quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CS-XAQ



Este podera bem ser o meu próximo aparelho. Recebi ha pouco um email do Pedro Costa a perguntar sobre o meu interesse em entrar para uma sociedade de 4 ou 5 parceiros. Disse-lhe que estaria super interessado. Apenas preciso de ter a certeza que o Curso de PPL-A vai para a frente.
A Susana disse-me que o meu cartão de aluno já esta pronto. Mais um curto passo em frente. Falta apenas a confirmação final da certificação dos examinadores dos GAIR. Mesmo com esta certificação garantida, será sempre um risco ir já para uma coisa destas. Estarei sempre a assumir que conseguirei fazer o PPL-A e que não me espalho nos exames. Mas isso já dependera apenas de mim.
Este avião é uma bomba :-) Trata-se dum RV9-A com um motor de 160 cv. Um dos share holders seria o atual dono que, o construiu. A sociedade seria de 4 ou 5 parcelas. Para mim tanto faz 4 ou 5. O Pedro Costa preferia 5 mas diz que com 4 já avança.
O avião tem 250 horas. Esta em muito bom estado. Ja foi testado pelo Pedro Costa. Ficaria talvez hangarado em Benavente.
https://www.vansaircraft.com/public/rv9perf.htm
No link de cima podem-se ver as specs deste avião ... Um espanto realmente !!!
A nivel de consumos de fuel e especificacoes, fiz umas contas :-)

Este aviao tem depositos de combustivel no total de 136 litros.
Cruzando a 55% (velocidade de 267 km/h) gastara cerca de 26.6 l/h, cerca de 9.96 l/100km
Cruzando a 75% (velocidade de 299 km/h) gastara cerca de 36.2 l/h, cerca de 12.1 l/100 km

Logo, isto não será muito diferente dos consumos dum Rotax. Caso conseguisse cruzar a 250 km/h no Sting do Pedro Costa, acredito que os consumos por hora fossem para la dos 20 litros. Logo, não serão muito diferentes dos tais 26.6 l/h que calculei.

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