terça-feira, 19 de maio de 2015

Squaking 7500 ... sorry ... 7600

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=4574539

Piloto comunica sequestro aéreo por engano

A Guarda Civil e a Polícia espanholas adotaram, esta segunda-feira, medidas especiais de resposta a um alegado sequestro aéreo, antes de aterragem em Palma de Maiorca de um avião procedente da Escócia. De acordo com fontes que integravam o dispositivo de segurança, o piloto enganou-se e comunicou com a torre do aeroporto de Palma de Maiorca, nas ilhas Baleares, através de um canal reservado que deve ser usado em caso de ações terroristas.
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Estes jornalistas são um espanto. De fato, não existe uma frequência especial para se usar quando se está a ser alvo de sequestro. O que existe é um equipamento a bordo (Transponder modo Charlie) que fornece informações de altura e um código típico que é atribuído pela torre de controlo responsável por controlar o tráfego aéreo na zona em que o avião voa naquele momento. O código 7000 é para ser usado quando se descola e a tal torre ainda não nos atribuiu um código. Depois existem mais 3 códigos de squak importantes: 0 código 7700 (usar em caso de emergência), 0 7600 (usa-se quando se suspeita de falha nas comunicações) e o código 7500. Este é o que se usa quando o avião é alvo de sequestro ou ataque terrorista. Assim, o que suspeito que tenha acontecido é que o piloto, que estava a ter problemas de comunicações e colocou o código errado no transponder. Em vez de selecionar 7600, colocou 7500. LOL para o jornalista mas um ainda maior LOL para o piloto que talvez estivesse com 1 ou 2 uísques a mais. Eheheheh ... 
Diga-se em abono do piloto, já agora, não é difícil enganar-se e colocar 7500 em vez de 7600. Estes códigos deveriam de ser mais ... diferentes, digamos :-)
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Incident: Jet2.com B738 near Palma Mallorca on May 18th 2015, misunderstanding around unlawful interference
By Simon Hradecky, created Tuesday, May 19th 2015 19:11Z, last updated Tuesday, May 19th 2015 19:11ZA Jet2.com Boeing 737-800, registration G-GDFF performing flight LS-601 from East Midlands,EN (UK) to Palma Mallorca,SP (Spain), had been enroute at FL310 and had just started the initial descent towards Palma Mallorca when the aircraft transponded the squawk for unlawful interference for about 3 minutes before the transponder was set back to the original squawk. Air Traffic Control in Palma Mallorca, following procedures, inquired with the crew whether this had been intentional, which the crew replied to in the affirmative, prompting Authorities in Palma Mallorca to prepare for the arrival of a hijacked aircraft and activate their crisis center. The aircraft continued for a safe landing on Palma's runway 24L about 16 minutes later and was directed to taxi to a remote parking stand, where security forces surrounded the aircraft. Only after police entered the aircraft it became clear that no unlawful interference had taken place and there had been miscommunication surrounding the erroneous transponder squawk.

The aircraft remained on the ground for 6 hours before departing for the return flight LS-602, which reached East Midlands with a delay of 3 hours.
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Aqui a coisa já estará  explicada de outra forma. Embora já não seja referenciado um problema de comunicações ...

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