sexta-feira, 28 de junho de 2013

No aeroorto de NIce.

Saí da Samsung às 14h30m. Encontrar o caminho de volta ao aeroporto de Nice não foi difícil :-)
despedi-me do Peugeot 20. Não deixa saudades. O raio da carro ... não gostei. Fazia muito barulho a nível do motor e a visibilidade dentro do carro ... para trás, quase nula. O retrovisor ... Vamos ver o que me calha no próximo domingo.
O meu layout que já estava acabado continua com parasitas. Tentamos dar a volta aquilo mas ainda tem 12fF. Amazing ... Hoje tive finalmente que lhe dizer como se trabalha. Disse-lhe que seria impossível ter um circuito de RF com resultados de simulação de esquemático e layout extraído ... iguais. Ele agora terá que completar o loop. Já tem os valores das capacidades parasitas. Agora vai ao esquemático e pendura lá os caps. Depois, ajusta os valores dos transístores do esquemático por forma a conseguir aproximar-se dos valores originais. Como eu fiz em tempos na Chip ... Haja paciência! O tipo já tem mais de 40 anos. Logo, já não é uma criança nestas andanças. A ver se na segunda-feira encerramos este assunto. Quanto a mim, gostaria de dizer que estou a aprender algo mas ... apenas estou a dar dicas. Talvez sirvam para ele.
O Tour de France começa amanha. Ao que parece, ira passar ali mesmo ao pé da Samsung. O que quer dizer que o transito estará ainda mais caótico.
De resto, já estou na calha para o fim de semana. A ver se o avião sai a horas :-)

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O sol nao pode brilhar todos os dias ...

Já começo a andar cansado ... Ando a trabalhar uma média de 10h30m por dia. Já houveram uns dias que nem almocei. Tenho que acalmar o ritmo senao, acabo as horas duas semanas antes do fim do contrato.
Claro que, passados estes dias, já deu para ver os problemas desta tecnologia. O DRC é um inferno. Tenho muitas duvidas e recorro sempre ás minhas colegas. Uma delas, a Carol, é a minha preferida, embora a Alex até seja mais bonita :-). E senta-se mesmo atrás de mim. A Carol está na outra ponta da sala. Mas tem um sorriso bonito e está sempre nas horas para me ajudar. E tem ajudado muito ...
Há dias reparei que ela estava a perguntar quem iria fazer o RF. A coisa foi empurrada para mim porque, ao que parece, achavam que tinha experiência de RF. Por mim tudo bem. Até tenho portanto ?! Agora já percebo ... É que a parte de RF é feita por um tipo (um dos muitos Frederics que por ali andam). Ora este tipo, é um casmurro do caraças. É muito dificil trabalhar com ele. Falta-lhe consistência. Está sempre a pedir para fazer alterações. Coisas que, implicam refazer quase o layout de raiz. Depois, umas vezes pede para fazer um routing. Depois decide alterar e fazer de outra maneira. Já percebi que não vale a pena tentar fazer ver o meu ponto de vista. Faço como ele quer e pronto. Claro que, a Carol, sabendo com que espécie de presente iria tratar, tratou de se escapar deste pincel ... :-) Não é pessoal. O tipo é assim com toda a gente. Inclusive, o meu chefe, disse que ele não descansava enquanto não tinha as coisas feitas à maneira dele. Teimoso até dizer chega.
Mas vamos ao que interessa. O primeiro circuito que fiz para ele foi uma loucura de DRC. Passei um dia de volta daquilo só para o por nos eixos. O tipo, quando eu lhe apresentei o meu layout final, fez uma extracção e disse que tinha perdido 10% de amplitude. Entretanto, decidiu fazer aquilo tudo à maneira dele. Foi como se tivesse começado de novo. Ontem, quando finalmente o acabei, disse-me que aquilo iria funcionar. Hoje, quase à hora de sair, afinal ... parece que o layout que ele disse que iria funcionar, afinal, está cheio de parasitas. pelo menos tenho a consciência tranquila que, desta vez, aquilo foi feito seguindo milimetricamente, as directrizes dele. Resultado ... perdi um dia de trabalho. O tipo deveria de ter olhado para a extracção e ver onde estavam as capacidades parasitas. Depois, iríamos tratar de as minimizar. Não fez isso e decidiu por-me a fazer um layout quase de novo. O resultado foi exactamente o mesmo !!! Amanha iremos então olhar para os nos do circuito e tentar minimizar as capacidades parasitas. Coisa que já deveríamos ter feito há 10 horas de trabalho atrás. O tipo nem se apercebe que 10h do meu trabalho custam à empresa para cima de 800 euros ...
Quanto a mim, lidar com um gajo destes não é nada fácil. Mas, penso que até me faz ao carácter. O pai do Calvin é que diz que, quando se é infeliz, forma-se o carácter ... OK, por mim tudo bem.
Quanto ao resto ... amanha é dia de entregar o Peugeot 208 encarnado no aeroporto de Nice e, voar para casa. E isso é que importa.
A volta para cá, será novamente a partir de Lyon. Já tenho o voo pago e um carro reservado. Desta vez irei na Hertz. Estou cá a pensar que, à vinda para baixo, virei pelas montanhas. Poupo 60 quilómetros mas, a viagem é muito mais longa. Muito mais barata também pois espero encontrar poucas portagens. Irei passar por Grenoble. Isto se o meu GPS de mão funcionar. Terei o carro às 19h do próximo domingo. Até ficar de noite, terei cerca de 2h30m. Isso deverá colocar-me quase a meio do caminho. O resto, irei fazer de noite. Vai ser uma aventura :-)

sábado, 22 de junho de 2013

No aeroporto de Lyon ... à espera que saia ...

Cheguei aqui um pouco antes das 8 da noite. Mas para cá chegar ... sofri um pouco no centro de Lyon. Ao que parece, falhei a saída da autoestrada para o aeroporto. Não vi placas. Acabei por ir para o centro de Lyon. Depois, já nas filas de transito, decidi ligar o meu gps de bolso. Aquilo não vale nada mas, pelo menos, deu uma ideia onde seria o aeroporto. O problema foi que, no meio do transito, não consegui atinar com uma rua ao pé do aeroporto. Logo, a bodega do aparelho apenas indicava um traço a direito sem ser pelas ruas. Mesmo assim, lá fui navegando no meio do transito até dar com o acesso ao aeroporto. Placas na cidade a indicar ??? Nada. Só mesmo quando já estava na autoestrada é que começaram a parecer. Pelo meio ainda perguntei a um tipo que estava ao meu lado. Ele confirmou que estava bem e que deveria continuar em frente. Demorei mais uma hora do que o previsto. Apanhei uma carga de nervos mas, como vim muito a tempo ... deu para tudo. Felizmente que decidi ligar o GPS. Apesar de fraquito, sempre me deu a orientação para achar isto :-).
Lá entreguei o carro. Ainda o fui lavar e encher o deposito. Um carrito pequeno mas que gasta como um leão ... Fiz cerca de mil quilómetros. Gastei 100 de gasolina e outros tantos em portagens. Mesmo assim não foi mau. Sem carro, não me teria orientado no caos que é aquela cidade.
Felizmente, entreguei a carro sem um arranhão.
Agora, estou calmamente à espera no aeroporto. Descobri uma ligação à net gratuita. Até estou a fazer um download e tudo. Estou a descarregar um dvd que, espero que dê no Mazda. Se assim for, poderei finalmente ter mapas actualizados. Vamos ver ...
Chega ao fim uma semana intensa de trabalho. Confesso que não poderia ter corrido melhor. Os colegas são excelentes. O chefe ... parece-me bem (a ver vamos ...). Tenho duas meninas layouters. Não é que tenha muitas duvidas mas ... é sempre um prazer perguntar-lhes algo. Estão desejosas de ajudar :-) Hoje fiz um pressing. Nem fui almoçar mas ... consegui deixar o circuito já com LVS feito. Antes de sair, informei o chefe e recebi um polegar no ar. Óptimo. Claro que o que me interessa é a minha satisfação pessoal. Sair sem deixar o circuito LVS clean ia ser muito chato ... Assim vou descansado :-) Esta tecnologia parece ser muito mais fácil que a da CSR. As bibliotecas digitais estão bem feitas. Encaixa tudo muito bem como pecas de lego. Não é como na CSR que aquilo era tudo meio caótico. Claro que ainda fiz muito pouco mas para já, a impressão é boa.
Para a semana, já estarei no apartamento. Ontem já tinha feito a transferência de 1350 euros. Já está pago até ao ultimo dia de contrato. Espero que me de bem. Terei 20m2 só para mim. E até dará para cozinhar. O Fabian esteve a semana passada num desses apartamentos. Diz que cozinhou diferente todos os dias. No supermercado comprava refeições já cozinhadas que só precisavam de ir ao microondas, 2 minutos. Eu penso que irei optar por fruta. Os morangos que lá comprei eram muito bons. Vou tentar evitar andar a batatas fritas e sandes como quando estava em Cambourne/Cambridge. Pode ser que consiga perder peso.
Este apartamento foi-me conseguido pela Monique. A senhora dos HR lá do sitio. Foi excelente comigo. Em todos os meus anos de experiência destas andanças, nunca fui ajudado pelo HR a arranjar apartamento. Aqui, ela tratou de tudo. O curioso é que eu até já tinha tentado reservar para lá, através da internet. O Fabian até mandou o site para eu fazer isso. Mas, estava tudo cheio. Qual nao é o meu espanto, no dia seguinte a eu ter tentado fazer a reserva, ela apareceu-me com os prospetos lá do sitio. Excelente. Resultou muito bem :-)
21h00m - O embarque já abriu. 45 minutos antes da saída. A Easyjet está muito bem a cumprir horários. Espero chegar a Lisboa a tempo de apanhar o bus para Sete Rios. A ver se depois ainda tenho tempo para carregar o cartão com umas viagens, antes do comboio sair. Será apertado. Desde que consiga apanhar o bus, nas ultimas vezes, tem dado sempre. Espero que hoje não seja excepção.
Ontem, fui ao final do dia, com o Fabian, a Antibe. Lá estivemos a ver os mega iates. Impressionante ... Tirei umas fotos que espero depois postar.
Para já, vou desligar o pc e andar para a porta de embarque ...
22h10m - Estou a bordo, já com cerca de uma hora de voo. E ... não vou chegar a tempo do autocarro. Plano B ... A Manelinha terá que me ir lá buscar. Deverei estar no aeroporto cerca das 23h30. Logo, terei que esperar pelo menos até depois da meia noite e um quarto. Chegaremos a casa à uma da manha. Exactamente 12 horas de de ter saído da Samsung. O costume :-( Esta vida nao é fácil. A Manela hoje queixava-se de muito trabalho ... Isto quando eu já tinha trabalhado 7h30m a duzentos por cento para acabar o circuito e ... já tinha 6 horas de carro feitas, sem sequer ter almoçado. Desde que acordei, bebi sumo de laranja e duas barras de snickers que comprei no aeroporto.
O avião vai cheio de francius. Já começaram a fazer férias. É muito mais inteligentes irem para Portugal do que ficarem neste país. A cidade de Antipolis que ontem visitei é interessante. É parecida com Lisboa, com as suas ruelas justas e com muralhas de castelo. Tem lá um museu do Picasso. Coisa certamente para picar o ponto, quando a Manelinha vier visitar. Mas os preços são realmente um espanto. Daí que, mais vale ir para Portugal. Sai mais barato e sempre é outro pais. Lisboa, acaba por ser muito masi interessante que Antibe. A cidade é pequena e nao há muito que fazer. Depois, toda a zona onde estive no Sul de Franca, parece claramente mal dimensionada para as pessoas e respectivos carros que por ali passam todos os dias. As estradas são justas. Nas horas de pontas existem engarrafamentos enormes. Chegam a haver rotundas a menos de 100 metros umas da outras. Claro que não é fácil. Depois, a malta conduz com o freio nos dentes. Nem sei como ainda não vi batidas.

terça-feira, 18 de junho de 2013

What a great day ??!!!

Acabei o meu segundo dia na Samsung da melhor forma possível. Completei a primeira tarefa que me deram em apenas um dia de trabalho. Deram-me um IREF para fazer alterações. Apesar do posicionamento dos componentes se manter, tive que acrescentar routing, pinos e alguns componentes. Fiquei satisfeito com o trabalho e vi que o pessoal por lá também. Consegui provar o meu valor rapidamente. Era essa a minha ideia. Para além disso, recebi uma chamada dum agente com uma possibilidade de retorno à NXP de Nijmegen. Desta vez seria para fazer layout. Seria um contrato de longa duração. Apontei para começar a 1 de Setembro. Vamos ver o que dará. O rate por hora é fraco, querem um tipo com Top Level Experience. Terei que dourar a pílula neste pormenor. Depois, tenho receios acerca do mês de Dezembro. É que pretendo ter o mês livre ou então pelo menos 15 dias. Logo se vê ...
De manha, ao chegar à empresa aconteceu-me uma boa. Saí do hotel cedo. É que dormir ??? está quieto !!! Às 05h30m estava acordado com a barulheira. Assim, saí com tempo. No caminho, só me enganei um par de vezes. Logo, às 7 da manha estava à porta da empresa. Quando tentei entrar, disparou o alarme. Veio o segurança. Lá lhe expliquei que era o meu segundo dia ... enfim ... Depois, foi um fartote ... Todo o pessoal me explicou como desactivar o alarme. Assim, amanha, já sei como desarmar aquilo ... 7412 <ENTER> ... :-)
À volta para o hotel, levei cerca de 45 minutos a chegar aqui. O transito aqui é intenso. O pessoal conduz pessimamente mal. Passam a vida a apitar por tudo e por nada. Hoje ao sair da empresa, a curva é apertada e estava uma fila imensa. Uma senhora deu-me passagem. Vinha de lá uma motoreta em excesso de velocidade e quase lhe bati. Felizmente que o miúdo desviou-se. Depois, ainda teve tempo para vir falar comigo. Pedi-lhe desculpa e nem estive para lhe dizer que ele ia depressa demais. Mais tarde ou mais cedo ir-se-à aperceber disso. Ontem, também tive um problema com um gajo impaciente atrás de mim. Andava às aranhas a ver se dava com o caminho. Um tipo com um comercial estava a apitar atrás de mim. Parei numa rotunda para ver o mapa. O gajo achou que eu lhe queria bater. Ficou uns metros mais à frente a mandar vir ... Mandei-o à merd...
Enfim ... o transito aqui é tão louco que acho que ainda tenho um acidente ou então ainda ando à pancada com alguém, mesmo sem saber porque ... Este Gauleses são mesmo loucos ...

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Jay is hopping again :-)

Acabei o meu primeiro dia de contrato na Samsung, no sul de Franca.
Depois de muita confusão, acabei por vir para a Sophia Antipolis, perto de Cannes. Confusão porque tinha tudo previsto para ir para a Bélgica. Mas, como lá demoraram muito tempo a formalizar o contrato, acabei por vir para aqui pois, foram muito mais rápidos. Na Belgica/Leuven, iria fazer Design e layout em 55nm. Nada de especial portanto, relativamente à tecnologia. Aqui, estarei a fazer layout com 28nm. Isso é novidade para mim. Nunca fiz layout com uma tecnologia tão baixa. Depois, o contrato é de apenas 9 semanas. Irei terminar a 16 de Agosto. Pude também apenas começar a 17 de Junho. Em Leuven não me dariam as duas semanas em Agosto e seria um contrato até ao final do ano. Muito duro portanto. Aqui, se tudo correr bem, poderei até cá ter a Manela nas semanas de Agosto. Se possível, gostaria de alugar um quarto perto da praia. Como irei ter carro, posso andar para frente e para trás.
Viajar para aqui não é fácil. Existe um aeroporto muito perto, em Nice mas, é caríssimo. Daí que tenha decidido viajar para Lyon. Lá aluguei um carro (FIAT500). Vim a tarde de ontem toda ao volante ... 460 kms :-( Cheguei aqui já passavam das 11 da noite. Não me enganei no caminho. Mas, para entrar para o hotel, não foi fácil dar com o caminho. Estive uns 10 minutos ou mais às voltas. Mas, lá dei com isto. Vim dar com um hotel cheio de pessoal jovem. Como tal, foi difícil de dormir antes das 2, 3 da manha. O barulho era muito. Às 5 acordei. Não só com nervos como também ... barulho. Parece que a malta estava toda de saída. Depois foi a bronca: tentar encontrar a empresa, sem a morada exacta. No contrato a morada estava errada. Em vez de Route de Dolines, era Route de Crêtes. Fazia toda a diferença. Felizmente que tinha um numero de telefone que deu. Telefonei e um colega veio buscar-me numa scooter. Depois, fui atrás dele até à empresa. Não estava muito longe mas as ruas aqui são horríveis. Pequenas e cheia de transito. Especialmente de manha. Um pouco depois das 9 da manha lá estava finalmente.
O primeiro dia de trabalho até correu bem. Tive que esperar até meio da tarde para poder lançar o Cadence. Mas tive Internet num instante. O almoço, foi com a malta. Comi um bife muito bom. Conversei bastante com o meu manager. Amanha, espero conversar mais acerca das horas que terei para fazer. Queria saber exactamente como posso fazer o managment delas. Tenho 360 horas para fazer durante um contrato de 9 semanas, a uma média de 8 horas por dia. Se fizer uma média de 9 horas por dia, posso acabar uma semana mais cedo. Na CSR em Cambridge isto seria possível. Espero que aqui também possa ser. Assim posso depois fazer aqui uma semana com a Manela.
Já al final da tarde, o Cadence lá foi lançado. Assim, o meu primeiro circuito já me foi atribuído. Não podia ser mais simples. Trata-se de fazer umas alterações num IREF. Acrescentar uns portos e alterar routing :-) Ideal. Espero acabar aquilo num instante. Gostava de deixar uma boa impressão já!!!
Entretanto, nao é que o Fabian me mandou um email hoje com uma oferta de trabalho ??? Depois de email para lá e para cá, ficamos a saber que estamos a trabalhar a uns 500 metros um do outro :-)
Combinamos encontrar-nos para umas bejecas depois do trabalho. Passamos pelo supermercado. Trouxe iogurtes, sumo de laranja e morangos. Este será o meu jantar e pequeno-almoço amanha.
Amanha espero chegar à empresa às 07h30m. Como já tenho que fazer, estarei como quero. O hotel onde estou fica a pouco mais de 5 minutos de carro, caso não me engane no caminho. Hoje demorei uma hora até entrar na empresa :-(
Para a semana, deverei ficar na residência para estudantes onde está agora o Fabian. Pelos vistos ele está a pagar 40 euros por uma T0. Aqui estou a pagar 39 e nem casa de banho privativa tenho.
Estacionar aqui também não é fácil. Quando cheguei, não tinha lugar. Tive que ficar à espera até que alguém saísse. Dei com um hotel muito sossegado. Pelos vistos, os estudantes saíram todos hoje de manha. Muito bom. Talvez consiga mesmo descansar :-)