Mais 16,5 milhões de chineses saíram da pobreza
O número de chineses vivendo abaixo da
linha de pobreza diminuiu 16,5 milhões em 2013, para 82,49 milhões,
anunciou o Gabinete Nacional de Estatísticas da China na segunda-feira.
No conjunto, os chineses que vivem com menos de 2.300 yuan (280 euros) por ano correspondem agora a 6% da população do país.
O rendimento anual disponível per capita entre a população urbana
(53,73% do país) cresceu 7% em relação a 2012, para 26.955 yuan (3.200
euros), indicou a mesma fonte.
___________________________________________
Contra os números acima, não há argumentos. A população da China, ultrapassa o 1,3 Biliões de pessoas. Nas cidades, onde tipicamente se ganha melhor, 53,73% da população, isto é: 700 milhões de pessoas têm um ordenado mensal de 267 Euros, sem direito a subsídios (Natal e Férias).
Em Portugal somos cerca de 4 milhões de trabalhadores. Temos uma remuneração média bruta que ronda os 1000 Euros. Com ordenados destes em Portugal, considerados na China, pelo chinês urbano comum de astronómicos, como é que podemos competir com eles? Um ordenado de 267 Euros em Portugal é ilegal !!! Ninguém pode receber abaixo do salário mínimo (485 Euros).
Depois, temos a Alemanha. A economia deles é o que se sabe. Eles mostram que é possível competir com os Chineses, apesar de terem ordenados ainda mais astronómicos, dirá um cidadão comum português. Ordenados galacticos diria um cidadão comum chinês. Na Alemanha, o ordenado médio ultrapassa os 3000 euros mensais. 3 vezes mais que em Portugal, mais de 10 vezes quando comparado com metade da população urbana chinesa. Faço ideia se formos para os campo, na China. Aí impera a pobreza franciscana. Ou talvez bem melhor dizendo: A pobreza Chinesa.
Governantes portugueses ... olhais para os exemplos europeus. Aprendam com eles a governar e deixem-se de tretas. Não quero ser alemão mas, gostava certamente de ser como eles :-( !!!
No tempo das caravelas éramos considerados uma super potencia, ao lado da Espanha. Dividimos o mundo em dois com o famoso Tratado de Tordesilhas. Pena que, de lá para cá, tenha sido sempre a descer :-(
Sem comentários:
Enviar um comentário