07h10m = Pego no carro para sair de casa, calmamente em direção ao CVB para mais um voo de instrução. Na minha cabeça, a ideia de usar a pista 33, fazer pelo menos 6 aterragens das quais 4 sem assistência nenhuma. Tiro o carro, olho para o céu e não percebo muito bem se o mesmo está coberto de nuvens brancas ou se será o sol que ainda nem nasceu. Recebo um SMS. Penso que eu e o Palma estamos cada vez mais alinhados. Agora até me manda um SMS exatamente quando vou a sair. Leio o texto e ... :-( "TONITO, lamento mas o S.Pedro não quer colaborar connosco. Parece que não temos condições para voar." Resignado, meto o carro para dentro e respondo ao SMS. A seguir ele telefona-me. Conversamos sobre o tempo. Ele diz que em Lisboa chovem picaretas. Eu digo que por aqui tudo bem e para Este, até me parece que o tempo está melhor. "Junta-se a fome à vontade de comer". Decidimos arriscar e vamos para Santo Estevão. Tomamos o pequeno-almoço e seja o que for ... Às 08h15m estou lá. Acabo por ir comendo e esperando. Às 08h30m, o pequeno café está cheio de pessoal local. Não aguento a conversa tipo Correio da Manha. Saio e espero lá fora. Em boa hora. As nuvens baixas e escuras correm com pressa no céu. Viajam do Sul para o Norte, sem pagar portagem. Entre elas, as pequenas andorinhas esvoaçam fazendo pequenos circuitos. Voam a solo pela primeira vez. Sento-me no banco do jardim e contemplo. A temperatura agradável convida a ficar. As noticias do Correio da Manha ficaram no pequeno café. Aqui é apenas o prazer de contemplar as "minhas colegas de voo". Penso que, para voar assim sozinho, ainda me faltaram mais umas aulitas.
Entretanto chega o pessoal. Voltamos ao "antro do Correio da Manha". Em companhia, nem reparo nos comentários. Os olhares dos "donos da terra" perseguem estes seres de outras paragens. Não se preocupem. Não somos daqui e estamos só de passagem, nesta terra que Vos pertence.
No caminho para o CVB, o tempo aposta em pregar partida. Brinca no céu a fazer pirraça com uma nuvem mais carregada que persiste em ficar. Até se derrama um pouco no vidro do carro. Penso que assim, será difícil voar. No caminho, medito ... vento de Sul ? Geralmente temos Nortada. Pista 33 ?! No campo, é difícil superar o entusiasmo do meu instrutor. Rapidamente sinto-me contagiado. Avançamos para o avião deixando para trás gente a pensar ... "Se fosse eu ?! Não ia ..."
Vamos para a placa de aquecimento e recebo instrução para ir para o ponto de espera da pista 15 ... 15? A pista 33 ao contrario ? Nunca fiz !!! Mal tenho tempo para aconchegar a ideia e refazer os mecanismos do pensamento. Num instante estamos no vento cruzado direito da pista 15 ... O primeiro circuito para alinhar as minhas rotinas internas. Na final, o vento está ligeiramente cruzado. Empurra-me o aviao para a esquerda. Compenso para alinhar. Aterramos e seguimos. Nem corre mal. Para primeira vez. A meio, optamos pelo circuito da pista 28. Novamente novos alinhamentos, acertar agulhas ... Chego à pista muito alto ... Opto por passar sem tocar. Voltamos ao circuito da 15. Mais 3 toca-e-anda e aterragem final. Pelo meio uma pequena chuvinha para limpar o vidro do avião :-)
Aquilo que prometia ser uma aula em terra, acabaram por ser 55 excelentes minutos de novidades e 5 aterragem. Adorei. Thanks TONITO PALMA :-)
11h10m = No caminho para casa descomprimo. Apanho grandes chuvadas. Aprecio a sorte que tive de voar entre elas.
Assim, vale a pena estar por cá !!!
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