Acabo de receber a chamada do Paulo. Acabou os 2 exames. Teimoso, foi mesmo fazer FPP e NAV, no mesmo dia. Recomendei-lhe que não o fizesse. Mas, como tinha dito anteriormente, sabia que ele iria tentar fazer os 2. Com esta teimosia ... faz-me lembrar alguém ...
Resultado, fez FPP logo de manha e depois NAV. Chumbou no primeiro e passou no segundo. Navegação estará despachada. A parte aborrecida é que ... segundo ele, das 4 que falhou no teste de FPP, 2 eram super fáceis. Saiu do teste. Convencido que iria passar e que estava no papo. Depois, a desilusão terá sido enorme. Ora eu nunca sai dum teste a pensar que estava feito. Preveni-me para não ficar de rastos. Mesmo assim, ele conseguiu aguentar o murro e depois fez Navegação e passou. Um espanto. Voltei a recomendar-lhe que não fosse para o teste a pensar que aquilo seria fácil pois numa situação dessas a concentração baixa. É preferível ir a pensar que será difícil para que os níveis de concentração sejam o mais altos possíveis.
Agora, terá que enfrentar o "toiro mais raivoso" de todos. Irá fazer um teste em ultima hipótese. Se chumbar, terá que ir fazer o exame a Gatwick no UK. Eu fui fazer OP nessas condições e ... gaita ... ia mesmo nervoso. Sai do teste a pensar que teria chumbado mas no final apenas errei uma ou duas (creio). Ainda poderia ter errado outra.
Disse-lhe que isto fazia parte do processo de crescimento dele. Estamos sempre a aprender e as contrariedades são o que nos faz mais crescer. Mas aqui, eu bem o avisei mas o malandro ... Disse-lhe também que os níveis de concentração tem que estar sempre no máximo. Lembrei-me quando andava de mota, estava sempre 100% concentrado. Nunca facilitei. Já quando pilotava o avião, também estive sempre 100% concentrado. Quando se começa a facilitar, poderá ser o principio do desastre. Nestes exames, esta máxima também é bem valida !
Logo e finalmente, CONCLUSÃO: Nunca facilitar nem dar as situações por concluídas, antes do resultado final. Ouviu Xor Capitão da Forca Aérea Paulo Figueiredo ??? Espero que sim ...
Sem comentários:
Enviar um comentário