceber o que vai acontecer" e quando se está ainda no início da época. 
"O clube é liderado por um grupo de chineses, que de facto têm uma cultura diferente e que do ponto de vista do relacionamento não é normal, temos procurado fazer um esforço para perceber o que se passa e encontrar uma solução consensual porque estamos no início do campeonato", reconheceu. 
Evangelista referiu também que "é inaceitável" para o futebol português, que o Atlético seja notícia não só pelo incumprimento salarial, mas também pelo seu nome estar associado a manipulação de resultados, o que foi desmentido pelo acionista maioritário Bruce Ji.

Today is the day ...

A ver se o espanhol volta ao trabalho hoje para poder acertar a minha saída para o final da semana que vem. Isto é: na próxima quinta-feira.
Ontem foi um final de dia calmo as usual. Bem, tive a entrevista com a Freescale. Ou melhor ... uma conversa com eles. Foi difícil de ligar para os números da conferenc call. Mas, ao cabo de muitas tentativas, lá consegui ligar para o numero sueco que me enviaram. Assim que começamos a falar, reparei que queriam uma pessoa para fazer Top Level Sims. Disse-lhes imediatamente que eu não seria essa pessoa. Eles acharam que com o meu CV poderiam adaptar-me aquelas funções. Chiça ... AnSem de novo ??? Também achavam que eu poderia fazer simulações de circuitos digitais ??? Poder podia só que não com o proficiência desejada. De modo que a conversa terminou rapidinho.
O agente mandou-me o feedback. Disse que o manager lá deles terá achado que o meu CV seria muito bom para o lugar. Poderiam dar-me alguma formação para eu desempenhar as tarefas. Ora isso não chegaram a dizer-me senão, talvez até considerasse. Mas seria um risco enorme. Ainda de acordo com o agente, ficaram de procurar uma vaga de Analogue Layout para mim. Foi para isso que me candidatei ... "for crying out loud" ... Bola para a frente ...
Depois, ainda fui ao Lidl. Passei pelo carro para mudar as horas. Dormitei, vi uns JAGs, coloquei as fotos no Google+ para partilhar com as manas. Vi a desgraça benfiquista. 0-2 a favor do Zenit, Artur expulso muito cedo ... Claro que desisti imediatamente de ver o jogo. Para tristezas, já basta a que tenho em mãos. Mais um JAG até decidir que precisava mesmo era de dormir. A Manela nem telefonou. Estava super curiosa de saber como correu a entrevista. Tanto que ... nem telefonou. Continua a dança à volta do umbigo dela ... BOLAS !!!
Hoje, mais um dia de sol. Incrível. Parece Verão. E em Portugal o tempo está mau. Continuam as chuvas e as trovoadas. Aqui ... nem uma nuvem no céu.
08h30m = Já começou a invasão chinesa. Estava à espera que o espanhol viesse hoje. Mas ... ou muito me engano ou ... É que se o portuga de Aveiro vier no voo da 9 da manha, só cá estará hoje ao final do dia. A essa altura já estarei daqui para fora de certeza. Logo, ou muito me engano ou, ainda não será hoje que falo com o tipo ...
09h00m = Parece que o espanhol já chegou. Confesso que não me apetece muito falar com ele e acredito que com ele a sensação deverá ser a mesma ... Mas, preciso mesmo de encerrar isto e quero mesmo acabar o contrato na semana que vem. De modo que, tenho que arranjar "tripas" para ir falar com ele ...
10h30m = Já falei com o Frances e claro ... "impus" a minha saída na próxima quinta-feira.  Acho que ele compreendeu que até ao fim da próxima semana eu posso encerrar os meus estudos e fornecer pistas suficiente para a continuação ou encerramento desta investigação. Pessoalmente recomendaria o fecho da mesma pois acho que conseguir 200 MHz de largura de banda deverá estar fora de questão. Their problem !!!
Recebi uma chamada do do agente da Freescale. Acho que ele irá tentar falar com os tipos para agendar uma segunda entrevista. É que se for verdade que eles estariam dispostos a dar-me formação para fazer as tais simulações de alto nível, então ... tudo bem. Caso estivessem interessados, pedi ao agente para tentar saber mais sobre este contrato, mesmo que seja verbalmente. O que não faz sentido é eu ir para uma entrevista ser saber sobre o que irei ser questionado. Não deixa de ser uma situação absolutamente ridícula. E ir para um contrato de 6 meses já com uma situação ridícula à cabeça ... realmente ... Não é lá muito promissor!
Mandei um email para a tipa da vaga na NXP a dizer que e entrevista com a Freescale correu bem :-) Assim, espero que ela ponha pressão no pessoal de lá para fazerem a entrevista o mais rápido possível. Recebi também outro email, desta vez da IC Resources, para a mesma vaga na NXP. O André ontem recebeu um email da Kerry da Modis para a mesma vaga ... Seria um contrato de 12 meses. Logo, seria certamente interessante se conseguisse agarrar esta. Fiquei também a saber, depois do email do tipo da IC Resources que, esta vaga será para começar ASAP. Isso eu não sabia ainda. Sabia que já andavam há uns tempos à procura de alguém mas este pormenor especifico ainda não sabia. Também acho incrível que a Kerry tenha mandado um email ao André para esta vaga e não tenha mandado para mim. Ela não falava com ele desde 2011 creio. Pior para ela, se tudo correr de feição para o meu lado :-)
No meio de tudo isto, ainda fui conhecer o contingente português que veio visitar a Huawei. O Prof. Pedro e Cpa. 5 no total ... Assim que o vi fiquei com a impressão que já o conhecia. Acho que ele foi júri na minha tese de Mestrado. Claro que me escusei de estar na reunião. Não faria sentido nenhum ...
Tentei falar com o Ulrik mas, o tipo não estava no seu escritório. Mandei-lhe um email expressando o meu desejo de terminar o contrato no dia 25. Espero que responda por escrito para poder depois encaminhar para o agente.
Já falei com ele. Claro que me disse que precisará de falar com o Frances, antes de me responder ao email. Disse-lhe que já tinha o meu contrato seguinte alinhado. Ele quis saber para onde iria. Eu disse-lhe que seria para trabalhar com uma equipa onde já estive no passado :-). Isto até pode ser verdade para a semana. Mas para já é pura especulação :-). Disse-lhe que me queriam lá ASAP e logo, não queria comprometer esta possibilidade ficando aqui mais do que o tempo necessário.
O meu relatório está a andar. Lá, tento explicar tudo o que fiz e consegui atingir até agora. Não tenho interesse algum que eles continuem com os estudos disto. Assim, enfatizei com destaque o fato de a largura de banda que eles querem de 200MHz não poderá ser atingida com esta topologia. Assim, creio que desistirão da ideia. Também dei algumas pistas para minimizar este problema. Mas, com este simulador (AWR) e com este dispositivo, não creio mesmo ser possível os tais 200 MHz de BW. Agora a topologia em si, acho que poderá ser aproveitada. Esta ideia não coloquei lá. Quem sabe eu um dia não possa pegar nisto de novo noutra empresa ...Acredito que usando o ADS/Momentum como ferramenta de simulação e outro dispositivo mais estável (parece que a Sumitomo os tem) talvez seja possível conseguir 200 MHz de BW.
Recebi um prémio no Euromilhões ... 8 euros e tal ... o costume :-( Esta sexta-feira o prémio total será de 87 milhões. Irei voltar a apostar ...
14h45m = Isto está calmo aqui no escritório. O pessoal está todo reunido com a malta de Aveiro. Até apareceu por aqui o Ulrik a perguntar pelo Frances. Diz que queria falar com ele. Espero que o faça e bem depressa para poder legitimar a minha vontade de sair daqui para a semana. Senão irei de certeza ficar doente ... AZAR ...
O meu relatório está a avançar bem. Já fiz as simulações que queria. Mesmo assim, ficarei com a licença presa até ma pedirem. Certamente que amanha e até depois, deverão estar super ocupados com os portugas de Aveiro. A ver se não vamos no mesmo avião de volta a Lisboa na sexta-feira. Eles acho que voam para o Porto.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Calculador the impostos na Holanda.

http://www.expatax.nl/calculations/grosstonet/gross-net.htm
Hoje de manha, na conversa que tive com a agente, falamos dos impostos na Holanda. Eu disse-lhe que para um salário baseado em 160 horas mês a 65 Euros por hora, esperaria uma retenção de cerca de 68%. Isto é: 32% de impostos. Ela falou em 35.
De acordo com a informação que este site oficial forneceu hoje, poderia esperar ter um salário liquido na casa dos 81433 Euros, em 11 meses de trabalho + um de férias. E isto é um calculo sem qualquer tipo de despesas adicionadas.
Mandei à agente este quadro para ela ter uma ideia dos valores a esperar. São melhores do que os que ela referiu.
Don't mess with "The JAY". I have been around and, most of the times, I know what I am doing/saying :-)
Com base nestes números, poderia esperar um salário mensal na casa dos 7400 Euros. Muito abaixo dos 11 mil daqui. Mas, esta situação de estar a receber Tax Free money não iria durar para sempre. E quando começasse a pagar impostos aqui ... sai debaixo !!! Logo, talvez até venha por bem esta saída da Suécia. Se esta hipótese da Holanda se concretizar, acabo por ir para um local muito melhor !!!
FINGERS CROSSED !!!

RF IC Design Engineer at NXP Nijmegen

Within our Business Line RF Small Signal (BL RFss), we develop and sell industry-leading RF components for a wide range of applications and a global customer base. Key development areas are RF ICs for wireless connectivity applications, infrastructure application such as base stations, video on demand and pay TV, satellite terminals and a variety of RF components for the general market. Products in development are low noise amplifiers (up to 30 GHz), variable gain amplifiers, and highly integrated down converters. The technologies of choice are Si and SiGe:C BiCMOS processes, state-of-the-art in-house developed dedicated RF processes with transistor cut-off frequencies up to 200GHz.

As a RF IC Design Engineer, you will work on RF IC design [concept, architecture, topology, product]. The focus is on innovating the BL RFss Product portfolio. Application targets are products in the 1-6 GHz frequency domain. Other responsibilities includes the following: secure optimal specification set of BL RFss innovative product portfolio. Secure completeness of specification set. Translate BL RFss product requirements into optimal RF topology choices. Translate & specify the relevant technology parameters to meet Product requirements. Do RF IC product design and layout of own designs and run design simulations to validate product performance using DK models in realistic topologies

An ideal candidate that NXP is searching for is someone with Bsc or Msc in (Electronics) Engineering with more than 5 years of working experience. He/she should have experience with Cadence RF design environment, affinity with RF Packaging and Production Testing. Additionally, extra preference for RF Layout experiences are a plus.

For more information, please feel free to contact my colleague Erik Eestermans erik.eestermans@hays.com/ +316-12099902.
============================================
Retirei isto do site da HAYS. Já estava na segunda página e era o penúltimo anuncio da mesma. Quer dizer que já andam à procura de uma pessoa para aqui há uns tempos. Acho que a agente da Quanta estava mesmo a falar a verdade. Da experiência de cima, talvez a minha parte mais fraca seja o Packaging. Já lidei com isto no passado mas depende do que eles querem realmente. O Packaging na NXP sempre foi feito pela Assembly Line. Se for lidar com os parasitas do package fiz isso imenso na minha ultima passagem pela NXP.
Depois ... estou algo ferrugento em LNAs. Já há muito que não mexo neles. Em Misturadores ... nem falar :-(. As ferramentas de simulação também não mexo nelas desde quase da Chipidea. Andei sempre a usar ADS em vez de Cadence e Spectre RF. Isso poderá ser uma condicionante que me atire para fora mesmo antes de entrar :-(
Mesmo assim, estou curioso de ver o que isto irá dar ... pelo menos quase dá para levantar os ânimos.
Será que o Kauser ainda andará por lá ? Acredito que sim. Deverá andar a alugar quartos lá no centro certamente. Não deverá ter um apartamento alugado. Quem lá está de certeza é o Phill :-) e o idiota do Vince :-( ehehehe ...
Por curiosidade, estive a ver o preço dos B&B em Nijmegen. Claro ... caríssimos. 200 euros por 4 noite num quarto com casa de banho partilhada. Também vi um apartamento pequeno por 500 Euros mês. Mas se que estas coisas nos sites são um espanto. No site estão lá mas depois dar com elas ... é a bronca ...
12h30m = Recebi um telefonema da Zimei da Quanta. Parece que ela j´enviou o meu CV para lá para a Hays. Os tipos imediatamente tentaram entrar em contacto com o M.vd Westerloo para falarem sobre mim. Parece que o Marcel não está lá de momento. Então falaram com o Joos Ziterman. Segundo a agente, o feedback que ele deu foi excelente. Ainda bem. A agente informou a HAYS que eu tenho uma entrevista hoje. Daí que pediu-lhes para carregarem no acelerador. Espero ter noticias disto ainda esta semana, segundo ela nunca depois de quinta-feira.
Se olhar com olhos do meu Pai para esta situação, diria que a entrevista para este lugar na NXP, seria apenas para falarmos e acertar a data de começo. Especialmente depois das informações que o Joos deu a meu respeito. Se olhar para isto com os olhos da minha Mãe ... aguardemos serenamente para ver no que isto irá dar. Estou nesta situação com a postura que a minha Mãe teria, esperançado por um outcome como o meu Pai anteciparia :-)

Brent a 96,65 USD

O preço do Brent continua a descer. Já vai nos 96,65 USD por barril. Muito boas noticias para as finanças de Portugal. mesmo assim, o PSI20 continua a descer. Ontem deu mais um tombo superior a 1%. Creio que terá a ver com a situação na Escócia. Caso o SIM á indepencia ganhe, isso deverá fazer um rombo nas economias europeias. Será um sinal de incerteza muito forte.
Pessoalmente, gostaria que o SIM ganhasse. Racionalmente, seria preferível que as coisas ficassem como estão.
De qualquer modo, parece inevitável que, mais tarde ou mais cedo, a Escócia tenha a sua independência. A Catalunha anda à procura do mesmo. A consulta popular estará já marcada para 6 de Novembro (creio). Mais uma coisa para agitar negativamente os mercados :-(
Fala-se na venda do Novo Banco em blocos. Um dos candidatos poderia ser o BPI. Isso seria ótimo pois faria certamente disparar as ações do Banco. Seria bom pois ainda estou com cerca de 10% de prejuízo nos meus fundos :-(

Mais um dia de sol

Quando acordei, parecia estar a chover. Claro que tive uma noite chata, sempre a acordar. O pormenor mais curioso foi o telefonema da Manela à uma da manha. Apesar de eu já te ter telefonado de raspão (ela estava em reunião) a dizer que o meu contrato não ia ser renovado, ela ficou com a ideia que iria ser. Ridículo ... É preciso estar mesmo a "leste" ... Ainda estivemos a falar um pouco e foi só quando lhe falei na hipotese de antecipar a saída daqui é que ela caiu em si ... Fiquei de boca aberta quando ela disse que pensava que eu ia continuar ... Exclamei: " Que PARVOÍCE !!! Onde foste buscar essa ideia?" Andar demasiadamente com a mente ocupada com os seus próprios problemas é uma coisa ... mas isto?! Roca o umbiguismo, eufemismo para ... demasiado centrada em si mesma. Paciência ... é a vida. Até os miúdos já vão percebendo que, em inicio de ano escolar, ela fica passada de todo. Vai sendo cada vez pior, de ano para ano ... Para além das minhas chatices, ainda tenho que aguentar este e outros restos. 
Bola para a frente ... Vamos ver o que a entrevista de hoje à tarde irá trazer, caso a mesma aconteça ... Já esteve para acontecer umas 3 vezes.
Ontem, vi umas séries. O ultimo episódio, já nem o vi propriamente. Adormeci a meio. nem fui ao carro depois das 8PM mudar o disco de estacionamento. Felizmente que hoje de manha, não tinha multa nem riscos no carro. É que ontem, voltei a deixa-lo na área onde da outra vez, o Focus apareceu riscado de manha. Não haviam mais lugares e acabei por o estacionar mesmo ali.
às 6 da manha, ao descer as escadas, reparei que a luz da cozinha estava apagada. Escorreguei e até ia caindo. Felizmente não me aleijei pois agarrei-me ao corrimão. Depois ao sair é que vi que estava uma pessoa a dormir na cozinha ... Não sei se até nem seria o Kurosh. Isto porque a tipa ontem voltou aos gritos histéricos. PUXA !!! Uma coisa de que não terei saudades quando largar este sitio. Mas, também poderá ser outra pessoa. Daí o Kurosh ter perguntado na quinta-feira se eu iria realmente sair no dia 10. Caso veja que esta pessoa se mantém por ali a dormir, até lhe posso pedir a devolução total do depósito. Isto se sair no final do mês. SE ... não!!! Irei sair de certeza. mesmo que não concordem por aqui, irei ficar doente e pronto !!! Se o menino Frances pode estar semanas a fio sem vir ao escritório pois está com problemas de costas, eu também posso estar assim duas semanas. Em 9 meses, nunca faltei um dia. Em relação ao Kurosh, assente está a devolução de 2/3 do depósito. Caso então veja que ele já terá outra pessoa em casa, poderei pedir-lhe a devolução do depósito todo. Sempre são 120 Euros que dariam jeito.
Espera ... só agora reparei ... O dia 30 é uma terça-feira. Vir cá 2 dias apenas seria ridículo. Amanha na reunião que supostamente teremos eu, o Frances e o Ulrik, irei mas é pedir para sair no final da semana seguinte. Assim já não teria que comprar uma passagem extra. Só tenho mais uma viagem comprada. É uma viajem na Ibéria, por sinal. A viajem do costume na TAP custaria mais de 500 Euros. Daí ter optado pela Ibéria. Ontem o Ulrik falou em encerrar as coisas devidamente. Para isso, uma semana é mais do que suficiente. Daí que, posso perfeitamente sair na próxima quinta-feira. Senão, às tantas, e caso não concordem, ainda acabo por ficar aqui até dia 3 de Outubro :-( DAMN !!!
Ou então, venho mesmo cá trabalhar apenas 2 dias e pronto ...
Hoje à noite, joga o Benfica com o Zenit do Villas Boas. Acho que iremos perder mas, nunca se sabe. O Zenit está super moralizado. Até agora, ganharam os jogos todos da liga russa e estão destacados em primeiro lugar. O Benfica também está moralizado, especialmente depois do jogo do Bom Fim. Mas, mesmo assim, acho que não irá chegar ... Vamos ver ...
09h20m = Comecei a fazer o meu relatório final. Mas, para variar, não tenho licença disponível para fazer simulações. Nada que seja diferente do habitual por aqui ...
Coisa curiosa, tenho andado com um apito de alta frequência nos ouvidos a chatear, já há umas semanas. Este tipo de coisa aparece e desaparece. Poderá estar associado ao stress ou tensão alta. O diabo foi andar com isto a semana passada. Tive que fazer o teste de audição para os Ultraleves com isto a tinir na cabeça. Foi uma maçada enorme.
09h40m = Acabo de estar ao telefone com uma agente da Quanta Semiconductors. Eles têm uma vaga para a NXP para MMIC Design Eng. Segundo ela, está muito difícil de conseguir arranjar alguém com experiência em MMICs. Ora eu quando lá estive da primeira vez, foi exatamente porque tinha experiência em MMICs. Eles andaram à procura de montes de gente até me encontrarem a mim ... Segundo me disse esta agente, agora o panorama repete-se. Estive a ver as specs que ela me mandou para este projeto. Parece-me interessante e dentro da minha área. Claro que estou super ferrugento no uso das ferramentas de simulação do SpectraRF e afins. Tudo poderia depender da vontade deles me terem lá. Mandei-lhe o nome do Marcel Van de Westerlo para tirarem referencias sobre mim. Para enviar o CV completo à agente, como tenho aqui o meu PC, pude retirar de lá o CV. Usei uma pen que tenho na minha carteira. Fiz o upload do CV para o desktop e pude enviar-lhe o meu CV. Desta vez, usei o meu email da HUAWEI. Estou de saída e não tenho pudores em usar os recurso à minha disposição. Mesmo com as limitações de não poder gravar ficheiros para uma pen etc.. este contrato com a NXP seria para 12 meses. Ora o meu 30% rulling ainda dará para mais 2 anos pelo menos. Tenho menos de 4 anos a trabalhar na Holanda.
Qualquer sitio para onde eu vá daqui será sempre para ir ganhar uma miséria quando comparado. Especialmente porque aqui conseguia ganhar tudo limpo. Por exemplo, se fosse para a NXP, iria ganhar cerca de metade do que ganho aqui. Se conseguisse meter no banco 5000 Euros seria já muito bom. Disse à agente que tenho uma entrevista hoje. Logo se vê se terei. Pelo menos já tenho os códigos da Conference Call. Assim, espero que ela apresse esta história para a NXP. Seria refrescante ir para um lugar com pessoal "amigo", depois de sair daqui.
11h00m = O tempo vai-se arrastando. Não tarda nada é meio-dia. Será altura para ver os chinas dispersarem. Mandei um email ao JiFeng a dizer-lhe que estou de saída da Suécia. A ver se ainda temos tempo para fazer-mos um almoço de despedida.
17h18m = A entrevista com o pessoal da Freescale foi rápida. Uma destas nunca me tinha acontecido. Estava à espera duma entrevista para uma posição de layout e no fim, querem uma pessoa para fazer Top Level Sims. Imediatamente disse que a minha especialidade estava muito longe disso. Fiz algumas no passado com o HSIM na Chipidea mas aquilo era uma bosta completa e muito aborrecido. Agora acabei de falar com o agente e ele também pensava que a entrevista seria para uma posição de layout. Que bosta !!! Ele irá tentar comunicar com o pessoal da Freescale e depois logo me liga de novo para se tentar perceber o que raio se passou aqui ...
Bolas ... até fui abrir o meu CV para ver se tinha lá referencias a simulação de top level. Claro que não tinha. Apenas faço referencia que usei em tempos o HSIM. Nem entrei em pormenores. E ainda bem. Os tipos devem é estar desesperados mas, por muito que eu esteja, há limites. Não quero ir para lá a ganhar 65 Euros e valer 10 ...
Esta já está fora do baralho !!! Falta a outra da NXP. Essa nem sequer tenho entrevista marcada. Mas pelo menos para esta, pude ver o job-spec. Sei que o mesmo me assenta que nem uma luva, fora um detalhe ou 2. Vamos ver se terei melhor sorte.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

What a week in front ...

Cheguei aqui às 15h30m. Tinha um email do tipo da casa a perguntar se sempre estava de saída no dia 10 de Outubro. E estou. Já falei com o Ulrik e as noticias não terão sido as melhores. Nada que eu não estivesse à espera. Ele já teria tentado falar comigo na sexta mas como tirei o dia ... Andei o fim de semana com os nervos à flor da pele devido a esta situação do fica não fica. Mais valia ter sabido. Assim ao menos ia de rabo assente. A Manela não facilitou nada. Eu estava nos os nervos em franja e ela parecia ainda tonar as coisas piores. Quando estou assim, custa-me a ver o apoio dela. Parece-me exatamente o contrário.
Fico com um amargo de boca porque acho que não perceberam realmente o que estive para aqui a fazer este tempo todo. Disse-o ao Ulrik. Quando pegarem no circuito, se alguém realmente pegar nele, verão o quão difícil aquela treta é. Ou se calhar não ... sei lá ... Nem me interessa realmente.
Pedi ao Ulrik para sair no final do mês. Não me interessa estar aqui a encher chouriços até ao dia 10 de Outubro. Não estou aqui apenas pelo dinheiro. Preciso de motivações. Como já não consigo isso, quero sair o mais depressa possível. Na quarta-feira o Frances virá e poderei explicar em que estado tenho as coisas. O Ulrik queria que eu ficasse até ao dia 10. Não vejo interesse nenhum nisso e disse-lhe que conseguiria bem passar as coisas até ao final deste mês. Até antes. Basta-me um dia para mostrar as simulações que tenho e dizer onde estão as coisas.
Nos meus emails, tinha também um email do agente da tal entrevista com a Freescale. Seria hoje às 5 da tarde. Mas, eles preferem fazer aquilo com o sistema da conference call. Por mim, ainda melhor. Assim poderei estar calmo amanha no quarto a fazer a entrevista. Coloquei dinheiro na minha conta do Skype. Logo, em vez de usar o telemóvel, poderei usar o PC. Só espero que não liguem o micro-ondas senão fico sem Internet e lá se vai a chamada.
Fecho uma porta e certamente que irei tentar abrir outras. Tenho conseguido até agora. Estou em contacto com o Alex na Freescale. Ele andará por lá a ver o que poderá arranjar para mim. O curioso foi que, o Iourie (um dos russos que saiu da NXP para a Freescale), de acordo com a pagina do Linkedin dele, já voltou para a NXP. Se calhar, não se terá dado bem por lá. Tem piada, eu também não me dei bem aqui ... eheheheh ... Coisas da vida.
Voltar ao LAB ... VONTADE => Nenhuma. Logo ... acho que me irei entreter para aqui a fazer um relatório. Na quarta-feira o espanhol estará de volta e poderemos acertar as agulhas. De certeza que irei conseguir sair daqui mais cedo. Não faz sentido nenhum ficar por aqui até dia 10.

sábado, 13 de setembro de 2014

Fim de semana à maneira :-)

Ontem, foi tudo perfeito :-)
A inspeção médica correu muito bem e despachei-me cedo. Às 11AM já estava a sair. Lá fiz o eletrocardiograma, a consulta de oftalmologia, o teste de audição, as análises e a consulta com o médico. Mediu-me a tensão e estava com 130 70. Nada mau. Da ultima vez tinha 140/90. Desta vez estaria menos ansioso. Depois, ainda vim almoçar com a Manela no restaurante na Aroeira. À tarde, fomos para Setúbal para ver o jogo. O ambiente estava forte à roda do campo. O pessoal todo bem bebido, depois a bilheteira ainda não tinha informação dos nossos bilhetes. Ainda fomos lanchar. Na volta lá conseguimos levantar o ditos. Depois à entrada, fomos revistados. A mala da Manela tinha montes de coisas proibidas. Deste o chapéu de chuva, uma maçã, cremes para as mãos ETC.. Tivemos que voltar ao carro para meter a mala dela na bagageira. Na volta, encontrámos a Joana e os pais :-) Também iam ver o jogo. Eu até queria falar com o João sobre pesca ... Lá conversámos até entrar no campo. Eles ainda foram comprar sandes de coirato ...
O jogo foi perfeito. Ganhamos 0-5. Foi um festival. As bancadas do campo estavam longe de estar cheias. Estávamos mesmo em frente às claques do Benfica. Um show dentro do show. Depois, o setor deles começou a encher de tal maneira que, a policia teve que os deixar entrar para o nosso lado. Fiquei com receio que o ambiente ficasse mais pesado com aquele pessoal a vir de lá. Mas não. À nossa volta, estava pessoal calmo !!! Na volta, a saída do estádio foi pacifica. Sair da cidade foi muito mais complicado. Setúbal está muito mal planeada para aguentar com transito. Acabei por ir para Palmela. Depois dum festival enorme de sinais luminoso com vermelhos a abrir a todo o momento, lá conseguimos chegar à Auto-estrada. Estava cansado. Dormi direto.
Hoje, o tempo parece estar bom por aqui. está um solinho tímido.
Daqui a pouco rumamos a Tomar. Na peça, teremos a companhia da Graziela e do namorado. Esperemos que o tempo colabore.
15-09-2104 = 08h10m = A peça foi excelente. Comeu-se razoavelmente bem. Os atores eram amadores mas não deixou de ser interessante. Gostamos todos e a opinião é unânime. Gostaríamos de ir ver o mesmo grupo, no castelo de Almorol. Fazem lá uma atuação com o nome: VIRIATO. Parce bastante interessante, com cavalos e tudo ... Quem sabe num futuro próximo. E o tempo colaborou imenso. A noite esteve espetacular também.
No domingo, ainda dei um pulo ao aeródromo de manha. A Manela ficou em Tomar. Depois, na vinda para baixo, ainda passamos pela Isabel Cristina. Chegamos a casa já passava das 7 da noite.
Hoje, saímos cedo. Chovia a cântaros. Quando meti o cartão nos comboios, aquilo não deu. Fui rapidamente ao guichet e fiquei a saber que tinha cometido um erro na compra das viagens. Parece que são do Pragal para Lisboa. Nunca me tinha acontecido. Acabei por telefonar à Manela para voltar para trás e me levar ao Pragal. Só que, com os atrasos, acabei por perceber que já não dava e acabamos por vir para Lisboa. Ela foi para casa e ainda volta para Lisboa com as colegas. Têm um evento para atender. Decidiram vir de transportes. Nós para cá já apanhamos uma filas mas nada de especial. Por esta altura, já estará tudo entupido. Ainda por cima com chuva. Quem acabou por ir para Lisboa super atrasado foi a Manela. Era para ter apanhado o comboio nos Foros cerca das 08h15. Às 08h30m ainda estava a sair de casa.
Quanto ao voo, parece não estar por aí além atrasado. Pelo menos o portão já está aberto. É o 19. Logo, teremos que ir de autocarro para o estacionamento.
10h00m = Já estamos com 30 minutos de viagem. Fizeram-me um up-grade. Estou no lugar 3F. Ainda bem, apesar do atraso na saída, pelo menos irei comer uma bela duma refeição.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Fim de semana longo ... :-)

12h30m = Tempo para sair :-) Segunda-feira haverá mais.
Amanha terei a inspeção médica. Hoje até tomei dois comprimidos para a tensão. Já sei que amanha, como nervoso, terei a tensão elevada. O médico irá piar de certeza. Amanha tomarei mais 2. Depois volto à rotina normal de um por dia. Geralmente tenho a tensão ligeiramente abaixo dos 120/80. Costumo ter 110/70. Amanha terei para aí uns 140/90. Depois outra coisa que me está a aborrecer é o apito de alta frequência nos ouvidos. Ultimamente está omnipresente. Ora amanha, irei fazer o teste de audição. Tenho que fazer este exame de 2 em 2 anos. Este apito prejudica imenso o maldito teste. Ainda por cima, deverá ser um dos testes mais ridículos. dentro de um ultraleve, o barulho do motor é de tal ordem que, uma pessoa que voe muito naquilo ainda se arrisca a ficar meio mouco. E como vamos sempre com os auscultadores na cabeça, não dá muito para perceber porque tanto rigor com este teste especifico. Com a visão, acho muito bem que sejam exigentes. Agora com a audição ... não faz sentido.

Mais uma manha escura ...

está de novo uma manha escura com nevoeiro.
Ontem passei de novo pelo Lidl para trazer o leite, cerca das 8 da noite. Aproveitei e passei pelo carro para mudar as horas no disco de estacionamento. Os dias já são bem mais curtos. Já saí quase de noite. Depois, estive a ouvir Enya e Dark Celtic Music. Acabei por adormecer. Ainda falei com a Manela quase às 2 da manha. Ela já está de volta ao trabalho até às tantas. Hoje terá uma reunião em Lisboa para discutir o ano letivo e o tipo de formação que dão no centro, creio ... Aquilo está sempre a mudar de nome e eu perto o rasto a tantas abreviaturas ...
Vou de fim de semana comprido, deixando isto mesmo para trás. Os planos são imensos. Acho que não dará para ir ver o futebol. Pelo menos sei que eles nem compraram os bilhetes. Creio que já ficará muito em cima da hora.
Ontem mandei um email ao Alex Nikolayenkov. Conheci-o na NXP. Esteve lá um par de meses. Agora está na Freescale. Fico contente de saber que ele está bem, depois do que a NXP lhe fez. Pareceu-me uma boa pessoa, do pouco tempo que tive contacto com ele. O pessoal da Freescale que cá veio disse que estariam a contratar malta. Depois, uma deles mandou-me cumprimentos do Alex. Assim, decidi enviar um email através do LinkedIn. Aproveitei para perguntar se ele sabia se a Freescale estaria a contratar pessoal. Não lhe disse que tenho uma entrevista para lá esta segunda-feira (supostamente). Como nem sequer é para RF Power, achei que nem valia a pena mencionar.
Por aqui, ontem ... Radio Silence por parte do Boss. Nem sei se será bom ou mau sinal.  Hipóteses : 1 - Já decidiram que não renovo; 2 - Ainda nem falou com o Frances; 3 - Renovo e deverá estar já à espera do OK do pessoal acima dele. Esta ultima será a mais duvidosa pois penso que teríamos que falar primeiro do terminus da extensão do contrato. Para mim, estender até 18 de Dezembro seria uma boa opção. Uma extensao de 6 meses poderia também ser opcao desde que me deixassem ir de férias a partir de 18 de Dezembro até dia 5 de Janeiro.
Para a semana logo verei o que irá dar ...
Em cima, a previsão do tempo para a hora do jogo. Parece estar sem chuva ou com uma possibilidade muito baixa.
Em cima a previsão do tempo para Tomar. Entre as 5 e as 7 da tarde, poderá chover algo. Depois a coisa melhora. Para a manha de domingo, parece CLEAR :-).
11h15m = Fiz alguns progressos no LAB. Já tenho a bancada de medidas montada. Tem algumas limitações mas já estou a dar-lhes a volta. Pelo menos estou a trabalhar num local limpo e arrumado. Em relação ao circuito, acho que ao "gato assanhado" já está mais calmo mas, mesmo assim, ainda há muito trabalho pela frente.
O TP782 saiu com um atraso de 1 hora. Já na segunda-feira foi assim. Logo, deveremos sair daqui lá para as 4 da tarde. No worries !!! É da maneira que marco aqui mais meia-hora pelo menos. Tem a chegada prevista exatamente para um pouco antes das 3 da tarde.
Ora, a TAP já recebeu os 6 aviões novos. Eu até já voei num e ... não gostei. Os tabuleiros são tão pequenos que aquilo é uma bronca conseguir comer neles. Logo, agora o problema é mesmo e apenas e só ... da responsabilidade do Sr. Fernando Pinto e seus acólitos !!! Agora faltam apenas as tripulações. Isso é um problema única e exclusivamente da TAP.
O escritório está "on fire". A chinesada anda para aqui a gritar por todo o lado. Daqui a pouco é hora de almoço. A ver se consigo ter a meia hora extra de trabalho mais calma.
Já me esquecia que vou sentadinho no lugar 5A. Logo ao meu lado terei nada :-) Fui verificar para ver se o avião estaria cheio ou coisa parecida. Depois é que vi ... lugar 5A ... muito bom. Terei uma viagem bem calma. Irei ver uns JAGs :-)
O TP782 está com um ETA às 14h25m. Apenas 10 minutos depois da hora. Para quem saiu com 60 minutos de atraso ... parece demasiado otimista.
12h05m = deixei o circuito ligado para ver se o ganho se mantinha sem oscilações, se a temperatura não subiria ... Parece estável. Continua a dar um ganho de 15.4 dB, com um máximo exatamente a 1.85GHz. Estive a falar um pouco com o Richard. Disse-lhe os meus progressos e o muito que ainda terei que percorrer. Falamos do Frances. Parece que ele irá falar com ele também. Para a semana estará cá o tipo de Aveiro. Se o Frances não estiver aí, mais vale ele nem vir.
No site do aeroporto de Arlanda a chegada do TP782 já está prevista para as 15h00m. 45 minutos de atraso. A chinesada hoje ainda não saiu para almoço. Estranho pois já passa do meio dia e dez.


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Um rico fim de semana em perspetiva ...

Planos:
Quinta-feira:  Saída do escritório ao meio-dia, chegada a Lisboa prevista para as 18h30m.
Sexta-feira: Inspeção médica perto do Aeroporto de Lisboa das 8AM até às 3PM. 6PM - Ida para o estádio do Bom Fim para ver o Setúbal-Benfica. O jogo deverá começar às 20h30m. 11PM - Possibilidade de jantar chocos fritos depois do jogo, caso hajam motivos para celebrar ...
Sábado: Saída de casa às 10AM em direção a Tomar. Almoço por lá. 3PM check-in na Estalagem de Santa Iria, Tomar. 5PM entrada no Convento para assistir à peça: O nome da Rosa e jantar: duração => cerca de 6 horas.
Domingo: Pequeno-almoço às 09h30m. Passeio a pé pela cidade. Meio-dia, check-out da estalagem. Regresso a casa.
Segunda-feira - 9AM embarque no voo TP782 para Estocolmo.

Não existem planos para voar em Ultraleve :-( O aeródromo estará sem ninguém. O pessoal irá todo para o passeio do Cerval. Ponho um grande ponto de interrogação nisto. O tempo não deverá ajudar em nada !!! Mesmo que não chova, o céu irá estar carregado de nuvens. Isso é condição suficiente para estas aeronaves não voarem.

Agora ... o tempo coloca um ponto de interrogação enorme. Estive a ver as previsões. Tanto em Setúbal, à hora do jogo, não deverá chover, como em Tomar, durante o espetáculo. Mas estas coisas do tempo ... só vendo na altura.

Solinho em véspera de saída.

Temos céu limpo e muito sol. Frio também. Temperatura atual a rondar os 11-12 graus.
Ontem passei pelo Lidl. Esqueci-me de comprar leite. Tenho que ver como está o pacote que aqui tenho. Mas creio que terei que lá voltar hoje só para trazer o leite.
À noite, descarreguei os eps. 3 e 4 da série Outlander. Tinha visto apenas os 1, 2 e 5. Valeu a pena. Gosto das Highlands, cenário onde se passa esta história. Parece que o Bob também está a ver esta série. A história promete.
Por alguma razão, sempre senti uma ligação estranha à Escócia e às Highlands. Sempre adorei a cultura Celta, o folclore escocês, e as paisagens. Adorei os filmes do Higlander. Até os tenho em casa. A musica aqui na série aparece muito. Falam muito em gaélico. E a musica é cantada nesse idioma. Tudo isso me desperta uma curiosidade enorme. Sem saber porquê, sinto uma ligação/atração aquelas terras, desde sempre. Como se noutra vida, tivesse vivido por lá. Quando visitei a Escócia com a Manela, ainda não tinha este sentimento bem conhecido. Mesmo assim, quando passei pelos campos onde houveram aquelas batalhas onde morreram imensos Scots, aquilo tocou-me muito fundo. Nessa altura passava o filme Braveheart. Também gostei imenso da história claro. Outra lenda que gosto é a do rei Artur. Já li imenso sobre isto mas, foi sempre na perspetiva da curiosidade. Nunca senti uma sentimento estranho de que lá por ali andei. Com as "Terras Altas", esse sentimento está de certeza comigo. Atualmente, está em curso o referendo sobre a independência da Escócia em relação ao UK. Seria interessante uma decisão popular em relação à independência. Todos estes heróis que há 200 e tal anos morreram nos campos de batalha por uma Escócia livre, poderiam finalmente descansar em paz :-)
08h45m = A chinesada chegou e o Sol foi-se :-( Tinha um circuito montado no set-up que estou a utilizar para fazer as minhas medidas. Estava à espera que eles chegassem para dizer que ia tirar aquilo de lá. Decidi fazer o mesmo que eles. Tirei tudo e montei as minhas calibrações. Estou a tentar resolver a oscilação. Montei um condensador à massa na linha de saída. Mas, a esta altura, nem sei se o ganho que tenho não será mesmo fruto da oscilação. Parece que o chefe hoje volta a não aparecer. Precisava de outro par de olhos a olhar para aquilo.
11h00m = O china chegou ao pé de mim e disse que realmente precisava do equipamento que eu estava a usar. Era o que eu queria ouvir. Desmontei a placa e vim para aqui surfar :-) Amanha, se o chefe não aparecer, certamente que irei conseguir engonhar até às 12.
De hoje a exatamente 4 semanas, será o meu ultimo dia aqui. O contrato vai até dia 15 quarta-feira. Obviamente que não virei aqui apenas por 4 dias. Já mandei um email ao iraniano para o avisar que irei terminar o nosso contrato de arrendamento do quarto exatamente daqui a 1 mês. Falta fazer o mesmo para o meu chefe. Fui lá agora falar com o Ulrik. Ele está ocupado. Assim que terminar o email falaremos então sobre o terminus do contrato. Não vejo razoes para ele não aceitar a minha saída uns dias mais cedo. Mas, nunca se sabe ...
13h15m = Fui almoçar com o Ulrik e com o Richard. A conversa foi agradável e até consegui comer relativamente pouco. Antes disso tinha falado com o Ulrik. Foi uma conversa agradável e franca. Pedi-lhe para terminar o contrato na sexta dia 10. Ele disse que não via problemas nenhuns nisso. Depois falou se eu considerava a possibilidade de renovar. Falei-lhe das dificuldades que tenho tido, especialmente no relacionamento com os Chineses. A colaboração por deles é mínima. Por vezes até sinto que menosprezam o que estou a fazer em favor do trabalho deles. Agora, disse-lhe que assim sendo, isso não seria razão para não querer renovar. São apenas duas pessoas e o resto do pessoal com quem me relaciono são pessoas que gosto e respeito. Falei-lhe no Frances, no James, no Richard e nele próprio como pessoas com quem gosto de me relacionar. falei-lhe nas dificuldades do projeto e si e com quem tenho falado ultimamente para lhe mostrar que não estou nisto sozinho. Tenho pedido opiniões a outras pessoas. Até ontem, na reunião com a Frescale, pedi a opinião deles. Eles estão a lançar dispositivos GaN semelhantes ao que estou a usar agora e estão a ter muitos problemas de estabilidade. pedi-lhe que, ao pensar numa eventual continuidade da minha parte aqui, para analisar o meu CV e olhar para além deste projeto. Nomeadamente a nível de Low Power pois parece ser uma área que eles querem abrir. Isto orque, se formos apenas olhar para os resultados deste projeto, não me parece que os resultados excelentes de simulação que obtive, cheguem para dizer "OK lets make another contract". Agora, ele precisa de falar com o Frances, que está de baixa. Eu sei que o Frances tem problemas com tomadas de posição/decisão. Pelo menos essa é a minha ideia. Tomar uma decisão pela negativa será bem mais fácil para ele do que pela positiva, não tendo bem a certeza.
What ever ... Talvez hoje à tarde ou amanha tenha uma resposta. Logo se vê.
Entretanto, parece haver equipamento disponível no LAB para fazer uma bancada nova de medidas, junto do James. Assim, conseguiria ter o meu local de trabalho sem chineses à minha volta. A ver vamos ...
Outra coisa curiosa foi a reação dele quando lhe falei para pensar em mim não só para a continuação deste projeto mas para aplicações futuras. Reuniões anteriores falou-se tanto em Low Power. Essa é uma área onde também tenho muito conhecimento para partilhar. A reação dele foi interessante. Disse que já tinha realmente pensado nisso. Não sei até que ponto ele não terá recebido alguma informação dos agentes a dizer que eu não estaria satisfeito. Mas, claro, não estando satisfeito, sei que se sair daqui, para onde for, irei sempre ganhar muito menos. Logo, estarei certamente disposto a alguns sacrifícios para manter o que tenho agora. As conversas que tenho com os agentes, tenho que os manter motivados para procurarem algo para mim. Senão, quando o contrato acabar, corro o risco de ficar uns tempos sem ordenado. É mais ou menos o risco que corro agora. A entrevista que terei com a Freescale na segunda-feira, não faço fé nenhuma naquilo. Logo, e neste momento, a alternativa a continuar aqui é "férias" em PT. Eufemismo para: DESEMPREGO :-(
Acabo de receber o meu recibo de ordenado para os meses de Julho e Agosto. Estava à espera de receber mais de 19 mil euros. Esqueci-me que as "fees" do empresa que trata dos pagamentos são ... 700 Euros mais 32 Euros por transferência bancária. Assim, irei realmente receber algo mais do que 18000 Euros.
Entretanto, o iraniano acusou a receção do meu email com o pedido de cancelamento do contrato de arrendamento do quarto. Disse-lhe que afinal ainda não tinha bem a certeza se iria sair ou não. Que falaríamos acerca disto mais tarde. Duvido que tenha uma resposta antes da segunda.feira à tarde ou mesmo terça-feira. Isto porque na segunda irei chegar aqui muito tarde. Pelo menos a porta ficou aberta para a possibilidade de eu precisar de sair de hoje a 1 mês exatamente. Se pudesse continuar seria fixe. Voltaria aos meus planos adquirir um aviaozinho. Quem sabe, o Asso X italiano ainda está para venda. Por piada, o dia de manha era o dia que tinha combinado com o vendedor para ir lá testar aquilo :-(
15h00m = Já tenho a bancada limpa e o equipamento também. Aquilo estava tudo imundo. Já montei os cabos e fiz a calibração. O Network Analyzer que estou a usar está semi-avariado. Mas parece funcionar para medida de BW pequena. Ora eu apenas estou a medir com 100 MHz de largura de banda. Logo ... serve !!! Ainda me falta fontes de alimentação. Ferramentas, já tenho algumas mais essenciais separadas. Poder trabalhar num lugar arrumado é assim tipo sonho ... ehehehe ...