quinta-feira, 28 de agosto de 2014

No avião de volta a PT ...

O avião está previsto chegar às 14h05m. 10 minutos adiantado. Muito bem. Assim garantimos que saímos a horas :-). O caos na TAP continua. Hoje de manha estavam vários aviões atrasados mais de 2 horas e um voo cancelado. O de Nice. Felizmente que por aqui, nesta rota Lisboa - Estocolmo - Lisboa, as coisas têm corrido mais ou menos.
14h07m = O avião chegou mesmo certinho com a previsão. Terá aterrado mesmo antes da hora. As primeiras pessoas já estão a sair.

De fim de semana prolongado ...

10h00m = Não tarda nada saio. O aviao TP782 está quase a sair. Neste momento já está fechado o embarque. Daqui a pouco já o irei seguir no Plane Finder.
O fim de semana promete. Para além de ser longo, irei tirar a sexta, virei também apenas na segunda-feira. Até dará para ver o Benfica Sporting na TV. Depois terei voo no domingo, teremos uma noite no nosso hotel de eleição com a família toda. O António será entrevistado para a TV (SIC) e propuseram-lhe dar aulas práticas para o ano na Faculdade. Irá ganhar mais de 700 Euros. está todo contente. Nós também :-) !!!
Quanto ao meu voo, espero que seja o voo onde finalmente irei começar a aterrar sozinho. Faltava-me apenas aquela dica de puxar o manche ao chegar à pista para arredondar e dissipar energia. Aplicando isto, acho que poderei fazer as coisas mais autonomamente. Great expectations ...
13h30m = Já estou no portão 10A, à espera do voo para PT. E sou o primeiro. Não está ninguém por aqui.
A viagem para aqui correu impecável. Despedi-me da Liam Ying com um abraço. Ela amanha estará de volta à China. Quanto ao resto, deixei o transformador na cadeira do Richard e ala que se faz tarde. No caminho pata cá recebi uma chamada dum agente relativo a uma vaga para layouter na Freescale. A entrevista será algures na semana que vem. Exatamente o que eu precisava para levantar o meu moral. Ir para Toulouse poderia ser uma experiência agradável. O salário seria uma porcaria mas as despesas seriam muito menores e as despesas também. Teria voos ao final do dia de Lisboa e às 5 da tarde de Toulouse. Ter a Freescale no meu CV seria interessante também. Vamos ver o que dará.
O telefonema do agente foi feito durante o caminho de carro para aqui. Entreguei o Focus SW, depois de 5 litros de gasoleo no depósito. Este carro é a escolha mais sensata de todas. Na segunda feira irei chegar à Hertz depois das 14h30m. Como depois irei entregar o carro a seguir ao meio dia, economizo um dia de renting.
Agora, é tempo de cheirar Portugal. Aqui vamos para um fim de semana comprido. Bem preciso :-)

Ultimo dia da semana

Quem sabe se ultimo dia aqui. Claro que se eu pressionar, dará para cá ficar mas, confesso que não estou interessado nisso.
Ontem o António telefonou. Parece que será entrevistado pela SIC na sexta e fizeram-lhe uma proposta para dar aulas para o ano. Fiquei sem perceber se seria para o próximo ano escolar ou se seria para começar em Janeiro. Irá ter um ordenado superior a 700 Euros e não paga a propina de Mestrado. Muito bom.
Quanto a ficar por aqui, pois acho que tido itá depender da conversa que terei hoje com o Frances e o chinês esperto. Irei tentar explicar que com os SMDs, a largura de banda ficou muito estreita. O circuito parece muito sintonizado. Talvez se fosse feito com microstripes fosse melhor. Ainda tentei começar um circuito assim. Consegui ver-me livre de duas bobinas mas, não houve nem tempo nem licenças para continuar este estudo. Portanto, com estes resultados, creio que o Frances irá dizer para parar com isto. Eventualmente, poderá dar-me outra coisa para fazer. Como apenas tenho mês e meio até acabar o contrato, o coisa fica mesmo esquisita. De modo que estou um pouco às aranhas sem saber o que irá acontecer. Outra hipótese é ficar apenas mais uma semana para encerrar isto, fazer um relatório e arrumar as coisas ... Logo se verá. Por mim, sair na próxima semana não seria uma hipótese de todo desagradável. Hoje, quando saí do quarto, trouxe a roupa toda. Apenas lá deixei revistas, duas toalhas e coisas para deitar para o lixo. Nem tranquei a porta ao sair visto que não deixei para trás nada de valor. Assim, se sair para a semana, ficará muito mais simples pois apenas tenho as duas toalhas para levar.
09h00m = Falei como chinês esperto (o Frances ainda não chegou) e o tipo disse que este concept pode ser feito em Narrow Band. "So I guess I live to die another day". Pelo menos vou de fim de semana com isto pelas costas sem preocupações.
Daqui a pouco terei que ir entregar a folha de horas ao boss para ele assinar ... Vamos ver o que dá. Ou não ...
Olhando para as partidas do aeroporto de Lisboa, a TAP anulou um voo e tem vários bem atrasados. Ainda não há informação relativa ao voo para Estocolmo.
09h50m = O embarque para o voo para Estocolmo já está na ultima chamada. Logo, será tranquila a saída daqui, sem atrasos.
Já assinei a folha de horas. O manager também. Perguntou-me sobre os progressos. Anteriormente já tinha falado com o Frances e estabelecemos um plano de ação. Foi isso que lhe expliquei. Mesmo assim, acho que isto irá a lado nenhum. Mas pelo menos empata algum tempo até ao final do contrato. Ontem já não via nada para fazer. Afinal, estarei "entretido" mais algum tempo.
10h00m = Já tenho o PC à carga. Desta vez o Richard não se esqueceu de o trazer. Assim, posso utilizar a máquina no aeroporto e depois no avião. Sempre vou um pouco mais entretido.
11h15m = Já tirei o transístor do PCB. Não custou muito porque estava mal soldado. Por um lado, ainda bem. Já preparei o test-bench para medir as impedâncias a 3 frequências diferentes. Não vejo mudanças para várias frequência que escolhi 1.8, 1,85 e 1.9 GHz. O problema poderá estar no transístor. Gostaria de ter medidas Load-Pull dele para saber até que ponto as impedância dele poderão mudar demasiado com a frequência. Faltam 45 minutos para sair. Logo, é tempo de empatar algo para ir de fim de semana.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Yieald a 10 anos abaixo dos 3%

Tenho andado no LAB de modo que nem reparei na evolução do Yield a 10 anos da divida portuguesa. Às 09h16m atingiu o mínimo de sempre: 2.951%. pena depois ter subido como o gráfico indica. Mas mesmo assim não deixa de ser histórico.
Por curiosidade, coloco aqui os outros Yields a 10 anos:
Irlanda => 1.756%  Espanha => 2.097%  Itália => 2.369%  UK => 2.431%  Franca => 1.25%  Alemanha => 0.92%  e  Grécia => 5.555%
O PSi20 está a subir 1.12%. A evolução do índice esta semana tem sido muito boa. Apenas o índice espanhol está também positivo. Os outros, por agora, estão no vermelho.
Tudo isto continua a ter a ver com a declarações do Sr. Draghi (Presidente do Banco Europeu). Parece que, segundo ele, é tempo de Economia e de parar com a Austeridade. Tem vindo a apelar aos Países para investirem mais e até mandou uma posta de pescada para o novo executivo da Comunidade Europeia no sentido de pensarem em relaxar os défices permitindo valores acima dos 3%. Nós para este ano temos fixado em défice máximo de 4%. Com o novo orçamento retificativo aprovado pelo governo, parece que estará garantido sem precisar de subir impostos. Logo, parece que o TC tinha razão em não aprovar os novos cortes. Pelo menos a curto prazo. Os aumentos da receita fiscal (IRS e IVA) são suficientes para compensar os cortes não aprovados. O problema será para o ano. 2015 deverá ser um ano difícil, ainda por cima com legislativas pelo meio. Eventualmente será eleito um governo minoritário do PS. Isso poderá abalar o PSI20. Em contrapartida, se conseguirem um entendimento à direita, o efeito poderia ser bastante positivo. Agora, um Bloco Central (PS+PSD) será sempre algo de duração limitada. 2 galos no mesmo poleiro não irá funcionar de certeza. A este respeito, tem sido curiosa a aproximação entre António Costa e Rui Rio. O primeiro está convencido que irá derrotar o Seguro nas primárias e será Primeiro Ministro. O segundo acredita que Passos Coelho será derrotado nas legislativas. Nessa altura irá atacar o poleiro do PSD e depois, certamente, irá tentar fazer um BC de novo. Cá para mim, quero lá saber. Desde que garantam a evolução do País, estou-me nas tintas para quem lá estiver.
11h20m = O PSI20 continua galgar. Já está nos 1.48%

Mais uma vespera.

Já falta pouco para 15 de Outubro. Isto se não sair daqui mais cedo. Ontem às 5 da tarde o Ulrik e o Frances foram fazer uma entrevista telefónica a um ex-colega meu. Um tal Venkata. Um tipo de cuspir na sopa. Estava na equipa do Vince e da Anna na NXP. Depois, passou a efetivo. A seguir saiu da NXP e foi para a Freescale. Agora, estará de saída de lá também. Fizeram-me perguntas sobre ele. A ideia que tenho é que o tipo em termos técnicos é fraco mas, como é apenas uma ideia, não a passei. Hoje já saberei quando o Frances vier, o que se terá passado.
Ontem à noite usei o meu pc. Gastei mais de 50% da bateria. Vi várias séries. Entre elas o ultimo episódio do True Blood. No more Sookie :-( Deixei um episódio de outra série para ver hoje. Já sei que na volta para casa não terei PC. mesmo assim, consegui comprar mais uma viagem. Desta vez virei na segunda de manha. Chegarei aqui às 4 da tarde. Acho que a partir de agora irei usar este voo. Ontem na reunião, o Ulrik dizia que o pobre do "pica no rato" foi para casa e que isto era muito difícil para ele, viajar todos os fins de semana para casa. Achei aquilo quase um insulto. O tipo fazia viagens para casa de 1 hora. As minhas são de 12 ... Se assim é, passarei a viajar na segunda de manha que está muito bem. Não vale mesmo a pena andar para aqui a sacrificar-me. De resto, dormi e descansei até a Manela telefonar. Depois, andei às voltas um tempo valente até conseguir adormecer de novo.
Quanto às outras hipóteses que tive anteriormente, NADA !!! Ficou tudo em aguas de bacalhau. Na maioria delas, o feedback que tenho por partes dos agentes é que as pessoas estão de férias. Então porque diabo lançam as vagas para o mercado ?
Da malta que vendem Assos, não tive noticias. Estou à espera do tipo de Itália para me dizer quando terá o aparelho pronto para testar e do espanhol (o que me interessa mais) para me dizer se vamos ou não testar aquilo no dia 6 de Setembro. O italiano de Roma, é a opção que menos me interessa. Esse poderia testa-lo imediatamente. É azar certo ?
16h45m = Pois é ... Em simulação o circuito funciona a uma frequência: 1.85GHz. Hoje, consegui realmente ver qualquer coisa no Amplificador Main de baixo, nas medidas. Mas vi que a largura de banda é péssima. Agora decidi simular na frequência e ... pois ... não dá !!! Está demasiado sintonizado e apenas funciona a uma frequência. Para piorar as coisas, na prática, nem nessa frequência o consigo por a funcionar. Só que ... com os resultados da simulação que fiz agora, nem vale a pena continuar ... Isto é realmente um bronca grande. E não vejo remédio para isto ... Mais, se tivesse feito esta simulação mais cedo, nunca teria sequer fabricado isto. Porque, com a largura de banda que tem, não serve mesmo para a aplicação pretendida.
Sinceramente, não vejo razão para continuar aqui nem quero continuar realmente. Apetece-me ir para casa e ficar por lá ...

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Asso V X-Ray em Cassarubios - Madrid

Esta teve piada. Há uns tempos mandei um email a este senhor. Parece que tinha vendido o aparelho. Mas afinal, segundo ele, o comprador não conseguiu arranjar o dinheiro. Claro que estaria interessado em o testar, ainda por cima tão perto de PT. O avião tem um esquema de cores lindo. Muito mais bonitos que os outros dois que tenho em vista. Tem o trem retráctil. É dois anos mais antigo em relação ao Asso X. É de 2008. O motor tem 185 horas. Bastante razoável. Quase novo diria.
Assim, mandei-lhe um email a dizer que o gostaria de testar. Como isto me cheira a treta até dizer chega ... estou para ver a resposta :-)
09h30m = Decidi telefonar-lhe :-) Lá me entendi com o gajo a falar espanhol. Parece que o aparelho já esteve um Portugal. Pertenceu a um tal Carlos, instrutor no Aeroclube de Viseu. Como o Michel (dono atual do avião) me falou tão abertamente do dono anterior e tudo, penso que o avião estará em boas condições. Como o aeródromo onde o avião está estacionado é a 60 quilómetros de Madrid, daria para lá ir de carro. O dono vive em Tenerife. Teria que apanhar um avião para lá ir para podermos testar o parelho. Ficou de me enviar a localização exata do aeródromo.
09h45m = Já a enviou. O aeródromo fica perto de Toledo. Gostaria de dar um salto lá para o testar. Este fim de semana estarei ocupado mas a seguir ... na me impediria do o fazer no sábado dia 6.
As cores do avião são lindas. O interior com assentos em pele ou napa, também. O painel de instrumentos nem tanto. Mas isso seria uma coisa que poderia facilmente alterar. Gostaria de ter uma coisa mais digital.
Agora SIM !!! Parece-me que tenho algo real. E o avião parece lindo !!! Vamos ver !!!
Ah ... e irei querer baixar o preço para os 30 mil ... :-)
14h00m = O tipo disse-me que recebeu uma chamada de outro pessoa interessada no avião. Ao que parece até terá testado o avião a semana passada. Se assim foi, porque é que ele atualizou o anuncio apenas há 2 dias? Como é que o homem testou um avião que não sabia que estava à venda? Disse-lhe que não havia problema pois tenho dois Assos em Itália para ver. A minha parte é verdade. A dele ... esperarei para ver. Quanto a ir a Itália, estava a pensar em ir lá dia 4 mas não irá dar pois tenho uma reunião aqui com a Murata. Como sou eu a organizar aquilo, não dará para alterar. Assim, só poderei ir lá na semana seguinte. Portanto, posso esperar nas calmas para ver até onde chegará este gajo espanhol e os gajos italianos.

DORMIR ...



Ontem, depois da reunião de grupo de cerca de 02h30m (pessoalmente foi uma perca de tempo absoluta) ainda tive tempo para descomprimir até às 17h00m. Acabei mais um dia produtivo até dizer chega. Fiz ZERO. O maldito do chinês não tirou tempo para ir fazer a placa comigo. Será hoje ? Depois, fui levar o JiFeng à oficina. Ao chegar ao estacionamento perto de casa, estive um bom bocado até conseguir um lugar. Já no quarto, liguei a net no meu telemóvel. Consegui fazer a marcação da viagem na TAP mas não recebi confirmação no email. Espero ter hoje o meu labtop operacional para resolver isto. Depois, deitei-me e dormi até acordar com o despertador. Como já é habitual, estava mesmo cansado.
Hoje, espero sinceramente que o dia seja mais produtivo. Estou farto disto. Esta chinesada realmente …
12h00m = Tivemos uma reunião de grupo. A minha placa ficou para depois. Já estamos no depois e nada ... O que já tenho é o meu computador à carga. Fui lá abaixo e o Bruno não se esqueceu de trazer o transformador. Presumo que o Richard esqueceu-se porque não me disse nada esta manha. Como já tenho o outro nem lhe pedi. Pelo menos hoje já terei o meu PC à tarde. Precisarei de resolver a questão do meu voo na TAP para a semana que vem. Não percebo porque é que não recebi o EMAIL de confirmação com os dados de pagamento. Se calhar tentarei telefonar para a TAP em Lisboa para saber do status da reserva.
14h00m = Já tenho a placa. Agora já estou dependente de mim mesmo. Amanha já a terei toda montada.
16h30m = Tenho a placa já com as vias montadas. O alinhamento nas entradas está na mesma desfasado. Percebo agora que o problema está nas entradas que escolhi. Por alguma razão misteriosa, estão desalinhadas com as outras ... Que raio de lógica eles usaram quando desenharam isto ? Paciência, terei que remendar as entradas como fiz na outra placa. Os buracos para os transístores, eles estão impecáveis e bem alinhados. Logo, os terminais terão um dobragem mínima e estão super alinhados com as linhas de entrada e saída. Logo, a adaptação deverá ser pouco afetada. Na primeira placa aquilo foi uma desgraça.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Yield a 10 anos e PSI20

Se o PSI20 (PSI18 nos dias que correm devido à exclusão das empresas do grupo BES) ainda está longe dos 7000 pontos e nem aos 6000 chegou, O Yield da divida a 10 anos nunca esteve tão baixo.
Por este andar, ainda desce abaixo dos 3% hoje. Incrível !!! Ainda não percebi o que terá provocado isto.
12h00m = Registo o momento histórico em que o Yield da nossa divida a 10 anos desceu para além dos 3%. Muito bom.E continua a descer. Passados 15 minutos já anda pelos 2997 pontos.
16h30m = E cá está a explicação :-)
"As palavras do presidente do Banco Central Europeu (BCE), na passada sexta-feira, nos Estados Unidos, injectaram confiança nos mercados financeiros, de tal modo que as bolsas europeias acumulam ganhos superiores a 1% e as taxas de juro da dívida soberana caíram para mínimos históricos. Também o euro recuou para o mais baixo nível em 11 semanas.
Para Portugal, a taxa de juro da dívida do Estado a 10 anos caiu abaixo dos 3%, o mais baixo nível de sempre. A cinco anos, o yield está perto de 1,55% e na maturidade de dois anos está pouco acima de 0,7%."

De saída de novo.

19h00m = O Avião para Oslo está um pouco atrasado. 20 minutos. Nada demais. Estive no portão 22 à espera de ver o Luís Rosa. Sei que ele costuma estar por aqui a estas horas. Lá o encontrei. Ia para o seu lugar do costume: Zurique. Lá estivemos à conversa um pouco. Disse-lhe que o projeto UPS não iria para a frente. Estive a falar com pessoal no aeródromo e não vi qualquer interesse em que aquilo fosse para a frente. Depois disse-lhe que eventualmente estava a pensar em comprar um aparelho. Ele quis saber qual. Eu disse-lhe que era cedo para isso e que ainda não tinha nada de certo. Quando tiver o negocio feito logo lhe direi. O mais certo é nem ter negocio tão cedo portanto, vamos com calma. Não vale a pena andar a dar tiros para o ar. Isto porque, se encontrar alguém no aeródromo que me venda uma cota, as coisas ficariam muito mais simples. Quem sabe o Sr. Eugénio (o capataz lá do campo) não tenha novidades interessantes este domingo.
Chegamos ao aeroporto cedo. Estava com medo que houvessem filas de transito. Haviam mas nada de especial. Foi um instante. Acabei por chegar com 2 horas de avanço em relação à saída. Ficamos uns tempos num dos cafés do aeroporto.
Descolamos às 19h40m. Chegaremos já depois da meia-noite locais. Depois, longa espera até às 06h10m, pelo voo para Estocolmo. Irei em executiva. Talvez dê para tomar um pequeno-almoço em condições. Para a noite, tenho 3 pães de leite. Poderei tentar comprar por lá uma bebida.
25.08.2014 = 01h00m = Estou na parte de fora do aeroporto de Oslo. Como o mesmo está fechado, tivemos que sair e ficar do lado de fora do Raio-X. Agora terei que esperar que o aeroporto volte a abrir. Deverá ser depois das 03h30m da manha, dentro de cerca de 2 horas e pouco.
A viagem correu bem e depressa. Comi uma janta razoável. O habitual peixe com puré. Depois vi mais uns JAGs.
Ao chegar aqui fora reparei que deixei o transformador do PC em casa. Quer dizer que irei ficar sem bateria rapidamente. Terei que tentar cravar alguém lá no escritório que tenha um MAC e me possa emprestar uma fonte para o carregar. Não deverá ser fácil. E bem que precisava pois queria falar pelo Skype com o tipo do Asso X-Ray. Se tiver que ficar para a semana seguinte ... assim será. Paciência.
08h15m = Já estou no escritório. Depois de mais um aeroporto novo visitado. Desta vez Oslo. Só me apercebi disso hoje de manha, quando não reconheci o aeroporto e o achei muito diferente do que esperava. Afinal não estava em Helsínquia. Não sei porque diabo tinha esta encasquetada que iria para Helsínquia. A viagem correu impecável e dormi o tempo todo. Nem comi nada. Sempre estou um pouco mais descansado. Num instante estava na Hertz. Lá vim com um Focus Diesel. Isto garante-me uma semana calma e sem agitações com um carro cinzento que passa despercebido. O curioso é que foi exatamente com um destes que tive o meu único incidente. Parti uma tampa da roda da frente direita e os "pretos" lá de Akalla riscaram-me o carro.
Daqui a pouco irei sair para ir com o JiFeng entregar o carro dele à oficina. Vai afinar o travão de mão. Depois ao final do dia irei lá leva-lo. É o meu amigo chinês que ficou da CSR em Cambridge, quando fizemos layout os dois lá :-) Foi ele que me ajudou imenso com o quarto onde estou agora e é bom ter uma oportunidade para lhe pagar o favor. Ainda espero que um dia ele vá a Portugal de férias e possamos ter as famílias juntas. Quem sabe nessa altura eu já tenha o aviaozinho e possa leva-lo a dar uma volta :-).
Acho que o "chinês esperto" não fez a placa na sexta. Por um lado ainda bem. Se assim for, poderei acompanhar a fabricação do circuito.
Hoje está sol mas muito frio. Trouxe a t-shirt do costume e o corta vento. Parece que já não chega, pelo menos de manha.
09h30m = Já fui com o JiFeng à oficina. Iremos lá voltar depois das 5 da tarde. Pagou-me, na bomba de gasolina, o pequeno-almoço :-). Entretanto falei com o "chinês esperto" e iremos fazer a placa depois do almoço. Assim, tenho uma manha calma pela frente. Entretanto, fui lá abaixo falar com o Pedro. Ele indicou-me outro colega o Bruno que, amanha, irá trazer o carregador de bateria do Mac dele. Assim, hoje é para dormir. Amanha, já terei o labtop operacional. Fixe !!! Entretanto, cravei o Richard também. Assim, se um esquecer, terei o outro como backup :-). Se os dois se esquecerem, estarei tramado na mesma :-(
13h00m = Estou a cair de sono. Mas menos do que na semana passada. mesmo assim estou ensonado. E terei que ficar aqui até às 5 da tarde. Às 2 temos reunião. Entre a uma e as duas era suposto fazer a placa. mas a chinesada saiu tarde para o almoço. Farei a placa depois da reunião.
Tentei marcar a próxima viagem. Decidi vir na segunda feira de manha. Logo, posso marcar uma viagem toda TAP. Chego aqui na próxima segunda às 4 da tarde. Assim, poderei ver o Benfica com os lagartus na TV. Mas, tenho uma pequena questão. Não consigo usar o site da TAP para fazer a reserva. Se usar o site da Rumbo, pago quase mais 20 Euros. Assim, mais logo no quarto, como não terei o PC operacional, terei que tentar marcar a viagem usando o telemóvel. Terei que usar de toda a paciência. Às tantas até consigo usar o telemóvel para aceder ao email e facebocas :-)



domingo, 24 de agosto de 2014

Asso X vs Asso X-Ray

Já tenho dois aviões na calha para eventualmente, escolher entre eles. Ambos na Italia. Um é mais barato que o outro. O mais barato é mais novo e com mais horas no motor. Tem também o trem fixo. Mas, é um X-Ray. Logo, tem os lugares um ao lado do outro em vez da tal configuração tandem. E também, andará claramente menos. Sei que isso não seria problema para já mas, no futuro ... seria :-(.
Recebi agora um email do Andrea a dizer que, para testar o aparelho, terá que ativar o seguro. Logo, a máquina deverá estar parada há já uns tempos. Na resposta, disse-lhe que tinha outra opção, bem mais barata e até lhe mandei o link. Assim, pode ser que o gajo até reconsidere o preço. Se pudesse baixar aquilo para abaixo dos 30 mil seria bem mais interessante. Outra coisa será averiguar até que ponto o preço que o outro tipo pede será negociável. Ele pede 28 mil negociáveis. Negociáveis até que ponto ? 25, 23 mil? Poderá realmente fazer a diferença. Eventualmente terei que perder dois dias de trabalho. Voar para Roma, testar o Asso X-Ray e depois pegar no carro alugado e ir até Ancona testar o outro. Depois voltar à base em Roma para depois voltar à Suécia. São 310 quilómetros entre um lugar e o outro. Nada demais :-) Agora irei mandar um email ao outro gajo de Roma para dizer-lhe que irei tentar testar os dois aviões no mesmo dia. Uma quinta-feira talvez, ou sexta. Seria fixe sair da Suécia numa quinta feira à noite rumo a Roma. Testar o X-Ray na sexta de manha e depois rumar a Ancona para testar o outro a seguir. Depois, voltar a Roma e largar de lá direto para Lisboa.
Hoje na praia da Fonte da Telha com a Manela, foi uma festa. Disse-lhe que estava a pensar em comprar um aparelho ... Caiu o Carmo e a Trindade. Pelo menos o caminho já está aberto.
Esta situação promete desenvolvimentos durante a próxima semana :-)
18h30m = Recebi um email do tipo do Asso X-Ray. O tipo se não é meio paranóico anda lá perto. Diz que não quer falar por email. Prefere contacto telefónico. Estranho ... Pedi-lhe que me mandasse um contacto SKYPE. Assim até poderíamos fazer uma videocall. Cada maluco com a sua pancada. Pelo menos o tipo do Asso X Jewel parece mais assertivo. Mas a responder aos emails ... quase que se esquece. Neste, outra coisa me preocupa: O avião está parado há muito tempo. Nem sequer tem seguro como já disse. Logo, para colocar o motor em marcha, deverá ter algumas questões para resolver, bateria para recarregar, oleos, combustível nos tanques em que condições? Não deixa de ser estranho pois o tipo tem o avião à venda há mais de 2 meses (desde 11 de Junho, pelo menos) e, não está pronto a ser testado. Como diabo é que ele o quer vender ? Espera encontrar uma pessoa que o compre sem o testar ?
25.08.2014 = 01h00m = Estou no aeroporto de Oslo. Tenho duas horas de net disponíveis. Recebi emails dos dois tipos que querem vender os Assos. Respondi de volta. A coisa está um pouco dependente do Andrea colocar o avião dele capaz de ser testado. Ele disse que iria acionar o seguro para poder ser voado. Mandei-lhe um email a pedir-lhe que me diga quando é que tem o seguro feito para depois poder pensar em marcar voos. Já estive a ver voos para Milão, para Roma e até para Veneza, partindo daqui de Estocolmo. Não será fácil.
13h15m = Recebi um email do tipo do X-Ray. mandou-me o seu numero de telemóvel. Assim já poderei chamar daqui do escritório e tentar falar com o "bicho". Respondi-lhe dizendo que telefono quando souber exatamente quando irei à Itália. Como já tenho ideia de comprar a próxima viagem a acabar em 5 de Setembro, eventualmente deveria lá ir no dia 12. Ou então, tento ir lá e vir a meio da semana. Está tudo um pouco dependente do que fará o outro tipo pois estou bastante mais interessado no parelho dele, apesar de ser mais caro.
14h00m = Já tenho duas datas possíveis para viajar para a Itália para ir ver o Asso X. Poderia ser no dia 4 ou uma semana depois no dia 11. Uma viagem custaria 200 Euros e a outra 100. Depois ainda teria que meter o carro de aluguer de Milão até Ancona e volta. Poderia testar o avião ao principio do dia, caso o Andrea estivesse a trabalhar, daria para fazer o teste logo às 8 por exemplo e depois o gajo ir á vida dele e eu ir calmamente para cima de volta a Milão. mandei-lhe um email. Vamos ver o que dirá.

sábado, 23 de agosto de 2014

Asso X, novo capitulo.

http://annunci.ultraleggero.it/annuncio/asso-x-jewel9

Descobri que este tal Andrea já anda a tentar vender o avião pelo menos desde 11 de Junho de 2014. Descobri outro anuncio no link acima.

Nesse site, tem esta foto muito bonita.

Não deixa de ser curioso saber que o tipo já andará a tentar vender o aparelho há um tempo. Inclusive, tentou site diferentes. Anunciar no SkySuperMarket não deve ser barato. Mas deverá ser dos sites com mais visibilidade.
Hoje, e depois de eu ter insistido, lá mandou uma foto da documentação, conforme já lhe tinha pedido há 2 ou 3 dias.

Cá está a foto que parece ter sido complicada de produzir :-)

Depois de ver isto, fiquei um pouco mais descansado. Parece que o tipo deverá mesmo querer vender o aparelho. Mandei-lhe outro email a perguntar se o avião está pronto para um voo de teste. Ficarei à espera da resposta. Agora já não irei insistir.

Hoje, fiz mais uma aula de voo. Correu bem. Poderia ter corrido melhor. Pena que em uma hora apenas consiga fazer 6 aterragens. Depois, fui ver o Black Shap do Carlos Oliveira. 190 mil euros de avião. É o que faz ter dinheiro para gastar :-). Ora eu comparei as especificações de um aparelho e de outro, o BS100 com o Asso X. Fiquei com a ideia de que o Asso X é ligeiramente melhor em velocidade de cruzeiro. Consumos são os mesmos. Já falei nisto num post anterior. Mas hoje, em investigações interneticas, fiquei a sabei que ... o BS100 é feito a partir dos planos do ... ASSO X. Nem mais :-). Realmente, os aviões são iguais. Só que ... o BS100 tem acabamentos de luxo. O Asso X é tipo primo pobre ... Eheheh ...
Mas, certamente que se comprasse este aparelho, iria gradualmente colocando upgrades. A primeira coisa que iria certamente fazer seria mudar o banco do piloto. Gostaria de ter uma baquet em condições. Poderia sempre encomendar a do Blackshap LOL !!! Também gostaria de rever o banco traseiro e colocar o avião capaz de ser devidamente pilotado a partir daquele posto.
Mais tarde, gostaria de lhe colocar um motor de 130 cv ... Ehehehe ...
Antes de tudo isso, falta realmente arranjar coragem para o comprar. Isso tenho. Preciso é que o Andrea deixe de se armar em difícil e assuma que quer vender o aparelho. Acho pouco interessante mandar-lhe emails e ficar 2 dias à espera de resposta ...
Procurando no site onde descobri este anuncio dele, encontrei outro ASSO X por ... menos 5 mil euros e de 2012. Mandei um email ao homem que o está a vender. Quem sabe este até seja mais interessante ? A cor não é de certeza. E tem mais horas de motor. O trem é fixo. Logo, como não é retractil em voo, será certamente mais lento.
http://annunci.ultraleggero.it/annuncio/asso-x-ray-2012

Aquela estrela à URSS teria que ser substituída por uma águia :-)

Mais um email para esperar pela resposta. Seria interessante meter mais um ao barulho :-)

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Mais um fim de semana a caminho

Já vai cheirando :-) Estive a ver as previsões do tempo para amanha em Benavente. O tempo estará limpinho. Assim, poderei ir voar. O vento está para a pista 33. Muito bom. Espero, se tudo correr bem, começar a aterrar sozinho (sem ajuda do Tonito Palma) já amanha. Numa aula de uma hora, poderei no máximo fazer 6 aterragens. Logo, as coisas terão que correr bem logo a partir do inicio da aula.
09h50m = A porta de embarque está aberta. Logo, já sei que o voo irá sair. Certamente com o atraso do costume. Mas, não faz mal. Desde que saia já fico contente :-)
10h18m = O TP782 já fechou o embarque. Mais uns minutos e estará de saída. O site do Plane Finder já está ativo. Estava com problemas há uns minutos atrás. Assim, poderei fazer o tracking e acompanhar o voo nas próximas 2 horas :-)
10h38 = Terá sido a hora a que o voo saiu de Lisboa, pelo fuso daqui. Está neste momento a sobrevoar Almeirim a 367 kts :-). Que tenham uma viagem calma e cheguem depressa :-)
13h15m = Já estou no portão de embarque, depois do hamburger da ordem. Afinal o Volvo apenas pediu 12 litros de Diesel. Podia ser pior. A ver o que me irá calhar na segunda-feira de manha.
Ainda à pouco, na Hertz, chovia a potes. Estavam uns gajos a fumar na paragem de autocarro. Logo, tive que ficar um pouco à chuva até o autocarro vir. Não ia ficar ali a fumar. IDIOTAS !!! Tirando isso, a viagem até aqui correu super bem. Agora faz um solinho bem fixe, num céu carregado de nuvens. Tirei uma foto para a minha coleção de fotos de nuvens. Estive a ver o meu voo. DAMN, julgava que era logo de manha mas não é. Será às 10h30m. Logo, não voo antes das 11 de certeza. Paciência ... A Manela irá ficar furiosa. Paciência também.

Yield a 10 anos

É histórico. O Yield do divida a 10 anos nunca esteve tão baixo.

Ontem fechou nos 3.222%. Claro que se nos comparar-mos à Irlanda ... neste momento o Yield deles está claramente abaixo dos 2%, melhor que o Yield da Itália e da Espanha. Mas para Portugal, isto são muito boas noticias. Ontem fomos ao mercado para ir buscar 1 bilião de Euros em BTs de curto prazo. Os juros foram os mais baixos de sempre. "Tesouro paga juro de 0,216% por 800 milhões de euros de dívida com prazo de um ano e 0,097% por 200 milhões em títulos de três meses". Quanto ao clima económico, atingiu o nível mais elevado desde há 6 anos.
O Brent está hoje a cotar perto dos 102,63 USD or barril. Qualquer coisa abaixo dos 110 USD é bom. Abaixo dos 100 USD seria excelente.
Tudo isto, muito boas noticias para a nossa economia, apesar das broncas do BES, PT e afins ...
Quanto ao PSI20, tem andado muito por baixo. Ainda estou a perder quase 10k do dinheiro que investi. Esta bronca de BES levará muito tempo a dissipar-se. Ontem fechou a 5726.07 . Logo, até que chegue acima dos 7000, ainda falta muito pedal :-( É assim a BOLSA. Se tivesse investido na mesma altura no ano passado já teria o ASSO X de graça :-(

Asso X de 2010 na Italia por 33 mil Euros


O gajo, ontem ao final do dia, respondeu a uma das perguntas que fiz: A localização do avião. 


Este aeródromo está localizado bem a sul de Veneza, perto de uma cidade chamada Ancona. Um local ermo até dizer chega. Para lá chegar seria um sarilho. Quanto à possibilidade de fazer um voo de teste ... não respondeu. Diz que manda fotos dos documentos do avião hoje.
07h40m = Hoje, já me respondeu a outra questão que lhe mandei à pouco. Confirmou que o avião está registado como um ultra-ligeiro. Em Portugal seria certamente um Experimental pois foi construido a partir dum kit. OK, faltam então as fotos dos documentos para passar à fase seguinte. Essa seria ir lá para ver e testar o bicho.
Ontem, às 2 da manha, estive no Facebook à conversa com o Luís e o Paulo Almeida. Não conseguia dormir. O Paulo chegou ontem ao final da tarde a Benavente, com o avião do Carlos Oliveira. Fartaram-se de tirar fotos. Aquilo tem piloto automático de modo que as mãos ficavam livres, durante os voos de ligação. As fotos estão impecáveis e o avião é um espanto :-). Também, por 130 mil Euros ... tem mesmo que ser !!!
Se eu conseguisse comprar este avião por 33 mil Euros ... iria rir-me à brava. Claro que o BS100 do Carlos Oliveira é um maquinão. Mas "anda" menos que o Asso X, apesar de terem o mesmo motor (Rotax de 100 cv). Não deixa de ter piada. São ambos aviões em tandem. Seria a máquina mais rápida do aeródromo de Benavente. Nem o Paulo Cunha conseguiria passá-lo, com o seu Dynamic WT9 RG. Muito menos o Paulo Almeida, com o seu Dymanic WT9 de trem fixo ... lol !!!
Caso o comprasse, iria depois tentar vender metade a alguém que estivesse interessado em comprar. Assim, poderia sempre dividir os custas da hangararem e manutenção e sempre ficava mais barato.
11h00m = acho que encontrei filmes no Youtube dum tal Andrea a pilotar um Asso X exatamente com as mesmas cores deste. Acho que é coincidência a mais mas parece-me o mesmo parelho. O problema é que não consigo de momento carregar o YOUTUBE. Ainda falta uma hora para sair. Pode ser que até lá consiga carregar um movie. O primeiro filme parece estar neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=5yHrvZnjaSc'
Desconfiado como sou,pensei que pudesse ser os video deste tal Andrea. Tentei carregar outro vídeo mas o resultado foi o mesmo. O server não me deixa mesmo visualizar vídeos no youtube. Paciência.
Já consegui ver um ou dois vídeos. São de fraca qualidade mas num, vejo o tipo perfeitamente e até a passageira :-) . Dos 5 movies, consegui ver 3. Os 3 filmes são de há 3 anos atrás. Bate certo com o ano de avião (2010).
Tirei esta imagem de um dos filmes que ele tem no YOUTUBE. Assim, já tenho a certeza que o tipo tem mesmo um aparelho destes. Os filmes foram feitos no aeródromo de S.Anna. Reconheço as paisagens do que vi no Google Maps.

Mais uma chamada do TOM

Ontem à tardinha, o Tom da IC Resources voltou a telefonar. Desta vez era para a Freescale, de novo. Parece que irão fazer entrevistas para a semana. Seria para começar em Outubro. Assim até daria para ficar aqui até ao final de Setembro, pelo menos. Ainda é a tal vaga para fazer layout e um pouco de simulação. Recebi também outro email de outro agente, também para a Freescale. Mas aqui, o tipo fala que as pessoas estão de férias. Presumo que seja para outra vaga.
Enfim, o que acho que irá acontecer será mesmo ... férias até ao final do ano :-) Bem preciso de parar uns tempos.
Ontem recebi mais um email do tipo do ultraleve Assos X que o quer vender. Mandou a localização do aeródromo onde está o avião mas não disse se o mesmo está em condições para ser testado em voo. Disse-me também que enviaria as fotos dos documentos hoje.
Quanto a dormir ... a Manela telefonou eram quase 2 da manha e ... fiquei acordado. Adormecer foi um sarilho. Fui para a Internet e fiquei no facebook a trocar posts com o Luís e o Paulo Almeida.
Lá para as 3 da manha lá adormeci. Às 05h30m acordei. Tinha combinado com o James na estação às 6 da manha. Dei-lhe boleia até aqui.
Hoje, tenho a placa para fazer. Já falei com o chinês. Ele disse que sim. Agora resta saber se conseguimos fazer isto durante a manha. Senão, prefiro deixar para segunda-feira.
09h00m = Já printei o cartão de embarque. Agora, será altura de começar a ver o que se passa em Lisboa, para saber se o avião parte daqui a uma hora ou não. Deverá sair atrasado de certeza. Para já, no site da ANA, já mencionam um atraso na partida de 15 minutos. A parte curiosa é que, todos os aviões escalados para sair às 9 da manha estão atrasados. O TP782 até nem é dos mais atrasados. Outros há com atrasos de mais de uma hora, especialmente os voos curtos para Espanha. O voo para Málaga das 08 da manha está atrasado para as 10 da manha. Duas horas portanto. TAP at their BEST !!!
09h40m = A chinesada está em Conference Calls. Estou a ver que a minha placa será feita novamente longe dos meus olhos, hoje à tarde se calhar ... DAMN !!!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Asso X de 2010

Ontem mandei mais um Email. Não é que recebi hoje a resposta? Claro que a desconfiança está no máximo. Primeiro o tipo não publicou o preço. Apenas diz que é interessante. Depois na resposta ao meu email disse que o preço é de 33 mil euros. Ora o preço é realmente interessante. Então porque não coloca-lo logo de inicio ? Respondi pedindo a localização exata do aparelho, perguntei se estava disponível para voo de teste e pedi fotos dos documentos. De qualquer maneira, aqui ficam fotos e as especificações deste aparelho, parcialmente construído em madeira. YAP, o mesmo material com que se fazem os palitos para os dentes :-)




Este aparelho aguenta +5G/-3G. Acima dos +4G/-2G da categoria. A maioria dos ultaleves têm a especificação +4G/-2G. A instrumentação é excelente. No posto traseiro apenas terá manche (penso eu); na foto nem vejo os pedais. Mas se tem manche, deverá também ter os pedais ... digo eu ...
Ainda à pouco escrevia noutro post que gostaria de encontrar um aparelho com 4 a 6 anos, por cerca de 30k Euros e menos de 300 horas no motor. Ora este encaixa magnificamente nas minhas specs. De tal forma que, no mínimo, dará para desconfiar ...
Voa a mais de 300 km/h. Gastará cerca de 18 litros a 285 km/h (75% da potencia).Tem trem retráctil e hélice de passo variável. Too good to be true. Mesmo sendo proveniente dum kit ...
11h00m = Estive a ver videos deste aparelho na NET. Parece que existe uma versão em fibra. Vi uns filmes com o avião em voo invertido, a fazer loopings. Consegui ver o assento traseiro. Este também não tinha instrumentos. Apenas o manche.
Entretanto, ongoing, está a ter lugar a primeira viagem do Carlos Oliveira e do Paulo Almeida, no Shark que o menino comprou. Ao que consta, terá dado 120 mil Euros pelo avião. Ora o Carlos ainda nem tem o Brevet. Assim, o Paulo foi lá buscar o avião e o Carlos vem no assento traseiro a passageiro. Eles têm publicado montes de fotos da aventura deles na Tertúlia. A parte curiosa é que o aparelho que ele comprou é muito semelhante a este. A posição em Tandem e as especificações. O fator de carga é semelhante embora a Shark diga que em condições extremas pode suportar +6G/-3G. Mas a velocidade fica aquém do ASSO X. Cruza a 250 km/h enquanto que o Asso X cruza a 286 km/h. O suficiente para o Shark levar uma ratada monstra. VNEs iguais. 330km/h e velocidade máxima de cruzeiro de 300 para o Assus e menos 10 para o Shark. Consumos praticamente iguais. Logo ... sendo o Assus X claramente melhor que o Shark nas especificações ... e preço na casa dos 25% do preço do Shark. Parece que a escolha será óbvia ... Assim eu leve este projeto até ao final. Isto porque ... por agora, custa a acreditar no que vi no anuncio. O tal senhor Andrea Saputi poderá ser apenas mais um malandro a tentar enganar a malta. Este site avisa os potenciais compradores para os vendedores fraudulentos. Daí que o cuidado tenha que ser extremo. Pedi-lhe fotos dos documentos. Se o gajo quiser/tiver mesmo a vender o aparelho, certamente que as fará e enviará hoje ou amanha. Esperemos ...

Véspera de saída.

A ver vamos se assim será. espero que completem a tripulação do voo.
Ontem, ao deixar o carrão estacionado em Alkalla, fiquei com um mal cheiroso de volta dele. Confesso que fui para o quarto de coração apertado, sem saber se o tipo não me iria riscar o carro. Já não seria a primeira vez. Às 8 da noite voltei ao carro para mudar o disco de estacionamento. Estava tudo no sitio sem problemas :-). Existem montes de carros como este a circularem aqui na cidade. Nos dias que correm, acho que deveria de ser proibido. Ou então, carros que gastassem acima de 10 litros aos 100 kms, deveriam de pagar um imposto extra. O computador de bordo mostra consumos instantâneos de 14, 15 litros, quando circulo a 40 à hora. Para arrancar, aquilo vai até aos 60 litros. São mais de duas toneladas de carro. Para o ano irão lançar uma versão híbrida. Creio que os consumos irão descer drasticamente. Pelo menos nos arranques, a coisa será muito mais soft. A diferença será arrancar a gastar 0 em vez de arrancar a gastar 60 litros durante os primeiros 100 metros. Vai ser uma festa amanha na bomba de gasóleo quando tiver que atestar o depósito, antes de o entregar à Hertz ... :-(
Vi mais um par de JAGs. Vi também um pouco de futebol da UEFA. O Porto ganhou ao Lille e o Zenith (equipa do André Villas Boas) ao Liege. Os 2 jogos foram fora de casa. Assim, ambas as equipas poderão certamente estar na fase de grupos da Champions. E até vi um bocado do GORDO/Preço Certo. A fazer-me lembrar os finais de tarde em casa com a minha sogra na sala a assistir a um dos seus programas favoritos. Depois dormi. À noite, apenas bebi sumo de laranja. Nem precisei de comer face ao almoço que tive.
Hoje, o tempo está como de costume. Enevoado e mais para chover que outra coisa. Se calhar foi bom a Manela não vir cá este fim de semana. Chagamos a pensar nisso.
Já fiz alterações na placa. Agora, como quero o buraco para encaixar os transístores, perguntei ao chinês esperto se seria possível fazer aquilo com a Milling Machine. Ficou de ver se seria possível. Logo, irei esperando até ele me dizer como iremos fazer isto.
11h00m = Hoje irei almoçar com o meu amigo JiFeng. Ele é impecável. Ficamos amigos desde que estivemos juntos, apenas por 3 meses em Cambridge. Nunca eu pensei que fosse possível encontrar-mo-nos de novo, especialmente aqui tão ao norte. Temos ido almoçar regularmente mais coisa menos coisa de 15 em 15 dias. Agora já não estávamos juntos há um tempo pois ele foi de férias e a seguir eu. Assim, irei buscá-lo à empresa onde trabalha no Volvo. depois viremos para aqui. Assim, fica a conhecer o BUS por dentro. Já ontem comi bem. Hoje, se tiver aquele peixe de ontem, acho que me empanturro apenas dele ... A molhanga de ontem do peixe era ... um espanto :-(
13h30m = Lá fui buscar e por o JiFeng. estivemos a almoçar juntos. Como hoje é quinta, havia crepes com gelado ... Só comi peixe mas, por causa dos crepes ... estou um pouco cheio demais. nada do outro mundo mas ... podia ter comido menos. Vingo-me à noite. Só bebo sumo de laranja ... Ele trazia umas duvidas acerca dumas resistências à entrada do AmpOp no layout dele. Parece que teve azar com o designer. O tipo é, segundo ele, um trapalhão. Isso da-lhe trabalho a dobrar.
16h30m = Nas horas para me pirar ...Já acabei de ajustar o maldito layout no Autocad. Para além de ter tido problemas com o software (ainda não tem a licenca pois ainda não me a enviaram) depois, assim que resolvi isso foi o problema do programa em si que é perro que se farta. Mas está feito. Amanha irei então tentar fazer aquilo na máquina. Pelo menos o tipo já disse que me ajudava. amanha logo se verá. Desta vez, quero estar ao lado dele para ver o que se passa e de que forma o meu ficheiro é metido na máquina. Quero ver se foram cometidos erros na fabricação do primeiro PCB ou se aquilo foi feito escrupulosamente de acordo com as dimensões que estão no desenho.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Quarta-feira.

Mais JAGs. Estou a rever a serie toda. especialmente os eps. com aviões. Por curioso que pareça, a primeira season deve ser das mais fracas. Geralmente é ao contrário :-).
Para além disso, dormi. Ainda fiz um passeio higiénico às 19h30m. Fui ao carro mudar a disco de estacionamento. Aproveitei e dei uma volta pelas redondezas. Este é mesmo um bairro de  árabes. Consegue ser pior que Estugarda. Confesso que não me senti lá muito safe. Senti-me um branco no meio da "pretalhada" toda. Será que este pessoal realmente aprecia o privilégio que têm por os deixarem aqui viver? A segunda geração certamente que não. Já nasceram aqui. Mas os pais, vieram certamente de países que se não estavam em clima de guerra, por lá andavam perto. Iraques, Irãos e afins ...
Ontem estive no chat com o Vitor. Ele disse-me que o voo de volta para Portugal, dia 22, faltam ainda nomear 2 tripulantes. Espero que esta situação se resolva até sexta-feira. De qualquer modo, estou de sobre-aviso. Irei controlar a saída do mesmo de Portugal. Caso veja que não sai, terei que rapidamente encontrar uma solução alternativa. Penso que não será difícil arranjar um voo para Frankfurt e depois viajar de lá para Portugal. A ver vamos.
08h30m = Falei com o chinês esperto quando ele chegou, já depois das 8 da manha. Parece que a licença de Autocad foi comprada e deverá chegar hoje em CD. Como resultado, fico mais um dia a fazer nada. Que gestão de recursos tão caótica ?!!! Acho que ainda consegue ser pior que na Alcatel em Estugarda. Mais um dia a surfar a net. Espero que o PSI20 continue positivo. Assim o tempo passará mais depressa :-)
O meu olho direito já está bom. Como escrevi anteriormente, nunca me tinha acontecido um episódio destes. Fiquei com a vista turvada cerca de 2 ou mesmo 3 dias. Andei com problemas alérgicos no domingo. Quando estou assim, fico sempre com a vista cheia de comichões e congestionada. Desta vez, terá talvez inflamado um pouco e fiquei com o olho direito um pouco nublado. Parecia que tinha a lente dos óculos suja. Apenas ontem me apercebi que passei o domingo a limpar os óculos insistentemente e sem resultados claro.
12h00m = Já tenho o Autocad 2015 instalado no PC. Shit !!! Agora não tenho outro remédio senão bulir ... Mas vou bulir devagar!
15h00m = Hoje fui almoçar lá abaixo com o Richard. Haviam os hambúrgueres da ordem. Comi 2. Devia de só ter comido 1. Isto porque havia o peixe do costume e exagerei nele também. Não estou uma bola mas podia ter comido metade :-(. Ainda por cima bebi uma bejeca. Conversamos sobre o James. Soube que ele ainda não entregou a carta de demissão. Ainda bem. Fazer uma saída à Pedro Brás poderá ser uma burrice. O Pedro entregou a carta de demissão e depois esteve no desemprego uns bons meses. Não vale a pena fazer as coisas com o coração. Melhor é usar a cabeça. Na conversa que tive com ele ontem disse-lhe mais ou menos isso. Se calhar ele ouviu o que eu disse :-)
Já fiz algumas alterações ao layout. As dimensões que usei para o transístor parecem pequenas. Assim, abri um espaço de 0.5mm. Assim, poderei cortar a placa para encaixar o transístor, sem danificar o tamanho das linhas. Já afastei em largura. Falta criar o espaço em altura. Estou a fazer isto com calma.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Asso V X-ray

Há uns tempos, olhei para este anuncio. O avião que aqui está é um espanto e tem um preço que ... dá para desconfiar. Já conhecia este avião e até estive a ver o site de origem. Desta vez, mandei uma mensagem ao gajo. Há coisa no anuncio que não percebo. Nomeadamente aonde está o avião. Outra coisa estranha é ter registo na Itália. Por este preço, até o poderia comprar sozinho :-) 
Tentei o telefone que ele tem no anuncio. Está desligado ... Isto cheira mesmo a tanga ...
Vamos ver se ele responde ao email
Outra coisa super curiosa que descobri é que as fotos em cima, nada têm a ver com um Asso V X-ray mas sim com um Asso XV X-ray. A diferença é grande :-)
14h00m = Telefonei ao gajo mais duas vezes. A primeira estava ocupado e na segunda lá respondeu. Pelo menos o telefone existe. Claro que não estou interessado em falar com ele. Gostaria de trocar uns emails primeiro. Logo, se o tipo não responder à mensagem que lhe enviei, isto ficará certamente por aqui ...
16h00m = Descobri o mesmo avião à venda noutro site: AEROGLOB.ORG . Mas aqui, o preço já era de 42000 Euros e o ano de construção de 2002. Esta malta vigarista ... há em todo o lado.
20-08-2014 = 08h50m = Acabei de receber um email do tipo que estava a vender o aparelho. Diz que já o vendeu. Mui Bien :-)
Sábado, irei fazer mais uma hora com o António Palma. Espero que seja a aula para começar finalmente a aterrar sozinho. Ele já ajuda muito pouco ou quase nada.
Esta semana fiz vários contactos para começar a pensar em comprar um ultraleve.  Gostaria de conseguir comprar algo com 4 a 6 anos, na casa dos 30 e poucos mil e com cerca de 300 horas de uso do motor. Geralmente aparecem ofertas mas na casa dos 40 mil. Estas na casa dos 30 mil são mais raras mas lá vão aparecendo. Isto porque, o CS-UPS, embora o Luís Malheiro tenha dito no fim de semana passado que queria manter o projeto de lançar o avião, não gostei dos preços que ele atirou para o ar. irei olhando para os sites para ver o que irá aparecendo.