domingo, 31 de maio de 2015

Ameijoas ... 2 quilos delas para o almoço ...

A semana passada comemos um quilo delas. Hoje estamos cá todos de modo que, fui buscar 2 quilos. Já estão feitas apurando !!!
De manha fomos à Dora para o pequeno-almoço e depois passamos pela Praça para trazer as ameijoas e um peixe escalado.
Para nós as ameijoas chegam mas a Manelinha deverá ainda papar o Robalo.
Está um solinho lindo acompanhado duma brisa que se irá acentuar para a tarde.
De manha ainda arrumei os livros de PPL na prateleira. Irão ficar a apanhar pó :-). Apenas espero usar ainda o Manual 1 Flight Training. Mas esta semana nem irei levar para a Holanda. Irei estudar através do site da GAIR. O livro está lá em versão PDF. Depois espero começar calmamente a rever os OP do Cessna 152 e a check-list. Será tudo já com uma motivação completamente diferente. Só espero é começar a voar brevemente e não ficar à espera séculos, pela autorização do ANAC.
Falei um pouco com o Paulo. Ele lá continua com as suas loucuras do RB. Depois quer comprar uma série de aviões anfíbios para fazer leasing às localidades. Disse-me que às tantas ainda me contratava para piloto. LOL !!! Por acaso até acho que um avião anfíbio no Algarve para colocar os turistas as ver a Ria de Faro de cima. Depois amarar na agua e ter um bote de apoio para ver o mar por baixo com equipamento de mergulho ... Seria uma oferta excelente. Primeiro ver de cima e depois ver debaixo em mergulho. Bem radical e certamente que haveria muita gente a querer experimentar.
15h00m = Estavam boas e já se paparam. Fruta (morangos em vinho do Porto e manga) para a sobremesa.
Não consegui fazer o check-in online. Pelos vistos a Vueling aqui em Lisboa não deixa fazer o check-in com menos de 24 horas para a saída do voo. Vá-se lá saber porque mas enfim. Assim, planeio sair daqui às 17h00m. A final da Taça no Jamor começa às 17h15m Logo, creio que não haverão filas daí. Está também um vento forte de modo que as pessoas deverão sair da praia mais cedo. Mesmo assim, conto apanhar com filas. Estive a ver agora as câmaras de transito e para já, nada !
18h30m = No aeroporto de Lisboa T1. A Manela levou-me para o T2. Só quando lá cheguei é que, ao olhar para o monitor é que me lembrei que a Vueling sai do T1. Como a Manela já tinha passado, apanhei o autocarro para trás. No T1 fiz o check-in e estou sentado no lugar 17A. Fila de emergencia. Muito bom. Fui comprar um gelado, levantar dinheiro, comprei também um par de revistas. Como já não preciso de estudar, já posso ler revistas. LOL !!! E agora estou a ver a segunda parte do jogo da final da Taça. O Sporting perde 0-2 com o Braga e está só com dez jogadores. Muito bom ... ahahahaha ...

sábado, 30 de maio de 2015

Sabado de exame.

08h35m = Já estou no hall do primeiro andar da GAIR em Ponte de Sôr. Hoje será o meu ultimo exame. Começo dentro de 30 minutos.
Acordei muito cedo e ... tremem-me os dedos. Fui o primeiro a chegar. Saí muito cedo e vim a 90 à hora por aí acima. Nas calmas.
Afinal não fui o primeiro a chegar. O Riccardo já aqui está. Parece que irei fazer OP juntamente com o Fernando. É ... até o Fernando, com as suas dificuldades no inglês, está a fazer isto. O meu input acerca dos manuais de estudo terá sido muito valioso.
Conversei um pouco com o Riccardo. Disse-lhe que estou super nervoso e que esta é a minha ultima possibilidade para fazer isto. Ele disse para não estar preocupado. Logo se vê.
Ainda queria olhar para o manual mas estou demasiado inquieto. Iremos fazer já OP às 9. Depois o Paulo fará os seus 2 exames. Ficarei por aqui até ele saber os seus resultados. 
A nossa turma até tem uma certa piada. O Fernando que está a fazer isto no limite das suas possibilidades (devido às suas dificuldades no Inglês e não só), eu que acabo por ser um aluno average (chumbei vários exames) e o Paulo que se prepara para ser um case study pois, irá certamente fazer todos os exames em apenas 1 sitting. Orgulho-me de dizer que, o ajudei um pouco pois dei-lhes montes de dicas para estudar ao partilhar as minhas experiências. Mas, uma cabeça fresca é outra coisa. O Paulinho, nos seus 33 anos, está no prime das suas faculdades. Eu já estarei na minha curva descendente. Especialmente depois deste acidente em casa. As dores não há meio de passarem.
10h15m =  Está feito :-) Errei duas. Uma nem estava à espera. Estava quase confiante que tinha acertado aquilo mas ... outra questão era sobre Noise Abatment. Essa matéria é horrível e nem apareceu nas perguntas que estudei. O teste foi muito difícil. Claro que o Fernando chumbou. Afinal ele apenas tem comunicações feito. Tentou fazer HPL na 5ª feira creio mas a coisa correu mal. Pensava que estava mais avançado. E acima de tudo que, com estes livros, já conseguiria fazer isto. Mas afinal, não parece.
10h45m = Estou no escritório dos examinadores. Já estamos a tratar da papelada para mandar para Inglaterra.
O Paulo está a fazer exame de FPP. Claro que fico aqui à espera do resultado. Fez primeiro METEo e passou. Pensava que tinha feito FPP primeiro.
Quanto a mim, estou finalmente em descompressão total. Pena que as senhoras da limpeza estejam aqui a fazer um barulho enorme com as enceradeiras e aspiradores.
11h20m = O Paulo falhou 5 no FPP. :-(Logo, terá que ir ao segundo sitting. Ainda falta Navegação. Tentará fazer esta segunda-feira.
Disse-lhe que FPP foi o meu exame mais trabalhoso. Agora o mais difícil foi mesmo OP. E esse, ele fez logo à primeira. LOL !!!
Terá que ter um pouco de paciência. Fazer tudo no primeiro sitting seria super. Fazer tudo em 1,5 sittings é excelente ! E isso ele poderá alcançar :-)
31-05-2015 = 11h00m =
Vejo-me a arrumar os livros de PPL-A. Que alivio. Ehehehe ... Fica em primeiro plano o de Flight Planning. Mas, nem o irei levar para a Holanda. Como tenho acesso online a ele no site da escola. Tenho as folhas que printei do Cessna 152. Será isso que agora irei lendo com calma.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

De chegada para mais um fim de semana.

Saí da empresa às 3 da tarde. Fui nas calmas para baixo. Nem apanhei flas. Fui no Clio a 90 à hora, depois de passar Antuérpia. Entreguei o carro e fui para o aeroporto. Ainda tive tempo para ligar a net. No avião, fiquei entre duas meninas. Tive uma viagem descansada.
Depois foi apanhar o autocarro e ir para a estação. Cheguei a casa à boleia da Manelinha antes das 10 da noite.
Sexta-feira - 29-05-2015
Muito calma. Dormitei, almocei com a Manelinha, dormitei, estudei um pouco. Ruí unhas ... isto é, estive nervoso por causa do maldito exame de amanhã.
Podia ter estudado mais mas ... seja o que for. Amanhã logo se vê ...

quinta-feira, 28 de maio de 2015

De saida :-)

Hoje as 3pm ... piro-me :-) A ver se não apanho tanto transito.
Ontem, consegui lavar o carro. Voltei a bomba de gasolina onde estive antes de ontem. Desta vez foi so entrar com o carro, pagar e selecionar o programa. Não ficou perfeito. Aquele melaço que a árvore largou ainda ficou com vestígios. Ainda ficaram uma folhinhas pequeninas agarradas a chapa. Hoje choveu e o carro já esta pelo menos aceitável para devolver. Ontem vi outro filme, dormitei e estudei. Hoje conto estudar mais no avião. Fiz há pouco o check-in e fiquei no lugar 7E. Horrível mas pelo menos fiquei na frente. O avião esta cheio. A ver se tenho sorte com os parceiros do lado.
Recebi uma chamada do Laith. O tipo la continua a lançar a empresa dele e voltou a dizer que esta realmente empenhado em ter-me ao lado dele. LOL !!! Disse também que anda a praticar golfe e que gostaria de visitar Portugal e dar umas pancadas la na Aroeira. Eu disse-lhe que seria bom ele visitar quando tivéssemos algo para assinar entre os 2. Falou em apresentar as famílias. Ehehehe ... Ele agora parece que conseguiu um contacto com a Huawei na Irlanda. Neste momento estão a tentar lançar la um novo Design Centre. Querem pessoal de software e tratam-se de posições permanentes a grande maioria. As tantas ainda tinham la um lugar para o TONITO ... LOL !!! Este Laith é um pratinho. Claro que tenho que levar tudo isto para a brincadeira. Se começar a pensar nisto a serio acabo por passar noites sem dormir. Não vale a pena !
08h30m = As simulações do ADC estão feitas para já, em típico. Faltarão fazer os corners. Para isso acho que terá que ser feito um ficheiro para utilizar no ADXL.
O meu pequeno almoço foi o chá da ordem, uma bomba caloria :-( outro chá e duas bolachas com queijo e tomate :-( Continuo com fome :-(
Tenho conseguido passar as noites sem comer grande coisa. Ontem levei uma sandes. Deveria ter ido ao supermercado para trazer iogurtes ou coisa assim. Fica para a semana que vem.
Fiz uma simulação em típico com VDD = 0.9V. Nota-se uma ligeira saturação do sinal em 2 ou 3 samples (255). Já tenho o ficheiro de ADXL preparado para usar em corners. Creio que não fará muito sentido lançar a simulação com este extraído (feito a 27 graus C) em corners com temperaturas de -40 e +125 graus C. Mandei um email ao Ming. O tipo também não é de chegar cedo.
Lancei uma simulação com corners mas só a 27 graus C. Usei TT, SS e FF. Depois TT com 0.9 e 1.1V de VDD.
11h00m = Estou siderado. O Nandi esta de saída.  O agente dele é a Optimum Search. O Nandi ia agora renovar o contrato até ao final do ano. Pediu-lhes 73 Euros por hora. Feitas as contas com o que vi em relação a minha PO, a agência cobra cerca de 76 Euros por hora. Ora pedir 73 é forçar imenso a barra. Os tipos não foram de modas. Cancelaram a PO dele e já está. Nem procuraram negociar.
Para mim é uma lição. Eu fui muito mais soft quando falei com a minha agência. Eu disse apenas que gostaria de ver o meu rate revisto. Os tipos foram secos na resposta. Nós  fazemos 15% e já está. A conversa ficou por ali. Em relação a posição da NXP e dos 75 que poderiam ser 70 euros por hora, nunca mais recebi feedback. Logo, 65 euros parece ser o rate dos dias que correm, aqui na Europa. Na Suécia a conversa será outra bem diferente. Então, não me posso queixar ... pelo menos enquanto aqui estiver.
Quanto a mais que certa saída do Nandi, tenho pena porque o tipo até é um gajo porreiro e faz boa companhia. De inicio até parecia estranho mas isso terá sido porque eu nem o reconheci. Tínhamos trabalhado juntos da NXP. Depois de ultrapassado este pequeno "soluço" a coisa correu normalmente. É pena perder um bom colega.
12h00m = Já fui buscar o almoço. Fui a pensar no caso do Nandi. Vim com uma ideia. Como a agência dele não quer continuar o contrato, então são eles que estão a pôr fim a coisa. Quer dizer que ele poderá vir por intermédio de outra agência. Sugeri-lhe vir pela minha agência. Pelos visto o rate dele são 60 Euros. Ora sendo assim pode ser que ele consiga vir por 65, como eu. Agora, o Siebren é que terá que estar pelos ajustes. Para isso, o Nandi terá que falar com ele.
12h30m = Continua o mau tempo e uma humidade tremenda. O ar condicionado está desligado de modo que o ambiente por aqui acaba por ficar algo pesado.
Mandei um email curioso ao Laith. Ele disse que teve uma reunião com o pessoal da Huawei em Dublin. Pelos vistos eles andam a procura de pessoal da área de software. Então perguntei-lhe se eles estariam a procura de pessoal júnior. Quem sabe o Tonito não poderia ir para lá. Se tivesse um ordenado tipo 30 euros por hora já seria um espanto. Mais de 50 mil ano.
14h00m = Já recebi um email do Riccardo. Será o examinador no sábado. Terei o raio do exame de OP nesse dia. Assim tenho mais a sexta em casa para o preparar. Será a minha ultima oportunidade para o fazer de modo que estou um pouco apreensivo. O costume ...
Como chove agora lá fora ... Caiem pingas bem grossas.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Caiu um Dyn-Aero 4S em Santo Tirso

Mais um aviao ligeiro  caiu, desta vez em Santo Tirso. Tratava-se dum Dyn-Aero 4S.
Aqui a foto do avião nos seus melhores dias. Tinha matricula holandesa.
Escolhi a noticia de cima para registar o rigor dos nossos jornalistas. Nessa noticia, o avião era um Cesna, o piloto era dentista e co-piloto de ralis. Tudo errado. Os comentários em baixo são esclarecedores. Não resisti a comentar também.
Quanto ao que realmente aconteceu, falei com o Siebren e não se percebe, como sempre ?!!! Como diabo caíram como uma pedra numa estrada ? Não tentaram uma aterragem de emergência ? Uma testemunha do acidente disse que se ouviu o motor a falhar. Depois, terá perdido a sustentação da asa esquerda. Se fossem a cumprir com os critérios mínimos de velocidade de aproximação, deveriam de ir a 120km/h. Ora se o motor falhasse a esta velocidade, teriam ainda 50 km/h de resguardo até a velocidade de perca. Teriam tempo para meter o nariz em baixo e procurar fazer uma aterragem de emergência. Até daria tempo para terem metido squak code 7700 e transmitido um MAYDAY. Não houve tempo para nada disto. Logo, penso que deveriam ir distraídos a uma rotação muito baixa/velocidade muito baixa. O motor do avião falhou, se calhar porque iam a uma rotação muito baixa, sei la ... Eventualmente iriam numa velocidade perto do Stall, terá sido um instante até entrarem em perda. Como estavam perto do solo, já nem teriam tido tempo de meter o nariz em baixo para ganhar velocidade.
Estou curioso para ver o relatório dos peritos. Para já e como de costume, estou super confundido.
Ja agora, ter aqui um colega sempre disponível para falar de aviões é realmente um espanto. A conversa que tive com ele, de alguma forma, descansou-me.

Matrizes de competências.

Matrizes de competências. Ontem recebi um email de Siebren com uma matriz de competências para preencher. Confesso que não gostei muito do que escrevi. A nível de simulações pelo menos. Por falar nisso, tenho andado a fazer simulações também com o PAN3G ADC. Os resultados são uma caca absoluta. Tenho ondas quadradas a saída. No WURADIO nem isso. Tenho uma onda que nem oscila. O circuito tem a saída agarrada a HIGH. Ambas as simulações foram feitas com vistas extraídas. Mandei um email ao Ming. Gostaria de resolver isto sozinho mas, confesso que não faço ideia. Não fui eu que desenhei isto no inicio. Apenas fiz o layout do ADC do PAN3G. Fiz simulações do extraído para confirmar o valor dos CAPs e nada mais. O resto terá sido tudo com o Ming.
Ontem, quando sai daqui, ainda fui ver se conseguia encontrar um lugar onde lavar o carro. Encontrei mas tinha muita gente na fila. Talvez la volte hoje. De resto, estudei um pouco e descansei. Consegui fazer dieta :-( ao jantar.
08h30m = Estiver a marcar viagens para o mês que vem.  A próxima, não tive outro remédio senão marcar a chegar depois da meia-noite. Isso obrigou-me a ter que escolher HERTZ :-( Utilizei a Rental Cars. Assim fiquei com o renting já pago. Não haverão extra charges. Estes gajos são horríveis. Claro que, terei que pagar os 50 euros para levantar o carro no Hotel. Paciência. Nas semanas seguintes já tenho outros voos que me darão chance de usar outras companhia para alugar carro.
09h30m = Finalmente tenho resultados na simulação. Mas estou a usar o extraído do PH_ANALOGCORE. Logo, logo do circuito total. Irei agora subir na hierarquia do circuito para ver quando isto da o berro.
15h00m = Ja descobri o problema do ADC. Não funciona som sinais de relógio acima dos 9.6 MHz. Com 9.5 MHz impecável. A saída temos uma onda sinusoidal como deve de ser :-)
Que parvoíce.  Então afinal isto é para trabalhar com um clock de 200KHz. Então porque diabo estou a testar isto a 9.5MHz ? Queremos uma simulação mais rápida mas 10MHz também é rápido demais e isto não funca nunca ... Assim deveria de ter começado com um relógio de 5MHz ou coisa parecida. Agora que já temos a simulação segura estou então a usar um clock de 200KHz. Irei deixar isto a simular até amanha.

terça-feira, 26 de maio de 2015

De volta ao trabalho.

Para sair já na quinta-feira. Nem dá para aquecer o lugar. Ontem foi um dia atípico. Estive no quarto o tempo todo, salvo a altura em que sai para ir almoçar e trazer algo para comer durante a tarde. Estive a ver o episódios do Blue Bloods. Já os tinha no PC há uns tempos. Ontem deu para os ver e fechar esta temporada. Estudei muito pouco. Mesmo assim ainda dei uma vista de olhos no livro. Falta ver a parte dos ventos. Depois, aquilo tem perguntas no final do livro. A ver se reconheço algumas dos exames. Ainda não sei se irei fazer o dito na sexta ou no sábado.
Hoje as 16h30m tenho a tal reunião com o tipo da Philips apara um estudo de stress no trabalho. A uns tempos atrás fui "cravado" para fazer parte deste estudo. Finalmente conseguimos arranjar uma data para esta conversa. Isto já andava para acontecer a muito tempo. Acabo por ir para o galinheiro mais tarde.
Hoje estou cansado e claro, dorido das costas até dizer chega. Este berbicacho não passa :-(
Tenho o carro todo pegajoso.  Deixei-o debaixo da árvore de domingo para segunda. Ficou imundo e todo coberto dum liquido pegajoso. Terei que o lavar antes de o entregar. A ver se vejo por ai uma bomba de gasolina que tenha lavagem. Faz impressão cada vez que abro a porta aquilo estar como está.
12h00m = Já fui comprar o almoço. De novo no iogurte jumbo e salada de fruta. Desta vez comprei também um croissant misto. Já o papei :-(
As simulações não estão a correr bem. Especialmente porque o circuito é super confuso. Esperava um sinal analógico a saída e o que tenho é um sinal digital. A conversão não está a correr como devia. Pelo menos a questão dos ficheiros de corners está resolvida.
15h00m = Já me safei da reuniao com o tipo da Philips. Adiamos a ficara para 8 de Junho. 

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Segunda-feira atipica.

08h00m = Deveria de estar no escritório. Mas não estou. Hoje é feriado aqui na Holanda. Ainda nem sei onde irei comprar comida pois neste país, tudo quanto é loja ou supermercado, fecha nestes dias. Provavelmente irei até ao centro da cidade para comer algo.
A viagem ontem foi um espanto. Ao meu lado sentou-se uma baleia ... ou melhor, um cachalote. O homem, não só teve uma viagem horrível como fez com que eu a tivesse também. Fiquei sentado no 1B. Assim, fui o primeiro a sair. Rapidamente cheguei ao balcão do Car Rental. Não é que o empregado não estava lá ???!!! Deixou um papel em cima do balcão a dizer que voltaria dentro de 5 minutos. Eu estive cerca de 20 à espera dele. O gajo atrás de mim disse que iria apresentar queixa. Enfim ... Ia-me dar um maldito dum Fiesta. Rabeei e lá trouxe um lindo e novinho em folha CLIO. A viagem para aqui correu bem. Cheguei largamente depois das 11 da noite.
O fim de semana foi calmo. Era para ter sido bem mais agitado. Era para ter ido voar. Mas afinal, não o poderei fazer sem ter a parte teórica completa. Ora falta fazer a maldita OP. Logo, só para a semana. O Paulo fez 4 exames no sábado. E quer fazer os outros 5 este sábado que vem. Ganda maluco.  Com cabecinha fresca, tudo se faz. Até o Fernando agora anda a fazer exames. Com as minhas dicas, a coisa ficou mais fácil. Pena ter sido a primeiro. À conta disso falhei uma série de exames sem necessidade nenhuma.
Depois, as costas doeram que se fartaram. Parece que as ultimas 3 sessões que tive não fizeram absolutamente nada. Agora estou um pouco mais aliviado mas mesmo assim, isto incomoda pra xuxu.

sábado, 23 de maio de 2015

Em Schiphol

18h40m = A primeira perna do percurso correu muito bem. Não tive grandes filas. De fato, até foram mais pequenas do que as que apanho à passagem de Antuérpia.
Na bomba de gasolina deixei l
lá 30 euros. LOL !!! Nunca tinha pago tanto dinheiro de combustível por uma semana apenas. Aqui a gasolina é caríssima. Para além do carro ser bêbado ! Mas, correu tudo bem e isso é que importa. 
Já passei pelo Burger King. Comi um super hambúrguer. Já há uns tempos que não sabia o que isso era. Assim aguento bem até a casa.
O avião está atrasado quase uma hora. LOL !!! Já nem sabia o que isso era. A Ryanair e a Vuelling andam quase sempre a horas. A KLM, TAP e IBERIA, são aquelas malhas do costume. A Manela está nas aulas de modo que teria sempre que esperar. Mas com isto, não espero chegar antes das 23h30m.
Levava umas folhas para ler do Cecsna. Printei a check-list e os SOP. Como já não voo amanha, já não tenho pressa nenhuma em ler aquilo. Ainda por cima, estarei aqui na segunda feira. Terei o dia todo para dar voltas na cama e ler. Para além dessas folhas, terei o livro de OP que encomendei. Quero preparar este exame sem deixar qualquer possibilidade de falhar. Senão lá se vai o curso todo.
20h15m = Já estou no portão de embarque. O avião parece estar no sitio e não tenho informação de estar atrasado.
21h15m = Já estamos a voar há uns minutos valentes. Ao meu lado um autentico cromo. Está muito atento a ler o Record de 13 de Maio (?). De à 9 dias atrás ? Eheheeh.
O avião terá saído com pouco mais de 30 minutos de atraso. Mas, a viagem irá durar 02h25m apenas. Logo, recuperamos o atraso no voo. Irei chegar antes das 23h00m. Terei que esperar pela Manelinha no aeroporto.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Finalmente, o inicio dum dia BRD

Muito quilometro a guiar, chegar a casa tardíssimo, avião pelo meio. Muita adrenalina. Estou com um bocado de receio da perna High Tech Centre - Schipol. Ontem vi no Google Maps e não parecia ter muito transito. Irei sair as 16 e logo se verá.
Ontem arranjei a net lá no galinheiro. Como já disse, bastou desligar o MODEM, desligando a luz na casa toda, visto que o dito não tem um master switch. Assim, pude estar entretido. Até fiz o download do FLASH. Pude ver o ultimo episódio desta serie. De resto foi muito descanso. Bem preciso. Hoje acordei cedo. As 06h30m já estava a sair de casa. Cheguei ao escritório antes das 06h45m. Printei as folhas de SOP e checklist do Cecsna 152. Assim, já poderei chegar lá com uma ideia do que irei fazer. Irei estudar aquilo durante a viagem de avião. Por falar nisso, o Luca ontem mandou um email. Apenas estará disponível durante a tarde. Mesmo assim, acabo por ter que sair de casa o mais tardar 10h30m. Quero estar lá a horas de almoçar com o Paulo. Temos montes de coisas para conversar. As previsões para o vento, amainaram bastante. Logo, já não será fator. Mesmo assim, ontem, o Luca disso que isso não deveria ser problema. Veremos
Hoje, irei fazer um Brufen antes de sair daqui. Quero ter uma viagem descansada. Irei novamente sentado bem lá para trás. Lugar 20A. Pelo menos vou a janela. Sei que ninguém me incomodará para sair com idas a casa de banho. Espero ter algum tempo em Schipol. Será o regresso a uma "casa" que me é muito familiar e uma a que já por la não passo há uns tempos. Irei dar uma volta pelas lojas. A ver se compro algo para a Manelinha para a compensar dum sábado potencialmente algo estéril em termos de casal. Temos planos para ir a casa da Sílvia ver os bebes ao final do dia. E talvez de para tomar o pequeno-almoço de manha.
10h30m = Estou cheio de fome. DAMN :-( E ainda falta uma hora para me levantar e ir buscar comida. Irei novamente optar pela salada de fruta e iogurte. Já tenho o TB pronto para simular. Mas confesso que não me apetece lançar aquilo. Pelo menos para já. Ontem recebemos um email de congrats da project leader porque conseguimos colocar o Working Environment up-and-running in no time. Assim, segunda-feira deverá ser um dia excelente para começar a simular. Hoje já acertei o SAR8. Tinha alguns pequenos problemas com os nomes dos portos. O costume. Logo, depois de termos o TB feito, poderemos inclusive simular com a extração. Isso é algo que ainda não vimos se funciona. Ainda não testei o deck.
12h45m = Recebi um telefonema da Susana a perguntar se já tinha a parte teórica completa. Falta-me um exame. Como tal, não posso começar a voar. É necessário ter a parte teórica toda completa para se iniciarem as aulas praticas. Isto para mim é novidade. Pensava que seria possível iniciar os voos com as comunicações feitas. Pena ... Entretanto pedi para me marcarem o exame para Sexta dia 29. Assim talvez pudesse voar no sábado. Não creio que seja possível. Deve ficar tudo para sábado e pronto. É da maneira que terei um fim de semana calmo. A Manela já estava piursa quando soube que estaria fora amanha ...
Almoço saudável. Frutas e Iogurte. Mas desta vez papei uma sandes também. Uma mais pequena. O dia será muito longo. No aeroporto terei que comer mais.
Alterei as nossas passwords para o portal das finanças. Parece que a Manelinha trata hoje das nossas declarações.
Já recebi o Email do Luca. Assim, já está tudo clarificado.
14h15m = Ainda tenho problemas no meu ambiente de trabalho. Faltam-me modelos para um tipo de resistências usadas no ADC. Preciso dum ficheiro para incluir. Sem isso não há simulações para ninguém.
15h15m = Já tenho o caminho planeado no gps. Serão perto de 140 kms. O Google maps diz que precisarei de cerca de 1h20m. Se assim fosse iria chegar bem cedo. Teria tempo para ver as lojas todas 5 vezes. Estou a planear um salto ao Burger King :-( Não acredito que compre um par de Lacostes. A não ser que os preços sejam razoáveis.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Continuamos sem net no galinheiro.

Ontem, ao entrar, ainda dei uma olhadela no MODEM. Parece que esta localizado no corredor da entrada. Falei com um dos convivas. Parece que eles já teriam telefonado para pedir intervenção dos técnicos. Nunca me tinha acontecido ficar sem net. O curioso é que com o telemóvel, consigo aceder nas calmas. Assim, pude ver os emails e até dar um pulo no Facebook.
De resto, nem ao supermercado fui. Levei uma sandes que comprei aqui, a semelhança de ontem. Depois, dormi, ouvi musica e até estudei um pouco. Desta vez, não fiz só as perguntas. Li também as respostas. E isso é fundamental porque as respostas cobrem as eventuais perguntas que possam sair. Hoje a tarde irei fazer o mesmo. Depois, com o livro de OP que recebi, poderei certamente complementar o estudo.
09h15m = Mais uma área de trabalho configurada. De novo com ajuda do Johan. É curioso como cada projeto acaba por ter formas diferentes de configurar. Agora tenho dois Cadence abertos. Uma para o WURADIO e outro para o HANRADIO. Ora, em ambos estou em waiting mode, a bem dizer. Hoje deveria ter a célula unitária do PA feita. Poderia começar o layout. Mas para isso, será necessário o designer fazer o upload do circuito. O PA parece ter um esquemático muito diferente do PANRADIO.
13h00m = Hoje o almoço foi um mega iogurte e salada de fruta. Para variar das sandes. Comprei uma sandes que irei comer logo mais.
A medida que vou mergulhando no WURADIO, vou descobrindo porcaria. Uma bobina ativa esta toda fora dos carretos. Tem problemas de propriedades. E isso assassina toda uma biblioteca que usa este bloco. O Ming que resolva isto. De resto parece estar tudo nos conformes a respeito do LVS.
17h30m =  Cheguei aqui ao galinheiro e olhei para o maldito MODEM. Aquilo não tem power off nenhum. Assim, fui ao disjuntor e cortei a alimentação para a casa toda. Voltei a ligar. Ora isto fez o reset ao MODEM. Assim que cheguei cá acima tinha NET no PC. Genius ? Not really ... ehehehe. Apenas o suficiente para resolver a questão.
O trabalho está a começar a apertar. Neste momento, já tenho um test bench para começar a simular. Irei fazer uma simulação comportamental do ADC. Copiei o TB do projeto anterior. Fiz algumas modificações. Amanha deverá estar up-and-Adam :-)
Será fixe ir fazer umas simulações, mesmo que simples. Terei que usar o extraído anterior. Irei fazer extrações atuais para poder comparar.

Carta branca para VOAR :-) !!!

Cá está uma foto aérea do aeródromo de Ponte de Sôr. A pista normalmente utilizada é a 02 (lado direito da foto). Os ventos nesta região são predominantemente de Norte.
Recebi ontem autorização da GAIR para começar os meus voos. Logo, acabei de mandar um email ao Luca para acertarmos as coisas para sábado. Estará um pouco ventoso. De manha ENE/12 kts. A tarde NE/10 kts. De manha o vento estará ligeiramente do lado direito da pista 02. A tarde estará alinhado. Nada demais mas mesmo assim, nunca fiando nestas previsões. Geralmente está sempre mais vento do que a previsão. Quanto a visibilidade estará ótima e as temperaturas ... na casa dos 20 e muitos.
O Paulo também lá estará para começar a sua aventura com os exames. Irá tentar fazer 4. 2 de manha e 2 de tarde. Dai que, talvez de para almoçar-mos lá na cantina. Eu queria fazer 2 horas de voo de manha e outras tantas a tarde. Terei que esperar a confirmação do Luca.
Estou para ver como as minhas costas se irão comportar. Deverei chegar a casa todo partido. Será a tensão mais os esforços. Vamos lá ver se as coisas correm bem :-(
Espero também adaptar ao avião o mais rapidamente possível. Quanto mais depressa poder começar a voar sozinho ... MELHOR :-) !!!
14h00m = Não me parece que vá voar no sábado. O vento está a piorar. Já passa dos 24 km/h de manha.
19h45m = Já estive a ver as previsões noutros sites. Alguns referem 6m/s como sendo uma "gentil breeze".  Ora feitas as contas isso dá menos de 22 km/h. A bem dizer, nada de outro mundo. Agora preciso é que o Sr. Luca responda ao meu Email senão ... como diabo arranco para Ponte de Sôr ahm?

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Sem net no galinheiro

Ontem, novamente a ouvir a minha musica. Não me canso de ouvir aquilo e gosto de adormecer a ouvi-la. Ontem, quando acordei, tinha uma mensagem no ecran do PC. Nem li aquilo como deve ser. So sei que estava a ter problemas de ligação. Pensei que fosse com o programa de leitura de musicas. Carreguei no ok e a mensagem desapareceu. O que é certo é que depois, fiquei sem NET. Tentei de todas as formas e feitios e nada. Não consegue aceder a net lá de casa. Tentei com o telemóvel e liguei num instante. Logo, o problema é mesmo do PC. Desde que instalei o novo sistema operativo que tenho problemas com a net. Aceder nos aeroportos tem sido um inferno. E agora lá no galinheiro também. Trouxe o PC para o escritório. Temos aqui uma net publica aberta. Ligou num instante sem problemas. Não sei que lhe faça. Se calhar terei que ir a loja onde o comprei para tentar perceber o que se passará com as configurações da placa de rede.
De resto, descansei bem. Vi o Game of Thrones de ontem. Estudar ... nepes :-) Recebi um email da Susana. Desta vez parece que está outra senhora encarregue de gerir os voos. O que não percebo é o que haverá para gerir. Então isto não esta já tudo preparado ? O que me parece é que o voo de sábado deverá já estar por um canudo. Gostaria de fazer um voo de 4 horas, findas as quais queria já estar a aterrar sozinho. Mas não me parece que isso venha a acontecer. Mais ... também me parece que estará muito vento.
09h10m = Pelo menos já tenho o meu ambiente de trabalho a funcionar. Parece que havia um problema com a versão dos Calibre ou Cadence. O Johan alterou isso usando o zinc ... enfim. Resolveu a questão. Já posso fazer DRCs e LVSs. Havia ainda uma pequena questão por resolver. Quando fazia LVS, dizia que não estavam definidos as Power Nets. Acabei por perceber que os labels dos pinos estavam todos em texto. Quando alterei aquilo para o layer do pino em questão, ficou resolvido.
Ontem acabei por não ir ao super. Isto porque nem consegui levantar dinheiro. Com o meu cartão do BPI estragado (estou a espera de um novo) só posso usar o do Postbank. Só que tinha la pouco dinheiro. Ontem fiz uma transferência e agora já la tenho mais 500 Euros. Preciso de levantar uns 100 para poder pagar a gasolina antes de entregar o carro depois de amanha. Assim, hoje, quando for comprar a sandes, já poderei também levantar dinheiro. O que me aborrece é que irei pagar comissão. Os bancos alemães são assim :-( Ainda o pessoal em PT se queixa ... No estrangeiro a coisa pia sempre muito mais fininho ...
10h00m = Agora que tenho todas as questões resolvidas do WURADIO, só resta mesmo esperar. Hoje o Ming regressou ao trabalho. Mandei email dizendo que tenho tudo preparado para fazer o up-load da base de dados local para a base de dados central. Não quero fazer isso sem a supervisão dele. Ele é que é responsável do projeto. O layout do chip parece-me muito bem feito. Nada como o projeto do PANAFE. Ai, imperava um granel algo estranho. Aqui, os layouts estão mesmo todos certinhos. A-priori, não vejo grandes alterações a fazer. Falta-me perceber o que querem que seja feito. Como não faço ideia que tipo de sepcs o cliente quer ... só posso apenas esperar para ver. A primeira reunião do projeto já foi marcada. Será na semana que vem.
A respeitos das dores, como tenho tomado o Brufen, devagarinho, a coisa está a ficar melhor. Tenho ainda uma impressão incomodativa mas nada como no inicio da semana. Irei fazer outro Brufen hoje. A ver se não me esqueço de me mexer regularmente na cadeira para aliviar a pressão na coluna.
12h15m = O Siebren já respondeu ao Laith. Foi tremendamente honesto. Disse-lhe que tem uma lista de agentes preferencial e que, até ao momento, eles tem sido suficientes para lhe dar o pessoal que ele precisa. Mas que, no caso de demorarem mais de 2 semanas a arranjar alguém, poderá certamente entrar em contacto com ele. Não será lá muito animador mas pelo menos poderá dar uma esperança.
Quando fui ao super para comprar as sandes, levantei dinheiro. Já tenho 200 Euros comigo. Já irá dar para pagar a gasolina e aguentar-me por uns tempos sem precisar de ir ao multibanco. Isto porque duvido que este fim de semana já tenha o cartão do BPI em casa. 
13h30m = A medida que vou entrando mais no layout, vou descobrindo bugs. Tenho uns elementos no esquemático que não aparecem definidos na netlist. Logo, em alguns blocos, o LVS não corre. Tenho que ver se resolvo isto.
15h00m = RESOLVIDO. Faltava incluir um ficheiro chamado SOURCE.ADDED Esta gaita inclui na netlist os blocos que faltavam. Antes de o incluir, martelei a netlist e consegui ter LVS clean. Mas claro que fazer sempre isto a mão não dá. Assim, com este include, já tenho o resto dos circuitos limpos. Estava com algum receio disto. Entretanto, outro grupo pediu a minha ajuda com um layout. Parece que precisam de ajuda para um PA baseado no que o AO fez. Ele fez o esquemático e eu o layout. Logo não será muito complicado. Usarei com base o layout das outras células unitárias que fiz para o Ao.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Squaking 7500 ... sorry ... 7600

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=4574539

Piloto comunica sequestro aéreo por engano

A Guarda Civil e a Polícia espanholas adotaram, esta segunda-feira, medidas especiais de resposta a um alegado sequestro aéreo, antes de aterragem em Palma de Maiorca de um avião procedente da Escócia. De acordo com fontes que integravam o dispositivo de segurança, o piloto enganou-se e comunicou com a torre do aeroporto de Palma de Maiorca, nas ilhas Baleares, através de um canal reservado que deve ser usado em caso de ações terroristas.
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Estes jornalistas são um espanto. De fato, não existe uma frequência especial para se usar quando se está a ser alvo de sequestro. O que existe é um equipamento a bordo (Transponder modo Charlie) que fornece informações de altura e um código típico que é atribuído pela torre de controlo responsável por controlar o tráfego aéreo na zona em que o avião voa naquele momento. O código 7000 é para ser usado quando se descola e a tal torre ainda não nos atribuiu um código. Depois existem mais 3 códigos de squak importantes: 0 código 7700 (usar em caso de emergência), 0 7600 (usa-se quando se suspeita de falha nas comunicações) e o código 7500. Este é o que se usa quando o avião é alvo de sequestro ou ataque terrorista. Assim, o que suspeito que tenha acontecido é que o piloto, que estava a ter problemas de comunicações e colocou o código errado no transponder. Em vez de selecionar 7600, colocou 7500. LOL para o jornalista mas um ainda maior LOL para o piloto que talvez estivesse com 1 ou 2 uísques a mais. Eheheheh ... 
Diga-se em abono do piloto, já agora, não é difícil enganar-se e colocar 7500 em vez de 7600. Estes códigos deveriam de ser mais ... diferentes, digamos :-)
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Incident: Jet2.com B738 near Palma Mallorca on May 18th 2015, misunderstanding around unlawful interference
By Simon Hradecky, created Tuesday, May 19th 2015 19:11Z, last updated Tuesday, May 19th 2015 19:11ZA Jet2.com Boeing 737-800, registration G-GDFF performing flight LS-601 from East Midlands,EN (UK) to Palma Mallorca,SP (Spain), had been enroute at FL310 and had just started the initial descent towards Palma Mallorca when the aircraft transponded the squawk for unlawful interference for about 3 minutes before the transponder was set back to the original squawk. Air Traffic Control in Palma Mallorca, following procedures, inquired with the crew whether this had been intentional, which the crew replied to in the affirmative, prompting Authorities in Palma Mallorca to prepare for the arrival of a hijacked aircraft and activate their crisis center. The aircraft continued for a safe landing on Palma's runway 24L about 16 minutes later and was directed to taxi to a remote parking stand, where security forces surrounded the aircraft. Only after police entered the aircraft it became clear that no unlawful interference had taken place and there had been miscommunication surrounding the erroneous transponder squawk.

The aircraft remained on the ground for 6 hours before departing for the return flight LS-602, which reached East Midlands with a delay of 3 hours.
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Aqui a coisa já estará  explicada de outra forma. Embora já não seja referenciado um problema de comunicações ...

DORMIR :-(

Ontem não dormi. HIBERNEI :-) !!! A Manelinha nem telefonou de madrugada. Deitei-me a ouvir a minha musica. Acordei por volta das 9. Vi parte do telejornal. As noticias foram mais sobre os incidentes das celebrações do BI-Campeonato do que sobre as celebrações propriamente ditas. Acabei por desligar aquilo e voltar a minha musica. Voltei a adormecer. Acordei por volta da uma da manha. Mas, voltei de novo a adormecer.
De manha, decidi tomar um Brufen. Estou incomodado. Esta gaita não passa. E o ultimo fim de semana foi demasiado intenso. O próximo, se tiver voo a mistura, poderá ser ainda mais. Por falar em voos, mandei um Email a Susana mas não recebi resposta. Terei talvez que apertar com ela pelo telefone.
Hoje vi que não tinha decks de verificação instalados no meu Cadence. Fui as diretorias do projeto e vi que as verificações terão sido feitas com Assura e Calibre. Instalei o Assura mas tenho quase a certeza que o Calibre não poderei usar. Nem sei se poderei usar o Assura sequer. Poderão haver problemas de licenças. Sei que com o Calibre isso será certo. Ora ... penso que o que terá que ser feito será instalar o PVS lá. Já mandei um email para tratarem disso.
Entretanto, recebi uma mensagem duma amiguinha do Dennis, através do Facebook. Em tempos ela mandou-me um pedido de amizade e em vez de não ter ligado aquilo aceitei. Agora ela manda-me uma mensagem ... :-) Malandra ! Não respondi claro ... ehehehe !!!
09h00m = O meu livro de OP terá sido entregue ontem. Fui agora mesmo fazer o tracking da encomenda. Mas a Manelinha não me disse nada. A ver se me lembro de lhe perguntar amanha. Assim já estou mais descansado. Poderei estudar duma forma mais detalhada. Tenho o manual da Oxford de OP mas, não vale nada e não cobre a matéria do exame. Espero que este esteja melhor. Ontem não estudei. Foi mesmo só dormir :-) Fiz o download do Game of Thrones mas nem o vi. Hoje já deverei estar mais descansado. A ver se fico pelo escritório até pelo menos as 16h30m e se depois passo pelo super. A ver também se perco peso e regresso aos 92. Durante a semana passada consegui estar sempre a roda dos 93 e tal.
09h15m = Radio silence do email que mandei sobre os decks de verificação. In fact,o pessoal anda mesmo numa de calma. A chinoca por exemplo, vai tirar uns meses sem fazer nenhum, depois do seu tap-out. LOL !!! Por aqui, vivem-se uns dias de calma com o pessoal todo a meio gás. Não deixa de ser curioso.
Damn ... Este mês de Maio será mesmo para esquecer. Mais um feriado na próxima segunda feira. O que quer dizer que virei apara no no domingo e ficarei ai um dia de barriga para o ar. Ainda estive a ver voos na segunda feira para Bruxelas mas a Ryanair já está esgotada. A Vuelling chega já muito tarde e não me apetece ficar a noite no aeroporto a espera que os car rental abram de manha. Assim, terei um dia livre por aqui.
Acabei de receber um mensagem da senhora do Tax Office de Freising. Finalmente largou-me da mão. Mandei-lhe as duas declarações de IRS que fiz, em 2011 e 2012. Parece que ficou satisfeita. Puxa !!! Perdeu imenso tempo do dela e do meu. Gastou recursos e no fim ... resultou-lhe em NADA !
13h00m = Nunca tinha acontecido. Estou sem possibilidade de mandar SMS. Parece que o serviço da KPN está em baixo. Queria enviar um SMS a Susana para a pressionar no sentido de saber se posso ou não voar no sábado e ... nada !
15h00m = Acho que finalmente consegui enviar os SMSs que tinha no telemóvel para a Susana e para o Paulo. Tanto um como o outro levam montes de tempo a responder de modo que não saberei tão cedo se foram ou não. Entretanto verifiquei com a Manela que o meu livro terá chegado ontem. Felizmente que a avo estava por ali e o pode receber. Senão teria que a Manela o ir buscar aos correios. Isto porque apenas la estarei no sábado e domingo. Logo, não o poderia levantar.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Start up of the WU-Radio

O voo para cá foi calmo/pacifico. Dormi um pouco. Chagamos ao portão de desembarque um pouco depois das 9 da manha. As 10 já estava na estrada. Tenho um carro muito fraco. Um Citroen C1. Mas lá veio por ali abaixo até aqui. Enganei-me a saída do aeroporto. O GPS ainda não estava a funcionar bem. Acabei por fazer uns 5 quilómetros extra. Depois, apesar de não ter apanhado transito, as autoestradas, na maioria do caminho, não permitiam velocidades superiores a 100 km/h. Mesmo assim, consegui chegar aqui antes das 11h15m. Comi a minha sandes, umas batas que ainda estão boas, da semana passada. E um chá. Ficou o almoço despachado. Logo mais quero passar pelo supermercado. Quero trazer fruta e iogurtes. Ou se calhar passo só lá amanha. Depende de como me irei sentir. Estou algo dorido das costas. Acho que irei tomar um Spidifene.
Entretanto recebi a documentação do projeto do WU-RADIO. É um projeto de 2011. Terá que ser re-simulado. Irei tentar copiar a base de dados antiga. Aquilo ainda foi feito com o Cadence 5. Logo, deverão talvez haver questões de compatibilidade. Tenho também documentação para ler.
13h00m = Afinal, o que eu tinha enviado a senhora do Tax Office de Freising na Alemanha foi uma declaração de IVA. Logo, hoje de manha, ela mandou um email a dizer isso mesmo. Mandei um email depois ao Reich e ele enviou-me de novo as declarações de IRS alemão de 2011 e 2012. Já enviei isso para Freising. A ver se ela não me aborrece mais. Espero que esta situação esteja esclarecida 100%.
Outra coisa, falei com o Siebren acerca do Laith Hardy. O Laith queria saber se o IMEC estaria a procura de malta e se ele poderia fornecer alguém. Mas, parece que o Siebren tem alguns agentes e não quer ter mais. A não ser que eles não lhe deem a pessoa que ele quer. O Siebren disse-me para enviar um email ao Laith com os contactos dele. Ficou então depois a espera que o Laith lhe envie as credenciais dele. O Laith saiu da Glotel e agora está a tentar lançar a sua empresa. Convidou-me para fazer parte da mesma. Eu disse-lhe que poderia ser um Technical Adviser. E quem sabe, se a empresa cresce-se, ai poderia ser algo mais. De qualquer modo, para já, forneci-lhe um contacto excelente. Vamos lá ver como isto poderá evoluir.
14h30m = Já tenho a base de dados copiada para a minha diretoria. Agora falta verificar aquilo tudo. Sei que a ferramenta para converter bases de dados do Cadence 5 para 6 não é perfeita. Comete erros e esses, deverão ser corrigidos manualmente.
Entretanto mandei outro contacto dum manager da CSR com quem trabalhei em tempos. Quem sabe ele possa colocar ali alguém.
15h00m = Agora estou mesmo morto de cansaço. Se quando vim de manha ainda aguentei sem bocejar. Agora, são bocejos uns atrás dos outros. A ver se saio daqui as 4 para depois então amanha tentar compensar. E, claro, saio daqui direto para o galinheiro. Quero lá saber de comida. Amanha será outro dia.
15h50m = A minha ex-chefe está com uma "lazeira" que só visto. Não tenho feito a ponta de nada. Eu ??? Nem sei como tenho a cabeça no meio dos ombros ...
Tenho estado a olhar para a documentação e a verificar a base de dados importada. Parece-me estar em boas condições. Até ver, parece que a ferramenta terá tido pena de mim. :-)
20h45m = Saí do escritório às 16h00m. Estava mesmo estafado. Amanha terei um grande dia com as verificações dos decks. Quero fazer LVSs e DRCs para ver se a base de dados terá sido bem importada.
Já dormi um pouco a ouvir a minha musica relaxante. Agora quero ver o telejornal :-)Quero ver as comemorações do BI :-)

No portão de embarque.

03h50m = Estou no portão de embarque da KLM para Amesterdão. O Sensei veio trazer-me no seu táxi. Fiquei a saber montes de novidades. Venderam a casa. O Ricardo já não irá estudar. Prefere andar com o táxi uns tempos para ver o que irá dar. Eu sempre disse isso. Assim que ele começasse a fazer dinheiro, muito dificilmente iria voltar a estudar. O Sensei sempre comprou o Mercedes 250D por 500 Euros. Irá fazer uma pintura e meter mais umas peças na transmissão. Fica o carro por 1000 Euros. A parte mais interessante das novidades é terem vendido a casa e irem alugar uma parte de cima duma vivenda. Parece que a ideia seria ficarem lá todos mas o Pedro achou por bem que ... quem casa quer casa. E faz muito bem. Ficam lá na privacidade deles sem misturas. Eheheheh ...
Quanto a mim, saí de casa sem comer. Espero tomar o pequeno-almoço a bordo. Trouxe uma sandes em caso de as regras da KLM terem mudado. Trouxe também 2 Spidifenes. Não é que tenha dores mas, se quiser ir mais calminho, talvez não fosse má ideia tomar um pacote. A bordo deverei ter uma garrafa de agua para tomar aquilo mais lá para o final da viagem. Está um calor horrível. O ar condicionado está desligado. E ainda faltará uma hora para a saída. Ainda tenho o cartão silver. Logo, poderei ter embarque prioritário. O lugar é o 8B. Apesar de ter feito o check-in logo na abertura, já não tinha lugares disponíveis.
Ontem, o final do dia foi calmo, apesar da agitação do Benfica ter sido campeão. Empataram o jogo mas o Porto fez o favor de empatar também. Eu tinha previsto este cenário. A parte mais incrível foi termos sido roubado. Um fora de jogo mal assinalado invalidou um golo limpo. Várias bolas na madeira. Poderíamos ter ganho por vários a zero. O Guimarães não teve uma oportunidade. Quanto ao Porto, marcou cedo. Só que depois, o Belenenses respondeu e marcou de volta.
07h00m = Afinal, estou sentado no lugar 8C. No meio ... vazio. Deve ser o único lugar vago no avião. Assim vamos mais descansados, eu e a senhora do lugar 8A. Acabei de comer algo. Um snack de queijo. Bebi uma pouco de "zurrapa" de laranja. LOL !!! O Sol já está bem forte. Hoje poderá ser um dia bem claro.
Este fim de semana foi excelente. No sábado, ter passado o exame de Navegação foi excelente. Ontem o Benfica campeão ... ehehehe. Para além disso, em casa, a semana correu bem e calma. Precisava de estar assim. Sinto-me super leve, depois de ter resolvido a parte teórica do PPL-A. Era uma pressão grande. Ainda me falta OP mas sei que não será problema para a próxima vez que o tentar fazer. Quanto ao próximo sábado ... ehehehe ... Confesso que estou ansioso por voltar a voar. Mais, estou desejoso de recomeçar a voar sozinho. LOL !!! Com tantas horas para fazer, poderei visitar os aeródromos do país. Irei de certeza a Portimão, Évora, Beja, Santarém, Santa Cruz, Coimbra, Águeda e Vila Real talvez :-) Poderá ser bem fixe. Espero que esta fase corra bem. Poderei divertir-me imenso. A Manuela é que não irá gostar nadinha. Isto porque irei aproveitar para voar aos sábados e às sextas, quando cá estiver. Assim, sei que será duro mas, quero acabar isto o mais rapidamente possível. Se conseguisse voar 4 horas aos sábados e às sexta quando cá estou, poderia ter a coisa acabada lá para Julho. Seria excelente. Irá implicar ainda muito estudo. Vamos ver como irão correr as coisas.

domingo, 17 de maio de 2015

Depois da adrenalina ... a descarga.

07h00m = Ontem, depois do regresso de Ponte de Sôr, foi a ressaca. Claro que me doíam as costas, estava derreado, etc. Mesmo assim, ainda fomos almoçar fora. Eu ia comprar umas costeletas de novilho (se calhar compro hoje) mas como os miúdos foram a outros lados, acabamos lá em baixo no Luís de Camões. Comi um linguado muito bom. A Manela uns robalos. A seguir acho que conseguimos dormir um pouco. Depois, fomos para os vizinhos do lado. Eles convidaram a malta da redondeza para um chá. Ficamos até quase às 23. PUXA !!! Tanto tempo por lá de pé. Claro que me ressenti imenso.
Hoje, depois do sono, a coisa está um pouco melhor. Mas nada que se compare com os dias anteriores em que me levantei quase sem dores. Olho lá para cima para os livros de PPL todos arrumadinhos. E é um descanso pensar que alguns deles não os irei abrir de novo. A não ser que vá fazer o CPL e que aquilo me obrigue a mais estudo.
Hoje às 3 da manha fiz o check-in. Fiquei com o lugar 8-B. Horrível. Ou era isso ou então um lugar mesmo no fundo do avião. Ora eu preciso de sair rapidamente para ir buscar o carro (que ainda não reservei). Paciência !
07h30m = Já reservei um carrinho bem pequeno na Budget. A Dollar era mais barata mas teria que ir apanhar um shuttle e estarei com demasiada pressa quando sair do aeroporto. Logo prefiro pagar mais mas ter o carro logo no momento quando sair do avião. Depois serão as filas. Sair do aeroporto às 9 da manha. Faço ideia a que horas irei chegar ao trabalho.
12h30m = Continuo cansado mas as dores foram-se. Fruto do SPIDIFENE que tomei de manha talvez. Antes de sair, às 3 da manha, irei tomar outro. Isto porque o dia será bem longo.
Fomos ao Aldi e o supermercado estava cheio. Caramba. Vive-se bem o Verão por aqui. Trouxemos um kit para a avó fazer ervilhas com ovos escalfados. Gostamos muito desta receita da avó. A ideia das costeletas de novilhos ficou adiada.
Hoje já comecei a reler coisas de Operational Procedures. O raio do livro não me chegou esta semana. Teria sido impecável poder leva-lo para estudar esta semana. Irei estudar bem as perguntas dos 3 testes de exame. Algumas que falhei estavam lá. De modo que apenas preciso de saber aquilo tudo na ponta da língua. E com a cabeça fresca, irei fazer aquilo nas calmas.
Hoje é dia de jogo. O Benfica irá a Guimarães. Se ganhar, seremos campeões :-) Vamos lá ver se dá !!! O jogo será às 6 da tarde.

sábado, 16 de maio de 2015

Até que nem foi muito dificil mas ...

Acabei agora o exame de navegação. O teste foi fixe a nível dos problemas. Mas tinha algumas perguntas teóricas e tenho duvidas em pelo menos 2. Posso errar 3. Mas também confesso que não tenho a certeza se acertei os cálculos. Assim, seja o que for. Mas sinto-me mais confiante para o dia 30 de Maio. Se o teste for parecido. Os cálculos mais complicados nem apareceu um problema desse género. As perguntas teóricas, também não foram complicadas mas como estudei pouco ...
Afinal acertei aquilo tudo menos um calculo. Usei a maquina de calcular em vez do CPR-5. Os valores eram muito perto uns dos outros nas hipóteses de escolha e escolhi mal :-(
Já só me falta OP :-) Que FIXE !!! Depois do exame estive a falar com o Luca sobre começar a voar. Poderei começar a pensar nisso para o próximo sábado :-)
Irei falar com a Susana para tentar voar de hoje a uma semana. Entretanto, o Paulo deverá começar os exames dele para sábado. Ontem estivemos ao telefone uma bela duma meia-hora. Dei-lhe a conhecer a minha experiência. Com base nisso, espero que ele se safe muito melhor que eu. Pelo menos saberá exatamente o que fazer a nível de estudos, desde o primeiro exame. Assim, este sábado deverá tentar despachar 4 exames. 2 de manha e 2 a seguir ao almoço. Terá uma semana de férias logo, poderá certamente safar a coisa. Eu nunca tive as manhas livres, nos dias que cá estive. Depois no sábado seguinte poderá fazer mais 4 e eventualmente deixar navegação para o 2º sitting.
Este foi o exame que mais satisfação me deu fazer. Foi muito bom ver o Luca de polegar no ar dizendo-me que estava feito :-) Acho que ele ficou quase tão satisfeito como eu :-) !!!
Se tudo correr bem, sábado ... voamos juntos !

Mandei agora mesmo este Email à Susana Teixeira:
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Bom dia Susana
Espero que esteja tudo bem consigo.
Acabo de chegar de Ponte de Sôr depois de mais um exame passado. Desta vez Navegação.
Sendo assim falta-me só fazer OP. Irei faze-lo no próximo dia 30 de Maio.
Falei com o Luca no sentido de começar a voar. Se possível, gostaria de o fazer no próximo sábado dia 23 de Maio.
Por favor diga-me o que é necessário para despoletar esta situação.
Relativamente a pagamentos, se for necessário pagar mais alguma coisa, basta mandar-me o IBAN e o nome em que esta a conta bancaria para onde fazer a transferência.
Já agora (FYI), ontem falei com o Paulo. Ele irá começar a fazer a preparação para os exames esta semana.
Aguardo então sua resposta
Obrigado, bjs e BFS
Joaquim
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Isto marca o inicio de outra aventura ainda com a presente aventura com uma ponta solta (falta fazer OP). Claro que ... entusiasmo não faltará :-)

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Quase sem dores

Até custa a acreditar. Só tenho uma pequena dor nos limites da extensão da coluna, quando a encaracolo (barriga para a frente) ou quando me dobro (tronco para a frente sobre os joelhos).
Aguentei bem a sessão com o Nushimura. Não vim de lá magoado. Voltaram a fazer-me a maquina de vibração. Aquilo alivia-me a tensão bastante. Desta vez fomos os 3. Acabei por sair de lá tarde. Como tal cheguei a Lisboa à tira. Ainda por cima falhei a saída para o Marquês. Acabei por chegar 5 minutos atrasado mas ainda não tinham começado a sessão. Saí de lá bem relaxado.
Em casa, almoçamos juntos um par de postas de perca grelhada. A minha posta estava mais seca que um bacalhau.
Não temos Brufen ou Spidifene cá em casa. O meu plano para tomar um ao final do dia ficará adiado pois não me apetece sair de casa.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Dia (em) cheio ...

Agenda:
05h00m = Saída de Eindhoven para o aeroporto de Bruxelas
08h40m = Avião para Lisboa
10h00m = Chegada a Lisboa
10h30m = Ir buscar o carro que aluguei a Enterprise
11h00m = Pilotwings shop (Cascais) para ir buscar o livro que encomendei
12h00m = Grutas de Sal perto do Marques para uma sessão
14h00m = Nushimura - sessão de tratamento da coluna
15h30m = Em casa

Terei que afinal com a Manuela a hora em que ela me poderá apanhar nos Foros da Amora. Penso que será por volta das 22h00m. Em sendo assim:

19h30m = saída para Lisboa para devolver o carro.
20h30m = Entregar o carro e apanhar autocarro para Entrecampos e depois comboio para os Foros da Amora
21h30m = ETA à Estação dos Foros da Amora.
22h30m = Em casa com passagem por Vale de Milhaços para apanhar a avó.

Feitas as contas as contas, irei fazer um total de 280 quilómetros de carro, 30 quilómetros de transportes públicos e cerca de 2000 quilómetros de avião.

Um dia à maneira !!! :-)

07h15m = Saí mesmo às 5 da manha do galinheiro. Depois meti o carro na autoestrada a 90 à hora. Nunca passei por tantos camiões na minha vida. Na parte onde a estrada está em arranjos (cerca de 13 kms) ultrapassar aquela malta toda foi uma aventura. A estrada é muito apertada. Cabia um alfinete de cada lado. Claro que a ir tão devagar, o consumo do carro pouco passou dos 10 litros. Este Clio foi excelente. Como sempre.
Assim, a primeira perna do dia está feita e correu muito bem. Antes de sair, tomei um Brufen. Estava um pouco dorido da noite. Ontem não estudei nada. Passei o tempo todo a ouvir a minha musica relaxante. Mas estive na cama muito torto. Logo, de manha, ressenti-me um pouco. O Brufen atuou ligeiramente. Pelo menos o incomodo que tinha ... foi-se !
Hoje em Portugal o dia devera estar sufocante. Quase 30 graus. Aqui está o fresco da manha. Em Beja, estão previstos para hoje ... 41 graus. Coitados :-(
Estou curioso de ver como estará o voo. Será que estará cheio ? Espero que não. Preciso dum voo descansado. De qualquer forma, terei 2 momentos no dia para realmente relaxar: A gruta de sal (é quase certo que deverei adormecer) e o Nushimura, quando estiver os 15 minutos na máquina de esticar a coluna. Tentarei aproveitá-los ao máximo. Já agora, o voo para Lisboa, irei passar o tempo todo a ouvir a minha musica. Logo, poderá também ser um descanso. A ver vamos.
Já tenho porta de embarque atribuída. A37. Iremos então de autocarro. Irei ficar para o fim do embarque. A ver se apanho o ultimo autocarro. Ainda está aqui pouca gente. 6, contando comigo. O avião deverá partir dentro de uma hora. O embarque deverá começar dentro de pouco tempo. Esperava mais pessoal por aqui já.
07h50m = Já pela hora de Lisboa. Levantamos voo há coisa de 5 minutos. O voo irá durar 02h45m. Logo, isto arrebenta com o meu planeamento de fazer a sessão de gruta de sal ao meio dia. Terá que atrasar tudo uma hora. Sem stress. Deveria de estar sentado no lugar 18C. Mas, o casal de belgas francófonos que estavam sentados nesta fila, optaram por se sentarem nos lugares B e C, deixando o lugar da janela para mim. Super !!! Assim terei a minha viagem calma que preciso. Agora, é encostar e ouvir a musica do costume.
17h35m = Já estou em casa mas o Skoda Citigo ainda lá está em baixo para entregar. Estava a pensar ir direto do Nushimura para Lisboa mas achei melhor vir a casa descansar. Assim posso tomar um banho.
Levantar o carro foi um sarilho. Tive que esperar imenso no aeroporto, no balcão da Enterprise. Depois, mais outra espera na garagem para me entregarem o carro. Os miúdos estavam mesmo noutra. Ainda de manha e já sem vontade nenhuma para trabalharem. Eram mesmo miúdos todos os que estavam na garagem. Enfim, lá trouxe o carro. Uma lata com 9000 kms mas que já parece velha. Mas anda que se desunha o patife. Fui para Cascais. Levantei o livro. Fui para as grutas de sal. Almocei e esperei pelas 14. Não consegui antecipar a sessão. Descansei bem e acho que adormeci umas poucas de vezes :-) Só tinha uma companheira na gruta. A seguir foi sair a toda a pressa. Ainda vim a casa trocar de roupa. Estava no Nushimura um pouco antes das 4 da tarde. Estava à espera de stresses tipo ... ah e tal estamos cheio, paciência, volte amanha ... Afinal, tudo numa boa. Levei a picada da ordem ... vitamina B12. Depois Xenon e a seguir uma maquina de vibrações. Muito fixe. Depois foram as esticadelas do costume durante 15 minutos. Agora, é tomar um banho, relaxar e esperar pela Manela. Ainda tenho que devolver o carro ao aeroporto. Terá que ser hoje porque amanha de manha não tenho tempo. Bem vistas as coisas e com o horário que fiz, daria perfeitamente para ter vindo para casa e depois ir às grutas. Assim não teria precisado de alugar o carro. A coisa que seria mais complicada é que teria que ir a Cascais. A esta hora estaria certamente a caminho de lá. Mas, terei que voltar a Lisboa de modo que ... enfim ... Não terá valido a pena mas ... paciência.
23h00m = E era suposto acabar calmamente e ... enfim. Eu e a Manelinha lá fomos para Lisboa. Ao entrar na 2º circular, uma fila monstra. Havia um acidente envolvendo vários carros. Felizmente ninguém se parece ter magoado. Eu aguentei na fila, reabasteci o carro e entreguei-o. Correu tudo nos conformes. A Manelinha teria tido um pequeno ataque de "claustrofobia" no meio de tanto carro. Saiu da 2ªa Circular nem sei bem aonde. Perdeu-se e depois, acabei a esperar ao frio no aeroporto cerca de 20 minutos. Ela apanhou uma carga de nervos. Como se não bastasse, no regresso, uma fila monstruosa no acesso à ponte. Lá chegamos bem a casa ... Um final de dia à maneira :-) 

Com menos dores ...

Acordei de novo com menos dores do que andava a ter. Finalmente isto parece estar a querer ceder. Ainda me dói bem quando endireito a coluna. Nessa posição a compressão ainda se nota bem. Mas confesso que estou mais animado.
Ontem dormi mal cheguei. Coloquei a minha musica relaxante e adormeci ao som da mesma. Depois, ainda consegui estudar. Fiz basicamente problemas de navegação. Hoje irei fazer mais. A serie Revenge acabou. Já estava a maçar. Vi o Game of Thrones. Depois, voltei a deitar-me e dormi. A Manelinha não telefonou. Dormi direto ate as 06h40m, altura em que o despertador tocou.
Ontem a noite fiz Flutaide e hoje de manha também. Como resultado, já noto as vias nasais mais libertas. Os pólipos, o sal da gruta não faz nada. Isso tem mesmo que ser a base de cortisona. Resulta bem. Ao final duns dias daquilo fico bem desentupido e melhor ... menos obstruído. Se respirar pela boca claro que não há problema.
O pequeno-almoço foi um par de tostas. Já não há bombas calóricas. Ainda bem :-(
Regressei ao meu ritmo de fome/dieta. Ontem a noite foi estudar, dormir e ... não comer. Devia de ter comido ou maca ou assim mas não tive pachorra para ir ao super fazer um avio para duas noites.
14h00m = Na semana passada recebi uma cata das finanças de Freising com uma ameaça. Diziam que já me tinham mandado uma carta anteriormente e que eu não teria entregue a declaração do IRS de 2011. Respondi por email no domingo passado. Hoje a senhora respondeu em alemão. No Google translate, consegui perceber o que ela queria. Depois de esbugalhar nos arquivos do meu EMAIL, consegui descobrir um ficheiro que o P.Reich (o meu contabilista) me mandou com a tal declaração do IRS de 2011 que, terá sido submetida através da Internet. So que os ficheiro vinham com password. E essa não consegui encontrar. Mandei uma email ao P.Reich. Pelos vistos ele ainda trabalha no mesmo sitio. Ele enviou-me a password. Pude então printar o documento, fazer um scan e enviar para a senhora. Com que então não tinha feito a declaração do IRS de 2011 hem ?  Este pessoal das finanças parece ser igual em todo o lado do mundo. Primam pela incompetência e por gostarem de perder o tempo deles e acima de tudo, por fazerem as outras pessoas perderem tempo. No ultimo email que lhe mandei (espero que seja mesmo o ultimo) perguntei-lhe onde teria ido buscar a informação de que eu não teria pago os meus impostos e porque razão não terá encontrado isto na NET pois estes ficheiros constam no arquivo central dos impostos alemão. Mas penso que deverá ser porque os departamentos das finanças lá são independentes (digo eu?!). Logo, esta declaração que lhe mandei foi de Stuttgart. E ela como é de Freising ... enfim !
Já tenho a minha área de trabalho lançada. Agora falta saber de onde iremos copiar a base de dados. Assim, posso lançar o Cadence mas, apenas tenho os ficheiros da tecnologia lá. Este projeto será mais um radio. A designação é WURADIO e é em TSMC 90nm.
19h45m = No galinheiro a ouvir musica relaxante. Estou a ficar viciado nisto. Ponho os auscultadores e fico no meu mundo completamente alheado da balburdia que me rodeia.
Estive a ver o meu voo de regresso a Lisboa. Irá sair de Bruxelas as 08h40m. Logo, deverá estar em Lisboa cerca das 10 da manha. Resolvi alugar um carro. O aluguer nem chega a 28 Euros. 27.71 para ser mais exato. Espero poder apanha-lo cerca das 10h30m. Depois, raspo-me para Cascais para ir buscar o meu livro que já chegou (recebi um email da loja). A seguir, volto a Lisboa para tentar fazer a sessão das grutas ao meio-dia, como ela queria fazer de inicio. Depois, raspo-me para o Nushimura para tentar fazer a sessão também mais cedo pois lá disseram-me que para o final do dia a coisa deverá estar preta. Se tudo correr bem, às 4 da tarde estarei em casa. Ou talvez até um pouco mais cedo. Em relação ao livro que encomendei diretamente na POOLEYS (Operational Procedures) também já sei que o mesmo terá sido enviado. Tenho um código de tracking e assim, poderei seguir o que está a acontecer à encomenda. Chegou a Heathrow hoje à meia-noite. Deverei tê-lo talvez na quinta-feira. Para este não há pressa pois o exame será apenas no dia 30 de Maio.
A ideia de alugar o carro acabou por ser genial. Apenas por 28 euros, consigo fazer uma data de coisas de forma muito mais confortável. Depois, terei que entregar o carro. Eventualmente ao final do dia. Isto porque no outro dia de manha terei o Nushimura logo às 9 da manha creio. Depois, na volta para aqui, como tenho que estar no aeroporto às 4 da manha e apara a Manelinha não me ir lá buscar, acho que irei fazer o mesmo. Vou lá buscar o carro na véspera, levo-o para casa e depois entrego-o lá às 4 da manha. Assim, não preciso de andar com táxis para trás e para a frente. Só é chato é ter que ir ao aeroporto buscar o carro no domingo mas paciência. A Manela leva-me ao comboio e depois vou para lá de transportes.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Fotos das fase de montagem do CS-XAQ

Aqui ficam algumas fotos de varias fases da montagem do RV-9A do Sr. Henrique Gonçalves. Como disse anteriormente, gostaria muito de conhecer melhor este homem :-)
Mandei um email (em baixo) para o agente da ConSol. Há uns tempos atrás, vi a PO do meu contrato. Creio ter visto 97 mil euros por 6 meses. Ora em sendo assim, como já tinha postado anteriormente, estes tipos estão a sugar-me e de que maneira. Mesmo que me aumentassem ligeiramente aqui, iria sempre receber menos se fosse para a NXP. É que lá, poderia fazer 40 horas em 9 dias, sem stress ... como diz o Pedro.
Espero que não levem a mal o meu humor. Se levarem ... problemas deles !!! :-)

O tipo respondeu num instante dizendo que a margem deles pé de apenas 15% LOL !!! Logo, para me aumentarem teriam que cravar o IMEC. Claro que não quero nada disso. Mas, abri a porta para a saída. Assim já poderei facilmente dizer, caso esta coisata da NXP vá para a frente que ... estou a ser muito mal pago aqui. FIXE :-)

Entretanto, a questão da NXP, durante esta semana, fiz uma entrevista com o pessoal da Hays para uma posição de RF Power Designer, a mesma posição que em tempos tive quando la estive durante quase 2,5 anos. Tudo começou com a Moniek da HAYS que viu o meu CV no LinkedIn. Ofereceu-me 55 euros para voltar para lá. Ri-me e contra-pus 75. E deixei de pensar naquilo. Qual não é o meu espanto quando ela insistiu em continuar com o processo. Acabei por lhe dizer que o rate seria negociável. Mas não muito. E isso voltei a focar no dia da entrevista (quinta-feira passada), com o tipo dos HR da HAYS.
Parte curiosa da questao, eu sabia mais da posição do que o tipo que me estava a entrevistar para a mesma. Este pessoal dos HRs é um espanto ! Ficaram de me dar feedback até ao final desta semana. No worries. Agora até me parece ter a costa livre para sair, caso pense realmente nisso.

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Hi Andrew (my friend :-) ehehehe ...
Contract until the end of the year is more or less signed :-)
I heard some rumors about the PO and ... as it seams ... you guys are making lots and lots of money with this. I was expecting that your profit with me was around 12% not almost 100 LOL !!!
Shouldn't we discuss my rate a bit and upgrade it just a little hum :-) ???
Your ever friend and pal for LIFE
JAY :-)
P.S.: Got an offer to return to NXP but you how I like to stay here yes ? :-) eheheh ...

Planos passados e mais uns "SES" a mistura :-)

Este plano da semana passada não deixa de ter piada. Nele, previa no dia 20 de Junho fazer METEo e a 27 fazer Navegação. Previa fazer  OP a 16 de Maio. Ora, se tudo corresse bem, a 16 de Maio apenas teria ... OP para fazer. Isso quereria dizer que teria feito Navegação. Se não fizer, deverei pelo menos ter tudo acabado a 30 de Maio.
Isto para dizer que, face ao fato de neste momento apenas me faltarem 2 exames (OP e NAV) em relação ao plano da foto, estou bem adiantado. Tenho pena de não ter feito OP o sábado passado. Mas ... Mas, se quando fiz este planeamento me dissessem que estaria na situação em que estou hoje (apenas com 2 exames para fazer) ... teria ficado radiante. Logo, tenho que colocar para trás das costas a tal sensação amarga de ter voltado a falhar a OP e sim, ficar contente por apenas faltarem os tais 2 exames e ter uma possibilidade bem forte de arrumar tudo isto no final de Maio e nao no final de Junho, como indicava este planeamento antigo :-)

Que melhor maneira de comecar a semana

Pequeno-almoço com uma bomba calórica. Já não comia desde o almoço de ontem. Não trouxe os meus batidos porque fico aqui apenas 2 dias. Trago para a semana.
Esta um tempo bem húmido. Sinto a roupa a colar ao corpo. Estranho. Parece que o ar condicionado devera estar desligado também. Dai esta humidade toda.
Porque estranho que pareça, acordei quase sem dores. Ontem tomei o Ben-U-Ron a saída. Nem sei se terá feito efeito. Mas pelo menos tive uma viagem descansada. O despertador tocou as 06h40m. Já estava meio acordado mas mesmo assim aquilo assustou-me. Ainda estava meio a dormir certamente. Hoje deverei procurar dormir um pouco mal chegue. Depois, quero por a cara no estudo. Tenho mais uns quantos problemas para praticar com o maldito computador de calculo. Pelos menos 2 tipos já resolvi. Bem simples por sinal. O livro até nem é mau de todo mas ... tem passos que nem explicados estão. Logo, fica muito difícil de descobrir como são feitos. E estes problemas precisam de ser muito praticados. E não terei tantos assim.
Parece que já tenho para aqui um projeto. Criaram uma diretoria. Afinal não será o projeto do Paul. Parece que irei trabalhar com o Ming. Novidades para hoje certamente.
Tentei correr o cfg e não deu nada. Vamos com calma :-) Durante esta semana nada será feito de certeza :-)
Sinto-me muito bem com a respiração. Ainda não tenho a certeza mas acho que deixei de ter pieira na respiração. A noite, quando respirava pela boca, na cama, a garganta as vezes quase que se colava. Agora, esta tudo muito mais liberto. Ainda tenho um pólipos no nariz ... ACHO. Mas isso resolvo facilmente com o Flutaide. Esses pólipos acho que não facilitam a respiração. Dai que talvez faca uns dias de Flutaide para ver se isto ainda melhora mais.
09h00m = Acabo de fazer o check-in para o voo de quarta de manha. Irei sair as 08h40m. Ora para tal e por forma a não apanhar filas, deverei de sair daqui de Eindhoven tipo ... 05h00m da manha. :-( Deverei chegar la com 2 horas de antecedência, se tudo correr bem no caminho. Fazer o check-in não foi fácil. Tentei no site da Ryanair e não dava. Até mandei um email para a RUMBO a perguntar se havia um problema com a reserva. Depois de ler melhor as instruções, reparei que me estava atribuído um email apenas para o check-in joaquim.bernardino@thedamecall.com . Nada a ver com o meu email normal. Assim que o usei resultou logo. Fiquei com o lugar 18C. Nada mau.Gosto de fazer o check-in mesmo em cima do voo. Mas, desta vez, para ter a certeza que estava tudo bem, decidi fazê-lo com antecedência. Acabei por ficar com um lugar razoável. Acabarei por chegar muito cedo aos Foros. A Manelinha só poderá lá estar depois das 12h30m. Ora eu deverei chegar cerca das 11h30m. Ficarei a estudar um pouco certamente. Mal chegue a casa, tenho tempo para um duche e vou para a gruta de sal. Dali irei direto para o Nushimura. Sempre a abrir com eu gosto :-) Pouco saudável para a coluna mas ... paciência.
O PSI20 acordou saudável esta semana. Tem andado com convulsões ultimamente. Esta difícil de sair ali dos 6000 e tal pontos. Neste momento voltou aos 6100. Já esteve acima dos 6300, altura em que estive bem perto do break-even. Mas, voltou a cair abaixo dos 6000. Vamos ver como se porta esta semana. Isto porque a Grécia está perto do acordo, as eleições no UK correram bem. Logo, os fatores perturbadores mais recentes estão eliminados e da melhor forma. Quero ver o que irão inventar a seguir para justificar eventuais descidas.
Apenas o IBEX está no verde juntamente com o PSI20. Mau Maria ...
10h00m = Hoje o Japonica está off. E a chinoca também. Logo, volto a estar solito aqui no office. O Johan também parece estar fora. Pelo menos ainda não chegou. E já agora, parece que o Ming também está fora ...
12h00m = Já está o almoço. Comi duas sande. A de atum da ordem e outra de ovo. Algumas batatas fritas poucas e a sopa. Já não comia há quase 24 horas :-(
Entretanto recebi um email do Pedro Costa. Parece que cometi uma gafe. Afinal no papel de orçamento que me fizeram, o valor total do arranjo (pintura mais bate-chapas) eram mesmo os tais 1900 Euros. Não li bem o papel. Mas também me induziram em erro pois sempre me disseram apenas o preço da pintura, os tais 1100 Euros, e o resto, os tais 800 euros de mão obra de bate chapas, ficou por dizer. De qualquer modo pedi-lhe imediatamente desculpas. Apesar de me terem induzido em erro, o problema foi MEU pois nem olhei convenientemente para o orçamento :-( Fizeram também um orçamento para a pintura do teto do carro. Como descobri mais uns pontos de ferrugem junto ao vidro, acabarei por ter que mandar pintar aquilo também. Confesso que até estou mais aliviado pois afinal "não me enganaram". Eu é que me enganei. A pintura mais as mossas do teto serão mais 272 euros.
Já recebi um email a dizer que fui adicionado ao grupo do novo projeto do Ming. Mas, ainda não consigo ver no groups. Aquilo leva sempre um certo tempo ate acontecer de fato. É da maneira que engonho um pouco mais.
13h30m = Andei a procura nas minhas mensagens anteriores, do contacto que o Pedro Costa me tinha mandado do dono do CS-XAQ . Não encontrei. Ainda pensei em pedir-lhe de novo mas não queria estar a abanar o terreno. Fui a NET e num instante descobri o email do tal dono do avião. Até vi fotos da fabricação do mesmo. O Henrique Gonçalves até já terá construido outro avião antes deste. Deverá ser um tipo interessante. Gostaria imenso de o conhecer. Assim, acabei por lhe enviei um email, sem precisar de aborrecer o Pedro. Perguntei-lhe se ainda estaria interessado em vender um share do avião dele. Assim, fico já a saber se posso ainda contar com este ovo na "cloaca da galinha" ou não. Pelo que o Pedro disse, ele estaria interessado em vender 75% do aparelho. Caso não tenha vendido, se vender apenas metade, sempre seria algum dinheiro e ao que parece, pelo que li, o tipo gostaria de se meter a construir outro aparelho. Dai que o dinheirinho talvez lhe viesse a calhar. Vamos ver o que ele me poderá dizer. Claro que nunca iria cm isto para a frente sem falar primeiro com o Pedro. Creio que, com a separação da mulher, ele agora terá mais em que pensar do que meter-se a gastar mais guito mas enfim. Nunca se sabe. Dai que, iria sempre falar com ele.
14h00m = O PSI20 continua em contra ciclo em relação ao resto dos indicies europeus. Hoje reúnem-se os ministros da comunidade Europeia para continuarem a discutir o caso grego. Dai que os índices estejam todos no vermelho. Nos estamos verdinhos da silva ... até ver :-(
15h30m = Andei a procura da viagem da semana que vem e não a conseguia encontrar. Depois é que me lembrei que a viagem não é Lisboa Amesterdão mas sim Lisboa Bruxelas. Tem é as duas pernas de comboio que não irei fazer. Já tenho o código de reserva da KLM (48W76P). Ainda me faltara reservar um carro para esta semana.
Tive uma pequena conversa com o Li e parece que irei fazer outro projeto com o Ming. O tal projeto da Global que seria a trabalhar com o Paul afinal não irei fazer. Confesso que até nem é mau de todo. Isto porque lhe notei uns tiques de nervosismo/manias que não gostei mesmo nada. Assim, esta noticia até vem por bem. A parte interessante do projeto da Global seria eventualmente fazer o topo mas, haverão outros topos para fazer. Este projeto de 90nm dum transceiver ainda nem área de projeto tem implementada. Assim, irei fazer isso assistido pelo Johan. Uma coisa interessante desde já. Por enquanto ainda nem temos o grupo atribuído. Talvez amanha já seja possível começar a implementar a área de trabalho.

domingo, 10 de maio de 2015

Mais um domingo de saída :-(

O que vale é que Quarta-feira antes das 13 já estarei de volta :-)
Hoje de manha fomos ao pequeno-almoço. Ela depois até à praia. Eu fiquei a preparar a mala e os estudos de Navegação. Já comecei a fazer uns problemas. A ver se depois continuo lá em Eindhoven.
Ao almoço fiz uns bifinhos de peru. Estavam bons.
As costas doem. Parece que voltei ao inicio da semana antes dos tratamentos. Parece estarem na mesma :-( Apenas os pulmões me parecem mais limpos. De resto ... que chatice !!!
No check-in que fiz hoje de madrugada fiquei com o lugar 29-C. Uma bodega realmente e sem embarque prioritário. Assim, irei tentar ser o ultimo a embarcar. Pode ser que consiga ficar nas filas de emergencia ou num lugar sem ninguém ao lado.Iremos sair daqui às 15h30m. Hoje deveremos já apanhar filas na ponte. Faz um sol tremendo e as praias já estão cheias de gente.
16h15m = Já estou sentado à espera que o embarque comece.  Novamente, não consigo aceder à net. Desde que fiz uma atualização no software do PC que deixei de poder aceder às nets nos aeroportos. Já na Bélgica também não consegui a aceder. estou a escrever isto offline.
Apesar de estar montes de calor e de haverem filas no IC21 da Costa, chegamos aqui depressa. As filas de Lisboa para Almada são imensas e começavam em Sete Rios. De modo que a Manelinha irá talvez fazer tempo para a Gulbenkian.
Antes de sair de casa tomei um Ben-U-Ron. As dores estavam/estão mesmo a chatear. Assim, em vez de ir incomodado, decidi tomar o comprimido. Espero que alivie um pouco. A jornada lá acima a Ponte de Sôr deixou imensas mazelas :-(
Como desta vez não tenho embarque prioritário, irei ficar aqui até ao final do embarque. É da maneira que descanso as costas.
16h45m = Consegui finalmente ligar à net. O embarque já está a começar. Mandei um email ao Pedro Costa da Xanauto. Tentei ser cordial mas, só me apetece pedir-lhe para desancar os mecânicos e o pessoal da pintura. A mesma tem alguns defeitos mas, como lhe disse, nada de especial. Mas, o orçamento era para 1100 Euros e ficou em 1890 ... Quase o dobro ... Nada mau. Deviam de estar completamente bêbados quando fizeram os cálculos dos custos. Depois, o barulho que vem da traseira que, me foi garantido pelo responsável da oficina que teria ficado resolvido ... É que nem pensar. Numa zona de empedrado a caminho de Ponte de Sôr, o barulho era quase insuportável. Depois, mexia na porta traseira do lado esquerdo. Quando lá passei para baixo o barulho já nem o ouvi. Logo, acho mesmo que aquilo está relacionado com a porta. Foi isso que lhe disse, pela 4ª ou 5ª vez. Os mecânicos não quiseram saber. Embirraram com a suspensão traseira e pronto. Teimosos !!!
Entretanto voltei a perder a ligação à net.
18h45m = Sentado no 29-C :-( Quando fiz o check-in o tosco disse-me que a minha mala teria que ser metida no porão porque já não cabia. Ora nunca me tinha acontecido tal coisa. Disse-lhe isso mesmo para além de a mala ser pequena. O tipo insistiu. Fiz-lhe OK com a mão. Ao sair o portão e enquanto caminhava para o avião, rasguei/retirei a etiqueta que o tipo tinha posto. Estava determinado a colocar o boby aos meus pés. A mala é pequena e de certeza que iria caber. Já fiz isso tantas vezes. Ao chegar ao meu lugar, até consegui lugar para a mala nas bagageiras em cima. Enfim ... Era só o que faltava ter que ficar à espera da bagagem lá no aeroporto. Quando chego vou com fogo para chegar ao Car Rental e depois pegar no carro e chegar a Eindhoven. 10 minutos à seca ou mais pela mala, não estava disposto a isso.
Estive de volta do computador de navegação. Consegui finalmente perceber como se passam galões para quilos e vice-versa. Em casa não estava a ver e aqui também não. Acertar 0.72 na janela dos quilos não está lá muito visível. Assim que deu com esta afinação, fiquei a perceber aquilo. Em casa também já vi como calcular as correções de rota quando existem desvios na mesma. Logo, 2 tipos de problemas já estão. Já vi também algumas perguntas teóricas. Claro que este sábado,  quando for fazer o teste, mesmo que faça os problemas todos e os acerte, as questões teóricas irão ser sempre a tal lotaria. Lotaria essa que me tem saído mal a OP. Nas outras até nem correm mal de todo pois já as tenho feitas :-) Logo, irei precisar daquele bocadinho de sorte e da cabeça fresca. A ver se não me esqueço de tomar o pequeno-almoço antes de sair para não chegar em fraqueza ... Realmente tenho com cada uma que só visto ... :-( E agora, é tempo de ouvir musica para relaxar.
23h00m = Cheguei ao galinheiro ligeiramente antes das 23 no Clio. Cravei o tipo para me dar um e resultou. A viagem correu muito bem. Foi produtiva pois consegui resolver problemas de navegação, vi algumas perguntas teóricas e pude relaxar a ouvir musica. As costas não incomodaram muito.
O corrimão das escadas continua todo partido. Parece que será para ficar como está. E agora, vou dormir. Já pus o despertador para as 06h40m. Preciso mesmo de descanso !!!

sábado, 9 de maio de 2015

Tempo para descomprimir.

Submeti as costas a um esforço grande. Como disse o António, eu deveria ter adiado isto para mais tarde. Mas assim, nunca mais acabaria a parte teórica. Agora, só de pensar que irei arrastar isto pelo menos até ao dia 30 deste mês ... DAMN !!!
Ainda passei pelos frangos. Trouxe 2. Comemos apenas eu, a Manela e o António. O Sofia está no trabalho e a avó em casa dela. Gostaria de começar a estudar Navegação mas será complicado. Estou mesmo , mesmo , mesmo cansado !!! Mandei um email ao Paulo. Não sei se ele já terá vindo do Mali. Quis lhe dizer que já só me faltam 2 cadeiras para acabar. Ele, com a missão no Mali, teve que atrasar tudo. Ele quererá ir até ao ATPL. Ora se esta matéria já é complicada, faço ideia o ATPL. São 14 cadeiras. Pode ser que a cabeça dele esteja mais fresca que a minha. Ele é muito mais novo e é oficial da Força Aérea, da área da manutenção. Assim, quem sabe isto seja bem mais fácil para ele. Penso que ele deverá começar a tentar fazer os exames um destes fins de semana.
18h40m = Estou mesmo com as energias em baixo. Já tive que tomar um par de Ilvicos. estava com uma dor de cabeça típica do inicio de gripe. Arrisquei de manha com tantos testes e a coisa não correu otimamente bem. Apenas bem. Claro que fico com menos stamina. Mas bola para a frente. O Benfica ganha por 4-0. O António está lá no estádio a ver o jogo.
Vim comer qualquer coisa. E agora me lembro ... saí de casa sem comer e fui fazer 4 exames sem comer ... Onde está a minha cabeça ? Mal certamente ... Puxa. Estou cansado de estar em baixo de forma. E isto parece ainda demorar a ficar resolvido. Talvez para a semana com os 3 tratamentos adicionais. O que parece estar bem são os pulmões. Parece que a gruta de sal resultou bem. A TA está bem com 115-80. As pulsações estão nos 85. Deve ser por causa do jogo do Benfica que está a dar :-)
Fiz uma pequena prova de esforço. Aqui ao lado da mesa fiz 15 flexões de pernas. Fiquei mesmo cansado só de fazer isto. Estou com os niveis energético mesmo em baixo. Preciso de descansar e pronto. Medi a tensão e => 120 - 80 com 96 pulsações. Penso que antigamente a TA teria disparado. Agora a coisa parece estar bem mais calma. Preciso de ter mais a certeza disto. Mas parece estar controlado. Para a semana irei fazer mais 3 tratamentos nas grutas também.
Entretanto acabou o jogo. O Benfica ganhou 4-0. Fixe :-)
20h30m = A Manela vai sai para uma atuação do coro. Eu estou de 4. Estou a ver um jogo de volei entre o Benfica e uma equipa açoriana; o Fonte do Bastardo. Trata-se da negra para decidir o campeão nacional desta época. Para já o Benfica ganha por 2 sets a 0. Nunca tinha visto volei mas esta negra ... ehehehe ... ainda por cima está a correr bem. Espero que o Benfica seja campeão, para animar !!!

Manha de testes

09h30m = Acabei agora o teste de FPP. Bem ... MUITO DIFÍCIL :-( Mais, pediam cartas do UK. Claro que não as tenho. Assim, as ultimas duas questões o Luca teve que inventar algo duma carta portuguesa com questões semelhantes. Depois, apareceram questões que nunca vi e problemas que nunca fiz também. Claramente, as questões do livro aqui não foram suficientes. Logo, deverei chumbar. Confesso que não estava à espera de algo tão difícil. Estou muito nervoso e ainda ter que fazer mais 3 testes será muito complicado. Por este andar OP também não será nada fácil. Já tinha a ideia que as perguntas no livro eram poucas mas agora ... enfim.
Arrisquei e desta vez não terá corrido como no sitting anterior. Vamos ver o que consigo tirar disto tudo. Neste momento o Luca está a corrigir o teste. Outra coisa curiosa, ultrapassei o tempo de 45 minutos. Claro que estive um pouco à espera dele mas, claramente, 45 minutos é muito curto para isto. Ainda por cima foram apenas 12 perguntas. Estava à espera das 16 questões pois acho esta matéria densa. Mas, apenas 15. Montes de problemas de calculo. E acima de tudo, broncas que me perturbaram imenso e que eu não estaria à espera. PACIÊNCIA :-( !!!
O examinador está a demorar montes de tempo :-( Pena ... :-(
A ver se tenho mais sorte nos testes que se seguem.
Gostaria de tentar HPL e OP. Talvez tente HPL primeiro. Por este andar, irei estar aqui a manha toda. O teste de METEO também deverá demorar o seu tempo.
Falhei 3 o que quer dizer que passei. Não sei se não terá tido uma ajudinha do Luca. SHIIITTTT !!! Ele pediu para usar a minha caneta não sei se não terá alterado uma questão ou duas.
10h30m = SEM AJUDAS. FIXE. Apesar de ter falhado 3 pelo menos ele não ajudou.
Já fiz HPL => 100%. Acabei agora METEO. Ele está a corrigir. Se passar ... não deverá ser com 100%. Os METARs eram muito complicados de ler. 16 perguntas :-( Espero falhar 4 ou menos ... senão ... chumbo.
Para já, tenho 2 feitas. Esse era o meu objetivo principal. Acabei por deixar OP para o final. A ideia era deixar METEO. Mas confesso que estou assustado com OP. Já chumbei uma vez e se chumbar de novo, só terei mais uma chance. A não ser que anule o sitting. POIS ... isso é fixe. Mas enfim. Vamos lá ver se passo a METEO. Até acho que fiz aquilo bem mas são imensas perguntas e a minha cabeça continua fora dos eixos. Falhei um em FPP porque li aquilo mal e caí na esparrela. Um calculo de inclinação duma pista. Claro que sei fazer aquilo mas eles indicavam o slop da pista 13 e pediam para calcular o slope da pista 31. Logo, assumi um downslope quando era um upslope. Nem vi que os dados eram da pista 13. Para a pista 31 tinha que os trocar. Se tivesse feito um exercício destes em casa até talvez o fizesse pois estaria à espera da rasteira. Assim caí como um patinho. Mas mesmo assim, fiquei super satisfeito por saber que ele não ajudou naquele teste. Tenho pena de ter falhado 3 mas o que interessa é que 2 já estão feitos !
Já agora ... HPL 100% muito fixe !!! É uma matéria extensa e estava com medo.
11h15m = METEO também já está. Falhei 3. As dos METARs. Aquilo era super confuso. Está feito :-) E ainda podia falhar mais uma.
Agora ... OP, que acabei de fazer agora. MUITO COMPLICADO. Acho que não irá dar. Precisarei de ler o manual também. Este era dos meus objetivos. Isto porque já chumbei uma vez e apenas tenho mais uma hipótese. Se falhar de novo será complicado. Mas tenho duvidas em tantas que, claramente duvido que tenha inventado bem em todas elas. Até tive problemas com palavras inglesas que nem sabia o significado delas. Logo, encontrar a pergunta certa no meio de algumas palavras que nem sabia o que queriam dizer ... complicado !!!
Enfim, se ficar com OP para fazer será apenas uma mais NAV. Já disse ao Luca que irei usar o sábado que vem para apenas fazer NAV como um Brush-up teste. Não deverei ter tempo para conseguir preparar a matéria convenientemente. E navegação, gostaria de passar com uma ou duas no máximo ... erradas. Mas, acredito que seja difícil, especialmente se aparecerem perguntas com cartas do UK.
Falhar a OP é que será muito aborrecido mas ... sei o que fiz e NÃO DÁ :-(
Com todo este nervo, as costas doem que se farta. Se calhar deveria ter tomado um calmante ...
Já agora, ainda bem que deixei OP para o fim. O plano seria fazer antes de METEO. Ora ir fazer METEO tendo acabado de chumbar seria chato. Assim fiz aquilo com o stamina bem alto.
14h30m = Como esperava, no exame de OP falhei 4. Uma foi mesmo uma pena. Normalmente teria acertado aquilo mas, já tinha a cabeça muito cansada e já não consegui pensar direito. Teria passado pois com 4 cortadas fiquei mesmo à porta. Fica para o quarto sitting no final do mês :-(
Agora, o livro que me falta comprar acaba por ter mais interesse. Terei mais alguns testes extra. Qualquer coisa a mais fará bem. E se calhar, terei que tentar comprar o livro de OP. Parece-me que nesta publicação mais recente este livro já não existe.
Já o paguei e encomendei diretamente do site do Pooleys. É uma publicação de 2013. Parece que este ano este bloco foi publicado juntamente com HPL no livro 6. Mas prefiro ter isto em separado visto que terei que estudar isto a sério para o próximo exame.