sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A crise acabou !?

As noticias que tem vindo a lume relativamente ao estado do pais tem sido, potencialmente interessantes. Isto porque, indicam (embora de forma ténue) que estamos a sair da crise. Já não era sem tempo. Se no terceiro quarter ainda se podia dizer que a descida do desemprego e o ligeiro crescimento teriam sido devido ao Verão, os números de Novembro são realmente encorajadores. O desemprego voltou a descer. Apesar de ter aumentado nos jovens. Isto até tem algo de positivo, não para os jovens claro. É que, se pode concluir que pessoal na faixa dos 40 para cima arranjou emprego. Isto quer dizer que, eventualmente, assumindo que a grande maioria das pessoas desta idade tem famílias, o clima realmente está a melhorar. Quanto aos jovens e por enquanto, a emigração continuará a ser a solução. Infelizmente. A parte pior desta moeda e que, a grande maioria dos jovens que emigra, são profissionais qualificados que, custaram ao estados milhões de euros a formar nas universidades. Não deixa de ser uma penalização da o país.
O único numero que não terá sido positivo foi o das exportações. Em relação ao mês de Outubro, diminuíram 0,1%. Quando comparado com o mesmo mês do ano de 2012, aumentaram 7,2%. Claro que o ano de 2012 terá sido o ano horribilis, relativamente a estes parâmetros. Daí este valor.
Gastou-se mais neste Natal. O que quer dizer que o consumo interno está a aumentar. Mais receitas de impostos. O estado promoveu um pagamento de impostos em atraso sem penalização. Com isso arrecadaram mais de 1% do PIB. Como resultado, a execução orçamental (défice) estará abaixo de acordado com a troika. Temos folga. Podíamos ter pago menos impostos. Custa-me a perceber até que ponto isto é vantajoso para o estado. Preciso de estudar mais esta questão a nível financeiro.
Outra noticia interessante foi o regresso de Portugal aos mercados da divida a médio e longo prazo. Ontem foram emitidos quase 3 biliões de euros com maturidade a 5 anos e meio. As taxas de juro deste empréstimo ficaram ligeiramente abaixo dos 4.7%. Apesar de ser alto, já é um valor aceitável. 46% das necessidades de financiamento do pais estarão já garantidas.
A Moddy's ira reavaliar o rating da divida externa portuguesa hoje. Espero que o subam de nível. Isso seria também bom para nos, especialmente depois do leilão da divida ontem ter corrido tão bem.
CHINESES ... Para alem de estar rodeado deles aqui, começam a estar espalhados pelo mundo todo e a serem donos de metade dele. Neste momento ja são o pais que mais turismo faz. 100 milhões de turistas chineses ''poluíram'' o mundo :-) Depois, andam a comprar tudo o que podem. Em Portugal, a EDP é deles, a REN é deles e agora a Caixa Seguros, para la caminha pois parte do capital desta empresa foi adquirido pelo ditos cujos.
Chego a conclusão que, em vez de continuar a aprender alemão, o melhor mesmo será começar a aprender mandarim. Se continuar por aqui, até pode ser que me paguem um curso ... eheheheh. Ontem, em conversa com o PL, voltei a ouvir a possibilidade de viajar ate a CHINA. De modo que, se isso se viesse a concretizar, seria bom saber umas palavras. Ontem aprendi a primeira: Obrigado - Xié-Xié :-) O Google Translate funciona relativamente bem e tem uma possibilidade de ouvir a palavra traduzida. Preciso de aprender a dizer bom dia também.
Ja agora, acrescento que, da venda da ANA e dos CTT, parte destas verbas irão para abater a divida externa. Estamos a falar de valores da ordem dos 1,5 Biliões de Euros. Qualquer coisa tipo 1% (um pouco menos) do valor total da dita cuja. Um pequeno grão de areia neste deserto mas, mesmo assim, sempre significa uma atenuação dos encargos. Nada mau.

Sem comentários:

Enviar um comentário