terça-feira, 8 de setembro de 2015

Consumos e display para o CS-XAQ.

Quando estiver com o Henrique Gonçalves, ele falou em atualizar o painel de instrumentos. Claro que fui logo a net a procura de painéis digitais. Encontrei uma marca que me parece muito bem.
Este é o sistema Skyview da Dynon Avionics. Em cima veem-se duas vistas possíveis para o ecran. Este é o display maior de 10 polegadas creio. Depois é necessário adquirir módulos. O modulo do motor irá permitir ter as temperatura, rotações, velocidades e pressões. O modulo de GPS e o mapa também são opções. E estas deverão ser as configurações mínimas. Depois, até piloto automático se pode instalar. Teríamos que refazer todo o painel.
Estive também a ver os consumos do bicharoco. Claro que ... pois ... 30 e tais litros por hora. Uma media de 12 litros por cada 100 kms percorridos. Logo, não será muito diferente dos ultraleves. Voa é muito mais depressa. A 55% aquilo já vai a cerca de 270 kms por hora. Hora são poucos os ultraleves cujo arco vermelho não comesse ligeiramente antes dos 250. E caso queiram voar a essas velocidades (200 e tais), os consumos irão bem para lá dos 20. E estarão a forcar o motor que só visto.
Eu quando fui a Portimão levei cerca de hora e meia e meti 36 litros creio. Mas fui a cerca de 170 km/h. Ora se fosse no CS-XAQ a 55%, levaria menos de 1 hora. Gastaria um ligeiramente acima dos 30 litros. E teria mais 30 a 35 minutos para descansar no aeródromo. Em viagens longas, será claramente preferível ter um avião destes. Em curtas, a vantagem será bem mais pequena claro. Mas o prazer ... muito maior. Se fosse a 75% ai ... levaria pouco menos de 50 minutos. Consumo ... 30 litros. LOL ... Se fosse no USB então ... seria uma seca tremenda. Para ir a 170 km/h iria a borrar-se todo. Claramente ... ultralights are not my thing ... they never were :-) !!!
Ainda em relação ao sistema Skyview, sempre quis ter uma painel digital numa maquina que um dia comprasse. Os "puristas" acham que ter equipamento desse género é coisa de ... patego. Coisa de quem não sabe voar. Ora eu quero sempre ver-me um pouco dessa maneira. E tudo o que possa ter para me ajudar lá em cima terei !. O que quero é apreciar o voo e poder olhar para fora.
Logo, pode ser que tenha uma pouco de sorte e consiga, primeiro um bom acordo com o Henrique no preço do avião e depois, atualizarmos o painel de instrumentos com o Skyview. A coisa devera ficar por uns 5 mil euros.

Aqui o sistema com as varias opções.

Sem comentários:

Enviar um comentário