sexta-feira, 28 de março de 2014

JÁ LÁ ESTAMOS :-) !!!

Do http://economico.sapo.pt/
Taxas da dívida portuguesa continuam em queda livre em mercado secundário, prolongando bom momento que se verifica em 2014.
As obrigações a 10 anos negociaram esta manhã em mercado secundário com uma ‘yield' de 3,9997%, abaixo da barreira psicológica dos 4%, o que acontece pela primeira vez desde o dia 8 de Janeiro de 2010.
A evolução dá continuidade ao bom momento que se vive no mercado secundário português desde o início do ano, não só devido a fatores domésticos como também externos, e que já permitiu uma correção de mais de 200 pontos base (2%) nas taxas da principal maturidade.
Com o fim do programa à vista, o desempenho da dívida pública é um dos fatores a ter em conta no tipo de saída que o governo português vai adotar quando a ‘troika' abandonar Lisboa no dia 17 de Maio. Rui Machete referiu-se a uma taxa abaixo dos 4,5% como a mais razoável para Portugal cumprir com sucesso do atual programa de resgate. E ainda esta semana o governo alemão manifestou a sua confiança em relação a uma saída limpa.
-----------
Não quer dizer que, antes do fecho da sessão de hoje,as maturidade não voltem a subir o no fecho, estejam ainda acima dos 4%. Mas pelo menos já cá estamos. E com uma semana de avanço em relação à meta que eu tinha estabelecido. Isto é muito bom para Portugal.
Logo, os tais ambiciosos 3,5% aquando da saída do programa em maio estão bem ao nosso alcance. Os números da nossa economia irão certamente ajudar, à medida que forem sendo divulgados. Estamos a crescer, temos menos desemprego, o défice parece estar bem controlado pois estamos claramente abaixo dos valores impostos pela troika ... 
Fundamental será a divulgação dos números do primeiro trimestre. Mas isso só irá acontecer lá para meio de Maio. Altura da saída do programa cautelar. Mas, os números intermédios que forem sendo divulgados até lá, certamente que só poderão ajudar.
Em relação às eleições europeias, o PS que se cuide pois, com uma boa campanha eleitoral, explorando todos estes sinais positivos, creio que a aliança do PSD com o CDS poderá ter números muito próximos senão ligeiramente melhores que os votos de PS.'
Vamos ver ...
11h20m = Os tais números intermédios do INE a que me referia:
Hoje, o INE revelou que o clima económico em Portugal melhorou em Março, prolongando a tendência de recuperação iniciada no início do ano passado, tendo a confiança dos consumidores atingido o máximo desde Dezembro de 2009.
FIXE !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário