quinta-feira, 31 de julho de 2014

De férias :-)

Parece que a dor de dentes já passou. Agora estou a ressacar ... Tenho um pouco de febre. Se calhar preciso de dormir um pouco. Hoje é que precisava dum up-grade para ir mais calmo. Ainda por cima estou sentado na coxia. Certamente que me terei que levar durante o voo para alguém ir à casa de banho.
Estive a falar um pouco com a Manela. Parece que o tempo está de céu fechado na Aroeira. Estive a ver as previsões para amanha em Benavente e em Santa Cruz. À priori, estará sol. Logo, acho que o voo não estará em perigo.
O avião está previsto chegar antes do tempo. Desde que cá estou não me lembro disso ter acontecido. Especialmente porque ontem, saiu com um atraso de 02h30m. Já me estava a preparar para algo do género.
14h00m = Não comi o habitual hamburger. Estava um fila imensa no sitio onde costumo embarcar. Assim, vim para o Sky City. Mesmo assim, também tinha muita gente. Só que depois, vim direto para aqui. Já não passou pelo Max-Burger. Tenho uma maça na mala. Mas acho que irei esperar pela comida do avião. Desta vez, como vou de barriga vazia, calha-me o piolho de certeza :-(
15h00m = Já pela hora de Lisboa. O avião saiu mesmo à hora. Temos uma hora de voo já quase. Estou no piolho. Não me fizeram um upgrade mas, em contrapartida, o lugar ao meu lado está vago. E afinal, estou no 6F. Julgava que estava no 6D. Excelente. Até já dormi aí uns 30 minutos talvez. Agora falta vim a comida. desta vez irei comer.
Outra coisa curiosa, recebi um telefonema a entrar para o avião. Aquela possibilidade para a Irlanda afinal é para a S3. O agente estava a perguntar-me se teria disponibilidade para ir aos escritórios da S3 em Lisboa para uma entrevista. Só que, o avião estava a re-abastecer. Tive que desligar. Se calhar foi por isso que decidiram tao depressa sobre a entrevista. Viram que estive na Chipidea. De qualquer maneira, ir lá amanha fica super apertado pois terei que sair às 10h30m. Estava a contar com uma entrevista telefónica. Aí, poderia fazer aquilo no caminho para o aeródromo. Eventualmente, poderei lá ir na segunda-feira de manha, antes de irmos para o Algarve ou então, marco para de segunda a uma semana. Melhor mesmo é falarmos pelo telefone e depois então fazer o face to face na S3 Lisboa. Depois logo os cravaria para, em vez de trabalhar em Dublin ou Cork ... porque não el Lisboa :-) ???
16h45m = Já estamos a sair da França. Mais 01h45m e já chegamos a Lisboa. A refeição era o peixe da ordem com bacalhau. Comi e soube-me bem. Estou com a pança redonda. A sobremesa era uma mousse. Se calhar poderia ter evitado comer aquilo.
Tinha marcado uma noite para a estalagem de Palmela mas, fui vetado. Terei que desmarcar aquilo mesmo na data limite. A Manela não quer ficar mais uma noite longe da mãe. Compreendo. É da maneira que se calhar, faço mais um voo :-).

Henrique Granadeiro afastado da administração da PT

Segundo o CM: "Henrique Granadeiro foi afastado do novo Conselho de Administração da PT e da Oi. O atual presidente da Portugal Telecom já não será vice-presidente, conforma acordado inicialmente, e está mesmo de saída da PT."
É que, a OI não é Portugal. Por ali os costumes não são brandos. Claro que exigiram a saída desde "malandro". Certamente se encheu de dinheiro com este empréstimo cujas consequências ainda estarão por determinar. A nível de bolsa e de PSI20 tem sido catastrófico quase. Este mês o Índice baixou mais de 14%.
Espero que agora este senhor responda na justiça pelos negócios escuros que terá andado a fazer! Quanto mais não fosse, deveria responder na justiça pela gestão danosa duma empresa publica.
Henrique Granadeiro afastado da administração da PT Henrique Granadeiro foi afastado do novo Conselho de Administração da PT e da Oi. O atual presidente da Portugal Telecom já não será vice-presidente, conforma acordado inicialmente, e está mesmo de saída da PT.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/cm-tv/atualidade/henrique-granadeiro-afastado-da-administracao-da-pt
Henrique Granadeiro afastado da administração da PT Henrique Granadeiro foi afastado do novo Conselho de Administração da PT e da Oi. O atual presidente da Portugal Telecom já não será vice-presidente, conforma acordado inicialmente, e está mesmo de saída da PT.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/cm-tv/atualidade/henrique-granadeiro-afastado-da-administracao-da-pt
Henrique Granadeiro afastado da administração da PT Henrique Granadeiro foi afastado do novo Conselho de Administração da PT e da Oi. O atual presidente da Portugal Telecom já não será vice-presidente, conforma acordado inicialmente, e está mesmo de saída da PT.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/cm-tv/atualidade/henrique-granadeiro-afastado-da-administracao-da-pt

Ultimo dia antes das férias.

O circuito está uma bodega. Aquilo para ser posto a funcionar irá precisar duma abordagem ponto por ponto. São demasiadas variáveis juntas para se equacionar tudo ao mesmo tempo. E preciso de tempo ... Não pode ser feito na véspera de saída para férias. Precisarei de mais transístores e mais duas placas feitas. Depois, terei que testar ramo por ramo.
Ontem recebi mais uma confirmação de entrevista. Deverá ocorrer provavelmente na próxima semana. Amanha deverá ser muito em cima. Seria para 65 euros por hora para a Irlanda. Cork ou Dublim. Assim, a semana que aí vem deverá trazer novidades. Mas amanha ... será um dia para usufruir dum voo magnifico :-) A ver se levo a máquina para tirar uma fotos valentes ... Eu e o Tonito iremos até Sintra. Se der tempo, ainda iremos até Santa Cruz fazer um par de toca-e-anda. Iremos submeter um plano de voo e tudo. Muito bom :-) Embora o Paulo Almeida ache que estamos a por o carro à frente dos bois, eu quero é aproveitar e se possível, clocar mais duas horas de voo pelo menos. O resto ... são cantigas !!! Ele já me mandou a ilustração para o texto. Acho que ficou demasiado naífe. Mas, está engraçada ...
Estou com uma ligeira dor de dentes. Maxila do lado direito. Deverei ter uma ligeira inflamação pois até acho que estou com um pouco de febre. Já ontem me senti quente e achei que poderia ser gripe. Afinal, deverá ser isto. Já há muito tempo que não tinha dores de dentes. Inclusive, quando os escovo as gengivas já nem sangram como costumavam fazer. Vamos lá ver se não irei para o Algarve passar as passas em vez de férias.
Ontem o avião da TAP saiu com 02h30m de atraso. Vamos lá ver o que irá acontecer hoje. Irei monitorizar bem o caminho dele para cá. Se puder ficar por aqui mais umas horas irei fazê-lo. É escusado ir por aí acima e depois ir para lá secar. para já, existem alguns voos já como sinalização de atrasos na saída mas, em relação ao TP782, ainda não há informação.
09h30m = Fiz umas modificações ao circuito e ... começou a querer dar sinais de vida. Mas, ainda há um longo caminho a percorrer. Pelo menos pude ver que o Peak Amp está vivo e a dar algo. O Mais Amp já dá 10 dB de ganho. Ainda está 3 dB abaixo do que quero. Mas já é qualquer coisa. Falei com o Frances e disse-lhe o que preciso para daqui a duas semanas. Quero duas placas novas e mais 10 transístores. Preciso de tempo de licença para simular e perceber o que se está a passar. Quero replicar os resultados de simulação que tenho e saber exatamente quais os componentes que tenho que alterar para obter os resultados que quero. Para replicar os resultados das medidas, terei vários caminhos a prosseguir. Um deles poderá ser alterar o modelo acrescentando umas indutâncias em série com a porta e o dreno. Isto poderia modelar o efeito gullwing que o transístor tem neste momento. Vou coser um pequeno relatório para fazer o ponto da situação e mandar para o Frances e para o Ulrik. E depois ... férias :-)
10h00m = Já tenho o email cozinhado. Acho que terei sido bem claro acerca do que preciso quando estiver de volta no dia 18 de Agosto. Vamos ver o que dirão.
Parece que o BUS já está fechado o que quererá dizer que não deverá sair muito atrasado. Já estou a ver o progresso no site do costume (Plane Finder).
As dores nos dentes de plástico aumentam e terei que tomar dois Brufens. Que chatice !!! Espero que não seja nada nos pivôs senão ... lá se vai o trabalhinho todo por agua abaixo ...
10h45m = O avião terá saído às  09h26m de Lisboa. Mas, não o consigo ver no site. Tenho que ver nas chegadas em Arlanda.
Curioso, o avião não aparece no Plane Finder. Mas está noutro site e posso saber a sua posição. Neste momento está a passar Salamanca. Logo, daqui a uma horita ... arranco para férias.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Uma pena a esperanca que tive ... PPL down the drain ?

O João Mendes apareceu-me há uns tempos com uma escola em Portugal que queria lancar um PPL em sistema de E-Learning, em colaboração com uma escola inglesa (Bristol Ground School). Trocamos imensos emails com informação em relação a isto. Chegaram a telefonar-me da escola (dois tipos). Mas, há qualquer coisa de errado com esta malta. Quando se faz a pergunta sacramental: "Para quando está previsto o inicio do curso?" ... não respondem. Tanto eu como o João temos perguntado aos gajos e a resposta é sempre a mesma ... NADA !!! Ontem ou antes de ontem, recebi um email dum terceiro tipo lá da GAIR (a tal escola portuguesa) a perguntar-me a disponibilidade para fazer uma visita às instalações da Escola. Disse-lhe que a minha visita estaria condicionada à resposta deles para quando estaria previsto o inicio do curso. A resposta dele ??? NADA !!!
Como diabo esta malta poderá fazer negócio assim? O que me pareceu é que apenas usaram isto como um isco. Queriam que eu lá fosse visitar a escola. Eventualmente para me impingirem outro curso que por lá tivessem. Como fui bem claro que apenas estaria interessado neste ... nem se dignaram a responder.
Paciência. Talvez aparecem com isto um dia mais tarde, quando perceberem que será realmente uma boa aposta.

Huawei Leuven ... huuummm ?!


Hello Jay,

I have been chasing feedback all week.
It seems like one of the managers is away on vacation and they need him present in order to make the decision.

From what I've been told they are extremely impressed with how your interviews went and spoke very highly of you and your experience.

I will continue to pursue some feedback and will let you know as soon as they get back to me.

Hopefully we can get you on this project :) 


=============

Será que dá para acreditar no email que recebi agora mesmo no LinkedIn ?! 
A bem dizer, essa era a informação que tive do pessoal de lá quando fui entrevistado. O resultado viria eventualmente em Agosto. Lá para a primeira semana. Este manager que irá dar o AMEN ... poderá ser apenas tipo "ok força com isso". Se tiver que olhar para os budgets ... então poderá ser mais complicado, caso simplesmente eles não tenham verba para contratar. Isso deverá ser estranho porque se não teêm verba, para quê andarem a fazer entrevistas?
Portanto, haja paciência e a haver feedback, virá certamente quando estiver no Algarve.

Transistores soldados ao contrário ???

Não acredito !!! Mas é verdade. Os transístores GaN indicam a porta e não o dreno (como nos LDMOS). Ora eu nunca tinha mexido com um bicho destes. Ontem nas medidas, dei cabo de umas bobinas porque tinha a entrada CC com o dreno. Logo, a corrente a passar na bobina era suficiente para a abrir. Hoje de manha já mudei os transístores novamente. A placa já está com o cobre todo queimado.
Ontem sofri com o calor e hoje o mesmo. Ainda bem que amanha me vou daqui. Pode ser que quando voltar (daqui a duas semanas), a coisa já esteja melhor. Estou a pingar suor, às 7 da manha. Já acordei suado ...
Vi duas séries e depois o telejornal. Acho que adormeci a meio. Depois, foi apenas o telefonema da Manela a uma hora que nem sei. Novamente não foi fácil voltar a adormecer mas, lá consegui. Dormi direto até ao despertador.
10h00m = Já tenho os transístores montados e a trabalhar em DC. A placa está super marcada do calor. Consegui que me arranjassem um Soprador de calor. Assim, montar e desmontar o transístor fica muito mais simples. Foi assim que desmontei e montei o transístor do Peak Amp. Esse estava mesmo off. CC na entrada.
10h30m = Já tenho os dois circuitos a funcionar em DC. Mas oscilam com facilidade. Ainda não estão devidamente terminados. Preciso de ter 50 Ohm em cada lado para ver como se comportam. Para já, com a entrada em vazio e a saída mal terminada, não é fácil de os colocar a gerar as correntes de saída pretendidas. Mas consegue-se ... Neste momento está tudo a bombar bem :-)
12h30m = O circuito oscila que nem ginjas. Mas fiz umas simulações e percebi que está comprimido. Terei que diminuir a potencia do sinal de entrada.
15h15m = Já diminui o sinal na entrada. Aquilo oscila por todo o lado. Confesso que já não sei muito bem o que fazer. A placa já está meia destruída com o calor. Mudei o híbrido na entrada e acho que vou mudar o transístor também.
15h45m = Mudei o transístor no Main e troquei o híbrido da entrada.Coitada da placa já está mais quente que eu sei lá. O transístor já estava meio furado na entrada. Deitei-o para o lixo. Gostava de pelo menos ter ganho no amplificador de cima. Mas, o que tenho até agora, é uma porcaria que só visto :-( Não dá mesmo para aproveitar nada ...
Estou farto de beber agua e de suor como um porco. Fui almoçar com o James ao Fórum cá do sitio. Comemos a Caeser Salad. Aquilo é muito bom mas é bem grande também.
Imprimi o bilhete de embarque para amanha. Ainda não tenho pessoas sentado no meio. estou à janela. É quase certo que me deverão passar para a executiva. O avião deverá ir cheio novamente.
17h00m = Já limpei a placa o melhor que pude. Já está pronta para iniciar mais um set de medidas. Amanha terei tempo para me "aborrecer" com isso. Hoje, estou aqui a fazer mais um tempo e depois, irei destilar para o quarto ... Deve lá estar um calor que só visto ...

terça-feira, 29 de julho de 2014

Tarde para dormir. Hoje ... medidas !?

Ontem, acho que foi o dia em que mais cansado me senti por aqui. Nunca me tinha sentido tão em baixo. Depois, no quarto, estava um calor desgraçado. Ainda consegui fazer os dowloads da ordem. Vi dois episódios. Isto apesar de estarem na batucada. A casa do lado está a ser completamente renovada. Depois, a Manela ainda telefonou mas nem consegui acordar. Ainda ouvi o telemóvel a zunir mas não tive forças para pegar nele. Depois, à 01h30m da manha acordei e acabei por ficar acordado uma hora e tal, até o sono ir de novo. Ainda consegui fazer o check-in.
Estou mesmo a precisar de sair daqui. Mas para isso, preciso de saber o que se passa com a única hipótese que tenho em mãos. Acho que deverei ter feedback ainda esta semana. Senão, mesmo que seja positivo, ainda terei que fazer aqui mais um mês, até ao final de Setembro.
Hoje, continua o calor mas, para já, nem corre vento. estou com a janela completamente aberta. O toldo baixou automaticamente. Assim, o sol já não bate nas costas. Posso abrir a janela toda. O chefe chegou de bicicleta, todo encharcado em suor. Quanto à minha situação, está na mesma. Não vejo interesse nenhum desta malta em realmente testar isto. Continuarei a ver as noticias na Internet.
12h15m = Comecei finalmente a montar uma bancada para medir o circuito. Tive que esperar a manha toda até às 11. Assim, até à hora do almoço, soldei as leads todas; já tenho as fontes de alimentação preparadas; o espanhol está a ajudar-me com o Network Analyser. Parece ser necessário também um driver para elevar a potencia do sinal de entrada. Irei fazer um varrimento na potencia, escolhendo a frequência central de 1.85 GHz. Testo um circuito de cada vez. Primeiro o que acho mais simples de afinar. O circuito de baixo. Depois atiro-me ao de cima.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

The Outphaser ...

Esse é o nome que inventei para o meu circuito. 
O sub-chefe regressou hoje de férias. Mostrei-lhe o meu circuito na placa com todos os componentes soldados. Ele está expectante com os resultados das medidas. Com ele por cá, já acredito que seja possível medir isto ainda esta semana. Falei-lhe nos "pressure points". Pontos do circuito onde eventualmente penso que poderão surgir problemas e, formas para os solucionar. Disse-lhe que olhava para isto como uma primeira iteração. Numa segunda iteração, gostaria de me livrar de todas as bobinas. Usar linhas nos seus lugares. Com isso, poderia realmente melhorar a Eff, especialmente do circuito de cima. Assim, esperemos que isto dê medidas próximas das esperadas. Assim, poderei ganhar um novo fôlego.
15h40m = Bem ... estar cá o espanhol ou nada acabou por ser o mesmo. Daqui a pouco estarei daqui para fora e foi mais uma dia a trabalhar para a micose. Estou mesmo morto de sono. Até já fui para a casa de banho um bocado e fechar os olhos um pouco.

domingo, 27 de julho de 2014

A ultima semana antes das duas semanas de férias ...

E será curta. Estou para ver se consigo medir o circuito.
São 00h30m. Já estou no aeroporto de Arlanda há cerca de meia hora. A viagem de Copenhaga para aqui também correu bem. Vim a ouvir musica. Passou num instante. Ainda estou no portão de chegada mas, isto aqui tem uma "vending machine". Quer dizer que o pessoal passará a noite a vir aqui. Terei que mudar de poiso. O avião da Lufthansa já chegou. Deverei pirar-me para aquele portão dentro de alguns minutos.
Como não dormi nada nos aviões, salvo alguns minutos no da TAP, espero conseguir descansar aqui um pouco.
Mudei de poiso mas isto aqui também tem outra máquina ... DAMN !!!
06h30m = Mudei de poiso e fiz bem. Fiquei num portão cujo avião deverá sair às 07h15m para Malaga. Logo, fiquei sossegado por ali até às 05h30m. Consegui dormir um pouco. Mas, estou cansado e cheio de sono. Será complicado ficar por aqui até às 16h30m.
Já tenho o Focus Diesel da ordem. Desta vez não fui surpreendido pela Hertz. Este é o carro que a minha cabeça escolhe. O coração escolheria outro de certeza. Gostaria muito de conduzir um dos Evoques que lá estavam (2 :-( ). Assim, trouxe um dos dois Focus que lá estavam. Já sei que na Quinta-Feira, na bomba de Gasóleo, não terei surpresas desagradáveis.
Estou com os calores da ordem. Tenho a janela aberta. espero que isto esteja "chinese free" até às 8 e tal.
08h30m = A Chinesada já chegou. Pergunto-me se e/quando o meu circuito será medido. Acho que me irei borrifar para isto. Quinta-feira e as minhas férias estão ao virar da esquina e quero mesmo é sair daqui. Veremos o que isto irá dar.
Por aqui, as temperaturas estarão na casa dos 30s. Uma chatice :-( Faço ideia o calor no quarto ... Tenho a janela mesmo escancarada. Sempre entra um fresquinho pouco.
10h30m = A cair podre de sono. Estou mesmo nas ultimas. estou capaz de fazer como a chinesa: Meter a cabeça em cima da mesa e dormir.

Fim de semana “FURACÃO”.


A viagem na sexta, para além do pequeno atraso foi, muito boa. Até vim em primeira classe. A comida foi um traste. O bacalhau estava salgadiíssimo, o azeite do tempero estava rançoso, o pudim de priscos uma bodega. O vinho espumante bruto estava bom, o brandy que tomei no final da refeição estava espetacular.
Em casa, já às 9 da noite, a Sofia telefonou a convidar para irmos ao Fórum. Ela vinha do trabalho. Tentei arranjar forças e lá fomos. Fomos vê-la comer J. Ela atirou-se à comida chinesa que, foi um gosto ... Eu apenas bebi um sumol no copo cheio de gelo.
Sábado de manha fomos à praça. Trouxemos tamboril para fazer o arroz. Cozinhei aquilo tudo na Bimbe. Como estava pressionado com o tempo, a coisa não correu muito bem. Comi à pressa e fui para o aeródromo. O voo com o Palma correu bem. Vim de lá já a pensar no voo de domingo com o P.Almeida.
Cheguei a casa eram 17h30m. Tínhamos a Paula e CPa para lanchar. Havia caracóis ... L e uma Manela embirrante até dizer chega. Estava furiosa com o fato de eu ter ido para o aeródromo, ainda por cima de tarde. Disse-lhe que não tinha conseguido marcar a aula para de manhã. Mesmo assim ...
Às dez da noite estava super estoirado. Tive que ir dormir. De novo ficou furiosa. De manha tinha que me levantar cedo para ir voar de novo. UI ... ?!!!
Hoje, ela de madrugada andava inquieta ... Acordou-me antes da hora. Acabei por me levantar antes das 7 da manha. Fui muito cedo para o aeródromo. Cheguei lá eram pouco mais de 08h30m. O Sr. Ernesto ainda nem tinha chegado para abrir o portão. E vim pelo caminho a 90 à hora. O tempo estava super forrado. Tivemos que esperar até às 10h30m para termos condições para voar. Acabei por sair do campo de voo ... quase ao meio dia e meio. Cheguei a casa, fomos rapidamente para o almoço, os 4. Almoçamos no Club House. A comida era muito boa. Um buffet. Pudemos conversar os 4 um pouco. Olhei para o relógio ... 14h10m ... Vou perder o avião ... Lá pagamos e voltamos para casa. Ainda tive tempo para um duche rápido e fazer a mala num instante.
O caminho para o aeroporto foi o costume. Estava no RX com cerca de 60 minutos em relação à hora de embarque. As despidas com a Manela foram secas. Ela continuava áspera até dizer chega. Uma bela maneira de sair para mais uma semana de trabalho. Felizmente será curta e depois terei duas semanas de férias.
Neste momento, estou no lugar 3F, na executiva. O meu bilhete foi de novo “upgreidado” J Ao meu lado um par de toscos brasileiros endinheirados. Ele ressona que nem um “porco”, ela mete os pés na parede como a Sofia fazia quando tinha 10 anitos (agora tem 19 e ainda faz L). Nem comi ... Ainda tenho a barriga cheia do buffet do almoço. Apenas bebi uma Coca-Cola num copo cheio de gelo ...
O Avião saiu à hora prevista. Logo, não deverei ter problemas em fazer a ligação com o voo para Estocolmo.
“A vida é bela” ... quando tudo corre bem ... pelo menos com os aviões ... Já tenho que me chegue a outros níveis.
Uma hora para chegar ao destino, vento de popa a 64 km/h. Já estamos sobre a Holanda.
Foi um fim de semana “FURACÃO”. Passou muito depressa. Mal estive com a Manela. O tempo que estive ela esteve de cara amarrada. Paciência. Talvez para a semana seja melhor.
O brazuca ... ressona ... Afinal são uma série deles todos na classe executiva. Que diabo esta gente irá fazer à Dinamarca ? E não são os primeiros. Estou farto de ver malta desta lá.

Praise loudly ?!!!


Há uns tempos atrás, o António Palma teve um pequeno acidente. E foi numa aula, imediatamente a seguir à minha. Ainda nem tinha chegado a casa, recebi uma chamada dele com uma voz mesmo em baixo de forma. Disse-me que a aula que tínhamos marcada para o dia seguinte, não iria ser possível pois o avião tinha uma das pás do hélice partida e o trem de aterragem dianteiro danificado. Fiquei com imensa pena dele. Achei por bem dar-lhe algum apoio. Disse-lhe que me sentia muito bem nas aulas dele, que estava a aprender muito e que era a pessoa com quem mais gostava de voar. Ora ... ora ... Assumi que ele seria homenzinho e guardaria este elogio para si. Já voltarei aqui mais tarde.
Ontem tive aula com ele de novo. Ele disse no final que a aula tinha corrido muito bem. Concordei. Marcámos uma aula para a próxima sexta-feira. Iremos para Sintra. Almoçaremos por lá e depois, iremos a Santa Cruz fazer um par de toca e anda. Claro que adorei a ideia. Irei ver uma a fazer um plano de voo, submeter aquilo e ouvir bem as comunicações todas durante o voo.
Hoje, tive uma aula com o Paulo Almeida. Confesso que estive a semana toda a pensar nisto. Queria mostrar-lhe o que já sabia. O que é fato é que me tenho sentido muito confortável nas ultimas aulas que tenho tido, sempre com o António Palma. Cheguei ao aeródromo muito cedo. Até tive que esperar que me abrissem o portão. O tempo estava mesmo fechado. Mesmo a dizer: “Não vás voar L”. Entretanto chegou o Paulo Almeida no seu motão. Aproveitamos para conversar e ir preparando um eventual voo, caso o tempo abrisse. A conversa evoluiu para campos que, confesso que, me surpreenderam um pouco. Comecei a notar alguma aspereza em alguns comentários em relação ao António Palma. Comentários do tipo: “Pois ele é pago à hora ... gosta de ir almoçar a Sintra à Sexta ...”. Enfim, notei que afinal, neste “Reino da Dinamarca” onde eu julgava estar, afinal ... as “sogras” não se entendem. Este “Reino” afinal é muito mais mundano e humano do que eu julgava ser ... Existem rivalidades entre eles e invejas. Que diabo ?!!! Porque é que cada um quer é estar no castelo do outro? Ou por é que o nosso castelo parece ser sempre pequeno? Enfim ... tentei ouvir estes comentários e manter-me o mais neutro possível. O tempo abriu, e a conversa também. Evoluímos para terrenos muito mais interessantes e “a-pessoais”. Acabamos por pôr a máquina cá fora e lá nos fizemos aos céus. Mal entramos no vento cruzado e depois no vento de cauda esquerdo da pista 33, começo a notar um comportamento do avião, completamente diferente do que eu conhecia até então. Ou melhor: Daquilo a que vinha estando habituado nas ultimas horas de voo. A 4400 RPM o avião ia a 160 km/h. Estava habituado, nesta rotação  a que o avião voasse a cerca de 140km/h. Depois, recolher os flaps devia de ser feito a 500 pés. Com o Palma, limpava o avião imediatamente a seguir a passar as linhas de alta tensão. Como o avião estava a voar muito mais rápido, tudo se estava a passar muito mais depressa também. Ora eu já estava acondicionado para outro tipo de reações. De modo que, na perna base, aquilo ia tão depressa que, falhei o ponto de entrada na final, cheguei muito depressa à pista, falhei a aterragem e acabei por fazer uma passagem baixa. Enfim ... um desastre. Eu queria mostrar-lhe que já ia dominando aquilo e acabei por mostrar apenas que ... ainda estou mais verde que a cana da índia. Fui-lhe dizendo que não estava a reconhecer as reações do avião. Não estava habituado a estes “estímulos”. Ele disse que estávamos num dia sem vento (apercebi-me que tinha voado sempre com nortadas valentes) e que ele pesa aí uns bons 30 quilos a menos que o Palma. Ora num avião com um motor de 100cv, isso faz uma diferença brutal. Depois de cerca de 1 hora de voo e 5 toca e andas, lá voltamos à pista apara aterragem final. Claro que ele tinha imensos reparos a fazer. Notei que os enfatizou demasiado e estava com uma atitude que de pedagógico pouco ou nada tinha. Ouvi tudo aquilo e rematei com um: “Não estava à espera de aprender tanta coisa hoje”. Fui para casa com uma carrada de frustração que só visto. Depois, já a caminho do aeroporto, fui falando com a Manela. Muitas das vezes mais comigo, a pensar alto. Apercebi-me que, o Sr. “Tonito” Palma terá enchido (eventualmente) a boca com aquilo que lhe disse. Terá digo que eu disse que ele era a pessoa com quem eu mais gostava de voar, com quem eu mais me sentia confortável. Ora isto dito aos outros instrutores ... certamente que eles não terão gostado de ouvir. Primeiro: Ele deveria ter guardado o elogio que lhe fiz, de modo particular, para ele apenas.
Segundo: Os outros instrutores, se fossem pessoas seguras de si, não deveriam de acusar “azias”.
Terceiro: “Praise loudly” ??? Not really. Porque quando a pessoa que ouve o elogio se comporta duma forma infantil e precisa de o espalhar à sua volta, isso poderá causar invejas. Especialmente se, o pessoal que o rodeia, está em guerrinhas uns com os outros.
Como disse ao Paulo, não estava à espera de aprender tanta coisa hoje. Mas, não só aprendi muito do avião como, a nível das relações interpessoais. Voltei a crescer mais um pouco.
“Life is a process”. E, como dizia o Freddy Mercury: “Let us never loose the lessons we have learned”.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O fim dum império familiar. Tudo por causa da GANANCIA !


Ricardo Salgado saiu na quinta-feira ao final da tarde do Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, indiciado por crimes graves: burla, abuso de confiança, falsificação e branqueamento de capitais. Com escassos minutos de diferença, a holding-estrela da família Espírito Santo, a Espírito Santo Financial Group (ESFG), informou que pedira a protecção de credores junto das autoridades luxemburguesas. Dois episódios que traduzem um virar de página, com o fim de um centro de poder considerado o mais influente da vida política, social e financeira em Portugal dos últimos 15 anos.

Ontem, quando a ESFG, que possui 20% do Banco Espírito Santo (BES) e 100% da seguradora Tranquilidade, entregou o pedido de protecção contra credores nos tribunais do Luxemburgo, a implosão do Grupo Espírito Santo (GES) foi oficializada. Isto porque o grupo sempre se definiu como estando articulado em torno de três sociedades: a Espírito Santo Internacional (dona da Rioforte e com 49% da ESFG), a Rioforte (hotéis Tivoli, Comporta, ES Saúde, ES Viagens e ES Properties) e a ESFG. E todas as holdings assumiram nos últimos dias a falência ao declararem-se incapazes de honrar os compromissos com os seus credores, ou seja, sem condições de pagar as suas dívidas. Os gestores de falência entraram já nas empresas.

==================

A ganancia deste senhor (Ricardo Salgado), afundou um império económico em Portugal. Mostrou que este pequeno País pode afinal influenciar as Bolsas Europeia. Quando se soube deste escândalo,  os principais índices bolsistas da Europa ressentiram-se. Uma coisa que nunca achei sequer imaginável.
Apesar de tudo, a nossa Bolsa até reagiu bem a este terramoto financeiro. Pelo menos até ver.
Falta saber o que irá acontecer à PT (a nível nacional e da sua fusão com a Oi Brasileira), ao Sr. Granadeiro e ao Sr. Bava (que diz que não sabia de nada ...). Acha pachorra para toda esta corja ...

Comeca o fim de semana

É como se já estivesse nele. Lá fora, o tempo está excelente. Convida mesmo a sair daqui. Já estou a ver o voo que estará para sair de Lisboa para Arlanda. está de porta aberta mas o embarque ainda não começou. estará com o atraso do costume. Uma meia horita pelo menos.
Ontem já deveria estar com o bichinho da saída. A Manela telefonou às 01h30m e depois dormir foi um sarilho. Acho que deverei ter andado às voltas até às tantas. Acabei por me levantar hoje já passava da hora. Ontem queria ter adiantado a hora de me levantar e parece que mexi foi na hora do relógio em vez do alarme. Ou melhor, a hora automática da rede estava errada. Passei aquilo para manual para acertar. mesmo assim, acabei por chegar aqui á hora do costume. Cerca das 06h15m. Posso perfeitamente sair daqui às 12h15m, em vez das 12h00m. O avião irá certamente sair com atraso. Só começou o embarque agora. Logo, pelo menos 30 minutos para sair. ETD para as 09h30m locais. Fixe. fico com mais tempo para sair daqui calmamente, quando a chinesada já tiver saído para almoço.
Hoje, experimentei deixar o carro um pouco mais acima do local do costume. Até fica mais perto da entrada da empresa. Acho que o estacionamento é o mesmo. Os fiscais, por qualquer razão estranha, não controlam esta área. Ainda bem ... até ver ...
Afinal o avião que fará Lis-Arl saiu às 09h38m locais. Já o tenho no radar do site. E já tem um ETA com 15 minutos de atraso.
11h40m = Já tenho informação que a saída do avião de Arlanda estará atrasada 20 minutos. Sei que estará a apanhar ventos de frente pois a velocidade dele há pouco, nem chegava aos 400 kts. É da maneira que quando for para baixo irá à vela :-)
13h40m = Já entreguei a bomba. Correu tudo bem. Na gasolineira, foi uma festa. 20 Euros de gasolina por 5 dias. Not bad :-) If you want to run cool, you have to run on heavy fuel.
De resto, já comi a habitual refeição do Max Burger. Estou composto. Às tantas, no avião da TAP, acabo por comer nada ...

Tenho ou não tenho razão ?!!!

Atraso na entrega de aviões não justifica todos os cancelamentos na TAP, diz sindicato


O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil alertou para o facto de faltarem tripulantes na TAP, situação que tem levado ao cancelamento de alguns voos. (...)
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil acusa a TAP de má gestão e entende que o cancelamento dos voos na companhia aérea no último mês não pode apenas ser justificado com o atraso na entrega de aviões.
Ouvido pela TSF, o presidente deste sindicato gostaria também de ver esclarecido o facto de a transportadora aérea ter vendido bilhetes e depois não ter operação suficiente para os acomodar.
«Chega a altura e não há forma de levar os passageiros ao seu destino ou andamos a transportar os passageiros em companhias charter de questionável qualidade ao pé daquilo que são os padrões da TAP», acrescentou Jaime Prieto.
Este responsável, que considera mesmo que existe um «erro de gestão operacional» na TAP, alertou ainda para o facto de faltarem tripulantes na companhia, situação que tem levado ao cancelamento de alguns voos.
«Se, neste momento, com o número de aviões que temos já há voos a serem cancelados por falta de tripulantes como é que vindo mais dois ou três aviões vão colmatar esse problema?», perguntou Jaime Prieto.
O presidente deste sindicato, (...) considera ainda que a TAP tem vindo a perder qualidade, assunto que será discutido na assembleia-geral do sindicato desta sexta-feira.
Jaime Prieto contestou ainda o que disse ser a «sangria de quadros na nossa empresa, a desestruturação da nossa operação e a perda de qualidade com os nossos passageiros»
«Quando aparentemente não há responsáveis e não há o apurar da realidade e uma inversão da política a nível laboral como a nível operacional então alguma coisa temos de fazer e não podemos continuar a ver a caravana a passar», concluiu ...
=======
Penso exatamente assim e transcrevo esta noticia apenas para reforçar o que tenho vindo a dizer. Não gosto nem nunca gostei de estruturas sindicais, em Portugal. Quando pertenci a Sindicatos (nos meus tempos de marinha Mercante), filo porque a tal era obrigado. Sempre constatei que estes sindicatos estavam lá mais para defenderem os seus tachos do que os interesses dos seus associados. Neste caso da TAP, as criticas que aqui são feitas, não são mais do que descalces do que tenho vindo a dizer. Se faltam desde já tripulantes que as aeronaves existentes, como diabo a situação será resolvida com a vinda de mais aeronaves? A justificação do sr. F.Pinto cai por terra. Diz que os cancelamentos dos voos se devem ao atraso da entrega das aeronaves. Se as tivesse depois não teria tripulações para elas ... Existe má gestão na TAP e os responsáveis por essa mesma gestão, não só enchem os bolsos com chorudos prémios de produtividades, preparam-se para encherem os bolsos até mais não com o processo de privatização que aí vem e, passam incólumes, sem serem chamados à barra, para prestarem contas desta forma ignóbil de gerir a nossa companhia de bandeira.