terça-feira, 2 de junho de 2015

Razões para olhar em frente

O dia 30 de Maio foi marcado pelo completar da parte teórica do meu PPL-A. Operational Procedures foi o ultimo de 9 exames que completei com sucesso. Marcou o final duma caminhada e o inicio de outra.
Olhando para trás, esta caminhada foi muito dura. Começou com um chumbo e uma passagem. Fazia POF e chumbava a COMs. Foi um choque tremendo. Estava no máximo das dores de costas, consequência da queda que tive a 1 de Fevereiro lá em casa. Foi duro aperceber-me que a minha cabeça ficou diferente. Naquela altura fiquei incapaz de fazer um raciocino complexo. Tive que parar umas semanas até novamente recomeçar. Muito a medo, fui fazendo uma cadeira de cada vez. Primeiro AGK e depois Air Law. Pelo meio, fiz OP mas sem estudar nada. Apenas queria tomar conhecimento com o teste. Mais um chumbo para a coleção. Mas, ter feito Air Law com 100% foi quase uma surpresa. As minhas faculdades regressavam. Não na totalidade. Acho que a minha cabeça nunca mais será a mesma mas ... é assim a vida.
No sitting seguinte decidi arriscar. Já com a certeza que os Manuais da Air Pilots eram os ideais para este estudo, decidi tentar 4 exames numa manha. FPP, HPL, METEo e de novo OP. Saí de casa sem tomar o pequeno-almoço. Esqueci-me :-( Os 3 primeiros correram muito bem. Cheguei ao ultimo já muito cansado e cheio de fraqueza. Errei 4 perguntas e fiquei de novo com OP por fazer. Na semana seguinte despachei NAV. Apenas falhei uma questão devido aos arredondamentos. Gostaria de ter tido 100% neste teste. Mas, foi quase como se tivesse tido.
No passado sábado, fui então para o maior desafio. Era a minha ultima hipótese para fazer OP. Tive um colega a fazer o mesmo teste comigo. Senti imensas dificuldades mas, acabei por superar mais esta prova. Apenas errei duas. Podia ter errado mais outra. Logo, passei com folga.
Por qualquer razão estranha, achei que tinha chumbado imensas vezes. Mas, olhando para trás, se descontar o chumbo a COMs (mais de metade das perguntas nem estavam na base de dados da CATs) e o primeiro teste de OP (fiz sem estudar), apenas chumbei realmente no segundo teste de OP. O tal que fiz ao final da manha, depois de ter completado os outros 3 com sucesso, e sem ter tomado o pequeno-almoço :-) LOL !!! Isto só mesmo eu ...
Assim, e pela frente, estarão agora quase 50 horas de práticas. 40 horas em Cessna 152, 01h30m em 172 com Garmin 1000 e mais 5 horas de simulador.
Estou mais do que preparado para esta nova fase :-) Conheço-me melhor. E estou mais consciente das minhas limitações.
Mas acima de tudo, estou bem consciente das minhas capacidades !
Venham elas :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário