quarta-feira, 24 de junho de 2015

Never ending story

A GAIR, depois de muita pressão do nosso lado, lá se decidiu a dar uma solução ao nosso caso. A acreditar no email que recebi ontem, o INAC não estará a querer reconhecer a nossa parte teórica. Até percebo. Isto porque a certificação e exames dos alunos cá em Portugal é feita pelo INAC. Ora aqui eles (INAC) deverão estar a ver que essa parte lucrativa dos exames poderá estar-lhes a fugir entre os dedos, se a GAIR for com isto para a frente. Dai que nos tenha sido proposto avançar para uma licença inglesa. Por mim tudo bem. Quero lá saber. Desde que a mesma seja válida em Portugal, estou-me nas tintas.
Há coisas que para já me parecem difíceis. Iremos precisar de outro cartão de aluno. O que tenho foi emitido pelo INAC. Se vamos ser certificados por outro organismo, esse mesmo organismo terá que produzir um cartão de aluno válido em Portugal. Isto parece-me no mínimo estranho. Voar em Portugal com uma cartão de aluno emitido no UK  ?!!! Esperemos para ver.

Ficam aqui o email que recebi ontem da GAIR e a minha resposta acabada de enviar agora mesmo. Confesso que estou curioso de ver no que isto irá dar.  Caso avance esta hipótese da certificação inglesa. Só tenho pena que tenham demorado tanto a resolverem-se por este caminho. Caso avancem para esta solução ... quanto tempo ainda terei que esperar para começar a voar ?

Neste email que mandei, coloquei o Luca em Bcc. Depois mandei-lhe outro a perguntar se ele está certificado para nos fazer o exame de acordo com as autoridades Inglesas. Vamos ver o que me irá responder.

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Cara Cláudia Caeiro
Depois de uma noite a pensar neste assunto, permita-me clarificar a minha posição enviando algumas questões.

Primeiro: Queria deixar claro que avançar para uma licença passada pela UK CAA para mim não é impedimento. Como disse, desde que a mesma seja válida na Europa, não me importo de ter uma licença inglesa.
Em sendo titular da mesma, o INAC será obrigado a reconhece-la e passar a respetiva licença Portuguesa certo ?

Segundo: Cartão de aluno - Neste momento temos um cartão de aluno do INAC. Se avançar-mos para a certificação Inglesa, teremos que ter um cartão de aluno passado pelas autoridades Inglesas, presumo.
Esse cartão de aluno inglês será válido para termos lições práticas em Ponte Sôr ?

Terceiro: Exames Práticos: A GAIR tem examinadores certificados (para a licença inglesa) para fazer o exame prático tal qual como já tem para fazer os exames teóricos ?
Nesse caso iríamos fazer o exame prático em Terras Lusas certo ?

Quarto: Tendo em conta tudo isto, avança-se já para termos uma licença Inglesa ? Por mim força !!!
Ou ainda irão tentar negociar mais com o INAC ?

Quinto: Em assim sendo, quando estimam que poderemos começar com as aulas práticas ?

Com os meus agradecimentos
Aguardo Vossa breve resposta.
Melhores cumprimentos
Joaquim Bernardino
Aluno PPL-A (E-Learning) nr. 02/15

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Caro Joaquim,

Volto ao seu contacto para o assegurar que a sua questão não está esquecida, muito pelo contrário.

Da nossa parte, temos todo o interesse em ver o seu problema resolvido o quanto antes. Não nos apraz que o início da sua parte prática ainda não tenha dado início.

O nosso principal objetivo é a satisfação do cliente, acredite.

Em relação a um contacto seu com a CATS, não vemos qualquer problema nesse sentido. Nós, GAir, e a CATS estamos em contacto diário em relação a esta questão.

O obstáculo principal está do lado da autoridade portuguesa e não o inverso.

Por fim, gostaria de lhe colocar uma questão, se, para desbloquear esta questão, a solução fosse terminar com uma licença PPA debaixo da autoridade inglesa veria algum inconveniente nisso?

No fim, após a sua licença ter sido emitida pela UK CAA, poderia sempre pedir a transferência/convalidação para uma licença portuguesa.

Fico, então, a aguardar o seu feedback. Obrigada.

Atenciosamente,
Cláudia.

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