quinta-feira, 29 de maio de 2014

Estranho

O PSI20 compensou hoje em perda, os ganhos dos dias passados. O setor da Banca foi um dos responsáveis. As perdas nos bancos andaram pelos 3%.
Assim, com perdas de 0.86% no dito, estava à espera de ver o fundo BPI PPA corrigir também ligeiramente em baixa, alinhando com o sentimento da Bolsa Portuguesa que, diga-se de passagem, alinhou também com a maioria das Bolsas Europeias, estas também em ligeira baixa. Mas, não corrigiu nada para baixo. Antes pelo contrário. Subiu mais de 1%. Neste momento, desde que comecei a investir nele, a valorização já está nos 5.0049%. A subida de hoje foi até superior à subida de ontem, quando o PSI20 subiu mais de 1%. Preciso de ver o que se irá passar nos próximos dias para, compreender até que ponto este fundo é robusto, em relação às variações do nosso índice da bolsa. A seguir às 5 da tarde, posso ver o valor atualizado do fundo. Essa atualização é feita no site do Banco BPI, todos os dias a seguir ao fecho da Bolsa. Logo, não creio que esteja atrasada um dia. Isto é, a cotação refletir a evolução da Bolsa do dia de ontem. Preciso de ver como tudo isto irá evoluir.
Entretanto, o Governo já "ameaça" com a passagem do IVA para 25%. Como o Tribunal Constitucional também "ameaça" com chumbos no OE de 2014, relativamente aos cortes na Função Publica, o Governo retalia com aumentos gerais de impostos para toda a gente.
========
A poucos dias de o Tribunal Constitucional dar a conhecer o seu veredicto quanto à fiscalização de quatro normas do Orçamento do Estado para este ano, a SIC dá conta daquele que será o plano B do Governo caso o Palácio Ratton chumbe as referidas normas. Segundo aquela estação televisiva, o Executivo tem ‘na manga’ um aumento de dois pontos percentuais na taxa máxima do IVA.
========
Este eventual aumento do IVA poderá resolver a questão das receitas do Governo sem necessidade de apresentação de orçamento retificativo, penso eu. Logo, a tal agitação do mercado que eu estava a prever, devido aos eventuais chumbos do TC pode nem vir a acontecer, com esta medida extrema do Governo. Claro que o PM irá culpar o TC por mais este aumento de impostos. Mas, acaba por ser ainda melhor pois penso que estes 2% de aumento do IVA poderá ter um impacto ainda maior nas receitas que, os tais cortes que estavam previstos.
De qualquer modo, isto irá sempre provocar agitação de rua.
Por outro lado, espero que esta seja também a ultima medida impopular deste Governo. Isto se eles quiserem realmente ser reeleitos em 2015.
A altura é realmente propicia para uma medida deste género, numa altura em que os media estão mais focados no PS. Isto porque o A.Costa está mesmo ao ataque e quer impor um congresso extraordinário no PS para poder assaltar a liderança. Logo, com os jornais focados na agitação interna do PS, que melhor altura para aumentar impostos que agora? Ainda por cima quando podem colocar as culpas no Palácio Ratton ...
É este o País que temos e os políticos que nos governam ...

Sem comentários:

Enviar um comentário