Na TAP, nos dias que correm, vive-se o estado duma Republica das Bananas. Bravo Sr. Super-Gestor Fernando Pinto !!!
Repare-se como uma empresa que atualmente nem aguenta as rotas que tem, em vez de primeiro tentar consolidar a oferta presente, abre ainda mais rotas novas:
Depois de abrir a 3 de junho a rota Lisboa-Manaus-Belém,
que passa a fazer a ligação no norte do Brasil, a TAP inicia esta
semana outras nove rotas, que permitirão aumentar em 8% a oferta da
companhia. O aumento das vendas de julho é já de 11%.
A segunda estreia da companhia, depois do voo
para o Brasil que arrancou a tempo do Mundial 2014, é já hoje, com o
voo Lisboa-Bogotá-Panamá, que parte às 12h10 da Portela. A entrada no
Panamá e Colômbia vão permitir a concretização de um objetivo antigo da
companhia aérea que consiste em reforçar a oferta da companhia na
América Latina, onde a concorrência da vizinha Ibéria é forte, mas onde a
TAP prevê um forte potencial de crescimento.
Mas não é tudo. Esta
semana arrancam ainda os voos para Hanover, Talin, Gotemburgo, São
Petersburgo, Belgrado, Oviedo e Nantes. Com estes reforços a TAP prevê
aumentar a oferta e, desta forma, atacar em força os meses de verão.
No
entanto, as aberturas chegam numa altura em que os passageiros da TAP
se têm visto forçados a esperar mais do que o normal para poder embarcar
e, até, em alguns casos ver os respetivos voos cancelados.
Estes problemas, que têm sido frequentes nas últimas duas semanas,
devem-se ao atraso na entrega dos primeiros dois de seis novos aviões
que a companhia adquiriu, precisamente, para fazer o reforço do Verão.
Só que o problema não está apenas no numero de aeronaves. O problema reside também no fato de não conseguirem popular os voos atuais com tripulações. Se não há tripulações para os aviões atuais, para quê comprarem ainda mais ?
Empurrando com a barriga para a frente, a solução parece passar por alugar aviões + tripulações:
O fretamento de aviões foi a única alternativa encontrada pela TAP
para contornar o "atípico" mês de junho, mas a fatura a pagar pela
companhia será pesada. A TAP terá gasto três
milhões de euros para pedir "emprestados" 186 aviões a outras
companhias e, desta forma, assegurar a continuidade da operação.
Pelo meio, as greves que apareceram também não ajudaram em nada. Muitos voos terão sido cancelados. Acho que isso, por outro lado, até ajudou mas enfim ...
Nos
primeiros seis meses do ano foram cancelados "apenas 250" voos entre os
50.800 operados (350 voos por dia). Só a greve de
controladores em França cancelou 40 voos.
"Com um load-factor de
mais de 80%", a tarefa de re-emcaminhar passageiros foi mais difícil. No
entanto, a companhia espera que tudo volte à normalidade em julho,
quando os aviões chegarem.
Ai é? Quando os novos aviões chegarem? E tripulações para os popular? Terão que as alugar a outras empresas certamente ...
Em Julho, a empresa espera que tudo volte à normalidade. No entanto, as informações que tenho é que até Setembro, a coisa não estará preta, estará ... NEGRA !!!
Em Julho, a empresa espera que tudo volte à normalidade. No entanto, as informações que tenho é que até Setembro, a coisa não estará preta, estará ... NEGRA !!!
Como disse ... uma autentica Republica das Bananas ... Está instalado o granel total !!!
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