quarta-feira, 25 de junho de 2014

A receita dos impostos nao para de crescer ...


Até Maio, o IRS rendeu mais 407 milhões de euros que em igual período do ano passado

A receita com o imposto sobre o rendimento do trabalho (IRS) cresceu 9,4% nos primeiros cinco meses do ano, atingindo os 4760 milhões de euros.
Ora se nos primeiros 5 meses do ano o IRS rendeu qualquer coisa como 3% do PIB e já atingiu a receita prevista para o ano fiscal de 2014, isso quer dizer que o que vier desde o mês 6 até ao final do ano será a mais ... Então, as receitas de IRS dos próximos 7 meses, caso sejam cerca de 5 Biliões de Euros, arrisca-mo-nos a ter uma folga de 3.5% do PIB em receitas de impostos, a mais, só à conta do IRS. Isso poderá querer dizer que a meta dos 4% de défice poderá estar amplamente garantida ... Espero para ver o desenvolvimento deste assunto.
Os numeros para o desemprego também são excelentes. E continuam a dar indicações de que irão continuar a descer. Isto junto com a guerra fratricida no PS para se saber quem ficará à frente do partido, são tudo boas noticias para o PSD+CDS. Neste momento as sondagens já os põem à frente do PS.
Quanto ao mercado bolsista, tem sido uma desgraça. Tudo porque a banca está em ebulição. No BES, é a desgraça que se sabe. A guerra da a sucessão promete continuar. E quando o Ricardo Salgado sair, se neste momento os podres da sua administração já vão surgindo à superfície, quando ele sair então, ainda aparecerão mais ... Depois o BCP anunciou um aumento de capital. Claro que, antes de verem as suas ações canceladas na Bolsa, desceram imenso. Ora o peso destas duas empresas no PSI20 é muito grande. Logo, o PSI20 tem descido uma coisa parva. Já está abaixo dos 7000 pontos. Uma bosta para os meus investimentos no Fundo.
Este tipo de eventos, que não eram suposto acontecer e que ninguém previu, condicionam em muito o risco, elevando-o ... Esperemos que este ripple passe rápido e que o PSI20 entre no Q3 a subir e vá subindo até ao final do ano. Hoje abriu a perder 1.25% mas, rapidamente subiu. Está neste momento em 0.5%. Mas todos os outros índices da Europa estão no vermelho. Logo, mais para a tarde, deveremos continuar com esta tendência "comunista" ... infelizmente
14h30m = O BPI anunciou que pagou antecipadamente o empréstimo que o Estado Português lhes fez. Em 2012 foram emprestados ao BPI, 1.5 Biliões de Euros. Quase 1% do PIB. Já anteriormente o BPI tinha feito pagamentos antecipados. Hoje pagaram o restante (420 milhões). O Estado ganhou com esta operação, mais de 100 milhões de Euros líquidos. Um negócio da "China". Mais dinheiro que irá sobrar nos cofres. estou cada vez mais curioso em saber onde irão parar todas estas receitas extra ...

Sem comentários:

Enviar um comentário