segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Starting count down ... AGAIN !

Já pareço a Marisa Quaresma. DAMN ... outra vez segunda feira ? Ainda por cima com o feeling estranho que por aqui anda. Fica complicado arranjar motivação para continuar. Neste momento estou com problemas de espaço em disco. Algo que terei que pedir ajuda para resolver. Acho que isso me está a tramar o LVS.
10h50m = Descobri que o Xor Ming tinha ligado mal o esquemático. Trocou o VDD e o VSS. Claro que tinha múltiplos erros no bloco. A parte digital ainda esta cheia de erros de DRC. O italiano que os resolva. Também tinha erros nas ligações desse bloco com o meu. Tiveram a ver com ligações que faltavam fazer da semana passada e alguns curtos no bus. Bus esse que me partiu a cabeça toda a fazer. No fim, estou satisfeito com o que fiz ! Próximo bloco, o IBIAS.
Levei a folha de horas a assinar ao Siebren. Conversámos um pouco sobre o meu PPL e a t-shirt que hoje trago vestida (BORN TO FLY). Claro que ele reparou logo. Depois, aproveitei para falar também sobre o que fazer a seguir a Outubro. Segundo ele, os projetos estão mesmo mais curtos. Mas, saíram 3 pessoas. Logo, ele estima que o pessoal se mantenha todo. As novidades deverão vir a meio de Outubro. Nessa altura deverão ser feitos os ajustamentos finais sobre quem fica e quem vai. Pela conversa, penso que eu e o Madi deveremos ficar. Somos os mais antigos por aqui e como tal, os que mais experiência temos na empresa. Antes de nos haverão uns 3 ou 4 para sair. Resumindo, fiquei um pouco mais descansado. Não me apetece mesmo sair daqui. Por todas as razoes e mais alguma.
O dia amanheceu calmo. Pouco vento e céu claro. Daqui a uns minutos arranco para ir comprar as sandes. Quanto ao peso, esta semana foi má e o fim de semana então ... :-( Continuo com 93. O mesmo peso das ferias. Irei precisar de algum tempo para desintoxicar. A ver se me aguento esta semana sem comer bombas calóricas ao pequeno-almoço.

Passou-se :-(

Mais um fim de semana. E este com aniversario. Da Sofiazinha.
A viagem de volta foi muito boa. Estava sentado no meio mas, assim que o avião levantou, passei-me para o lugar da frente e fiquei nas calmas sem ninguém ao lado. Antes disso, quando ia colocar os auscultadores nas orelhas, reparei que uma das borrachinhas estava desaparecida :-( Procurei a minha volta e nada. Assim que o sinal de apertar cintos se apagou, levantei-me para trocar de lugar e procurei a dita. Estava duas filas de bancos atrás. Come to papa !!! Aquilo teria caído quando a tirei da mala. A chegada, o André chegou ao mesmo tempo que eu. Cruzei-me também com o pessoal do Sporting e do Benfica (Nuno Gomes). Vivam dos sorteios da UEFA. Novamente o aeroporto todo em obras. Em vez de facilitarem só complicam. A saída, esperei um pouco pelo André. Ainda conversamos um pouco. O tipo esta mais magro e ainda mais seco.
Depois foi ainda passar por casa da sogra.
No sábado foram os anos da Sofia. Passamos a manha fora nas compras. Fomos a um restaurante brasileiro (os 5) para o almoço. Comemos bem. Depois a tarde, éramos quase 20. A Manela fez um lindo bolo. Foi uma linda tarde. Pude estar com toda a gente. Pelo meio, ainda fiz tempo para mandar duas folhas assinadas para a GAIR. Pelos vistos, só agora olharam para o meu processo. Faltava uma assinatura na folha do exame. Mandaram-me scans. Assinei e enviei de volta. Diz que irão enviar aquilo hoje para as autoridades inglesas. Quase 4 semanas depois de ter feito o exame. Nada mau ... Agora ... mais outras 4 semanas até receber aquilo de volta.
O domingo foi calmo. O almoço foi uma salada russa para limpar o estômago dos "castigos" do dia anterior. Fomos para o aeroporto passava um pouco das 15h30m. Num instante estávamos lá. Depois, os atrasos da ordem. 1 hora depois da hora lá saímos. Estava a pensar que ainda iria perder a hora do Rent a car. Mesmo assim, ainda lá consegui chegar um pouco antes das 23h00m. O tempo estava abafado e húmido até dizer chega. Na noite, dava para andar de t-shirt nas calmas. Dei facilmente com o Car Renting. O prédio estava dormente :-( Toquei a campainha. Passado um bom bocado lá aparecer o rapaz (sonolento). Papelada assinada, lá vim com o Toyota Aygo. Em menos de 10 minutos estava no silencio do quarto. O aeroporto está a apenas 7,5 kms de distancia do quarto. Com o GPS do carro, cheguei num instante e sem enganos.
Deitei-me e adormeci instantaneamente. O dia foi longo e estava cansado. Tive dores muito fortes durante o dia de sábado. Ontem tive que tomar um Ben-U-Ron de manha. As dores acalmaram imenso durante a viagem. Hoje estou com as dores residuais do costume. Hoje a tarde farei uma sessao de picos para acalmar isto ainda mais. 
E agora, mais uma longa semana pela frente. Deveria ter apenas 4 dias mas ... enganei-me a marcar a viagem e irei chupar com 5 :-( E tanta falta me fazia ter um dia livre esta semana. Poderia ir ver o avião na sexta. Este que vem sábado, tinha as coisas mais ou menos combinadas com o Henrique mas, teremos as sapateiras em Santa Cruz. Logo ... dificilmente conseguirei arranjar tempo para ir testar o aparelho. Terei que adiar mais uma semana. De qualquer modo, ainda não tenho o brevet. Nem parece que o terei tão cedo. Veremos com isto irá evoluir esta semana.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Fim de semana

All in all, foi uma excelente semana. Isto apesar das noticias perturbadoras de saídas e de que em Outubro, isto ira levar uma grande volta. Quanto a mim, prefiro sair em Outubro a sair em Dezembro. Quanto ao resto, decidi não avançar com a tal vaga da NXP. Aquilo nada tem a ver com o meu perfil, pelo menos por agora. Assim, o ordenado que eventualmente me iriam propor seria muito baixo. Ainda por cima uma vaga permanente. Irei ficar por aqui até aparecer algo mais interessante. Apontarei como data de saída o mês de Outubro. Ficar aqui até ao final de Outubro quer dizer que apenas terão que me avisar do final do contrato daqui a um mês. Ainda fico mais 2 meses de certeza.
Ontem passei montes de tempo a ver eps do Tyrant. Acabei por dormir quase a meia-noite. A Manelinha ainda telefonou. Já estava mais para cá do que para lá. Depois, dormi bem. Acordei mesmo com o despertador.
Tentei agora fazer o check-in mas, a escolha de assento "aleatório" deu-me um lugar no meio. Qual aleatório qual nada. Raramente aquilo dá outra coisa que não assentos no meio. Alias, quando vi os lugares disponíveis, vi logo que me iria calhar aquele lugar. Assim, arrisco e tento fazer o check-in mais tarde.
Fartei-me de comer bombas calóricas esta semana. Foi para festejar o regresso. Mas comi saladas de frango :-( meeeeeehhhehehehehe . Quase fiquei uma ovelha a comer tanto verde. Vamos lá ver se regressei ao peso de antes das ferias. Mas acho que terei que aguentar mais uma semanita para isso acontecer. Hoje ... iogurte ao pequeno-almoço e chá !
O trabalho para já está feito. Gostaria de ter tempo para rever o circuito mas, o Ming diz que já tem mais 10 blocos na calha para eu fazer. Sinto que as simulações estão atrasadas e que irei ter que refazer muito deste trabalho mas ... paciência.
Amanha faz anos a Sofiazinha. A Manela passou pelo Forum de Almada e comprou umas botas impermeáveis para o Inverno. Ela terá que enfrentar a neve. De certeza que lá em Birmingham irá nevar muito. Muito mais que em Cambridge. Só eu sei o frio que lá passei há 2 anos. PUXA !!! Temos planos para almoçar amanha no Japonês. Depois a tarde, teremos um lanche familiar em casa e mais o Sensei e Cpa. Ainda não tenho confirmação da presença da Manucha. Irei telefonar-lhe mal chegue a LX.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Véspera. Ah pois é !!!

Como quem não quer a coisa, já hoje é véspera de saída. Ainda nem fui tentar o check-in. Amanha de manha faço-o direto e pronto. Isto porque da ultima vez tive problemas sérios com aquilo. Estava a ver que iria para o aeroporto sem o bilhete de embarque.
Ontem, depois de fazer o reset ao Modem, a internet ficou a funcionar bem e até me permitiu ver o jogo da lagartage ... Só vi as partes melhores. Até o Sporting marcar o primeiro golo e depois de terem levado o segundo. Muito bom. Isso permitiu-me dormir descansado , ehehehehe. Seria tremendo se recebessem um prémio de 14 milhões. SAFA !!! UEFA com eles. Isto porque nos, nem la chegaremos. Com o treinador que temos, tenho a certeza que o quarto lugar do grupo nos está reservado.
12h00m = Os 3 gregos estão de saída também. Falei com o Madi e ele diz que o Siebren lhe disse que os projetos a partir de Outubro serão menos. Parece que o contrato dele ira a viola também. Ele diz que irá começar a procurar em Setembro. Já é Setembro a bem dizer ... É da maneira que irei levar o tal tipo da NXP que me está a chatear para ir para lá. Ele disse-me ontem que iria telefonar para marcar um encontro lá na NXP. Talvez consiga sair daqui as 3 para la estar as 4 da tarde. Ai poderemos falar sem eu perder dinheiro.
14h30m = Nem tinha reparado mas fui ao LinkedIn e o tipo já me respondeu. Acho que me irá telefonar hoje a tarde.
Curiosamente, o Wilfred tinha-me perguntado, no Facebook, quando é que eu iria visitar a minha segunda casa la em Nijmegen. Isto depois do meu post aquando do meu regresso aqui depois das ferias. Vamos lá ver se não será mais cedo do que eu queria.
================
O Email que recebi deste Paul Bernard Van Beurden. Pelo seu conteúdo, parece-me que querem pessoal permanente. Mas a NXP RF Power em Nimegen morreu. Foram comprados por uma empresa chinesa. Nem era suposto estar com curiosidade sobre isto mas agora ... fiquei ... Será que este tipo já andara a contratar para os chineses ?
================
Hi Jota (JAY),

Presently we are seeking a Senior Principal RF Power Amplifier Designer for leading our RF Power Amplifier activities and would be interested in discussing the options with you.

Initially we prefer increasing our existing team in the Netherlands and/or France, but will establish sites abroad. We are interested in you being part of this team today.

Relocation support is offered. Your reply is appreciated. You can count on my confidentiality.

Regards,

Paul van Beurden
Senior Corporate recruiter Key technology
NXP Semiconductors +31-(0) 6 235 995 31
paul.bernard.van.beurden@nxp.com

==================================

15h50m = Já tenho o topo do RX limpo. DRC e LVS. Assim, até amanha as 9 estarei a descansar. Entretanto, voltei a falar com o Madi e ele clarificou a conversa que teve com o Siebren. Ele disse-lhe que a maioria dos contratados irão sair no final de Outubro. O curioso foi que o china (Li - Project Leader) disse-me, antes das ferias, para não me preocupar pois para mim haveria trabalho imediatamente a seguir ao WakeUp Radio. Logo, toda esta movimentação até poderá passar nosso lado. Nosso porque eu e o Madi somos os únicos com contrato até ao final do ano. Cada vez estou mais curioso ... LOL !!!

23h30m = Conversei com o tipo da NXP e ... não gostei do que ouvi. Afinal a area não tem nada a ver com o sitio onde estive. São amplificadores de potencia mas ... integrados. Logo, a minha experiência nessa area é nula. Só mesmo uma pessoa sem conhecimento técnico nesta area podia fazer uma confusão destas. Ele vai tentar arranjar uma reunião aqui na NXP em Eindhoven. Mas, será apenas perca de tempo. Enfim ...

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Quarta feira - meio da semana

Acordei com o despertador. Como dormi um pouco durante a tarde, depois estive acordado até depois da uma da manha. Estive a ver series. A seguintes tentei dormir e foi um sarilho. Devo ter estado as voltas mais de uma hora. Pelo menos descansei. Não me sinto cansado. A humidade é imensa. Tenho a roupa toda colada ao corpo. Mas, parece que o meu corpo gosta disto. Ainda não fiz uma sessão de picos e estou com poucas dores nas costas. Nada que se compare com as chatices do Algarve.
13h00m = Já acabei o layout do MD_RXWOCLK. Demorou um pouco mais do que o que estava a espera devido a não ter sido eu a fazer metade do trabalho. Ainda por cima acrescentaram decaps e nem me disseram nada nem alteraram o esquemático. Está feito e estou satisfeito com o trabalho.
Desta vez comi a sandes do costume. E uma sopa. Já há uns tempos que não me metia numa destas. Não comi a maldita salada de frango de ontem. Acho que irei deixar essa bodega para logo a tarde. Assim sempre vario da salada de frutas da ordem. Terei que passar pelo supermercado logo mais para a comprar. Ao pequeno-almoço, tenho andado a bombas calóricas. Vamos lá ver se em vez de perder peso, ainda aumento devido a isso. De resto, a coisa está a correr bem. Não tenho comi "xiclátes" e afins.
14h00m = Já tenho o RX_TOP alinhavado. Mas os blocos estão longe ainda de estarem fechados. Assim, arrisco-me a estar a trabalhar para o boneco. Mas ... com o dia hoje já terá sido bem produtivo, o melhor mesmo é ir com calma porque amanha haverá mais.
O Paulo deverá estar a voar solo para Évora hoje. Estive a ver a previsão e a aterragem, terá o vento bem cruzado a 90 graus com as pistas com cerca de 7 nos. A intensidade até nem é má mas ... não será fácil creio. A ver se logo mais falo com ele.
19h30m = Já falei com o Paulo. O voo dele correu muito bem. Claro que à chegada foi a bronca que estava à espera. Estava vento cruzado ainda por cima variável. Ele disse que acabou por aterrar com vento de cauda. O voo solo para Portimão, irá deixar para a semana quando estiver de férias. Entretanto, ele voltou a falar com o Pinto e parece que o valor para o ATPL que ele lhe deu com o tal desconto de 3 mil euros se mantém. Apesar de nos irem oferecer o Night Rating. Isso é excelente. Não tarda nada, estarei novamente a começar a estudar pois irão dar-nos a password para aceder-mos à base de dados das perguntas. O Paulo disse também que teve oportunidade de falar com um aluno do ATPL já fez uns exames e ele confirmou que as perguntas são iguais às da base de dados, salvo uma ou outra. Excelente. É da maneira que vou mais confiante para aquilo.
A net está uma bodega. Não conseguirei seguir o jogo da lagartage com o CSKA. Pena ... Gostaria de os ver perder ... LOL !!!
Hoje ao almoço, voltei a comer a sandes de pasta de atum. Mas ao jantar, em vez de comer a habitual salada de frutas, optei por comer a salada de frango. Aquilo é uma explosão de verduras ... Pareço uma ovelha :-(
21h30m = A internet estava lenta até dizer chega. Fui lá abaixo e desliguei a luz. Fiz o reset ao Modem e ... até já consigo ver o jogo dos Lagartus. Safados até já marcaram e estão a ganhar 0-1. O CSKA terá que marcar 3 golos. O jogo parece estar resolvido :-(
23h00m = Qual nada !!! Afinal o JJ ainda arranjou maneira de perderem o jogo por 3-1. Bem FEITA !!! Se passassem iriam receber 14 milhões de Euros por prémio de passagem à fase de grupos. GAITA !!! Ainda bem que ficaram pelo caminho.
Já posso dormir ... como um anjinho ... e sonhar com o meu ATPL ;-)

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Noite de chuvas a serio

Consegui descansar. Apesar do sono ter voltado a ser algo perturbado. Acordei as 3 da manha. Ainda me levantei para ligar o computador mas quando vi as horas ... obriguei-me a tentar dormir. E consegui. Lá comprei a pilha de 9 Volts. 6 euros. Cá por mim, o raio do senhorio devia de ter esta despesa mas ... isto é a Holanda.
Felizmente que as costas que estão a dar algum descanso. Doem mas nada que se compare com a desgraça do Algarve que, tive que andar a comprimidos.
O Paulo terá hoje a sua navegação cross country. Se em Ponte de Sôr estará calminho, em Portimão estará uma ventania desgraçada. Vento W de 24 km/h. Mais coisa menos coisa, estará alinhado com a pista. Ao menos isso. A ver se ele despacha a coisa.
09h45m = A NXP e a nova empresa que irá assumir a continuação da RF Power Business Line, e pelos vistos, estão a contratar. Ultimamente tenho recebido montes de pedidos de conexão no LinkedIn, de agentes. Por agora não estou interessado. Vamos lá ver se não me prejudico por ficar por aqui.
10h45m = Já tive a primeira reunião de grupo. Correu bem e parece que o projeto está mais ou menos a cumprir o planeamento.
O Asdrubal pediu ao Siebren para começar em Outubro. Não sei se ele irá nisso face a taxa de ocupação que iremos ter. Os Tapouts serão nessa altura. Se for preciso ajuda no layout, será duro para ele se vier em cima do acontecimento.
21h00m = Isto quando se pega em layouts feitos pelos outros ... acaba por ser uma bronca. Este ultimo bloco que estou a fazer está com montes de erros e neste momento, nem sei realmente como lhe pegar. Deixei aquilo hoje mesmo a pensar que amanha pela fresca será altura para pegar naquilo de novo para lhe dar a volta.
Silencio absoluto no galinheiro. Isto realmente parece estar muito diferente. Ou então, o pessoal estará todo de férias? O mês passado, isto era uma balbúrdia tremenda a esta hora. Precisarei de mais tempo para ter realmente a certeza disto. Mas para já, parece-me muito bem !
Cheguei ao quarto às 16h15m. Vi umas séries e dormitei. Agora, acordei e dei com um email super interessante. Um tal Paul Bernard Van Beurden da NXP, está interessado em falar comigo para uma posição de "Senior Principal RF Power Amplifier Designer for leading our RF Power Amplifier activities". Por mim parece-me bem. Embora esteja muito bem onde estou, gosto sempre de falar com esta malta para avaliar novas perspetivas. Nunca se sabe o que poderá vir dali. De modo que, mandei-lhe o meu CV com os contactos. Logo se verá o que isto poderá dar.
22h45m = O Asdrubal já recebeu a resposta do Siebren. Claro que eles queriam que ele fosse para lá mais cedo. De modo que, muito dificilmente irão aceitar a data de inicio dele.
Entretanto, consultando o planeamento dos voos em Ponte de Sôr para amanha, vejo que ele irá voar solo para Évora. Mandei-lhe um SMS e depois ele telefonou e estivemos na palheta quase 30 minutos. Está quase a acabar. Faltarão só as navegações e depois o exame. Acabou por não fazer o voo no 172.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

De volta

De volta a humidade. Estou no escritório desde as 06h45m da manha e a humidade ... Estou todo pegajoso. Mas já sei que esta humidade me faz bem. Até as costas estão melhores. Vamos ver como é que isto se desenrola durante a semana.
Já tomei o pequeno-almoço. Comi uma bomba calórica :-( É que ontem nem jantei. A ultima coisa que comi foi o entrecosto que fiz ao almoço. E estava ligeiramente salgado. Cheguei ao quarto super cheio de sede. Fartei-me de beber agua.
Dormi que nem um santinho e acordei com o despertador. Mas pensando bem, fui assaltado por sonhos estranhos. Precisava de ter descansado um pouco mais. O galinheiro estava bem calmo. Será que o meu vizinho mudou ? Seria bem fixe que o maluco dos video-jogos tivesse dado o salto. Lá estava o alarme desmontado Aquilo tem um pilha de 9 volts. Precisarei de a comprar hoje no supermercado. A ver se encontro aquilo facilmente.
Não consigo fazer o login para as maquinas. O server 6 está pifado e o 7, não reconhece a minha password.
Problema resolvido. No PUTTY tinha que fazer source do ficheiro  start_vncserver e depois ver que numero me teria sido atribuído. Depois no VNC, fazer o login com esse numero. Era isso que estava a falhar. Depois no CADENCE, já não me lembrava que o TECHNOLOGY_ROOT não está atribuída automaticamente. Mas nas minhas notas tinha como fazer isso manualmente. Já atualizei tudo e já fiz o "git pull". Agora é só esperar pelo Ming para ele me dizer o que começar a fazer. Parece que durante este tempo, estiveram mais a fazer simulações de topo. Certamente que haverá muita coisa para fazer.
Acabei as ferias com 93 quilos. Not bad. Apenas engordei 2 a 3 quilitos. Agora, volto a rotina habitual. A ver se chego já com os 90 este fim de semana. As fotos do Algarve mostram um JOTA ainda redondo até dizer chega. A ver se para o ano já tenho os 82, 83 que gostaria. Quanto a TA, ontem medi depois de ter chegado e, estava com os 110/78 da ordem. Nada mal portanto :-). Quando cheguei da viagem do Algarve estava um pouco acelerado. Tinha 130 80 e tal. Nada demais mas, prefiro estar no 110/70 e tal. Está mais controlado assim.
Tenho montes de series para colocar em dia. Estarei entretido esta semana a ver os eps que deixei por ver. Durante estas ferias, quase não vi um ep. No Algarve, nem toquei no PC. Usei sempre o telemóvel para aceder ao Email.
Hoje o Asdrubal deverá falar aqui com o pessoal para dar o seu agrement relativamente a aceitação do contrato de 2 meses. Pena não terem feito um de 3. Assim já poderia alugar um quarto aqui mais facilmente. Se aceitar, terá que ficar num hotel durante esse tempo todo.
Marquei a minha primeira viagem. Um espanto. Os voos para Bruxelas estão todos esgotados. Assim, irei viajar com a Ryanair para Eindhoven. Mesmo assim, paguei 342 Euros. A saída daqui terá que ser ligeiramente antes das 3 da tarde pois a saída do avião estará marcada para as 16h20m. Se sair daqui as 3 da tarde, estarei lá 20 minutos depois. Ainda terei que entregar o carro. Penso que consigo se sair cerca das 14h45m. Uma chatice mas ... será uma vez sem exemplo ? A ver vamos.
E começo bem ... Esqueci-me que deveria de regressar na quinta feira e nao na sexta. Logo, terei duas semanas seguidas sem fim de semana comprido ... SHIT !!! Mas, se quisesse regressar na quinta feira, não o poderia fazer de Eindhoven. Creio que não existem voos nesse dia. Alugar carro por lá será muito mais caro que em Bruxelas. Mas, não tenho que fazer quase 300 quilómetros. Logo, poupo no combustível. Afinal pagarei apenas 119 Euros. Mas o carro será a gasolina. Mas não me parece mal. Vamos lá ver se tudo corre bem. Será ter que fazer tudo de novo. Novo aeroporto, outra Car Rental ... E chegar a Portugal bem cedo na sexta. Para alem de sair um pouco mais tarde no domingo.
09h30m = Mandei uma email a Cláudia mas está de ferias. Logo, mandei o mesmo email ao Cte. Freitas. O "terror" com quem fiz o exame. Preciso de saber quando terei o meu brevet para começar com o Night Rating. Ainda não recebi nada sobre o que terei que pagar relativamente ao meu PPL-A. Apenas paguei a primeira prestação de 2500 euros, mais coisa menos coisa. Terei que pagar ai mais uns 4 mil :-(
Ainda não sei se o Nandi terá saído daqui. Sei que na semana passada ainda cá estava. Mas, na sexta andou a cumprimentar a malta. Não sei se foi de ferias ou de estará mesmo de saída. O Johan também está de feiras. Ele seria a pessoa ideal a quem perguntar novidades. O tipo está sempre por dentro de tudo.
10h45m = Falei como Ming mas o tipo está tão ocupado que ... disse-me para esperar. Logo, vou surfando na Internet. Gostaria de estar já ocupado pois ficaria com a cabeça longe da fome que sinto neste momento. Daqui a uma horita lá irei comprar as sandochas da ordem.
O Paulo está a atrasar imenso o PPL-A dele. Este fim de semana era para ter feito uma navegação para Portimão. Creio que não a terá feito porque estava indisposto e o tempo não seria o melhor (nuvens baixas). Recebi o email do Freitas. Claro que não faz ideia de quando terei o BREVET. Ficou de me mandar noticias quando tiver algo para dizer. Presumo que isto deverá demorar bastante. É uma chatice pois nem sequer posso avançar com a compra do aparelho e pior ainda, fico uns tempos sem pilotar o que não será nada bom mas ... paciência.Isto poderá vir a atrasar também os nossos planos futuros. Ele deverá ter mais uma missão no Mali. Ele tinha ideias de fazer o primeiro grupo de exames do ATPL antes de ir nessa missão. Mas com estes atrasos todos, não me parece que isso venha a acontecer. Iremos certamente ficar os 2 muito descoordenados. Indo eu de novo a frente :-(
13h30m = O Nandi saiu da empresa. Já recebi um email dele a confirmar. Pena ... para ele e para mim. Ele diz que os projetos aqui estão a acabar mas ... parece-me que será uma questão pessoal de não o querem mais aqui. Quanto a mim, o trabalho continua e está acamado. Mesmo assim, estarei atento ao que possa vir a a acontecer. Ainda hoje recebi uma proposta interessante para chefiar uma equipa de layouters na NXP. O contrato é de 3 meses renovável. Poderia ser uma coisa interessante mas por agora nem por isso.
15h15m = Já acabei o trabalho de hoje e de amanha. LOL !!! Claro que agora nem mando nada para a base central de dados. Mandarei amanha. Agora descanso !!! Amanha haverá mais :-)
15h40m = Conversei com o Madi e ele diz que irão haver 4 tapouts em Outubro. Parece que o Pan3G ira ter mais um respin. Diz que vai ser muito duro para a malta para aguentar o mês de Outubro.

domingo, 23 de agosto de 2015

Pumba !!! Acabaram as férias ...

11h30m = E foram bem intensas :-) Consegui o meu maior objetivo. Fazer o PPL-A. Consegui passar tempo com a família. Estivemos os 4 lá em baixo, com os Capelos, os Folques e o Vitor e filho. A Clotilde não foi porque o filho dela teve um ataque depressivo e ela teve medo de o deixar sozinho. Os miúdos divertiram-se. Andaram na mot de agua, ente outras coisas. Comeu-se imenso. Vim de lá com 4 quilos a mais. Andamos imenso também. O estacionamento foi caótico, como sempre. Mas, deixei o carro na praia e lá ficou até sairmos. As vezes que fomos a Ayamonte (ao restaurante Colestrol) e a Vila Real de Sto António, fomos sempre no carro do Vitor. Comprou um Megane de 2007. Um excelente negocio ao que parece.
As costas doeram até dizer chega mas lá passei. Levei a almofada de picos e andei a Ben-U-Rons alguns dias pois as dores foram bem fortes.
Ontem, a caminho de casa, recebi um telefonema da Susana Teixeira. Ao que parece, irão oferecer-nos a Certificação Noturna. Diz que será para compensar dos atrasos. Claro que o portuga desconfia sempre das borlas. Espero que não nos cortem o desconto de 3000 euros no ATPL que, segundo nos disseram, também seria para compensar os atrasos. Essa parte ainda teremos que negociar muito bem. Já tenho o certificado do exame de inglês. Está em Cascais mas ontem, não consegui lá ir. Nem tenho a certeza da Claudia o ter deixado lá nas operações pois não me confirmou. Quanto ao resto, o brevet ... também ainda não tenho conformação nenhuma de quando de fato terei o documento comigo para poder começar a voar.
Já fiz o check-in. Fiquei com um lugar bom 7-C, com entrada prioritária. Ainda nem comprei as viagens para as semanas seguintes.
Outra noticia boa ... o Asdrubal recebeu uma proposta para um contrato de 2 meses extensíveis caso a coisa corra bem, lá para o IMEC. Falta só acertar o valor por hora. Espero que possa ficar com 60 euros. Se assim for, irei ter companhia. Já não era sem tempo que ele finalmente arranja algo e ainda por cima com companhia. Se tudo correr bem, pode ser que ganhe autonomia para seguir em frente sozinho. Estou contente por ele e espero que realmente as coisas corram bem e possamos ficar juntos por lá uns tempos.
Ontem já vi os futebois. A lagartage e os andrades empataram. Muito fixe. Só falta mesmo o Benfica hoje ganhar ao Arouca. Se assim for, cavamos desde já 2 pontos de diferença. O Mourinho joga hoje ao almoço mas a coisa para ele está preta neste inicio de temporada. A semana passada levou 3 secos do City. Muito mau. Já tinha perdido a super taça para o Arsenal ...
Daqui a pouco irei fazer entrecosto na brasa. A ver se desta vez comemos todos carne e sobra. Fiquei traumatizado da ultima vez que os Gomes cá vieram. Já tenho o carvão preparado.
E agora, vou fazer a mala :-(
14h00m = O Mourinho já joga e ganha 0-2. Mas já tiveram um pénalti contra que o GR defendeu ...
O entrecosto estava bom mas fiquei com uma dor de cabeça típica de gripe. Ainda mal curei a grande gripe que tive antes do Algarve. Já tomei 2 Ilvicos :-(
16h30m = Já estou no aeroporto. Parece que a dor de cabeça passou. Efeito dos comprimidos mágicos ?!!! Comprei um desodorizante para levar. Não haviam os que eu costumo levar. Tive que optar por outro ligeiramente mais caro.
A Ryanair está com 2 voos para Bruxelas. Um sai às 17h25m e outro às 17h30m. AMAZING !!!
20h05m = Já pela hora da Bélgica. A viagem está a ser bem calma. Mesmo como eu precisava. Ao meu lado um pai e uma criancinha. O resto da família no banco da frente. Até a dor nas costas parece estar mais calma.
22h00m = Já com o Clio Diesel. Nada mau. O carro está em excelentes condições. Será o meu companheiro durante a próxima semana.
23h55m = Cheguei ao galinheiro as 23h15m, depois de me ter enganado no percurso. O raio do gps caiu e estava a acertar a posição daquilo quando teria que curvar para Eindhoven. Como resultado, perdi 5 minutos. Tirando isso, tudo correu bem. No galinheiro impera o silencio. Telefonei a Manelinha.
Agora, aproveitar para descansar. Felizmente, as costas não doem muito.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Dias de ventania

13h00m = Estive na cama a manha toda. Pelo menos o rabo já não está tão assado. Interessante. Foi mesmo a ansiedade que me colocou assim. Safa. A gripe também já está quase. ainda tenho a garganta arranhada.
O pessoal da bomba do jardim esteve aí ontem e parece que terão finalmente solucionado a coisa. Pelo menos aquilo já não passa o tempo todo a disparar. Tiraram a bomba cá para fora e substituíram para lado uns fios. Vamos lá ver quanto tempo dura.
Almoçamos os 4 em casa. A Manelinha fez um bacalhau com camarões grandes.
Hoje é um dia para tentar manter o peso. Ontem, ao regressar do aeródromo, claro, estava com o peso abaixo dos 90. Estava com 89 e tal. Hoje comecei o dia nos 90 e poucos. A ver se mantenho isto. Não acredito que consiga baixar dos 90 aqui em Portugal. Mas assim que volte a minha rotina, certamente que conseguirei.
17h30m = Depois de passar pela casa de banho, pesei-me e ... 89.8 quilos. Que fixe. A ver se me aguento sem comer pão até ao final do dia. O ardor já é quase passado. Estou a recuperar bem. As dores nas costas também aliviaram. A ver se hoje já consigo dormir direto. Tenho tido noites agitadas e com pouco descanso.

Já falei com o homem :-)

Mandei um SMS hoje bem de manha ao Sr. Henrique Gonçalves, dono deste aparelho. Em tempos, o Pedro Costa tinha falado na possibilidade dividir um aparelho em 4 partes ou mesmo 5. Mas esse projeto morreu. Só que ... eu sempre tive a ideia de que poderia comprar metade. Isto caso o dono estivesse interessado. Pela conversa parece que sim. Então combinamos ir almoçar ao Alqueidão um destes dias. Apontei para dia 30 deste mês. Se tudo corresse bem, por essa altura, já teria a minha licença. Assim já poderia testar o aparelho. Convidei também o Pedro Costa para tentar aparecer por lá.
Vamos lá ver se isto se concretiza ... ;-)

Então e dormir ?

Foi tal a nervoseira que fiquei com um ardor no anus que só visto. São 01h30m da manha e dormir que é bom ... NADA !!! Acordei à meia noite e meia com um sonho que estava a sobrevoar Coruche e não sia de lá ... Isto talvez seja porque Coruche foi um desafio de encontrar. Depois o idiota do examinador sempre a chatear ... "leve-me para Coruche". E eu ... Cte, Coruche está ali à frente ! O tipo parece que não estava lá muito convencido. Mas cheguei lá com um erro apenas de 1 minuto. Depois foi dar com Portimão. Mas aí tinha uma referencia excelente que era a autoestrada. Mas até lá chegar foi uma aflição. A seguir, dar com Valve (ponto de entrada de Évora). Também dei bem com aquilo. Depois foi a saída do aeródromo. Dar com Bacel. Na mouche. A seguir foi rumo a Avis. Na mouche também. Depois Galveias e o aeródromo de Ponte de Sôr. A navegação correu impecável e cada vez que ele me perguntava aonde estávamos eu dizia com precisão indicando na carta. As aterragens com tanta turbulência foram desastrosas ...
Mas uma coisa terá compensado a outra. Daí ter passado. BOLA PARA A FRENTE agora !

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dia de exame final

04h40m = Claro ... não consigo dormir direito, tal não é a excitação. Não me sinto excitado, propriamente dito. Mas o que é certo é que, desde a meia-noite, tenho dormido a espaços e agora, nem isso.
O meu ultimo email de ontem a pedir instruções relativamente a que horas deveria estar no aeródromo e que navegação iria fazer, ficou sem resposta. Olhando para o planeamento, vi que o Cte. Freitas acaba um voo às 11h30m. Depois até ao meu, ficará em terra. Espero poder abordá-lo à chegada do referido voo no sentido de ter finalmente instruções sobre o que irei fazer. Precisarei certamente de preparar a navegação.
Continuo muito fraco. A gripe levou as poucas energias que tinha. Mas pelo menos, as dores das costas, como que misteriosamente, abrandaram. Mas, estou com uma tosse cavernosa e cheia de expectoração. E quando ela acontece, a coluna dá sinal de dor agravada. Isto porque a convulsão é grande.
07h45m = Já tomei duche. Consegui dormir mais 2 horitas. Nada mau. Continuo algo fraco. Terei que tomar mais 2 comprimidos Ilvico. Irei sair daqui por volta das 09h30m.
O peso regressou aos 90 e tais. Not bad. Fátima já está para trás. O pior será o Algarve. Aguentar sem me empanturrar. Vai ser o que o resto da malta irá fazer.
Regressei aos químicos para a tensão. Parti comprimidos a meio e vamos ver como me aguento. Também tomei já os últimos Ilvicos que tinha.
20h45m = Acabo de chegar a casa depois dum exame, no mínimo turbulento. Fiz uma navegação para Évora que correu lindamente. Mas a aterragem lá foi uma bronca. Muito vento cruzado na pista e em Ponte de Sôr o mesmo. De resto, correu tudo bem.
Finalmente ... tenho as duas asas :-)
Agora é só esperar pelo Paulo acabar para irmos fazer o night rate e o instrument rate.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Mais uma etapa vencida - TEA => Checked !!!

Lá fiz o teste TEA. Claro que correu otimamente bem. Uma entrevista em inglês ... ehehehe ... Pena estar tão doente. Aproveitei e fui buscar as minhas asas personalizadas à loja da Pilot Wings. Não consegui passar pela outra loja de fardamento em Oeiras devido a estar doente.
Já me vinha embora e fiquei com a sensação de que faltava algo. Já na zona do Estádio Nacional lembrei-me ... Não fiz a foto para o certificado. Voltei para trás. Quando já estava quase de volta ao aeródromo, a Cláudia (examinadora) telefonou-me. Disse-me que poderia mandar a foto pela net. Mas como estava já quase de volta, lá fiz aquilo. Acabei por sair de lá já passava do meio dia. Isto depois duma noite super mal dormida devido a estar doente. Segundo a Cláudia, o certificado deverá chegar daqui a 10 dias. Aquilo tem vários níveis. Como a coisa correu muito bem, espero ter o nível máximo (6). Mas se vier um 5 também não haverá problema. Se viesse um nível 4 ficaria furioso. Ainda por cima por se assim fosse teria que lá voltar para renovar o certificado. Se tiver nível 6 o certificado já não precisará de ser renovado. Daqui que esteja a espera de 6 mas se for 5 ... paciência.
Agora fica mesmo só a faltar o exame prático. Já mandei um email ao pessoal de Ponte de Sôr a perguntar se têm uma ideia de quando o mesmo irá acontecer. Claro que não tenho fé nenhuma que o exame seja marcado para esta semana. Tenho dias livres até sábado, inclusive. No domingo já não pois terei que ir para baixo para o Algarve. Depois só no sábado seguinte.
Seria uma frustração voltar para a Holanda com isto pendurado mas, já me estou a tentar fazer à ideia para depois não ser um balde de agua fria, se a mesma se vier a concretizar.
21h00m = Mandei o tal email a perguntar se tinham ideia de quando iria ter o exame. O que não estava à espera era que, no planeamento, aparecesse o meu exame com o Cte. Freitas, às 14h30m ... Nem me disseram nada. Por acaso, olhei para o planeamento. Depois, nem sei a que horas aparecer no aeródromo nem sei sequer que navegação planear. Assim, como sei que o Cte. Freitas tem outro voo que acaba por volta das 11h30m, irei apontar para lá estar por volta dessa hora. Nessa altura espero que ele me diga então para onde ir no sentido de poder planear a navegação e aprovar o plano de voo.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

DOENTE ... :-(

Nem acredito ... estou doente de novo e deixei-me cair pelas escadas abaixo. Isto é ... deixei a gripe entrar a valer. Trouxe isto lá do Sul de Espanha e fui para Fátima sem me medicar. De lá isto ainda cavou mais. Amanha estou mesmo OK para ir fazer o exame de inglês. Para além de ter trazido uns quilos a mais ainda trouxe uma brutal constipação.
Comprei há pouco a primeira viagem de ida e volta. 260 Euros em Low costs. Low cost my ass !!! Como dizem os américas ! Por outro lado ... comparar o meu traseiro a Low Costs ... brrrbrbbrrrr ... Ele (o meu traseiro) que até é bem carote !!! Enfim ... o essencial é manter o sentido de humor.
Amanha irei para mais uma etapa final do meu PPL-A. Falei com o Mendes e ele nunca ouviu falar de semelhante teste. Pelos vistos, só o pessoal da GAIR é que exige isto. Estive a ver os exemplos duma pessoa entrevistada e isto não é mais do que mais uma razão para chuparem dinheiro às pessoas. Mas amanha já terei a certeza do que digo.
A Manelinha foi ao médico. desta vez ... reumatologia. Fui com ela ... mesmo assim todo adoentado. Mais valia ter ficado em casa pois fui apanhar uma caloraça sem necessidade nenhuma. Ainda por cima como estou. Quando chegamos, achava que já estava quase bom. Mas agora parece que tive uma recaída ou coisa do género. À constipação adicionei tosse cavernosa. Tosse essa que, quando acontece, as costas nem sabem onde se meter. Doem que se fartam.
O António já veio do Sudoeste. Na cozinha já se nota que ele está em casa ... A Sofia está na praia. À volta trás a avó.

Peregrinação a Fátima. Eu e as minhas meninas.

Sábado e domingo fomos peregrinar a Fátima. Estava muito calor e acabei por consolidar uma griposa com garganta arranhada que, já trazia de Jerez. Para além disso, comeu-se bem e demais. Vim de lá com 93 quilos. A ver se começo novamente a passar fome para por a coisa no sitio.
A avó portou-se muito bem. O hotel era interessante. Passamos um par de dias juntos que até correram bem. A Manela teve a companhia da Sofia para ir a um museu. Eu aproveitei para ficar no quarto do hotel a curtir o cansaço das ultimas duas semanas.
Fátima está em obras. Apesar de ser apenas um domingo como os outros, aquilo estava cheio. A avó ficou a rezar o terço com as beatas e os beatos, exatamente no local onde a Nossa Senhora teria parecido aos pastorinhos. Nós fomos os 3 até os café periférico do santuário. Sentamos a comer um gelado e a beber um sumo fresco. Visitamos os túmulos dos pastorinhos.
Depois já no domingo, fizemos os 150 quilómetros para baixo. Levei os picos nas costas durante a viagem para cima e para baixo. Mas, mesmo assim, ando mesmo muito dorido. Penso que seja a ressaca das semanas anteriores e deste tempo super seco. Viemos todos com os lábios crestados.
Fátima em obras

As minhas meninas

 Capelinha das aparições

Também houve tempo para visitar a Batalha. Chegamos lá já na tarde de sábado e o mosteiro já estava fechado. Pena que haja tanto dinheiro para restaurar ou manter Fátima e o mosteiro esteja nas condições em que está. Jantamos uns petiscos num restaurante mesmo ao lado do Mosteiro. Mais quilos a juntar às banhas :-(
Estátua do Santo Condestável. Em muito mau estado :-(

 Entrada para o Mosteiro

 Parte inacabada do Mosteiro

Mesmo a precisar de restauro :-(

Preparação do exame e não só.

Fiquei super frustrado com a raio da minha ultima aula. A coisa não correu nada bem devido ao mau tempo. Estava uma turbulência enorme. A parte da navegação ... essa, correu muito bem. Ao menos isso.
Isto foi na quinta feira. Na sexta, eu e o Paulo rumamos para Jerez. Essa viagem foi muito frutuosa. Ficamos a saber umas coisas pois o Hans, é uma tipo com montes de experiência e deu umas dicas boas.
Mas, tudo indica que não será lá que iremos fazer o ATPL. Isto porque parece que teremos que fazer 3 semanas obrigatórias de Ground School antes de cada época de exames. Seriam 3. Logo, tanto eu como o Paulo vemos isto muito difícil. Eu teria que fazer 3 semanas de férias que não estavam programadas. Isso seria um custo adicional. Depois e face a isto, pedi-lhe para tentar meter as coisas nos fins de semanas. Ele esteve de acordo mas aumentou o preço do curso para 2500 Euros. Assim já não compensa. Pois teríamos que lá ir 3 fins de semana antes de cada época de exames.
Logo, parece que estaremos condenados a fazer a coisa com a GAIR. A ver se amanha, quando for fazer o exame de Inglês (o TEA) e se a coisa correr bem, consigo falar com o Pinto. Se conseguir arrancar a parte teórica por 2 mil Euros, ficaria mesmo por aqui.
Mas antes de tudo isto, falta mesmo é fazer o TEA e depois o exame final do PPL-A. Esse parece estar bem pendurado. Não tenho ideia nenhuma de quando a coisa poderá ser feita. Nem sem se conseguirei fazer no final desta semana. Outro problema prende-se com o nosso certificado médico. Nem sabemos se o mesmo é reconhecido pelas autoridades inglesas.
Logo, existem realmente muitas coisas para resolver antes de pensar mais além e no que poderemos fazer de seguida.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Caps para pilotos

A pilotwings deixou de ter bordados. Uma pena. Isso obrigou-me a procurar noutros lados e claro ... mais caros. Mandei fazer um chapéu para mim e outro para o Luca Freti. O chapeu que ele usa é foleiro até dizer chega. Pode ser que este lhe fique melhor ;-)
Vamos lá ver se isto chega lá das Chinas. E quando chegarem, se estão bem feitos como na imagem indicam. Tenho um pouco de receio que as letras da frente do meu fiquem cortadas. Espero que fiquem bem.
Isto agora deverá levar séculos até chegar :-( 
É o que dá estar de férias com pouco ou nada para fazer.


aborted mission

Ontem o planeamento saiu tardíssimo. Qual não foi o meu espanto ... não estava lá. Tinha pedido ao José Mendes para me marcar duas missões. Mandei um email e depois, lá apareceram à tardinha, duas horas. Daria então para fazer a simulação do exame com o Luca. Mas, o problema é que, o vento estará cruzado sobre a pista e cerca de 13 nós. Ora fazer uma simulação de exame nestas condições, não me parece ideal. Logo, mandei um email ao Luca a pedir para adiar a missão para amanha. Pedi-lhe também para contabilizar as horas que me faltam para sabermos exatamente o que teremos que fazer. Amanha de manha, pode ser que consigam encaixar as horas que me faltam. Depois, ficaria só a faltar o exame.
A Manelinha quer ir a Fátima com a avó. Eventualmente a Sofia juntar-se-ia à caravana. O Tonito está no Sudoeste. Eu riria de motorista da malta. Logo, fazer o exame no sábado ou domingo seria impossível. Sexta tenho a ida a Espanha com o Paulo. Segunda feira a Manelinha tem uma consulta. Logo, parece que apenas na próxima terça feira estarei disponível para o exame. Nessa manha, as previsões indicam vento ONO com 9 km/h e com possíveis rajadas até 43 km/h. SAFA !!! Terá que ser muito bem visto.
Ontem fiz uma pequena sessão de picos e ... as dores ... aliviaram imenso. Permitui-me ir à praia ao final do dia com a Manelinha e a Sofiazinha. Fomos ao restaurante da Praia do Castelo e comemos uma ameijoas com pão torrado. Souberam muito bem e estavam divinais.
Hoje se calhar ... praia de manha ... Tenho que fazer mais uma sessão de picos. Acordei meio torto.
P meu peso está nos 90.2 quilos. Nada mau. Tenho conseguido manter a coisa. tenho substituído montes de refeições pelos batidos. No Algarve é que será complicado. Irei levar os batidos e tentar continuar o regime.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Cross country Navigation

Lá se fez. Correu tudo bem. Ia apertado com o tempo. Depois, ao que parece, o GU estava com a Gyro avariada. Olha olha ... nada que não se tenha passado comigo. Parece que o freguês que veio a seguir disse que aquilo estava mesmo inop. Acabei por ir no PR. O tal do botão de avionics. Desta vez não tive problemas a colocar o motor em marcha. E depois até gostei do handling dele :-)
Fui para baixo na barda para não me atrasar. Desta vez fui direto e passei entre os cumes da Serra de Monchique. Portimão estava o caos do costume. Paraquedistas por todo o lado e alguns aviões a aterrar e levantar. Pelo meio meti combustível, fui meter os carimbos, bebi um sumol e comi um rissol. Preenchi o Diário de Navegação e arranquei para a perna seguinte. Destino: Évora. Passadas cerca de hora e meia cheguei a Évora. Aterrei com cross wind. Nada fácil mas lá se fez. Novamente carimbadelas e zarpei para Ponte de Sôr. A ultima perna correu também muito bem. Montes de comunicações mas nada que não conseguisse lidar com.
Acabei por aterrar uns minutos mais cedo do que o previsto. Corri para as operações para tratar da papelada toda. Mesmo à hora dos outros saírem, tinha tudo preenchido.
Quando ia para o carro o Fernando chamou-me para duas coisas. Uma foi para me dar os galões de aluno piloto. Outra para me chamar à atenção de ter estacionado o carro na zona de parking reservada à direção da GAIR. Claro que pedi desculpa mas imediatamente pensei que ... já devia de ter estacionado o carro lá há mais tempo. Assim já teria os meus galões de aluno piloto há mais tempo também LOL !!!
Depois veio o pior ... navegar o carro 140 quilómetros até casa comigo cheio de sono. Também correu bem. Agora estou em casa são, salvo e todo partido, com um cansaço enorme. 
Recebi um email do Luca a perguntar como tinham corrido as coisas. Eu queria mandar-lhe um email mas estava com receio de o incomodar no seu dia de folga. Afinal, ele resolveu esta minha questão. Expliquei-lhe como tinham corrido os 2 voos solo e que gostaria de fazer o exame ASAP :-) Vamos ver se conseguirei despachar isto para a semana.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Navegação solo para Evora.

Nãaaaaaaoooo ... saída marcada para as 06h30m ???
De volta à rotina do costume. A Manelinha, mais o seu mau humor, deitaram-se passava bem largamente da meia-hora. Acordei e já não consegui dormir mais. Tinha a coisa planeada para o despertador tocar às 03h30m da manha. No dia anterior tinha planeado a viagem ao pormenor. Decidi sair de Évora e ir sobrevoar a barragem do Alqueva. O maior lago artificial da Europa. Iria também sobrevoar Reguengos e voltar a Estremoz. Tinha coisa para cerca de 2 horas de voo.
Antes das 4 fiz-me à estrada. No caminho, apanhei 2 sustos. Noite cerrada claro, passou-me um javali enorme a correr na estrada mesmo à minha frente. Se fosse uns metros mais à frente teria ficado com o carro destruído. E teríamos carne de javali até vir a mulher da fava. Mas consegui evitar a coisa pois ele passou uns metros à minha frente. O que aconteceu a seguir ainda foi mais raro. Eu tinha andado a ver aves esmagadas na estrada. Passei por vários montes de penas. Agora percebi porque. No meio da estrada, mesmo a minha frente, estava uma coruja. Felizmente consegui passar para a contra mão pois não vinha ninguém. Assim pude evitar passar-lhe por cima. SAFA !!!
Depois, como estava com pouco combustível ou mesmo quase nenhum, decidi ir até Ponte de Sôr para reabastecer. Ali o gasóleo é realmente mais barato. Reabastecer o carro num sitio algo ermo cerca das 5 da manha ... enfim, Fartei-me de olhar por cima do ombro para ver se eventualmente apareceria um ... oportunista. Tal não aconteceu de modo que abasteci e voltei para a escola. Tive tempo para submeter o plano de voo nas calmas e tratar da documentação toda.
Saí exatamente às 06h30m. A viagem correu muito bem até Évora. Ainda passei por Santarém. Fiz 3 toca e anda lá e rumei para Reguengos e depois Monsaraz. A aldeia, vista de cima é linda, toda dentro das muralhas do castelo. Quanto ao Alqueva, visto de cima, acho que fiquei algo desapontado. Depois, como a Gyro do CSDGU anda crazy e passa o tempo todo a descoordenar da agulha, às tantas, já apontado para cima ... perdi-me. Era suposto rumar para Estremoz. Acabei por ver uma cidade grande que assumi que poderia ser Estremoz. Às tantas tinha a menina de Lisboa Militar a perguntar-me se ia de volta a Évora ... UUUUPPPPPPsssss ... Liguei o GPS do telemóvel e percebi onde estava. Tive quase que fazer uma volta de 180 graus. Passei ao lado de Évora-monte. Depois dei com a autoestrada e dali para a frente foi pacifico. Fiz imensas fotos mas não terão ficado grande coisa. Uma pena.
Aterrei em Ponte de Sôr com 02h50m de voo. Nada mau :-)
Correu tudo muito bem e ... amanha é a sério. Navegação solo para Portimão com paragem lá e em Évora. Terei que reabastecer lá em baixo e meter carimbos no diário de navegação em ambas as escalas. Será a minha Cross-Country Navigation.
18h00m = Já tenho a rota planeada na carta. Falta-me saber a que horas irei sair e em que avião. Se bem conheço o José Mendes, deverá dar-me de novo o GU. Esperemos pela saída do planeamento logo mais.
20h00m = Finalmente saiu o planeamento. Tenho 3 voos. Terei que fazer 3 planos de voo. Um direto para Portimão. Depois outro para Évora e depois outro de volta a Ponte de Sôr. Saída para o primeiro voo às 08h30m. Menos mal :-) Sempre posso dormir um pouco mais.

Navegação em duplo comando para Portimão

Esteve um dia razoável. O vento até esteve calminho durante a manha. Hora de saída ... 9 da manhã. Nem queria acreditar. Pude dormir um pouco mais. Bastou-me sair daqui lá para as 6 da manha.
Tinha levado o dia anterior a planear a viagem. Isso só por si já foi uma aventura. A navegação correu muito bem. O Luca, à chegada a Portimão ficou algo nervoso com toda aquela agitação. Haviam montes de paraquedistas a saltar e a pista estava caótica. Pessoal a aterragem de um lado, malta a levantar de outro. O ATSU estava inop de modo que apenas se podia comunicar com o tráfego local. Acabou por ser uma boa experiência. Paramos para meter combustível. Ele explicou tudo direitinho. Isto porque daqui a mais uns dias terei que fazer aquilo tudo sozinho.
À vinda para cima, o vento levantou-se. Ficou desconfortável. Mas viemos a conversar imenso. Ele falou da sua experiência nos EUA, quando lá esteve a fazer o ATPL. Eu conheço grande parte das cidades que ele falou. O tempo passou num instante.
Mais uma etapa do ATPL superada.
Amanha é que serão elas ... Navegação para Évora ... 3 horas de voo solo ...

sábado, 1 de agosto de 2015

Sensei e familia mais Augusto e esposa

Finalmente, depois de muitas promessas da nossa parte, lá tivemos o Augusto e a família cá em casa. A Inês não veio porque estava ocupada a trabalhar num festival de Raves.
Acho que nunca se comeu tanto nesta casa mas acima de tudo ... bebeu tanto. Eu e o Augusto bebemos 3 garrafas de espumante (com pequenas ajudas do pessoal claro). Beberam-se cervejas e um par de garrafas de vinho. Quanto à comida, ele trouxe burriés e sapateiras. Preparou aquilo na cozinha num instante quando chegou. Eu fiz 2 quilos de entrecosto assado. Comeu-se todo. À tarde a Manelinha fez um bolo e eu fiz quase um quilo de bifanas que ... se comeram todas. O bolo, nem chegou ao António que, foi para a praia a tarde toda.
Durante a tarde, liguei a rega para o Rafael andar a brincar com a agua. Às tantas já estava roxo.
Foi uma excelente tarde bem passada na companhia da malta. 
Nunca tinha bebido tanto na minha vida :-)