quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Portugal vai hoje ao mercado :-(

Confesso que estou ansioso por saber do que irá acontecer com a operação que Portugal irá fazer hoje nos mercados. Irão recomprar divida que vence em 2014 e 2015. 2 biliões de Euros ... A ideia será poupar dinheiro em juros e libertar fundos aos investidores para reinvestirem em futuras obrigações.
Pessoalmente, estou convencido que iremos ter uma saída limpa, sem programa cautelar. Embora toda a gente o recomende. Um programa cautelar iria manter-mos agarrados aos credores internacionais por mais um tempo. Daria mais segurança mas, iria/irá sair mais caro, em juros. Daí que FMI e afins, estejam interessados numa saída com o dito programa cautelar.
Só que, se neste momento já temos excedentes de cerca de 1 bilião de euros, devido ao que sobrou do ano passado e aos tais 600 e muito milhões que sobraram em Janeiro deste ano, tenho confiança que, iremos realmente cumprir as metas, sem necessidade de mais medidas de austeridade. Isso seria também uma excelente rampa de lançamento para as eleições europeias que se avizinham.
Mais sobre esta operação de recompra de divida, dentro de umas horas.
12h15m = Hora para os chineses andarem todos aqui a ió iá ... nhu nhi có máaaaaáááá ... Imediatamente antes de saírem para o almoço.
Portugal comprou 1.32 biliões de divida que vencia em 2014 e 2015. Ficaram aquém dos 2 biliões. Logo, terá sido um sucesso enorme. Irão poupar em juros e o mercado mostrou interesse em reter divida. O que quer dizer que confiam em Portugal. Exatamente o que estava à espera. Falta então os ecos dos partidos e imprensa. Para já, as únicas coisas a saírem são apenas reports. Agora, estou interessado nos comentários dos experts ...

O texto em baixo foi retirado duma noticia que li e explica bem o que sucedeu

Nem sabia que queriam abater tanto ... cerca de 15 biliões. Pensava que seriam 2. Reforça ainda mais o aspeto que tinha referido anteriormente de que, os investidores agarraram-se à duvida não querendo abrir mão da mesma. Logo, conclui-se em fato que: Portugal é um bom investimento!

Para 1025, pouparam-se quase 1% do PIB em juros (20,4 milhões)

==================

No total foram recomprados 1.320 milhões de euros, 293 milhões de euros que venciam em outubro deste ano e os restantes 1.027 milhões de euros em Obrigações do Tesouro cuja maturidade culminava em 2015.
De acordo com a imprensa económica, a linha de obrigações para outubro de 2014 foi recomprada a um preço médio de 101,971 face ao valor nominal (100, o que será reembolsado) e a dívida para o mesmo mês de 2015, a um preço médio de 103,437.
Em reação a estes dados, o diretor da Gestão de Ativos do Banco Carregosa, Filipe Silva, afirma que “Portugal conseguiu aliviar um pouco a pressão nos reembolsos que terá que fazer, mais em 2015, que foi a linha em que o montante recomprado foi mais significativo”.
“Ainda assim, a operação teve uma dimensão muito pequena e quase não terá impacto. Os ganhos também foram marginais: na emissão que vence no final de 2014 a poupança de juros foi de 758 mil euros, que é insignificante”, esclarece, acrescentando que “na emissão que vence em 2015, a poupança dos juros nestes 2 anos (2014 e 2015) será de 20,4 milhões de euros”.
Filipe Silva refere ainda, em comunicado enviado às redações, que “esta poupança, além de muito pequena, só será útil caso o Estado não precise de voltar a emitir dívida para ‘repor’ estes montantes”.

Sem comentários:

Enviar um comentário