segunda-feira, 16 de setembro de 2013

No aeroporto de Charles de Gaulle, T1

Já são quase 6 da manha. daqui a pouco estarei de volta a Bruxelas e depois, Leuven. Irei comecar a terceira semana a bordo da Ansem.
A semana passada, terá sido uma das semanas mais difíceis para mim, a nível profissional.
A saber:
Primeiro: Colocaram-me a fazer desenho digital. No meu CV, que eu saiba, não tenho referencia nenhuma a experiência nesta área ...
Segundo: A informação do projecto continua a ser pouca, dispersa e sem exatidao.
Terceiro: Notei que o ambiente na empresa não é o melhor e existem rivalidades entre o meu "chefe" e o Stephen, o tipo que me "trouxe" para a empresa.
Quarto: Tenho despesas semanais que chegam a ultrapassar os 1000 Euros.
Tudo isto e mais ... dificultou imenso a minha adaptação. Daí que, numa reunião, o meu chefe se tenha queixado da minha produtividade. Ao que soube, o Stephen veio em minha defesa. Disse que ele estava a ser injusto e que eu ainda estava em fase de adaptação. Enfim, pormenores não sei. Nem me interessa saber realmente. O que é certo é que, eu de digital, o que sei, remonta à Universidade. Nunca tinha feito design deste género. Isto, a juntar ao fato que, simulação em Cadence, a bem dizer, já não fazia desde a ChipIdea. Assim, durante os primeiros 8 dias úteis, precisei de alguma assistência do chefe. Isto porque, como já referi, a informação do projecto não está realmente disponível, o sistema ainda não esta totalmente montado. Por exemplo, ainda nem posso fazer layout, nem verificações, nem extracoes. Mesmo assim, os últimos 2 dias até correram bem. Isto porque, estou finalmente a entrar no ciclo. Inclusivé, descobri que a máquina de estados que me deram para fazer, tinha um estado a mais. Queriam que fizesse um contador que depois, pudesse retirar sinais divisores de clock por 4, 5, 6 e 7. Só que, para retirar o sinal divisor por 4, a máquina contava de 0 a 4. Logo, dava 5 pulsos de clock, contando 5 estados. Levei um certo tempo até perceber que o guru (CTO) se tinha enganado. Assim que decidi alterar a máquina de estados, a coisa começou a rolar rapidamente. Depois, apareceu mais documentação nova. Com essa documentação, apareceram novos modos de funcionamento. Em vez de divisores por 4, 5, 6 e 7, passei a precisar de divisores por 5, 7, 8 e 10. Como tal, tive que alterar a lógica de controlo e acrescentar mais multiplexers e divisores por 2. Mais ... apareceram mais um ou dois sinais novos. E um sinal de serializer, em vez de dar um pulso por período de divisão, afinal tem que dar dois ... Assim, é impossível ser produtivo. mesmo assim, acho que as coisas estão a entrar nos eixos.
As minhas aulas do Cursos de Ultra-leves começaram. Já tive duas sessões de 2 horas. Apesar da net ter caído em ambas as sessões, correram bem e gostei imenso. Agora, preciso de ir renovar o certificado médico para poder finalizar a minha inscrição e poder começar com as aulas praticas.
Esta semana que aí vem será curta. Como vou ao médico na sexta, terei que meter uma folga. Tenho trabalho imensas horas portanto, não será por aí. Hoje, só consigo chegar por volta das 11 da manha. Não consegui voo ontem. Assim, voei para Charles de Gaulle na easyjet. Depois, tive que ficar no aeroporto a noite toda. Estou cansado e cheio de sono. No voo da Easyjet, não consegui pregar olho. Depois, já aqui no T1, também não consegui encontrar uma cadeira confortável o suficiente para poder descansar. Como na quinta-feira estarei a viajar, pedi para alterarem as aulas do curso de ultraleves. Assim, em vez de termos as aulas à terça e à quinta (como na primeira semana, iremos ter segunda e quarta. O que quer dizer que hoje, entre as 10 da noite e a meia noite, terei uma conference call com o pessoal do voo. Espero poder dormir um pouco entre as 7 e as 10 da noite. A ver se estou um pouco mais descansado para aguentar a pastilha de duas horas em frente ao ecran.
Esta semana promete :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário